🤔 Para Refletir : "As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela." - Yonori Akari

Montando um PC: Configurações e Preços (e etc.)

Membro Membro
Postagens
1.958
Bravecoins
384

a436eabe.jpg


Ei, psiu. Alguém aí usa um PC?

Olá, [you]!

Acho até estranho que ninguém tenha ainda feito um tópico específico pra discutir isso. Acho que todo mundo que está aqui acesse nem que seja num laptop da Xuxa ou PC do milhão em algum momento da sua vida diária. Mais de 90% dos nossos usuários devem preferir acessar o fórum via PC ao invés de usar um celular ou tablet para tal.

RPG Maker e outras engines de produção de jogos não existem foras dos PCs (Tem até uns RPG Makers pra console, mas não vamos entrar nos méritos). Então que todo mundo aqui já tá careca de saber que o PC é a plataforma de produção de conteúdo. Partindo da hipótese que nós aqui somos criadores de jogos e afins, então ter um PC que atenda aos nossos requisitos é de suma importância. Primeiro por que ele tem que ir além das tarefas "de escritório", surfar na web, assistir Netflix...

Um bom computador se faz essencial pra nosso uso, e por isso mesmo que esse é um assunto que estou sempre estudando, acompanhando os lançamentos, vendo análises, comparações. Venho agora dividir um pouco desse meu passatempo com vocês. Enfim, esse tópico foi criado para discutirmos quais configurações vocês acham interessantes, discutir preços, custo x benefício, tecnologias e afins relacionados às peças e periféricos de computador.

Vamos nessa!?


Eu começo! Como já monto e conserto PCs há mais de uma década, com o tempo já peguei os macetes e acabei montando meu próprio PC sozinho mais de uma vez, além de montar pra amigos, colegas e familiares. Esses dias inclusive pedi algumas peças novas pra substituir o PC atual (da qual planejo vender a base pra um amigo que está precisando), mas antes de entrar nos méritos de quais peças escolhi e por quê, vou deixar algumas perguntas pra vocês:

[greenalert]1. O que você considera ser mais importante em um computador pra você? Justifique a importância que iso tem.

Pode ser uma peça interna (processador, RAM, etc.) ou um periférico (monitor, caixa de som, etc.), e de preferência descreva qual a característica que essa peça deve ter para atender a sua necessidade e porquê.[/greenalert]

[greenalert]2. Quanto você está disposto a gastar em um PC? Justifique também.

Acho que mesmo você sendo milionário ostentador, há um limite do bom senso, dado pela necessidade, então vamos tentar trabalhar um pouco a questão de comentar os preços aqui, por isso quero saber quanto vocês estariam dispostos a gastar, pra vermos depois que peças podem ajudar a chegar nesse patamar com o melhor equilíbrio.[/greenalert]

[greenalert]Fiquem à vontade para puxar outros assuntos e fazer suas próprias perguntas, questionamentos, críticas...[/greenalert]
Bom, só estou iniciando esse tópico agora por que me deu na telha kkk, mas vamos discutir, tenho certeza que muitos aqui tem bastante a falar sobre seus computadores antigos, atuais e até futuros...

Fiquem à vontade e bora discutir!

~RSM

 
[greenalert]1. O que você considera ser mais importante em um computador pra você? Justifique a importância que iso tem.

Pode ser uma peça interna (processador, RAM, etc.) ou um periférico (monitor, caixa de som, etc.), e de preferência descreva qual a característica que essa peça deve ter para atender a sua necessidade e porquê.[/greenalert]
Essa minha resposta varia com o tempo

Quando eu tô mais na vibe de produzir, acaba que me sendo mais importante peças que me ajudem com isso... Uma boa CPU, uma quantidade suficiente de memória RAM e Drive rápido o suficiente pra não me atrasar nessas taréfas.

Já quando eu tô mais voltada pros games, por mais que essas mesmas partes ainda sejam importantes, acaba que gerando uma necessidade em outras partes também, diria até que maior dependendo do jogo. Ai já entra a necessidade direta de uma GPU, de mais memória RAM do que no último caso e, caso a pessoa preze muito pela imersão, talvez até uma boa placa de som.

E, pra mim, os componentes internos do PC são mais importantes que os periféricos  :Sono:


[greenalert]2. Quanto você está disposto a gastar em um PC? Justifique também.

Acho que mesmo você sendo milionário ostentador, há um limite do bom senso, dado pela necessidade, então vamos tentar trabalhar um pouco a questão de comentar os preços aqui, por isso quero saber quanto vocês estariam dispostos a gastar, pra vermos depois que peças podem ajudar a chegar nesse patamar com o melhor equilíbrio.[/greenalert]

Agora, em relação ao preço, não pagaria nada inaceitável ou que vai contra minha sanidade mas acredito que com a tecnologia evoluindo a tendência é o preço subir sim e a gente tem que se adaptar.

Acho que o preço que você deve pagar tem que refletir seu objetivo com o computador.
Se vai ser algo pra hobby/passa tempo não tem porque gastar tanto no computador, pelo menos não de cara.
Agora, se você é um entusiasta da tecnologia/de jogos, o seu objetivo já exige que você gaste um dinheiro a mais no computador.

O importante é entender o que vale e o que não vale. Quando se trata de hardware do PC até que é mais simples analisar isso, mas quando vem pra periféricos... A quantidade de lixo que vendem a um preço muito alto... Mas vamos deixar isso pra outro tópico ._.
 
Kawthar comentou:
Essa minha resposta varia com o tempo

Quando eu tô mais na vibe de produzir, acaba que me sendo mais importante peças que me ajudem com isso... Uma boa CPU, uma quantidade suficiente de memória RAM e Drive rápido o suficiente pra não me atrasar nessas taréfas.

Já quando eu tô mais voltada pros games, por mais que essas mesmas partes ainda sejam importantes, acaba que gerando uma necessidade em outras partes também, diria até que maior dependendo do jogo. Ai já entra a necessidade direta de uma GPU, de mais memória RAM do que no último caso e, caso a pessoa preze muito pela imersão, talvez até uma boa placa de som.

E, pra mim, os componentes internos do PC são mais importantes que os periféricos  :Sono:
É, vai bastante da necessidade e da época. Uma coisa que notei é que com o tempo fiquei muito chato com essa questão de som -- e pegar placa-mãe barata com som Realtek fraquinho. Antigamente nos tempos que entrei por aqui, no meu velho Pentium 4 de guerra com Windows XP eu tinha uma Sound Blaster (achar drivers daquilo pra XP já era impossível, tinha que usar customizados). Ainda tive 2 placas daquelas na vida, mas assim como as duas Geforce 4 MX 440SE que tive, um dia foram pro saco.

Só que nesse PC que vos digito, corri atrás de uma outra placa de som. Pelas recomendações e preço, cai nessa: A Asus Xonar DG. Se tem uma única peça que eu não abriria mão (podem levar meu kit de RAM, minha placa de vídeo, meus periféricos...) seria essa belezinha. Valeu muito a pena, por que eu não abro mão de qualidade de som nunca mais. Ah e claro, suporte decente, drivers decentes, coisas que não tive no passado.

Acho que depois que você prova som de qualidade, não quer mais voltar atrás, kkk.

Kawthar comentou:
Agora, em relação ao preço, não pagaria nada [inaceitável ou que vai contra minha sanidade] mas acredito que com a tecnologia evoluindo a tendência é o preço subir sim e a gente tem que se adaptar.

Acho que o preço que você deve pagar tem que refletir seu objetivo com o computador.
Se vai ser algo pra hobby/passa tempo não tem porque gastar tanto no computador, pelo menos não de cara.
Agora, se você é um entusiasta da tecnologia/de jogos, o seu objetivo já exige que você gaste um dinheiro a mais no computador.

O importante é entender o que vale e o que não vale. Quando se trata de hardware do PC até que é mais simples analisar isso, mas quando vem pra periféricos... A quantidade de lixo que vendem a um preço muito alto... Mas vamos deixar isso pra outro tópico ._.
Já eu discordo em partes, não acho que o preço deveria subir e sim abaixar, pois as tecnologias vão ficando cada vez mais acessíveis. Já faz muito tempo na qual não temos nenhuma grande revolução na computação, só aprimoramento dos processos já existentes, então, mesmo que isso tenha custo, não deve interferir tanto no custo final.

O que eu vejo é que podem surgir alguns monopólios ou abusos de empresas que tentam cobrar cada vez mais cara pelas suas linhas de produtos (ex.: a linha Geforce x70 da NVIDIA, que era a opção por volta de $300, na 970 foi pra $330 e agora na 1070 foi pra $370) sem que a gente reaja a isso e continue apenas consumindo desenfreadamente.

Também tem outros fatores recentes, como uma suposta escassez nas RAM que causou um grande aumento, ou as placas de vídeo mais caras por conta dos mineradores de criptomoedas, mas fora isso, nada justifica pagar cada vez mais pelo mesmo produto. É só fazer uma analogia com carros.

Por isso que é preciso se avaliar muito bem o custo benefício, e essa é uma das propostas desse tópico.

Agradeço os comentários!
 
Quando eu tinha meus 13 anos pra baixo eu sempre inventava de abrir meu PC pra tentar entender como funciona, quando aprendi a colocar uma placa de vídeo e me senti "o mais pica da montagem de computadores" kkkkkkkkkkk Mas só aprendi a montar um PC sozinho com 18, quando consegui trabalho na área de suporte.

Como é bom trocar conhecimento, gostaria de compartilhar os Steps que eu sigo quando vou montar meu PC (também gostaria de saber como vocês fazem). Meu perfil é de um usuário que exige poder de processamento e velocidade para transferência de dados mas acho que os steps servem para a grande maioria.

0. Quanto estou disposto a pagar? Eu faço várias combinações de peças e vejo o custo x benefício que terei. Tento pegar a opção mais barata, mas estou sempre disposto a abrir mão do dinheiro caso eu realmente precise de mais desempenho.



1. Meu ponto de partida é o processador. Qual vai atender as minhas necessidades (e ambições)? Benchmark, reviews e vídeos me ajudam a decidir isso. É importante também ver se o socket não é muito antigo, pois as placas mãe compatíveis provavelmente deixarão de ser fabricadas em breve.



2. Procuro uma placa mãe compatível, de preferência com ambas entradas HDMI e VGA. Se tiver 2 slots de memória pra mim já está ótimo, com 4 slots geralmente é mais cara e não acho que compensa, a menos que você queira fazer um double dual-channel. Meu gabinete tem uma entrada frontal USB 3.0, então eu procuro por placas mãe que tenham o encaixe necessário, pode ser que no de vocês tenham algo parecido.

Spoiler caso vocês usem placas de vídeo grandes.
Isso eu descobri recentemente da pior forma possível kkkkk comprei uma placa de vídeo um tanto grande, e quando fui colocar na placa mãe... Não encaixava. A imagem a baixo mostra um pouco do meu sofrimento.
rF6XXqp.jpg
A parte em verde é o encaixe da placa de vídeo, já a parte em vermelho é onde vai o cabo SATA para você plugar o HD, SSD, Leitor de DVD, etc. Não compre uma placa mãe que possua esses dois componentes muito próximos um do outro. O cabo sata atrapalha o encaixe de uma placa de vídeo, então fiquem atentos. Caso mesmo assim você compre, há uma solução:
cabo-serial-ata-cabos-D_NQ_NP_22258-MLB20226885034_012015-O.jpg
O cabo sata "L" possui uma dobra em uma de suas pontas, deixando mais espaço para a placa de vídeo ficar livre.



3. Memória RAM DDR3. Acredito que 8GB é suficiente pra maioria das pessoas, eu prefiro pegar 16GB pra me sentir confortável com o futuro. Pra usar DDR4 tem que ser compatível com as peças acima.



4. Placa de vídeo por mais de R$800,00 é pra quem pode kkkkk Aqui eu busco pegar uma que roda os jogos que tenho interesse e que não seja absurdamente cara. Novamente, reviews e vídeos me ajudam na decisão.
Ah, o Clube do Hardware tem uma tabela muito legal e atualizada das informações sobre placas de vídeo que eu sempre consulto, tem para Placas nvidia e Placas AMD. Creio que a informação mais importante aí é "Taxa de Transf. Memória", se tiver mais que 100GB/s de transferência já consegue rodar qualquer jogo atual no médio, pelo menos.



5. Aqui eu pego uma fonte que consiga aguentar o tranco da minha placa de vídeo. A maioria das placas hoje em dia não consomem tanta energia, uma fonte com 430W é mais que suficiente. Uma GTX 1050 Ti, por exemplo, roda tranquilo com uma fonte dessas. Só não sei afirmar se isso é válido para aquelas placas de vídeo super potentes que custam +R$1.500,00. Se o não tiver placa de vídeo, qualquer fonte serve, desde que seja original (tem muita bomba relógio no mercado).



6. Por último é o gabinete. Essa parte pode dar muita dor de cabeça, só troquei o meu uma vez e me arrependi um pouco. Não acho que tenho autonomia para falar sobre isso, mas só digo para pesquisarem se vão precisar de um gabinete comum ou um gamer full/mid tower. Quanto aos gabinetes gamers, já aviso que quanto mais furo tiver mais poeira vai entrar kkkkk

 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Já eu discordo em partes, não acho que o preço deveria subir e sim abaixar, pois as tecnologias vão ficando cada vez mais acessíveis. Já faz muito tempo na qual não temos nenhuma grande revolução na computação, só aprimoramento dos processos já existentes, então, mesmo que isso tenha custo, não deve interferir tanto no custo final.
Também acho que não deveria subir quando se trata de aprimoração de algo que já exista(já que o antigo teve o preço reduzido por se tornar obsoleto, o novo deveria manter o preço do antigo) mas quando digo tecnologia evoluindo é realmente no sentido de surgir novas tecnologias, e com isso, tenho que dizer que discordo, Rafa. Acho que estamos sim evoluindo em tecnologia, o problema é perceber a mudança estando ligados à ela. É como a primeira Revolução Indrustrial, quem viveu durante ela não suspeitava que aquele período teria tamanho impacto no futuro do mundo todo.

É meio complicado para nós que estamos no "olho do furacão" da revolução tecnológica notar as mudanças, mas elas estão acontecendo sim. Um exemplo são os óculos VR(Ok que VR não é algo novo, mas digo a forma de se aplicar), celulares com projeção holográfica e etc...

Rafael_Sol_MAKER comentou:
O que eu vejo é que podem surgir alguns monopólios ou abusos de empresas que tentam cobrar cada vez mais cara pelas suas linhas de produtos (ex.: a linha Geforce x70 da NVIDIA, que era a opção por volta de $300, na 970 foi pra $330 e agora na 1070 foi pra $370) sem que a gente reaja a isso e continue apenas consumindo desenfreadamente.
Concordo. Práticas abusivas nunca devem ser apoiadas não importa a qualidade do produto, o problema é convencer as pessoas de que aquilo é um abuso, principalmente quando a marca é o xodó dela ._.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Também tem outros fatores recentes, como uma suposta escassez nas RAM que causou um grande aumento, ou as placas de vídeo mais caras por conta dos mineradores de criptomoedas, mas fora isso, nada justifica pagar cada vez mais pelo mesmo produto. É só fazer uma analogia com carros.
Concordo plenamente. Como disse ali em cima, eu só consigo entender um aumento de preço quando se trata de algo realmente novo, algo que te dê não só outras "features"(entenda como algo que já existe mas não era usado) como NOVAS também.

Enfim, tecnologia e mercado são sempre complicados de se discutir.
 
Antes de mais nada, valeu pela contribuição enorme do kleber que dá boas dicas para a montagem de um PC olhando muita coisa importante. E claro, a Kaw mais uma vez por continuar a linha de discussão.

Eu agora gostaria de responder as minhas próprias perguntas antes de seguir com mais algumas.

[greenalert]1. O que você considera ser mais importante em um computador pra você? Justifique a importância que isso tem.[/greenalert] Pergunta com resposta variável, pois tudo é necessário pro computador apresentar uma performance boa. Em todos esses anos acho que o que mais prejudicou minha experiência e de meus amigos, especialmente naqueles PCs pré-montados baratinhos que todo mundo tinha por volta de 2010 é principalmente...

A RAM, ou falta dela, que era o que mais causava gargalo no Windows. Hoje em dia considero 4GB o mínimo e 8GB o aconselhável, já que o Windows 10 não passa de jeito nenhum com menos de 2GB. O processamento em especial o gráfico sempre deixou muito a desejar (Intel HD Graphics, estou olhando pra você), pois todos meus colegas sempre foram doidos pra jogar no PC, mas a falta do acesso (preço e onde achar, além de saber a importância) a uma placa gráfica sempre foi um grande impedimento também.

Pra mim? Mais ou menos, meu PC montei no tempo que morava em Recife e era super completo pros padrões da época. Apesar de estar ultrapassada já no lançamento, na época minha Geforce 4 mx440 se quebrou um galhão por muito tempo, até esse PC parar de funfar (era um Pentium 4 com 256MB de RAM, o melhor que você podia achar em 2004, queimou inúmeras placas e RAMs mas aguentou bravo por uns 10 anos esse guerreiro) e eu só conseguir uma Geforce 550 Ti de segunda mão muitos anos depois, placa essa que agora está no PC do meu pai.

[greenalert]2. Quanto você está disposto a gastar em um PC? Justifique também.[/greenalert]Acho que aqui não tem mistério. Chuto que a faixa ideal hoje é por volta dos R$2000,00. Antigamente acho que dava pra pegar algo legal por R$1500,00 (Quando montei o do meu velho uns anos atrás), mas hoje em dia nem sei se isso é mais possível. Se você quiser algo muito bom, terá que abrir mão de outros componentes, então acho que essa faixa de preço dá pra conseguir algo legal e bem equilibrado em todas as frentes.

Mais que isso é investimento dedicado que você terá que fazer para uma máquina mais voraz que atenda suas necessidades específicas (com muito processador ou muita RAM ou placa de vídeo monstrona, etc.). Depois tentarei montar um PC completo em alguns sites e ver se atinjo essa faixa de preço, é só uma sugestão. Também estou um pouco por fora por que sempre monto meu PC com base nas peças sobressalentes ou de PCs anteriores que já tinha antes.

A propósito, esse meu próprio PC aqui é um caso interessante e uma recomendação: Ele era um servidor que comprei baratinho (Lenovo TS140, o modelo com core i3), que coloquei um HD, já que ele veio sem. Saiu muito em conta comprar um servidor e montar por cima, pode ser que vocês consigam fazer PCs bons e baratos e de muita qualidade assim. Tive alguns probleminhas na hora de colocar algumas expansões, mas no geral não tenho do que reclamar.

Mais tarde trago mais outras perguntas. Fiquem ligados.
 
Olha meu nome esta ali!
hehe
Bom eu atualmente uso um notebook Dualcore Celeron 1.10ghz com 2Gb de memória  HD 320Gb e ele esta atendendo minhas expectativas,
Está por que não estou trabalhando com edições e outros, e por que posso levar ele e trabalhar em qualquer lugar que eu for, não fico limitado a um PC de mesa entende.
Mas... PC de mesa é mil vezes melhor! meu PC antigo de fazer coisas mais pesadas ele tem 8Gb de memória dual channel DDR3 HD 1Tb a placa de vídeo não lembro bem qual é mais é de 2Gb GV Radeon compatível com novos recursos gráficos processador QuadCore i5 2.5ghz e placa offboard de som, que eu usava inclusive pra tocar com minha guitarra nas coisas que tenho em casa '0' Fonte real mais não lembro a potencia dela lembro que peguei a melhorzinha na época... gastei 5.000,00 porque conheço os revendedores da cidade e comprei no valor mais em conta as peças avulsas!

Só lembrando que hoje esse PC não vale nem metade do que eu paguei!
 
Voltar
Topo