🤔 Para Refletir : "Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé." - Carlos Davilla

Montando um PC novo? Upgrade? Tire suas dúvidas de hardware aqui!

Membro Membro
See you, space cowboy
Postagens
1.338
Bravecoins
1.727
Hey!

É natural surgirem dúvidas na hora de comprar um computador novo ou dar um upgrade em uma máquina antiga, então criei esse tópico para que você possa perguntar à vontade e comprar seu pc dos sonhos com confiança :okay:

Você também pode tirar dúvidas de hardware em geral (a placa de vídeo X é boa? Vale a pena comprar um i9 em vez de um i7? SSD vale mesmo a pena? ) e eu farei o meu melhor pra tentar solucioná-las. Lembrando que, apesar de já ter montado uns 3 ou 4 computadores eu mesmo, não sou um profissional e posso não saber responder tudo *:)

Para recomendar as melhores peças e configurações pra você, eu preciso que você me conte pelo menos as seguintes informações:


(Obrigatório) Eu quero usar o meu comutador para...
Jogos leves? Edição de vídeo? Jogos pesados? Programar? Eu não posso te recomendar uma boa máquina pro seu caso se não souber para o quê você pretende usar o computador. Se quiser um notebook em vez de um desktop, não esqueça de dizer aqui.

(Opcional) Meu computador atual é...
Especialmente importante se você quer ajuda com um upgrade, opcional se você só quer comprar um pc novo. Pra começar o papo, eu preciso pelo menos saber qual é o seu processador, o quanto de memória RAM o computador tem, e se ele tem uma placa de vídeo dedicada.
Se você está usando Windows 10, para encontrar o processador e a memória RAM:
  1. Digite "sobre o computador" na barra de pesquisas e vá no primeiro resultado
  2. As informações estão aí, e se parecem mais ou menos com isso:
    pFnOnAF.png

Para encontrar a placa de vídeo:
  1. Digite "Gerenciador de dispositivos" na barra de pesquisa e vá no primeiro resultado
  2. Clique em "Adaptadores de vídeo" para ver qual a placa de vídeo do seu sistema
    bNoPcj1.png


(Opcional) Meu orçamento é...
Não precisa ser extremamente específico, mas pra recomendar algo que caiba no seu bolso eu precisaria saber mais ou menos o quanto você está disposto a gastar. Se você preferir não informar o orçamento, vou recomendar hardware que considero ter um bom custo-benefício, mas que prezará mais a qualidade e durabilidade do que a economia.




Perguntas Frenquentes
Perguntas Frenquentes
  1. Comprar peças online é seguro? Qual sites você recomenda?
    Sim, comprar peças online é seguro (e bem mais barato). Três sites que eu conheço e particularmente recomendo são o Pichau, a Kabum e a Terabyteshop.
  2. Vale a pena colocar um SSD?
    Sim! Hoje em dia os SSDs já estão bem mais baratos, e até mesmo os mais simplezinhos são de 5 a 10x mais rápidos que um disco rígido tradicional. Se precisar economizar, compre um SSD menor (125 ou 250GB) só para instalar o sistema operacional e os programas que você quer que sejam carregados mais rápido, deixando o resto em um HD comum - você com certeza vai notar a diferença.
  3. Vale a pena pegar memória RAM mais rápida? (Ex: 2666MHz vs 3200MHz)
    Depende muito do seu orçamento e da plataforma que você usa. Os processadores Ryzen da AMD costumam ter diferenças significativas em performance com RAM de velocidade mais alta, podendo chegar em ganhos em torno de 5 a 7%. Nos processadores Intel a diferença é bem menos pronunciada. Você tem que pesar o custo extra da memória mais rápida, e decidir se vale a pena pra você ganhar essa pequena margem de performance.

 
Última edição:
Fala ai Lord, como vai?

Eu quero meu computador para jogos (nada em full, sem frescuras) e programas como Autocad, Revit, Sketchup e outros de edição (video e aúdio).
No momento eu tenho placa mãe Asus Prime B450, processador AMD Ryzen 3 3200g (placa de video integrada, sem condições de comprar uma placa de video), fonte 500w, HD500g. Me falta comprar memória RAM e gabinete.
Eu queria uma RAM de 8g com pelo menos 3000mhz, que está na faixa de R$300,00 pra mais. Queria saber se tem muita diferença de uma de 3000mhz para uma abaixo dessa frequencia, vale a pena pegar uma de 3000mhz mesmo?
 
Cara, dizem que Ryzen em especial as primeiras gerações se beneficiam de RAM mais rápida. Isso em teoria, quem quer tirar cada 0,01% do hardware. Mas eu mesmo uso aqui 2666 pelo custo benefício mesmo, na época que comprei RAM estava custando um absurdo.

Bom notar que essa sua placa só vai até 2666, acima disso é considerado modo OC (a minha também é ASUS, mas um modelo um pouco mais antigo, por isso sei dessa frescura). Não que isso tenha problema, até por que eu mesmo coloco meu "probre" Ryzen em modo overclock acima da liga dele.

Então, cara, a não ser que esteja o mesmo preço, não sei se vai fazer toda essa diferença não, ainda mais se você quer rodar programas de edição / CAD acredito que está montando uma máquina visando estabilidade, então procure rodar tudo no mais suave possível. Se estiver do mesmo preço, leve as de 3000, se não, perde muita coisa não levando 2666.

O componente crucial nesse seu PC é a fonte (a minha antiga EVGA queimou e coloquei uma Nidus 500 depois de ver análise de tudo quanto é coisa). Qual o modelo da sua fonte?

Já o gabinete é o de menos, sendo espaçoso o suficiente para facilitar o manejo, pra mim está bom, não sei se recomendo um online por que o frete costuma ser uma tristeza, pode ser que no seu mercado local você consiga encontrar algum em conta. A não ser que more em um lugar muito quente, não precisará encher com muitas ventoinhas, no máximo eu colocaria uma ou no máximo duas.
 
Por mais que o efeito da frequência da RAM tenha diminuído na geração mais recente dos Ryzen por causa de melhorias no controlador de memória, a diferença ainda é sentida, ficando na casa dos 2 a 5% dependendo do uso. No seu caso o bottleneck está no fato de não ter uma placa de vídeo dedicada, então a RAM não faz taaanta diferença assim.

Se a diferença de preço entre 2666 e 3000 não for grande, vai de 3000 pra ser mais future-proof. No final desse ano vão lançar DDR5, e não vai demorar muito pras memórias DDR4 mais lentas ficarem defasadas.

Sobre a fonte, 500W dá e sobra, mas como o Sol Maker disse, é bom que seja de uma marca confiável pra evitar surpresas desagradáveis daqui um ou dois anos.
 
Pois bem, senhoroes. Pesquisando alguns valores, as diferenças são baixas, variando de R$10,00 à R$60,00, ainda tendo RAM de 3.200mhz.

Como você sitou Rafael, estou visando estabilidade sim, não pretendo rodar nada no máximo. Minha fonte é de 500 também, da KCAS.
Já encontrei gabinetes em um bom preço, coisa R$300,00 + frete em torno de R$30,00 (com 3 fans inclusas).

Creio que entendi sua explicação Lord, futuramente (sabe-se lá quando) pretendo adicionar uma placa de video, nesse caso a RAM já faria mais diferença?

Outra dúvida. Quando se tem um processador com placa de video integrada e uma placa de video também instalada, elas trabalham em conjunto ou "vence a melhor"?

Muito obrigado senhores.
 
Creio que entendi sua explicação Lord, futuramente (sabe-se lá quando) pretendo adicionar uma placa de video, nesse caso a RAM já faria mais diferença?

Como a diferença de preço é bem pequena, recomendo pegar a RAM mais rápida sim! Se você fizer um upgrade de processador ou de placa de vídeo no futuro, a performance extra vai aparecer.

ou

Você pode usar esses 60 reais pra um SSD pequeno. Um dos maiores upgrades que você pode fazer no seu PC é colocar um SSD, nem que seja só pro sistema operacional carregar. Com 150 reais dá pra pegar uns de 120GB, na minha opinião vale bastante a pena.

Outra dúvida. Quando se tem um processador com placa de video integrada e uma placa de video também instalada, elas trabalham em conjunto ou "vence a melhor"?

Vence a melhor. Até o momento, placas integradas não trabalham em conjunto com as dedicadas, mas esse paradigma pode mudar em breve com a chegada das placas de vídeo Xe da Intel, que compartilharão a mesma arquitetura das placas integradas e escalam muito bem em conjunto. Isso é coisa que só vai ser possível daqui uns meses, no entanto, e só com o hardware novo.

Qualquer outra dúvida que tiver, estamos aqui o/
 
Como a diferença de preço é bem pequena, recomendo pegar a RAM mais rápida sim! Se você fizer um upgrade de processador ou de placa de vídeo no futuro, a performance extra vai aparecer.

ou

Você pode usar esses 60 reais pra um SSD pequeno. Um dos maiores upgrades que você pode fazer no seu PC é colocar um SSD, nem que seja só pro sistema operacional carregar. Com 150 reais dá pra pegar uns de 120GB, na minha opinião vale bastante a pena.



Vence a melhor. Até o momento, placas integradas não trabalham em conjunto com as dedicadas, mas esse paradigma pode mudar em breve com a chegada das placas de vídeo Xe da Intel, que compartilharão a mesma arquitetura das placas integradas e escalam muito bem em conjunto. Isso é coisa que só vai ser possível daqui uns meses, no entanto, e só com o hardware novo.

Qualquer outra dúvida que tiver, estamos aqui o/

Pois é, como a diferença não é gritante, pegarei a de 3.000mhz mesmo.

Quero usar um SSD também, mas por hora vou usar o HD que tenho mesmo. Mas para frente pego um SSD para o S.O., como você mencionou.

Seria interessante as duas trabalhando juntas :) Veremos em breve rs.

Muito obrigado pela ajuda!!!
 
Olá, Lord!

Depois de entrar para o Condado fui ficando mal acostumada com as mordomias que foram me recomendando. Troquei um mouse porco da multilaser (que eu nem sentia que era ruim) por um muito razoável da hp (aí que vi a diferença), ganhei um headset da razer muito bom e, recentemente, utilizei um computador um pouquinho melhor que o meu...e agora NÃO AGUENTO MAIS O QUE EU TENHO AQUIIII socorro

Me ajuda ;-;

Preciso de 2 coisas: um upgrade no meu notebook e um computador novo.

SOBRE O COMPUTADOR:
Preciso de algo que me permita jogar jogos sem nenhum defeitinho (desde stardew valley até...sei lá, overwatch), porque hoje em dia o que vejo no paladins é só um monte de borrão andando. Também queria um que fosse bom para editar vídeos, pois quero cuidar disso no futuro!

SOBRE O NOTEBOOK:
Eu queria poder contar com esse note para mais funções se possível. Hoje ele roda paladins (mal, mas roda) e me atende em questões referentes a minha faculdade (acessar o portal da facul pra fazer tarefinhas, escrever textos, ver vídeos, abrir 50 mil abas de coisas que quero comprar).
Mas seria bom se ele fosse um pouquinho mais potente, se desse pra rodar algo mais pesado ou então funcionar melhor para as coisas que já faço...tipo uma versão um pouco pior do computador acima sabe? Pra poder ter mais mobilidade e não depender SEMPRE do computador que está fixo na minha casa.

Especificações do note:
print.JPG
Print 2.JPG

ORÇAMENTO:
Para o computador eu gostaria de gastar até 4k. Para o notebook, se ficasse até 1k o upgrade eu ficaria feliz, mas não sei se com isso dá pra fazer uma grande diferença, eu realmente não entendo disso...me diz se vale a pena, se puder <3

MUITO OBRIGADAAA
 
Interessante alguém se propor à ajudar, no meu caso o grande problema é o uso de notebook que nunca é algo fácil de fazer upgrade, já que infelizmente eu tive que passar pro frustrações com técnicos que desmontavam errado ou remontavam errado e deixavam alguma peça em curto ou com mal contato, mas só me aconteceu nas empresas que prestei serviço, sempre pegava alguma máquina de funcionário pra fazer instalação de algum software novo e lá vinham os problemas de hardware.

Atualmente eu mesmo desmonto meus equipamento e faço substituição das peças, evito fazer no dos clientes, troquei minha tela e provavelmente vou ter que trocar o teclado (apesar de usar um USB) por que fica disparando uma tecla, quem não lembra dos jogos que usavam DirectX em que o personagem andava sozinho?

A minha máquina é fraca, mas não é tão ruim quanto esses Positivos que meus clientes insistem em comprar:
CPU: i5-3337U (1.80 GHz)
Ram: 6GB
Video OnBoard: Intel(R) Graphics 4000
Video OffBoard: NVIDIA GeForce GT625M
Disco: 1TB (Infelizmente é Samsung)

OS: Windows 8.1 (Não atualizei para o 10 com medo da incompatibilidade de Drivers)

Paguei 1000 Reais por que foi de segunda mão e por que na época minha vida não estava muito legal.

Uma coisa eu não recomendo, comprar em lojas como Casas Bahia, Americanas, etc, os equipamento sempre vem de uma linha de produção de lote, ou seja, se pegar um equipamento com defeito, todos daquele lote (marca e modelo) vão ter o mesmo problema.
 
Interessante alguém se propor à ajudar, no meu caso o grande problema é o uso de notebook que nunca é algo fácil de fazer upgrade, já que infelizmente eu tive que passar pro frustrações com técnicos que desmontavam errado ou remontavam errado e deixavam alguma peça em curto ou com mal contato, mas só me aconteceu nas empresas que prestei serviço, sempre pegava alguma máquina de funcionário pra fazer instalação de algum software novo e lá vinham os problemas de hardware.

Sim, notebook sempre dá um trabalho a mais na hora de fazer o upgrade, além de ser bem limitado :x No geral não confio nesses técnicos por aí também não, prefiro eu mesmo aprender (e ser responsável caso algo dê errado) do quê pagar outra pessoa que pode fazer um serviço masomenos :p

Preciso de 2 coisas: um upgrade no meu notebook e um computador novo.

Hey Cora!

Quanto ao notebook, tenho más notícias :c

Como o @Temporario já bem disse, é algo bem difícil de se fazer um upgrade, especialmente nos aspectos que você mencionou. Nos notebooks em geral, não dá pra (ou não vale a pena) trocar nem o processador e nem a placa de vídeo, então não tem como deixar o seu mais potente pra rodar jogos e coisas do tipo. O que pode ser feito - dependendo do modelo - é colocar mais RAM e um SSD, o que faria seu computador ligar e carregar as coisas mais rápidor, além de deixar a experiência de navegar na web com 172490184 abas abertas melhor.

O problema é que pra isso eu preciso saber especificamente qual é o seu modelo de notebook, já que nem todos tem espaço para fazer upgrade em memória RAM ou colocar o seu SSD. Como o seu usa um processador de 2012, suponho que seja um modelo mais antigo, então a chance de conseguir fazer um upgrade bacana é bem pequena :c De qualquer maneira, dá uma olhadinha nos adesivos que estão na parte inferior dele e tenta encontrar o código do modelo, que aí eu posso verificar se ele permite dar essa turbinada ou não.

Além disso, com o dólar alto o preço dos notebooks no Brasil tá um absurdo de caro - tem notebook de mais de 4 mil reais que nem tela Full HD tem! Como você consegue fazer o que precisa com o seu modelo atual, eu esperaria mais um pouco pra trocar ele.

Agora, para a parte principal, o computador!

Supondo que você tire esses 1k que tinha reservado para o upgrade no notebook e invista eles no seu desktop (dando um total de 5k), dá pra montar um computador bem bem legal! Eu vou precisar de um tempinho pra checar os preços e montar algumas opções pra você (o dólar alto jogou as coisas pra outro patamar), mas posso adiantar que eu recomendaria algo na linha de um AMD Ryzen 5 3600, uma GTX 1660, 16GB de RAM e um SSD bem bacanudo - ah, e não podemos esquecer de pegar um monitor e gabinete legais também!

Amanhã mesmo posso fazer isso, aí já te dou um retorno por aqui o/
 
Última edição:
Queria saber se alguém daqui já comprou SSD da China?

Acabei de compar um NVMe de 512GB de uma marca que termina com "xing" no aliexpress huashuah espero q preste mesmo confome os comentários na página do produto, escrita-leitura de 2054-1648mb/s dei uma arriscada kkk

Quanto a fazer upgrade um Ryzen 5 1600AF ainda é bonzão e dá conta das tasks traquilamente atualmente (sobe fácil até 4.2Ghz em over e boost de 3.7Ghz) - e sai barato em promoções por aí. O que quebra as pernas msm são as placas de vídeo, hoje as 1660 tão saindo com preço de 2060. Se não tivesse comprado a minha no começo do ano, talvez hoje eu arriscaria pegar uma Radeon chinesa da XFX que é o que tem para importar ainda
 
Parabéns pela empatia e apoio, @Lord Wallace. A ideia do tópico é fantástica! Gosto de ler as mensagens aqui pra me inteirar do assunto =D

Sobre a mensagem da @Coralium, queria partilhar umas práticas de software que ajudam na melhoria da performance do PC (ao menos ajudaram com o meu).
Olá, Lord!

Depois de entrar para o Condado fui ficando mal acostumada com as mordomias que foram me recomendando. Troquei um mouse porco da multilaser (que eu nem sentia que era ruim) por um muito razoável da hp (aí que vi a diferença), ganhei um headset da razer muito bom e, recentemente, utilizei um computador um pouquinho melhor que o meu...e agora NÃO AGUENTO MAIS O QUE EU TENHO AQUIIII socorro

Me ajuda ;-;

Preciso de 2 coisas: um upgrade no meu notebook e um computador novo.

SOBRE O COMPUTADOR:
Preciso de algo que me permita jogar jogos sem nenhum defeitinho (desde stardew valley até...sei lá, overwatch), porque hoje em dia o que vejo no paladins é só um monte de borrão andando. Também queria um que fosse bom para editar vídeos, pois quero cuidar disso no futuro!

SOBRE O NOTEBOOK:
Eu queria poder contar com esse note para mais funções se possível. Hoje ele roda paladins (mal, mas roda) e me atende em questões referentes a minha faculdade (acessar o portal da facul pra fazer tarefinhas, escrever textos, ver vídeos, abrir 50 mil abas de coisas que quero comprar).
Mas seria bom se ele fosse um pouquinho mais potente, se desse pra rodar algo mais pesado ou então funcionar melhor para as coisas que já faço...tipo uma versão um pouco pior do computador acima sabe? Pra poder ter mais mobilidade e não depender SEMPRE do computador que está fixo na minha casa.

Especificações do note:

ORÇAMENTO:
Para o computador eu gostaria de gastar até 4k. Para o notebook, se ficasse até 1k o upgrade eu ficaria feliz, mas não sei se com isso dá pra fazer uma grande diferença, eu realmente não entendo disso...me diz se vale a pena, se puder <3

MUITO OBRIGADAAA
Cora, vou partilhar um ponto de vista de quem tem/usa/curte low-budget.
Sobre o notebook, eu acredito que talvez adotando algumas boas práticas já possam te ajudar na performance dele.
Por exemplo, você tem 8GB de RAM, isso é relativamente bacana até mesmo para jogos. O processador i5 de 2.50GHz também não está muito pra trás, não.
A placa de vídeo talvez seja o mais 'atrasado' dos três. Digo isso porque a Intel pelo jeito está ficando para trás quando se trata de games -- o emulador de Wii por exemplo nem tem suporte pra ela. Então talvez em termos de gameplay dificulte pra você mais por causa dela do que por conta do processador e da memória.

Meu PC tem uma HD Graphics 5500 (não oficialmente suportado pela emulador do Wii), 4GB de RAM (metade do tamanho recomendado para o emulador) e i5 de 2.20GHz e eu consegui rodar Zelda Breath of the Wild (basicamente o jogo mais pesado do console) a 10fps.

Claro, é injogável a 10fps, mas é só um exemplo pra você ver que com um PC 'véio' dá pra fazer uns paranauês interessantes através de configurações do próprio sistema.



A minha primeira sugestão é no startup do seu PC.:
1598877297797.png

Por incrível que pareça, deixar uma STEAM a Cortana e o Skype rodando em background já acaba com a perform.
Isso não vale só pro startup. Se você abrir vários programas, deixar eles rodando, abrir um Chrome e um Firefox e várias abas, vai ser impossível não dar B.O.


A segunda é com relação ao processador:
1598877424984.png

Em 'estado de desempenho mínimo' você pode alterar o gerenciamento de energia pra despejar 100% no processador. Isso vai fazer com que ele dê uma acelerada.
No exemplo que dei do Breath of the Wild, sem essa opção o jogo geralmente travava na cutscene inicial.
Então quando você precisar de processamento, pode usar aqui.
Claro, use com sabedoria e dê uma analisada no teu pc, pra garantir uma não-zika. Às vezes, o estado dele já não tá aquelas coisas, e tu rodar 6hrs seguidas de Paladins com ele no talo pode não ser uma boa opção.


O terceiro turnaround é com relação à memória. Especialmente útil nos casos em que você esteja abusando do potencial dela.
Você pode utilizar memória virtual [How To: Change the operating system's virtual memory settings].
Basicamente, é uma técnica em que você permite que parte da memória RAM possa ser trabalhada através do HD. Aí você faz meio que um ping-pong pra não sobrecarregar a memória.
Só não faça isso caso utilize um SSD, aí pode dar zebra.
Em caso de HDD, é tranquilo. Eu uso a minha no máximo aqui e é difícil ter problemas com uso diário de navegação.


E é isso. Existem váaarias outras coisas, como alterar alguns registros no msconfig, atualizar drivers, Windows, a escolha dos programas (navegador, editores de áudio/vídeo/foto) etc.

Enfim, dá pra hackear a perfomance do pc através do software também, talvez isso te ajude e seja mais fácil do que comprar um note novo ou tunar esse aí. =)
 
De qualquer maneira, dá uma olhadinha nos adesivos que estão na parte inferior dele e tenta encontrar o código do modelo, que aí eu posso verificar se ele permite dar essa turbinada ou não.

@Lord Wallace Primeiramente, MUITO OBRIGADA PELA AJUDA <3 Se não fosse vocês eu estaria perdidinha.

Eu imaginei que fosse difícil mesmo mexer no note assim! É mais limitado, né? Mas se conseguir alguma coisa já ta valendo rrçrç
O modelo do note é NP300E4C-AD1BR !



Agora, para a parte principal, o computador!

Supondo que você tire esses 1k que tinha reservado para o upgrade no notebook e invista eles no seu desktop (dando um total de 5k), dá pra montar um computador bem bem legal! Eu vou precisar de um tempinho pra checar os preços e montar algumas opções pra você (o dólar alto jogou as coisas pra outro patamar)

Então, por enquanto eu tenho só 4k reservado, mas posso juntar mais 1k se for preciso. A minha ideia é comprar a maioria das coisas na black friday, se possível hehe

Eu tenho aqui em casa um monitor da Dell que está novo, nem tirei os adesivinhos kkk eu acho que ele é bom e por enquanto eu não tenho espaço pra dois monitores. Ele tem umas 21 polegadas e é full HD, acho que está bom né? Podemos riscar o monitor da listinha? O que você acha?

E sobre o gabinete eu queria um preto sem RGB, porque eu gosto que tudo combine. Meu mouse é preto simples, o headset é preto simples e o monitor também...então quero um gabinete na mesma linha, mas que seja bom! Ah e um teclado também (acho que o teclado pode ter RGB, só pra eu me sentir gaymer...se não alterar muito o valor rçrçrçrç)

Ah! @Caio Varalta pior que as 2 primeiras dicas eu já conhecia e já estavam configuradas assim no note! Sobre essa terceira não tenho certeza, mas vou dar uma olhada. Muito obrigada por dedicar seu tempo aqui também para ajudar os pobres usuários de notebook! Riairiariaira com certeza vai ajudar muitas pessoas além de mim.
 
Última edição:
Voltar
Topo