🤔 Para Refletir : "Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação" - Ricky O Bardo

Músicas (Indiretamente) Pra Minha Namorada

Membro Membro
Postagens
22
Bravecoins
104
Em 2022, eu fiz um jogo de RPG Maker MZ pra dar de presente de natal pra minha namorada.

Esse jogo não pode ser publicado por conter imagens que não dá pra redistribuir, etc. Então, eu decidi fazer um remake que pudesse ser publicado.

O jogo original usava simplesmente as músicas padrão do MZ, mas pro remake eu decidi me esforçar um pouco mais e compor uma trilha sonora proprietária, mesmo que eu não seja super bom em transformar meus midis pra mp3 e afins, e não tenho conhecimento de ferramentas como o FL Studio, etc.

Mas, de qualquer forma, algumas músicas já estão completas, então eu decidi compartilhar elas no meu soundcloud, e ir adicionando novos temas à playlist conforme eu for compondo (desde que eles não sejam muito spoilers do próprio jogo).

Por enquanto, tem um tema de "overworld", um tema de batalha normal, e um tema de boss. No de boss eu até tentei brincar um pouco com o formato irrestrito e adicionei uma voz (minha) bem distorcida no final...

De qualquer forma, espero que gostem.

 
Uau! Isso que é gostar de alguém.

Enfim, gostei bastante das músicas e do tom "urbano" delas, porém, senti a música "Forçando A Barra" meio fraquinha e sem ritmo.

Belo trabalho!
 
Uau! Isso que é gostar de alguém.

Enfim, gostei bastante das músicas e do tom "urbano" delas, porém, senti a música "Forçando A Barra" meio fraquinha e sem ritmo.

Belo trabalho!
Heh heh, bem, o jogo se passa em um cenário que, pra todos os fins práticos, é uma cidade, então que bom que a trilha passa uma noção urbana.

Essa faixa em específico é pra uma seção de tutorial em uma escola (apesar de que quando eu escuto ela agora eu fico imaginando uma dungeon??). Eu acho que consigo entender o que tu quis dizer com ela não ter ritmo, porque eu realmente não acho que prestei a devida atenção aos instrumentos mais proeminentes (tipo o saxofone e a guitarra sem distorção que aparecem aqui e ali). O processo de composição dela foi mais focado na parte principal da percussão + baixo, e o resto foi ficando como extra.

Só pra esclarecer (pra todos que tão lendo o tópico também), (se tu se sentir confortável com isso) não tenha medo de dar críticas mais específicas se tu achar que valha a pena, eu sempre vou apreciar a oportunidade de tentar fazer coisas novas com as faixas que eu não tinha pensado ou algo assim.

E mais uma vez, obrigado pela apreciação!
 
Fala mestre, tudo bem?

Primeiro, parabéns por ter terminado tanta coisa! No nosso meio é muito comum a gente se perder na fase de execução, com milhares de projetos rascunhados, mas nada publicado. Essa barreira você já superou, e por isso merece nossas congratulações.

Quanto às musicas em si, eu gostei muito da estrutura delas. Acho que você tem um ouvido pra composição, é muito bacana como as melodias se desenvolvem e se entrelaçam no decorrer das músicas.

Entretanto, eu sinto falta de duas coisas: uma mix mais "cheia", mais "completa" (atualmente, existe uma distância muito grande entre frequências). Em todas as músicas você trabalha com linhas melódicas longas e complexas, que tem pouco sustain. Acho que faltam mais elementos como esse synth de "Agorafobia" (inclusive, minha faixa favorita) que fica no meio da mix, só criando ambiência.

E esse é o outro ponto importante. As melodias são muito longas e complexas (algo me diz que você gosta de prog...só um pouquinho, hehe), o que pode ser usado em algumas seções com grande efeito. Mas quando a música inteira é isso, é muito difícil do ouvinte primeiro gravar o perfil da música (é difícil cantar a melodia das suas músicas, por exemplo. O maior ponto de contraste e referência pra isso, pra mim, é o Nobuo Uematsu, compositor de Final Fantasy. Veja como, com poucos elementos, ele cria músicas marcantes e memoráveis), e segundo diferenciar as canções entre si.

Mas, de novo: acho que tá no caminho certo, tá tudo muito fera, soando muito bem e muito rebuscado. Virei fã do teu trabalho e já to doido pra jogar o remake desse jogo! :)
 
Fala mestre, tudo bem?

Primeiro, parabéns por ter terminado tanta coisa! No nosso meio é muito comum a gente se perder na fase de execução, com milhares de projetos rascunhados, mas nada publicado. Essa barreira você já superou, e por isso merece nossas congratulações.

Quanto às musicas em si, eu gostei muito da estrutura delas. Acho que você tem um ouvido pra composição, é muito bacana como as melodias se desenvolvem e se entrelaçam no decorrer das músicas.

Entretanto, eu sinto falta de duas coisas: uma mix mais "cheia", mais "completa" (atualmente, existe uma distância muito grande entre frequências). Em todas as músicas você trabalha com linhas melódicas longas e complexas, que tem pouco sustain. Acho que faltam mais elementos como esse synth de "Agorafobia" (inclusive, minha faixa favorita) que fica no meio da mix, só criando ambiência.

E esse é o outro ponto importante. As melodias são muito longas e complexas (algo me diz que você gosta de prog...só um pouquinho, hehe), o que pode ser usado em algumas seções com grande efeito. Mas quando a música inteira é isso, é muito difícil do ouvinte primeiro gravar o perfil da música (é difícil cantar a melodia das suas músicas, por exemplo. O maior ponto de contraste e referência pra isso, pra mim, é o Nobuo Uematsu, compositor de Final Fantasy. Veja como, com poucos elementos, ele cria músicas marcantes e memoráveis), e segundo diferenciar as canções entre si.

Mas, de novo: acho que tá no caminho certo, tá tudo muito fera, soando muito bem e muito rebuscado. Virei fã do teu trabalho e já to doido pra jogar o remake desse jogo! :)

Boa noite, Jovee. Fico muito feliz com a resposta bem envolta (talvez porque me dê gasolina pra falar bastante???)

Eu acho interessante que o ponto da distância entre frequências tenha sido abordado, porque nas versões mais preliminares de algumas dessas faixas, o mix estava significantemente mais "concentrado" nos "meio-tons" (como um exemplo fácil de ver: aquele piano em arrombados que começa em 1:34 estava uma oitava abaixo), mas essa proximidade estava me incomodando um pouco, então eu acabei mudando. Especialmente no midi original, ficar com coisas muito próximas esculhamba bastante meus ouvidos, o que pode ser que leve a esses problemas de certa forma. Claro que, eu entendo que o que tu está falando é que existe uma ausência de corpo pra fechar esse buraco, mas de qualquer forma achei interessante ver como essas coisas estão ressonando com pessoas diferentes. Admito que, do jeito que eu componho, vai ser um desafio encontrar formas agradáveis de gerar um som mais cheio, mas em parte é pra isso que se expõe coisas pro público, né, achar formas de se guiar pra produtos melhores.

Quanto ao ponto das melodias, por incrível que pareça, as trilhas de SNES do Nobuo Uematsu são uma grande inspiração pra mim, na verdade eu não sei muito sobre teoria (e, de novo, talvez por incrível que pareça, eu não escuto muito prog!) - e eu tenho uma música aqui que é basicamente um ripoff de uma faixa de FFV - Porém, obviamente isso foi se diluindo ao longo do tempo, e especialmente pra trilha desse jogo em específico, as coisas estão bem diferentes. Mas cara, eu tenho que falar, às vezes a complexidade das melodias começa a ficar difícil de manejar até pra mim conforme mais instrumentos vão sendo adicionados (eu tenho um outro tópico sobre midis aqui no fórum, e a música "Precise Clockwork Cogwork" que está naquele tópico foi basicamente deixada de lado porque eu não conseguia lidar direito com a forma como os instrumentos casavam durante a progressão da música).

Eu me pergunto como seria a recepção das trilhas que eu compus pro Frustratia, que se prende mais na vibe de RPG tradicional (e se permanecem no midi mesmo já que são feitas pro rm2k). Talvez em algum momento eu faça um tópico expondo as faixas que o bardo já ouviu no gameplay dele XD.

(e só por curiosidade, essa é a faixa que é um ripoff do FFV: )
 
Última edição:
Voltar
Topo