🤔 Para Refletir : "Quem ri por último, tá com lag." - Moge

Nova Revista na Área: GameDev Dreams

Membro Membro
Postagens
1.958
Bravecoins
384
qULk6QG.png

Gente, perdão a edição horrível da imagem, rsrs.

Fala galera do Condado Braveheart,

Não sou muito de anunciar coisas por aqui, mas hoje nas minhas (raras) andanças pela RedeSocial da vida encontrei algo que julgo interessante compartilhar aqui com vocês. Vocês bem sabem que sou revisteiro e colecionador dessas preciosidades, e então venho anunciar aqui mais uma pra vocês: A revista GameDev Dreams!

Isso mesmo, o pessoal da Playable Dreams está com esse projeto super bacana e já está correndo pra fazer uma segunda edição. Vocês podem prestigiar o projeto [neste link no Facebook]. Deixem seus likes e comentários por lá e sigam esse pessoal nas suas redes sociais.​

mbAMNCH.png

A saber, não tenho nada a ver com a revista (além de ter dado um like na página lá), mas achei interessante a qualidade do material, a proposta, sem contar que tem conteúdo relacionado a RPG Maker também. Não é que a Make the RPG tem uma priminha distante recém-nascida e não sabia?

Não vou delongar muito, aqui o anúncio oficial de acordo com a criadora do projeto:

Olá amores, não sei se todos aqui sabiam, mas nós da Playable Dreams criamos uma revista digital, relacionada a gamedev para ajudar membros dos nossos grupos GameDev Dreams e Pixel Art Playable Dreams (Onde oferecemos um curso de pixel art gratuito).

Próximo ao dia 15 estaremos formulando uma nova edição da Revista voltada a nossos leitores. Quem quiser colaborar, é só enviar uma mensagem ou responder esse post. Precisamos desde designers gráficos, até colunistas ou pessoas para criarem dicas e tutoriais sobre diversas áreas da gamedev para ajudar nosso público e iniciantes.​

Obrigada pela atenção!

Link para primeira edição da revista: [link aqui]
Capa da primeira edição: Steam Ex Machina - Turning Twenties.

Por hora é isso. Vou falar com o pessoal para nos podermos divulgar tudo aqui nos conformes, sem contar quem sabe eles poderiam disponibilizar a revista para download no nosso portal também.​

Vão lá e confiram, depois me digam o que acharam!


-----

P.S.: Link direto para a publicação no ISSUU [aqui]
 
Bom, o que seria de mim se não passasse aqui para fazer uma review, não é mesmo? Já pude ler com calma (demora tanto pra fazer uma revista, mas se lê tão rápido, haha) e examinar a revista, então já posso dar alguns vereditos sobre a GameDev Dreams #01. Hora do textão!

Vou começar com uma breve história: Quando fizemos o quiz da Make the RPG muita gente falou da possibilidade de abrir mais espaço para outras engines e para projetos, supomos que era para a galera ter a chance de mostrar os seus. Cogitei a montagem de um "Classificados Maker", onde a galera poderia fazer divulgação e procurar/oferecer ajuda. Minha ideia nunca saiu do papel... Até agora, sendo que saiu pelas mãos da Playable Dreams. E foram muito além do que eu imaginei, conseguiram algo melhor do que eu esperava!

Mas que revista seria essa? Vamos investigar! Descontando capa e editorial, a revista fica com 28 das 30 páginas com conteúdo. E vamos respeitar, daí pra frente é só conteúdo sem dó nem piedade, nem paradinha pra fazer muita propaganda. A taxa de conteúdo X número de páginas alcança a perfeição finalmente em uma revista "maker"! É só conteúdo e isso é excelente! Claro, não teremos um índice ou muito fru fru nesse aspecto (com páginas cheias de formalidades que nem revistas de verdade), mas ela é tão simples e direta ao ponto que não tem como reclamar e a falta disso se torna um ponto positivo de certa forma.

Mas me permitam corrigir aqui, ela não é uma revista "maker" estritamente: ela cobre o desenvolvimento indie no geral, apesar de apresentar alguns projetos e galera de RPG Maker no meio. Eu vou considerar ela "maker" aqui no sentido de ser de apoio aos "makers" (montadores) de jogos independentes, em várias plataformas e engines. Vamos classificar melhor ela no meio das outras revistas (como a MtRPG) antes de partir para o particular.

Primariamente a revista não é de Análises, tampouco de Tutoriais. Nisso já difere das outras, o que é positivo. Uma Maker World é fortemente de análises enquanto a Make the RPG é quase que exclusivamente focada em tutos (foi decidido que fosse assim, né). A receita desta aqui é de grande parte de Divulgação e alguma Opinião. Numa taxa meio que 7 para 1, mas mesmo assim a parte de opinião é relevante e proeminente. Os tutoriais ficam quase que esquecidos e são deveras simplificados. O que não é bem uma reclamação, pois a revista tem seus pontos fortes que os faz melhor do que ninguém no que se propõem.

Deixe-me explorar a experiência que foi ler ela. No geral a revista está de muito bom gosto e a leitura não foi problema em momento nenhum, salvo alguns errinhos de revisão (que também tiveram na 1a edição da nossa revista onde alguém reclamava dos erros na entrevista com o Atoa/Victor Sant). Isso não afeta em nada o saldo geral da revista nem a qualidade intrínseca do material apresentado.

A diagramação ainda pode melhorar bem, mas ao menos as fontes escolhidas são agradáveis, a revista tem coerência em seu design, e as páginas são muito coloridas e bem chamativas, apresentando informações completas e concisas da divulgação dos projetos e pessoas. Particularmente é uma revista bastante visual e isso é ótimo. Com alguns ajustes em bordas e alinhamentos ela ficaria ainda melhor.

Na revista há meio que uma corrida para completar uma página, é tipo um anúncio que você tem que completar um espaço pré-determinado. Não sei se tem a ver com a metodologia na qual as páginas foram montadas (a criadora me falou que foi em Photoshop, então presumo que foi página por página separada), mas o que der para incluir em uma página já vale. Confesso que fiquei esperando mais de uma página do projeto em destaque (O nosso já conhecido Steam ex Machina), mas teve tanta coisa legal lá que meio que compensou o fato de eu não estar com a expectativa devidamente regulada. Novamente não levo isso como crítica, e sim um diferencial. Se acertei no que é a proposta, que é divulgar e dar uma força pro pessoal, caramba, estão fazendo isso mais que certo.

Em muitas divulgações nossas na MtRPG, como na Triple Full ou Destaque, dificilmente o conteúdo passava de uma página por jogo. Ou seja, 4 páginas de divulgação a cada 3 meses. Tomamos um banho nesse departamento. E com a mudança dessas seções para um nova seção de Análise, fiquei muito feliz de ver que divulgação terá um espaço bom e merecido em meios as revistas.

No fim, fora dar uma melhorada nos poucos pontos citados (nada grave, vai ver é chatice minha) e considerando ser uma primeira edição que deve ir melhorando com o tempo, eu particularmente não tenho nenhuma ressalva grande a fazer. Só a comemorar o nascimento de uma nova revista e parabenizar a criadora e a equipe por trás, e claro, todo o pessoal citado. Recomendo a leitura e se possível vou passar a colaborar por lá (quem sabe nas colunas de opinião, né?). Que mais posso dizer?

Em suma a revista é uma excelente maneira de divulgar projetos e artistas (também programadores e game designer inclusos no pacote). O que estiver nos desígnios meus e da Condado para poder apoiar e divulgar essa nova revista, será feito.

Mais uma vez parabéns a todos os envolvidos! A revista tá nota mil e já estou no aguardo de uma nova edição!
 
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Fico surpreso ao ver que fez uma revisão quando foi você quem fez a divulgação aqui, ou seja, eles nem sabem que existimos e nem estão vendo isso kkkkk
Será que rola uma parceria com eles para que ao menos vejam os feedbacks que o pessoal deixar por aqui?
 
Yoshi comentou:
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Fico surpreso ao ver que fez uma revisão quando foi você quem fez a divulgação aqui, ou seja, eles nem sabem que existimos e nem estão vendo isso kkkkk
Será que rola uma parceria com eles para que ao menos vejam os feedbacks que o pessoal deixar por aqui?
Espertalhão, já postei o link lá na página do Face deles e já estou conversando com os idealizadores faz dois dias já. Precisamente com a srta. que fez esta revista. Já passei essa análise para ela desde ontem, assim que a fiz.

Eles já sabem muito bem da nossa existência, tem até gente com jogo aqui no Condado. Ah e o lnik do Steam Ex Machina que eles disponibilizaram remete pra cá.

E sim, estou querendo propor parceria.
 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Espertalhão, já postei o link lá na página do Face deles e já estou conversando com os idealizadores faz dois dias já. Precisamente com a srta. que fez esta revista. Já passei essa análise para ela desde ontem, assim que a fiz.

Eles já sabem muito bem da nossa existência, tem até gente com jogo aqui no Condado. Ah e o lnik do Steam Ex Machina que eles disponibilizaram remete pra cá.

E sim, estou querendo propor parceria.

Ai sim, já fazendo os networking. Dei uma olhada na revista e ela tá bem bonita.
 
Ótima atitude!
Toda ajuda a qualquer coisa relacionada ao RPG maker aqui no Brasil deveria ser infinitamente apoiada, no mínimo por nós.
Não é o que acontece... Mas um dia o pessoal abre o olho e percebe que a única forma de alavancar isso é com geral unida!

Gostei bastante da revista, as matérias também, só não gostei da forma que foi postada, prefiro a forma que o pessoal da revista daqui posta, é bem mais agradável de ler.
Mas pra uma primeira edição ta ótimo
 
Yoshi comentou:
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Fico surpreso ao ver que fez uma revisão quando foi você quem fez a divulgação aqui, ou seja, eles nem sabem que existimos e nem estão vendo isso kkkkk
Será que rola uma parceria com eles para que ao menos vejam os feedbacks que o pessoal deixar por aqui?

Como assim Yoshi, eu sei sim que vocês existem, hahahah. <3
 
Fico feliz que vocês estão bolando uma parceria! Conheço bastante gente daqui do Condado que também participa do grupo deles no Face, o crossover tem tudo pra dar certo  :Okay_fix:
 
Valeu, galera. Agradecimento forte ao [member=879]Kauzz[/member] e [member=225]Lord Wallace[/member], que estão de parabéns pelo material lá na revista!



[member=1]Yoshi[/member], aproveita e dá uma olhadinha nisso aqui, publicado ontem:

Mb46fHo.png

Eis o link:

https://www.facebook.com/playabledreams/?hc_ref=ARSd4eP9YQye1wWam3ITolaAt-rNNAbVRD4_5jsb4J5FGMpQ1tV4SjHCGV6Tp_BMu2Q&fref=nf

Já saiu a menção da gente lá.

Então sim, eles sabem que a gente existe.
 
Li a revista, achei muito boa, senti falta de muitaaa coisa, mas como é a primeira e meio que um teste dá pra entender de boas.

Por mim existiria muito mais revistas digitais como essa, sei que deve dar um trabalho da #$%!, mas é uma satisfação ler essas fanzines, muitas tem nível profissional e são totalmente de graça (minhas preferidas kkkkkkk).
 
Cristiano Sword comentou:
Essa revista parece muito legal, vou baixar e ler hoje

Acabou que teve só uma edição, e não sei quando (ou se) vai sair a próxima  :Decepcionado:  O grupo lá anda meio morto, mas quem sabe um dia a staff volta a ser mais ativa.
 
Lord Wallace comentou:
Cristiano Sword comentou:
Essa revista parece muito legal, vou baixar e ler hoje

Acabou que teve só uma edição, e não sei quando (ou se) vai sair a próxima  :Decepcionado:  O grupo lá anda meio morto, mas quem sabe um dia a staff volta a ser mais ativa.

Poxa, que pena...
Estava lendo aqui achei muito bem feita.
Gostei da parte do pixel art  :hocuspocus:
 
Bom, acho que poderíamos confirmar que estava em processo de elaboração, mas o povo andava concentrando esforços para sair uma demo do Final Heart.

Estou meio por fora dos planos, mas vou me atualizar. Seria uma pena uma revista tão boa ter apenas um exemplar.
 
Escolhi bem a coluna do "roteirista" para ler e ao invés de ler algo sobre game dev o cara escreve uma lacração do dia da mulher (WTF?). De qualquer forma sempre é válido este tipo de iniciativa.
 
night walker comentou:
Escolhi bem a coluna do "roteirista" para ler e ao invés de ler algo sobre game dev o cara escreve uma lacração do dia da mulher (WTF?). De qualquer forma sempre é válido este tipo de iniciativa.

Achei esse tópico estranho e fora do escopo de uma revista de games indie também.
 
Voltar
Topo