🤔 Para Refletir : "Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete" - Samuel Augusto

O que você jogou na última semana e no que esse jogo te inspirou?

Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
jogar.jpg

O sonho de todo desenvolvedor de jogos surge indubitavelmente da mesma forma: através da paixão por jogos. Sendo assim, não podemos negar que, no nosso tempo livre, gostamos de passar algumas horinhas experimentando um novo jogo ou mesmo aquele nosso querido main game - como costumo chamar aquele jogo que mais toma nosso tempo em relação aos demais. Mas, além de jogadores, nós somos desenvolvedores. Então é bem comum analisar as características de um jogo na perspectiva do design de jogos.

Quando você começou a desenvolver o seu primeiro jogo, por mais inovador que tenha sido, ele certamente teve influências, diretas ou indiretas, dos jogos que mais marcaram a sua vida. Isso é natural. Entretanto, conforme aperfeiçoamos nossas técnicas, a tendência é deixar de lado o apego emocional aos jogos que passamos a vida amando e nos inspirar nos jogos mais adequados ao estilo do qual estamos produzindo no momento. Tenho uma experiência recente que posso usar como exemplo nisso: ao planejar o desenvolvimento do Outer Heart, a principal inspiração do jogo foi Final Fantasy 5. Assumindo isso, é evidente que a engine RPG Maker era adequada para o desenvolvimento do jogo. Porém, como o projeto tem fins comerciais, tive que reconhecer que um jogo como o mencionado título da série Final Fantasy possui características de design que, embora ainda tenham o seu público, não acompanham os moldes atuais do que se espera de um jogo moderno. Em contra-partida, eu pude me inspirar nas decisões do grande Tetsuya Nomura, diretor do aclamado Final Fantasy 7: Remake, no que tange a "modernização" de um JRPG que foi um clássico a anos atrás.

Podemos concluir que, como desenvolvedores maduros, estamos sempre moldando nossas perspectivas de design baseado em inspirações. Arrisco dizer que um desenvolvedor de jogos que não joga, não possui recursos suficientes para produzir jogos, por mais que haja uma baita infraestrutura para tal. É como esperar que um escritor escreva ótimos livros sem nunca ter lido grandes obras.

Agora, quero saber de você: o que você tem jogado nas últimas semanas e como esse(s) jogo(s) te inspirou(aram)?
 
Prezados, boa tarde!


Inicialmente gostaria de deixar destacado que, na minha opinião, este artigo está excelente. Muito bem estruturado e objetivo, parabéns!

Mas, sem fugir do tema, confesso que os últimos jogos que joguei (apesar de fazer um tempo considerável), foram World of Warcraft, Monster Hunter World, Let it Die e Dauntless. Se expandirmos um pouco mais o leque, também diria que joguei Elidriel, Simon: the lumberjack, Diablo III, entre outros. Acredito que quanto maior a gama diversificada de jogos, melhor a experiência como Game Design.

Como eles me inspiram? Bom, muito da parte criativa relacionada a character e level design acabo por buscar inspiração em outros jogos, principalmente naqueles que permitem uma criação de personagem. Enquanto jogo com o personagem fico imaginando a lore dele, os motivos e os conflitos que ocorreram em sua vida até aquele momento e tento me imaginar no lugar do personagem: o que eu sentiria? qual o meu objetivo naquele lugar? o que eu faria? Muitos dos personagens que crio, começam como um simples nome em um personagem de RPG ou de outro gênero qualquer.

É claro que existe também uma inspiração baseada nas mecânicas, na forma de tratar os conflitos e até mesmo o visual dos menus. Quando quero inovar, busco um jogo que ainda não joguei, as vezes dá certo e as vezes não, mas o que vale é a experiência. Não posso esquecer de destacar a inspiração negativa também, aquela inspiração de algo que você vê em um jogo e pensa: "definitivamente não quero fazer isso no meu jogo".


Abraços.​
 
Dando uma revivida no tópico, porque fui eu quem criei e eu já estava pensando em criar um com o mesmo nome por pensar que este ainda não existia.



Semana passada, além dos meus favoritos de sempre (Guild Wars 2 e League of Legends), eu joguei Yu Gi Oh!, joguei Paladins, joguei Tomb Raider e joguei World War Z. Dentre todos, decidi destacar o Paladins pra dizer como o game me inspirou.

Eu sempre fui um PÉSSIMO jogador de FPS e só quem sabe disso é quem já me chamou pra jogar Fortnite e outros do gênero. Porém, quando experimentei o Paladins, me deparei com um universo completamente diferente de um FPS comum. O universo é fantástico, cheio de elementos de magia, com funções como tanque, flanco, dano e suporte. Me identifiquei com isso, principalmente por já ser jogador de MMORPGs de longa data. Isso fez com que eu me sentisse menos inútil no game, pois não dependia unica e exclusivamente da minha boa mira. Estranhamente, eu não tive a mesma imersão e facilidade com o gênero experimentando o Overwatch, que tem basicamente a mesma proposta. O motivo disso eu realmente não sei.

A experiência acima descrita me inspirou a trazer essa... bom, vou chamar de inovação, mesmo que talvez não seja, para os games que eu virei a produzir. Seria icônico de produzir, por exemplo, um RPG com alguns elementos que façam com que qualquer amante de shooter goste do game. Ou até mesmo um jogo de aventura em que uma bola fosse a principal forma de ataque da personagem, inserindo um pouco do gênero de esporte na experiência do jogador. Enfim, essas são as minhas considerações
 
Desde o início da quarentena estou jogando um jogo que estava fechando já há uns 4 anos e resolvi jogar, Kingdom of Amalur, que por sinal é bem legal e lembra muito WoW (uma versão offline), porém não me inspirou em nada, não vejo a hora de terminar.

Também jogo Ragnarok Mobile (bom pra distrair)

E Vainglory, que eu descobri que fecharam os servers ocidentais.  ='(
 
O jogo que tenho jogado (ou testado, pois está em fase de lançar) chama-se Football Team (sim, eu amo futebol!).

O que me inspirou nele foi um pouco de frustação com os demais. Nessa quarentena, eu estou com muiito tempo livre, então tive tempo para enjoar de FIFA,PES, Brasfoot, Manager e Sokker, rs.

Enjoar eu falo em relação as mesmas coisas de sempre, a falta de mudança desses jogos. Em outras palavras, o padrão, entendem?

Enfim, o Football Team me pareceu um mistura de todos eles, e isso me agradou muitíssimo. Quem quiser ir se registrando e testando o jogo, vou deixar o link dele por aqui:

Registe-se

Ah....Aproveitando o post,eles estão sorteando um FIFA 21 na page do Facebook, quem quiser tentar a sorte: FootballTeam Brasil
 
O jogo que tenho jogado (ou testado, pois está em fase de lançar) chama-se Football Team (sim, eu amo futebol!).

O que me inspirou nele foi um pouco de frustação com os demais. Nessa quarentena, eu estou com muiito tempo livre, então tive tempo para enjoar de FIFA,PES, Brasfoot, Manager e Sokker, rs.

Enjoar eu falo em relação as mesmas coisas de sempre, a falta de mudança desses jogos. Em outras palavras, o padrão, entendem?

Enfim, o Football Team me pareceu um mistura de todos eles, e isso me agradou muitíssimo. Quem quiser ir se registrando e testando o jogo, vou deixar o link dele por aqui:

Registe-se

Ah....Aproveitando o post,eles estão sorteando um FIFA 21 na page do Facebook, quem quiser tentar a sorte: FootballTeam Brasil

Faz tempo que não jogo Fifa... PES nunca gostei. Na vdd gosto mto de futebol não.

To jogando umas novelinhas 18+ e experimentando uns projetos de rpgmaker. No meu radar tem 2 jogos...
Tropicalia e Dragon Age Inquisition.
 
Desde o final do ano passado as minhas jogatinas se resumem a Paladins, Project Zomboid, Left 4 Dead e agora Brawhalla. Dentre esses, Braw e Pala têm sido os mais frequentes. A diversidade de personagens, cada vez que entro em uma partida, me faz ficar imaginando backgrounds e histórias com cada um deles, é quase como um processo secundário enquanto estou dando tiros, marteladas e espadadas. É muito comum que eu termine uma sessão com alguma ideia nova para um char ou incrementar um projetinho que tá empacado.
 
Esses últimos dias estava procurando por alguns jogos antigos nostálgicos RPG Maker 2000/2003:

The Gray Garden: Esse jogo do Mogeko, que tem uma estética muito bonita, é um estilo de arte que me agrada e influencia bastante, parece que tudo é bonito e está no exatamente no lugar que deveria está.

ib: É o meu jogo favorito do rpg maker, acho que o forte dele é que o criador(kuori, que aliás, nunca mais ouvi falar sobre ele) escolheu muito bem a sequência e o jogo sempre mantém um ótimo ritmo.

Yume Nikki: Acredito que Yume Nikki é um delicado, tem grande potencial pra ser sem graça para maioria das pessoas, apesar disso é um jogo muito influente e que virou praticamente um subgênero dos jogos rpg maker. Em alguns momentos o jogo fica bizarro e isso é ótimo, mas é muito ruim se sentir perdido e passar horas andando sem chegar a lugar nenhum, queria dizer que eu gosto desse jogo pra parecer conceitual, mas não é bem assim, sinceramente acho o trabalho do fandom em volta do jogo é melhor que o jogo em si, é um jogo que você precisa tá bem motivado pra continuar.

Uma coisa que percebi enquanto escrevia e que todos os 3 jogos tem identidades muito únicas, uou, e gostei de fazer essas análises, vai ajudar quando eu estiver pensando sobre meus jogos, obrigado pelo tópico elhud, ellihud, olhuda, alahu alakbar, ellena,* Eliyud!
 
Arquivos Ocultos: O Desaparecimento de Julia Hill do amigo @Ricky O Bardo
Horror Amarelo do amigo @Omar Zaldivar
Ambos possuem enredos e narrativas excelentes promovendo o universo e ocultismo de HP Lovecraft!​
Ohhhhh Bentão 😉 valeu mais uma vez por sua indicação 🥰🥰🥰 Eu fico feliz que o humilde jogo lhe intrerteu pelo menos um pouco!
 
Seguindo meu padrão de dar binge pelo menos uma vez por semana em jogos aleatórios da itch.io, esbarrei em Prepper e tive uma experiência ao mesmo tempo bem curta e legal. Esses jogos de terror com estética inspirada no PS1 que andam aparecendo aos montes ultimamente muitas vezes são verdadeiras pérolas de concisão e minimalismo.

1607571675304.png


Não é culpa só de Prepper, mas acho que quando eu finalmente começar a fazer minhas criações, quero criar pelo menos algumas experiências assim: curtas, mas que você fica se lembrando depois de terminar.
 
Excelente tópico!

Ultimamente eu tenho jogado Mu Away pela interação dos usuários (que esta morrendo a cada dia) e Diablo II, por conta da Resurrected.

Todo jogo que eu tenho algum tipo de experiência, acabo querendo desenvolvedor para tal, seja criando um mod, um software ou até mesmo alterações bobas como forma de entretenimento e/ou estudo.

Quando jogava minecraft, criava mods e depois addons e até mesmo plugins..
Já com Mu Away, desnevolvi um AP (Auto Potion), oque a própria moderação do game permite, por já existirem diversos macros...
Em D2, estou desenvolvendo alguns mods para ver como fica uma ideia ou outra...

Os jogos me ajudam muito a pensar e desenvolver, tanto é que jogar d2 e mu, me fez ter diversas ideias para desenvolver sistemas novos como um inventario volumétrico, cálculos de loot e até mesmo cálculos de batalhas, dentre outras coisas como uma RNA que aprende oque é sofrer um ataque e tem de se defender ^^

Adoro programar, principalmente quando se basea em algo que expressei ultimamente, como os jogos dos quais joguei e pretendo jogar mais.

É tão boa a experiência de pode sair da caixa e programar tudo oque vier na mente que as vezes da até medo da minhas próprias criações e/ou das criações de terceiros kkk.

Mas é isso kk, estes foram os jogos e minhas inspirações destes últimos dias, nada tão grandioso, mas obrigado pela atenção kkk
 
Voltar
Topo