🤔 Para Refletir : "Deus ajuda quem cedo farma." - Gui (Lummie)

O seu jogo NÃO é a Coca-Cola!

Colaboração Colaboração
"colore a minha vida com o caos do problema."
Postagens
195
Bravecoins
1.222
Fumiko EMOTE11.png

Opa, galera do Condado. Como vocês estão?
Aqui estou eu de volta na missão de me tornar uma Kardashian enquanto tento trazer conteúdo relevante que talvez possa ajudar a nossa comunidade com certos debates! E esse aqui pode ser um dos bem interessantes, vamos lá discutir porque o...


Seu jogo NÃO é a Coca-Cola!
Um erro comum, que até mesmo eu, já cometi por muitas vezes foi achar que poderia haver um problema comigo por determinada pessoa não se animar com alguma de minhas criações. Ora, eu coloquei empenho naquilo, não acho que seja algo ruim em um nível técnico... onde eu errei?
A questão é. Eu e você meu amigo, não erramos (a principio), talvez aquele jogador/leitor/ouvinte apenas não fazia parte do público alvo do seu jogo!
Então, devo portar a má notícia, nem todo mundo vai gostar do seu jogo. Mas, isso não impede que as qualidades técnicas sejam reconhecidas e o seu produto bem quisto por isso.

Mas... como saber para que tipo de pessoa meu jogo está sendo feito?
Pois bem, Bartle nos deu uma mãozinha ao identificar 4 tipos de players, sendo eles: Killers, Socializers, Explorers e Achievers.

Aqui vai uma rápida definição de cada um:

Killers

Esses players vivem pelos elementos competitivos do jogo. Eles são chamados de "Clubs" (Paus) porque gostam de "levar a competição". Eles adoram a oportunidade de competir (e vencer) com os outros jogadores. Não importa se serão tóxicos ou se quebrarão regras, para eles o objetivo é ser o vencedor.

Socializers

São indivíduos atraídos pelos aspectos sociais de um jogo, e não pela estratégia em si. Eles são os "Hearts" (Copas) do mundo dos jogos, porque se divertem mais ao interagir com os outros jogadores. Para eles, isso serve como o veículo social que permite se envolverem com outros e construírem relacionamentos interessantes.

Explorers

Players que buscam a emoção da descoberta, aprender sobre algo novo ou desconhecido. Referidos como "Espadas", porque tendem a cavar e descobrir coisas, os exploradores sentem uma onda de excitação quando descobrem um artefato raro ou um caminho secreto.

Achievers

Players que se concentram em obter algum nível de sucesso, medido por pontos, prêmios, bens materiais ou outros critérios de avaliação. Conhecidos como os "Diamantes", eles se esforçam para ganhar recompensas, reconhecimento e prestígio.

Os Tipos de Player de Bartle são definidos a partir de 30 perguntas aleatórias que identificam características associadas aos players definidos. O Teste de Bartle pode ser feito online no link disponibilizado, assim você pode saber qual Player você é de acordo com essa teoria.
No entanto essa pesquisa foi voltada para o universo de multi-user dungeons, ou jogos “MUDS”, o que tornava a classificação limitada para ambientes externos e outros tipos de jogo.¹

Há de se notar que, além destes 4 não serem atualmente os únicos tipos de jogadores! Existe a possibilidade de que, um player se torne a mescla de mais de um tipo.
Torna-se fundamental ao game dev produzir as mecânicas do seu jogo focados em conceder a melhor experiência possível para o tipo de jogador e público alvo escolhido. Por exemplo, em um jogo de gênero terror talvez você prefira criar mecânicas que valorizem o tipo Explorer.
Saber priorizar mecânicas no seu jogo que valorizam o tipo de jogador a qual ele se destina, ao invés de tentar abraçar todo o mundo de uma vez só pode render ótimos frutos ao seu projeto!

E você? Para quem é o seu projeto? Que tipo de jogador você é? Me conta ai!

Referências
1 O que são os Tipos de Player? E de qual tipo você é?
 
Dessas categorias listadas, a que mais me representa é o explorer, mas não estou certo de que eu seria esse tipo de player fundamentalmente. Eu aprecio exploração, seja para encontrar um item ou um local, seja para descobrir um fragmento de história, mas de um modo geral, eu aprecio games que me fazem sentir alguma coisa. Pode ser tristeza, emoção, alegria, terror, medo não importa. As sensações são decisivas no que tange permanecer interessado ou não num game. A primeira coisa que eu procuro em um game novo é a história, a narrativa, pois é por meio dela que me envolvo. Sou pouco afeito a games puramente mecânicos ou que trazem uma historia meramente conceitual, tanto que raramente jogo esse tipo de game, sendo eles exceções no meu repertório. Não à toa tenho um certo apreço por games mais contemplativos (como os "walking simulators"), ainda que eles possam também trazer outros elementos.​
 
Dessas categorias listadas, a que mais me representa é o explorer, mas não estou certo de que eu seria esse tipo de player fundamentalmente. Eu aprecio exploração, seja para encontrar um item ou um local, seja para descobrir um fragmento de história, mas de um modo geral, eu aprecio games que me fazem sentir alguma coisa. Pode ser tristeza, emoção, alegria, terror, medo não importa. As sensações são decisivas no que tange permanecer interessado ou não num game. A primeira coisa que eu procuro em um game novo é a história, a narrativa, pois é por meio dela que me envolvo. Sou pouco afeito a games puramente mecânicos ou que trazem uma historia meramente conceitual, tanto que raramente jogo esse tipo de game, sendo eles exceções no meu repertório. Não à toa tenho um certo apreço por games mais contemplativos (como os "walking simulators"), ainda que eles possam também trazer outros elementos.​
Estou nessa com você! Jogos precisam transmitir algum tipo de SENTIMENTO, essa é a parte mais importante da gameplay. Se sentir poderoso feito um deus grego combatendo monstros em God Of War, se sentir um gênio militar com War, sentir a vibração de cair o dano crítico naquele boss dragão no seu dado quando você só tinha essa chance de vencer ou sua party falharia em D&D, jogos são sobre isso fundamentalmente SENTIMENTOS! E se um jogo não é capaz de te fazer sentir algo, creio que seja quase impossível que você gaste muitas horas nele, certo? ^^

Também me junto a você sobre o explorer, mas com um pouco de archiever! O que fazer? EU AMO OS TROFÉUS! hahaha, obrigado por colaborar no debate com sua opinião.
 
Hoje o público alvo dos meus jogos, sou eu mesmo. Quero criar jogos que eu gostaria de jogar. Sou hobista e não tenho pretensão de ganhar dinheiro com isso, então faço por diversão. Além disso, em cada projeto me desafio em um aspecto diferente.

Como jogador eu sou bastante eclético. Gosto de jogos com design interessante. O gênero importa muito pouco. Apesar disso tenho minhas preferências: gosto bastante de visual novel (inclusive aquelas de sacanagem), jogos de puzzle e de rpg 2d.
 
Hoje o público alvo dos meus jogos, sou eu mesmo. Quero criar jogos que eu gostaria de jogar. Sou hobista e não tenho pretensão de ganhar dinheiro com isso, então faço por diversão. Além disso, em cada projeto me desafio em um aspecto diferente.

Como jogador eu sou bastante eclético. Gosto de jogos com design interessante. O gênero importa muito pouco. Apesar disso tenho minhas preferências: gosto bastante de visual novel (inclusive aquelas de sacanagem), jogos de puzzle e de rpg 2d.
Todos os meus primeiros projetos foram feitos com um pensamento parecido, onde a minha intenção era apenas estudar, mas nenhum viraria um jogo que de fato eu fosse postar ou algo do tipo.
 
Voltar
Topo