🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

OGG OU MP3?

Membro Membro
Postagens
75
Bravecoins
1
Desculpem a ignorância, porem eu gostaria de uma explicação mais simples sobre esses dois formatos de audio e em relação a qual seria mais util em suas finalidades das quais não sei, se poderem ajudar com essa duvida ficarei contente
 
Não sou expert nessa área então posso estar falando abobrinha, mas no geral o formato OGG é melhor pra jogos porque ocupa menos espaço que o MP3 para uma mesma qualidade sonora. Vale lembrar que tanto OGG quanto MP3 são formatos que precisam ser decodificados antes de serem reproduzidos pelo computador, o que causa uma certa carga extra no processador e pode causar com que o som demore um pouco para ser reproduzido. Por isso, pra efeitos sonoros curtos que precisam ser reproduzidos instantaneamente, vale a pena usar o formato WAV: ele não causa esse processamento extra e tem qualidade maior, mas ocupa bem mais espaço no disco que MP3 ou OGG.
 
Pelo que pesquisei, o OGG permite você criar loops na música de forma mais suave que com MP3, mas não sei o motivo...
 
Em suma, OGG (Vorbis) é um codec que utiliza uma compressão com aproximações inexatas, o que reduz o tamanho do áudio enquanto mantém sua qualidade. Como é open-source e gratuito, ao contrário de MP3, é o formato ideal para jogos de larga escala além do formato AAC (que é melhor e, inclusive, utilizado por estúdios grandes, porém não é gratuito).
Usar MP3 para produção comercial é possível, mas não é preferível pelos desenvolvedores.

(a propósito, é possível realizar loop em qualquer formato de áudio, visto que eles são vistos como simples streams de samples)
 
Nossa, todos mesmo conseguiram me ajudar a eliminar minha duvida... obg mesmo a todos. foi bastante informação de qualidade aqui.
 
[member=2188]Lithiunn[/member]
Creio que as ótimas explicações dadas pelos membros acima tenham solucionado suas dúvidas, mas gostaria de acrescentar que fiz um tutorial em 3 partes para a Make The RPG tratando justamente sobre esse assunto (na ocasião, sobre manipulação de loops).
Você pode conferir:
Parte 1 - Edição #11
Parte 2 - Edição #12
Parte 3 - Edição #13
 
Voltar
Topo