🤔 Para Refletir : "Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes." - InterPlay

Pretendo utilizar covers de músicas em meu jogo. Qual o risco do copyright me pegar, e o que eu deveria fazer para não ter problemas?

Membro Membro
Tereré é vida 🧉 🎮
Postagens
41
Bravecoins
174
Boa madrugada habitantes do condado.

Estou trabalhando em um jogo ambientado nos anos 40, e tenho ouvido algumas músicas desse período para pegar o "feeling" da época.
Acontece que certas músicas seriam "necessárias" para o tema do jogo, e gostaria de saber se eu fizer um "cover" da música (não sei se essa é a expressão certa) eu teria problemas com copyright.

Eu teria que regravar todas elas, já que a qualidade do áudio original da época não é das melhores. Daí a origem do meu questionamento.

Outra coisa que penso em fazer é uma nova composição com base em trechos de uma música específica para o tema principal do jogo. Nesse caso eu teria problemas com copyright, mesmo apenas baseando a melodia na música original, mas com uma composição completamente diferente?

Agradeço a atenção.
 
Boa madrugada habitantes do condado.

Estou trabalhando em um jogo ambientado nos anos 40, e tenho ouvido algumas músicas desse período para pegar o "feeling" da época.
Acontece que certas músicas seriam "necessárias" para o tema do jogo, e gostaria de saber se eu fizer um "cover" da música (não sei se essa é a expressão certa) eu teria problemas com copyright.

Eu teria que regravar todas elas, já que a qualidade do áudio original da época não é das melhores. Daí a origem do meu questionamento.

Outra coisa que penso em fazer é uma nova composição com base em trechos de uma música específica para o tema principal do jogo. Nesse caso eu teria problemas com copyright, mesmo apenas baseando a melodia na música original, mas com uma composição completamente diferente?

Agradeço a atenção.
Salve, Terere!

Olha, pra responder todas as perguntas claramente, me pergunto por que elas são NECESSÁRIAS para o jogo?

O que faz de uma música obrigatória para seu jogo?

Se você estiver precisando da música Eye of the Tiger porque seu jogo tem esse nome, é baseado na historia da musica etc., então o melhor caminho é você buscar uma forma de comprar a licença pra usar no seu jogo. Afinal, você precisa dela.

Agoa, se você precisar de uma música BASEADA no tema ou ambientação de uma música específica, existem dois caminhos:

1. Faça você mesmo;

2. Procure alguém para fazer pra você (como sugerido pelo Corvo).

Pense bem, se você vai refazer o arranjo de uma música e vai manter a melodia... Não é melhor refazer a melodia também?

Faça uma música nova, assim não terá problemas com isso.

E... É isso, Terere. Tente entender ou partilhar por que a necessidade daquela música específica.

Baseado na sua resposta, você pode escolher qual caminho seguir.
 
e gostaria de saber se eu fizer um "cover" da música (não sei se essa é a expressão certa) eu teria problemas com copyright.

Os direitos de copyright para música da primeira metade do século passado geralmente são de 75 anos após a data de publicação, então não acho que você teria problemas fazendo covers de músicas dos anos 30 e 40, já que elas estão por aí há pelo menos 80 anos. O problema seria em usar as gravações originais da música em si - nesse caso, pelo menos nos Estados Unidos, os direitos de músicas pré-1978 começam a expirar somente em 2028.

Nesse caso de música de época, acho que o uso das composições do período acaba agregando bastante ao jogo - contanto que sejam usadas em momentos especiais e não como substituição de uma trilha original. Exemplos muito bacanas de uso de música "real" de época são os de Bioshock e de Fallout - ambos os jogos têm sua própria soundtrack, mas também sabem usar gravações autênticas para reforçar a ambientação.
 
Voltar
Topo