🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos." - Eliyud

Projeto da Revista - O retorno

🤔Qual nome você acha que a revista deveria ter? Escolha 2: (A estilização pode ser vista depois)

  • Make the Minigame

  • Make the Game Extra

  • Make the Side-Quest

  • Make the Game: Second Quest

  • Make the Game: DLC

  • Make the Game: New Game+

  • Make the Game: Expansão

  • Make the Game: Player 2

  • Outro (especifique)


Results are only viewable after voting.
Excelente, Gui. Estamos com ideias bastante parecidas.

Ótimo, quem mais? @Jazz @Paradiddle @codingkitsune e quem mais quiser opinar, essa é a melhor oportunidade de dar feedback que vai moldar diretamente o projeto.

Hoje vou tentar levantar algumas metas de design e votação de alguns nomes possíveis pras próximas etapas, levantar qual mais material temos por aí.
 
Bom, o primeiro de tudo: acredito que a atualização da staff da MTG sobre essa reformulação vai alterar os planos, e muito. Então não me preocupo com os detalhes por ora. Devido à turma ser nova, acredito também que a rota da revista vá sendo corrigida no meio do percurso, e as dúvidas mais pertinentes sobre a estrutura surgirão com o carro já em movimento.

Não tenho respostas curtas, mas se for pra refletir sobre:

A equipe ficando bem azeitada, eu diria que a primeira edição ainda sai meio quadradona, até todo mundo entender a parada; um segundo número desenrola um pouco mais; lá pela terceira ou quarta já dá pra tentar fazer uma projeção do futuro, então esse seria um número bom. Isso, claro, contando que o projeto siga a grosso modo com o mesmo time, o que acho razoável de acontecer, mas não garantido, dado o histórico de colaboradores da MTG. Uma coisa não muito simpática a se pensar, mas perfeitamente plausível: todo mundo está com o maior fôlego até então, mas por quanto tempo ele dura?

Se for na filosofia de um projeto mais enxuto, bom, a Make The Game "Redux" poderia ter no máximo o nº de páginas da menor das MTG - que é a edição 7 com 30 páginas de conteúdo. Talvez um pouco mais pra abarcar escritores prolixos como eu. :ROFLMAO:

Se eu entendi bem as seções já existentes, não mudaria muita coisa.

O equilíbrio é bom, mas imagino que isso vá depender muito mais dos colaboradores. Eu chutaria que a MTG trabalhava com um "banco" de matérias, guardando artigos de algumas das áreas mais comuns (reviews, colunas opinativas) e encaixando em edições subsequentes, enquanto os temas mais complicados ou raros eram escritos sob demanda, pra completar as seções faltantes.

De resto, como falei antes:
MTG Fat, a principal: seções que normalmente exijam mais tempo para conceber (seja na escrita, revisão e/ou edição);
MTG Slim: seções que normalmente resultem em textos mais curtos, fáceis de produzir. Tutoriais técnicos demais ou matérias de pesquisa extensa poderiam atrasar a edição. Seções historicamente mais complicadas na MTG, como a parte sonora, poderiam se tornar totalmente opcionais nesse projeto, também pra não atrapalhar a velocidade de publicação.

Não vejo porque não, ocasionalmente, para ambas as revistas inclusive. Mas mais uma vez, vai depender de quanto o pessoal estiver disposto a escrever sobre. Suponha que algum tema ou série esteja em voga no momento por algum motivo, e o interesse de vários autores acabe convergindo pra ele (p.e. IA no desenvolvimento de jogos). Vai da visão que o organizador tiver na hora.

Um exemplo que gosto de usar do que imagino de uma edição temática é o que o nosso caro prof. Bento fez com seu extinto livro sobre Phantasy Star. Ele escreveu sobre sua história pessoal com o jogo e fez uma série de reflexões acerca disso, e pra completar fez um compilado reunindo a opinião de vários colegas da comunidade sobre. Ou seja, vários pontos de vista do mesmo assunto.

O que vier. O que eu acho é que a revista poderia não se preocupar tanto em focar no público "gamedev" e automaticamente reduzir suas parcerias a comunidades como o Condado ou o Centro. Existe por aí um público enorme fã de games, entre criadores e consumidores, e inclusive alguns canais no YT do pessoal daqui mesmo, produzindo tutoriais, lives de gameplay e mesmo vídeos de discussão/debate. Por que não pensar em alguma coisa em conjunto? Além disso, vale lembrar que não existem leitores e comunidades apenas no Brasil, mas por ora isso é apenas uma sombra de ideia.

No fim das contas, a revista será feita no tempo livre na base da pura paixão, e assim como a MTG, acredito que permitirá bastante flexibilidade tanto em número de páginas quanto em temas abordados.

Particularmente, eu enxergo esse projeto assim como eu enxergo o uso do RPG Maker: estou aqui como amador, e apertar demais o laço pode interferir muito em termos de motivação. Vamos fazer o que for possível a cada edição e enquanto todo mundo estiver se divertindo fazendo. O que der deu, e se não dar pra cumprir os planos à risca, paciência. Uma seção faltando ou uma quantidade de páginas irregular não é o fim do mundo.

Enfim, apenas algumas ideias soltas sem muita organização. Vamos ver semana que vem.
 
Última edição:
Bom dia amiguinhos revisteiros,

Seções: Não vejo a necessidade de termos nenhuma seção 'fixa'. Todas poderiam ser opcionais. Eu leria uma edição só com matérias de game design, level design e vá de retrô; também leria uma revista só com colunas, matéria de 'welcome', matéria de 'goodbye' e umas artes da galera do fórum; e também leria uma edição com 172 páginas de matérias de todas as áreas.
Talvez eu seja minoria nessa corrente de pensamento, já que uma revista assim talvez perderia um pouco o padrão de edição pra edição e isso talvez descaracterizasse um pouco a 'marca' da revista; mas já que ela vai ser um spinoff da MTG com as mesmas seções dela... algo assim não seria um problema para mim (como leitor). E daria mais flexibilidade para os criadores/redatores na hora da concepção.

Número de páginas: Vou seguir o exemplo de 2 colunas de 2 páginas, 2 matérias de 1 página para falar sobre o behind the scenes da edição, 2 páginas de arte, 2 páginas de propaganda. Considerando capa, essas coisas... Acho que ~14 páginas já seria o suficiente pra ter um 'começo/meio/fim'. ("Make the Game: Haiku?" :ROFLMAO:)
O RLRRLRLL comentou:
Se for na filosofia de um projeto mais enxuto, bom, a Make The Game "Redux" poderia ter no máximo o nº de páginas da menor das MTG - que é a edição 7 com 30 páginas de conteúdo.
Então se a menor edição da MTRPG/MTG teve 30 páginas e essa nossa proposta é uma spinoff da revista principal... daí metade dessa quantidade de páginas talvez encaixaria bem como um valor mínimo pra essa revista. (mínimo porque, né... se o pessoal empolgar, quanto mais melhor KKKK)

Edição temática: Tematizar sempre é algo bacana, na minha opinião, porque traz uma sensação maior de 'completude' pra parada. Foi algo que sempre quis tentar trazer mais pra MTG, seja através da coordenação e da organização de matérias que conversem entre si, seja através da nossa seleção de avatares temáticos kkkk.

Pra escolher um tema em si acredito que seria mais interessante fechar as outras pendências e discussões primeiro; mas aqui vão algumas sugestões de temas:
- Edição somente com conteúdo voltado para jogos 2D
- Edição somente com conteúdo sobre jogos de Visual Novel
- Edição somente com conteúdo de jogos de terror
- Edição somente com conteúdo de jogos publicados no Condado
- Edição somente com conteúdo revisado de outra edição da Make the RPG/Make the Game (Revisitar matérias antigas e reformular/aprimorar/estender o aprendizado e discussão).
 
Já já vou arredondar melhor as ideias apresentadas pra fecharmos um projeto, mas já que o Jazz citou alguns temas, pra colaborar com o banquinho de temas, posso falar de alguns atuais só que me vem de cabeça, sob o risco deles ficarem defasados em breve:

- O marco legal dos games (aprovado) e evolução da percepção pública dos jogos
- Inteligência Artificial e a autoralidade
- Preservação dos jogos eletrônicos (alô Ross! #stopkilinggames) <- escrevendo uma coluna sobre
- Diferentes paradigmas de diferentes engines
- Usos de alternativas open-source ou gratuitas no gamedev

Agora pra arredondar com os comments do @Jazz e do @Paradiddle :

Edições - não é que precise ter um número exato ou fixo, é normal gente desanimar, a equipe mudar, etc. É somente para termos ideia do quanto de commit o cara terá que ter pra fechar um ciclo. E com sorte planejar com antecedência, coisa que o povo teimou muito em não fazer na Make rsrs

Páginas - É literalmente o menos importante, por isso estimamos algo baixo como 20 e poucas a 30. Quase 10 vão só de obrigação/formalidades e das restantes, elas não são cheias de texto, também considera imagens, então o que conseguirmos, com certeza vai dar bom

Seções - O Paradiddle é fã e leitor assíduo mesmo e já captou os segredos de produção rsrs Se possível nessa revista não quero nada como demanda, que se pareça com conteúdo que tem que estar lá só por "obrigação", para "tapar buraco" ou preencher o álbum de figurinha como falei. Por isso quanto menos fixas as seções, o melhor. A meta também não é competir com a Make, então será um esqueleto de revista com algumas matérias mais espontâneas o que creio ser bom negócio.

Edições temáticas - Há mil assuntos interessantes, mas teremos que toda edição commitar a um. Não quero que isso limite a criatividade e sim acenda ela. Se o time estiver a fim, faremos, e temas legais não faltam.

Parcerias - Público de RPG Maker, gamedevs indies, galera com seus podcasts, youtubers, amantes de jogos antigos e muito mais, todos esses estão mais que convidados. Tá tudo num plano de marketing e divulgação que estou escrevendo. Não vamos limitar público.

E vamos que vamos. Sim, espero que com o Dob isso mude algumas coisas? Se sim, com toda certeza vai ser pra melhor.
 
Última edição:
Ainda queria feedback do @codingkitsune que estava bem ativo nesse tópico. Mas até agora, vamos ver se já fechamos essas questões pra ir para algumas outras metas importantes.

Edições: 4 ao longo de um ano pra se planejar, mas ir "pegando o jeito da coisa" no caminho e reajustar depois
Páginas: Umas 20 e pouco a 30 como mínimo, mas isso é o de menos.
Seções: Poucas seções fixas (capa, colunas, talvez entrevista) e o resto como matérias livres (nada de seções fixas como histórias, comandos, game design, estúdio, etc. como obrigatórias, mas as matérias podem tratar de temas dessas áreas)
Edições temáticas: Reunir temas e colocar para votação depois de fechar a especificação de design (revisando ela)
Parcerias: Quem quiser chegar junto tá valendo. Olhar e contactar parcerias anteriores. Sondar parcerias potenciais. Vide plano de marketing (revisando aqui)

Se todo mundo concordar, podemos seguir. Logo mais conversaremos sobre as metas/especificações de design. Mas espere, ainda tem mais!

Já tava com ideia mais ou menos parecida antes, e o Jazz meio que apontou nessa direção e creio que ninguém aqui teria problema também, mas de fazer "re-edições da revista" da Make. O que seria isso? A gente pegar matérias antigas e fazer umas revistinhas com elas. Como forma de treino, no software da sua preferência (quero ver quem vai fazer no Paint rsrs). Não pensei exatamente para re-publicar, mas sim como forma de treinar a editoração eletrônica, elas não seriam lançamentos.

Se for pra fazer um remix da Make, beleza, é uma ideia legal, mas aí teríamos que fazer um bom processo de filtragem e votação dos melhores conteúdos e isso é uma coisa que vai demandar um tempinho e acho que por hora foge do foco, mas que podem ficar livres para ir fazendo/adiantando se quiserem que assim que eu terminar de fechar umas coisas aqui eu chego junto.
 
Acho essa estrutura fechadinha e um ótimo ponto de partida.

Quanto a edições "revisadas", poderia ser algo que eu havia pensado até na questão das revistas temáticas: faz uma edição especial compilando os artigos por seção. Por exemplo, uma edição especial com todos os artigos sobre programação, uma com todos os tutoriais multipartes reunidos de uma vez, uma com todos os textos retrô, uma só com as resenhas, e por aí vai. Pra não ficar só na repetição, os colaboradores novos poderiam ainda fazer um ou outro artigo no mesmo tema, mas inédito, pra ir junto no pacote.
 
Acho essa estrutura fechadinha e um ótimo ponto de partida.

Quanto a edições "revisadas", poderia ser algo que eu havia pensado até na questão das revistas temáticas: faz uma edição especial compilando os artigos por seção. Por exemplo, uma edição especial com todos os artigos sobre programação, uma com todos os tutoriais multipartes reunidos de uma vez, uma com todos os textos retrô, uma só com as resenhas, e por aí vai. Pra não ficar só na repetição, os colaboradores novos poderiam ainda fazer um ou outro artigo no mesmo tema, mas inédito, pra ir junto no pacote.
Não ironicamente já pensei nisso, umas espécies de compiladões.

Mas da mesma forma que os relançamentos, por questões de foco no projeto do spin-off não posso focar agora.

Mas quem quiser encabeçar o projeto, pode elaborar a proposta e me encaminhar, que vou apoiar assim que a situação folgar com o projeto atual.
 
eu to um pouquinho ocupado essa semana, entao na( estou muito ativo.
Em geral estou de acordo com tudo aqui
4 edicoes por ano me parece razoavel, e a qualidade me parece ok
nao tenho um parecer sobre os temas
e sobre o nome, sinceramente todos sugeridos estao ok
mas me falta um senso de pipeline aqui

eu diria que precisamos de uma "receita", um processo, de como fazer a revista acontecer.

Algo como
1. selecao de tema da revista e definicao de deadlines
2. redacao e selecao de artigos
3. revisao e qa check dos artigos
4. criacao de assets visuais e materiais extras
5. montagem da revista
6. material de marketing e organizacao de posts
7, publicacao
8, erratas e updates

nao to dizendo que essa eh a formula correta, mas gostariamos que tivessemos um processo definido e que a gente pudesse seguir sem ter medo e sem o risco de empacar a revista em alguma etapa

e negocio eh, definir esses passos e dar tempo maximo para cada um, o negocio eh entregar e nao tentar ficar seguindo a sombra da antiga revista. como o @Rafael_Sol_MAKER disse, as primeiras edicoes va) sair quadradas, mas com o tempo melhora
 
Mas você está mais que certíssimo @codingkitsune . Só que esse pipeline é pra execução prática.

O que estava cuidando é apenas de resolver as pendências com relação à proposta, até pra ter certeza de que tá mais ou menos todo mundo na mesma página e que potencialmente não estaríamos atropelando a Make original.

Já fechei alguns detalhes de metas de design e revisei umas coisas com o pessoal hoje durante a tarde de hoje. Já escrevi um presságio de uma base de plano de marketing, mas é só pra gente evitar se debater nesses detalhes depois.

Prefiro gastar esse tempo devido com o planejamento dessas picuinhas pequenas logo pra gente se livrar disso, e acredito que ainda hoje devo conseguir fechar a proposta formal do projeto e podemos fazer votações do nome da revista e conteúdos.

Como algumas pessoas que contactei ainda não responderam, alguns conteúdos podem demorar mais que outros, mas assim que terminar a burocracia caberá a iniciar já em ritmo total pra fazermos os primeiros drafts. Essas são por alto as specs que fechamos na forma que estou colocando aqui no documento (se tiver algum erro por favor me corrijam!):

PROJETO DE REVISTA SPIN-OFF

Proponentes: Rafael Sol Maker (RSM), Gui, Paradiddle, Jazz, codingkitsune (mais outros a serem revelados)
Nome de Projeto: MtG Spin-off
Nomes funcionais possíveis: Make the Minigame, Make the Game Extra, Make the Side-Quest, Make the Game: Second Quest, Make the Game: DLC, Make the Game: New Game+, Make the Game: Expansão, Make the Game: Player 2

Objetivo geral: A presente revista não tem por objetivo eclipsar a Make, apenas dar vazão aos conteúdos escritos atendendo à comunidade que demanda uma revista, criar buzz positivo e "esquentar o nome" com um projeto paralelo para que tenhamos interesse para uma possível volta da MTG, dando mais tempo para a staff da revista re-organizar e produzir. Para tanto a presente revista será uma revista mais simples, menos complexa em estrutura e com número menor de páginas, que tome liberdades criativas que façam com que ela não interfira diretamente com a Make original. O objetivo é que essa revista seja paralela a que não interfira na montagem ou organização da Make, sendo possível de se manter os dois projetos em consonância.

Metas Generalistas:
  • Um ano de publicações, o que daria umas 4 edições previstas
  • Pelo menos 25-30 páginas por edição
  • Taxa de conteúdo tem de ser maior que 70% (21 de 30 páginas)
  • Direção de cada edição pode ser iterativa, trocando de membro a coordenar
Observações das Seções:
  • Fusionar Expediente com Staff numa página só
  • Colunas opinião priorizar serem curtas (até 2 páginas)
  • Não terá BraveArt e cartinhas =’(
  • Entrevistas serão opcionais
  • Não terá seções temáticas fixas
  • Apresentar algum projeto ou jogo da comunidade
  • Deverá ter 2 ou 3 matérias além da Matéria de Capa
Detalhes de marketing/divulgação, metas de design, plano diretor de montagem da edição piloto já estão a caminho. Ah e claro, se quiser já podem votar em seus nomes favoritos.
 
Última edição:
Votação do nome valendo! Se tiver sugestões, corram que ainda dá tempo de acrescentar e mudar de voto.

Em breve espero podermos fechar as metas de escrita junto com vocês. Qualquer dúvida me mandem PM ou estarei no Discord também. Agora com você uma prévia do que estou escrevendo como dicas pra gente mover as engrenagens. Ainda tá cru o texto, fiquem a vontade pra sugerir melhorias.

Provavelmente precisaremos de 2 pessoas, uma pra ver as parcerias já existentes e outra pra poder sondar novas parcerias possíveis. As instruções disso darei em separado depois caso aprovemos os pontos a seguir.

MARKETING E DIVULGAÇÃO
Alguns pontos gerais:

1. Fazer acordo de divulgação com pessoas, comunidades e sites parceiros com antecedência, uma vez fechado um plano de parceria que beneficie ambos, podem ser "trocados banners" e até apresentadas edições com antecedência (máx. de 1 semana) para que os parceiros possam preparar conteúdo relativo se assim eles preferirem, contanto que não divulguem demais o conteúdo da revista antes do lançamento. O que cada um fará terá que ser acordado os termos entre ambas partes de maneira que fique registrada por escrito, como p.ex., por e-mail.

2. É preferível que os próprios parceiros criem suas artes de divulgação, para que melhor aproveitem o espaço de uma página toda, seguindo o padrão da revista (página tamanho carta, 8,5 x 11 polegadas), preferivelmente em formato de indesign ou vetorizado ou similar para garantir a máxima qualidade (pode ser até MSOffice ou PDF). Em caso de imagem, se possível em alta qualidade (300dpi).

3. Divulgação pode se dar, não se limitando à: postagem nos sites e blogs; como destaques em postagens em fóruns; serem comentados em podcasts, se possível em programas exclusivos para tal; divulgação em servidores de Discord; vídeos no YouTube ou outra plataforma de vídeos, seja como vídeo, seja em formato de “short”. Assim como nas parcerias, a divulgação pode falar livremente a respeito do conteúdo, contanto que respeite a data de lançamento da edição.

4. Criar postagem no Condado, mas também abrir outros canais de feedback, como e-mail, comentários em vídeo, canais em servidor de Discord exclusivas à revista, se não houverem, e afins. É preferível ter boas formas de juntar a cumular todo esse feedback, especialmente para uso da Make the Game original.

5. Criar plano de promoção próximo ao lançamento de alguma edição, fazendo divulgação com certa antecedência, participação em podcasts ou vídeos a respeito, colocar colaboradores da revista falando sobre o projeto em diversos locais, criando buzz positivo, tornando o projeto algo mais público, visando atingir melhor o público-alvo e identificação com o público alvo.
 
Atualizando a todos, já temos o plano de metas de escrita e design bem elaborados e revisados, de já agradecendo às colaborações que tivemos pra redigir eles.

Com isso espero que imagem de uma revista esteja aos poucos se concretizando com vocês. A votação do nome está valendo até segunda que vem e está bem acirrada, vamos esperar pra ver se alguém vai querer desempatar.

Os números e estatísticas de todas as edições da Make dei uma pausa por que a overview já deixou claro o que tem e o que falta, e onde estão alguns dos nossos pontos fortes e fracos. Por isso vamos seguir pra outra coisa.

Como comentei antes, um breve desafio que passo agora vai ser o de pegar matérias de qualquer edição e montar sua própria Makezinha. Não precisa ser nada profissional, pode ser no software da sua escolha. O objetivo é que todo mundo pegue alguns dos conceitos que vão ajudar na editoração lá na frente, mas também ir sentindo as águas de como o processo de fazer uma revista é, de como a gente vai concretizando desde uma ideia até algo pronto, ou seja puxar algo do mundo das ideias e trazer para o mundo real virtual. Vou fazer uma também e já estou selecionando alguns materiais.

Essa é uma ótima oportunidade para que vocês convidem mais pessoas para poder participar do processo de elaboração, não que nada aqui não possa mudar, mas agora é uma oportunidade ímpar de poder aprender muita coisa legal, quem chegar depois já deve pegar o bonde andando.

A partir da semana que vem quero iniciar um projeto de edição piloto e fechar mais algumas coisas, agora deixo o tempo para que todos revisem e revejam tudo com cuidado e se possível se debrucem um pouco no projeto da sua própria Makezinha pra poder respirar esse ar e ter ainda mais inspiração pra seguirmos adiante.

E vamos que vamos!
 
Só pra dar uma atiçada nos ânimos do pessoal aqui
Olhem a capa que fiz para a minha makezinha
 

Anexos

  • Laranja Preto Carro Estrada Aventura Capa de revista_20240508_063858_0000.png
    Laranja Preto Carro Estrada Aventura Capa de revista_20240508_063858_0000.png
    1,7 MB · Visualizações: 10
Só pra dar uma atiçada nos ânimos do pessoal aqui
Olhem a capa que fiz para a minha makezinha
Huashaushaushaushaushau, até logo/nome próprio tem. Achei muito show de bola! Esse é o espírito.

Já tenho uma ideia dos materiais mas a minha ainda não comecei a montar. Pensei em pegar um software bem inusitado pra ver os resultados.

E vamos que vamos!
 
Bom, eu tentei
Já pode ver que design não é o meu forte xD
OBS: Não se importem com o texto da introdução e conclusão, criei eles antes de fazer a capa e dps fiquei com preguiça de refazer td, então só usei eles do jeito que estão mesmo
 

Anexos

  • Gui The Maker.pdf
    2,2 MB · Visualizações: 11
Voltar
Topo