Oh, então essa era a discussão que você mencionou, Jazz! Vamos lá então, vou deixar minha opinião!
Olha, eu admito que estou bem por fora do que a comunidade maker anda fazendo de forma geral, então não sei se já está se tornando comum adicionar voz original ou dublagem (a propósito, valeu por explicar a diferença!) em jogos de RPG Maker. Mas se a gente considerar o quanto a comunidade mudou nos últimos anos, é bem possível que esse seja o passo seguinte nos próximos anos, se já não o estiver sendo agora.
Lembra da época em que era incomum alguém fazer um jogo de RPG Maker com algo mais do que o RTP? Até mesmo os recursos customizados geralmente eram em si apenas edições do RTP. Jogos comerciais eram raríssimos, e quando apareciam, quase ninguém dava bola, se é que alguém dava. Só o que a comunidade maker queria era brincar -- e aqui eu enfatizo,
brincar -- de fazer jogos, sem qualquer compromisso.
Isso obviamente mudou, e fazer jogos só por fazer parece ser a rara exceção hoje em dia. Perdi a conta de quantas vezes eu vi tópicos do tipo "
jogos de RPG Maker vendem bem?" ou "
por quanto eu posso vender meu jogo?" no fórum oficial ao longo dos anos, e é capaz de que eu veja ainda mais até o fim do ano, isso sem nem mesmo frequentar o fórum diariamente. Mesmo alguém que não queira vender diretamente o jogo, cogita pelo menos aceitar doações em plataformas como a itch.io.
Mas pessoalmente, eu acho que chegamos a um ponto em que nem mesmo fazer um jogo com gráficos originais impressiona mais. E aqui eu não estou me referindo à qualidade dos gráficos em si, mas ao mero fato de se usar gráficos originais. Simplesmente se tornou algo comum. É claro que isso ainda é algo que indica mais esforço e dedicação dos envolvidos, mas eu já percebi que para muitos makers na comunidade atual -- principalmente os veteranos --
isso é o mínimo que se deveria fazer.
Agora o mesmo talvez ainda não possa ser dito de vozes originais ou dublagem! Eu não sei dizer se um jogo com voz original mas gráficos genéricos me chamaria mais atenção do que um jogo com gráficos originais mas sem nenhuma voz... Acho que isso varia de jogador para jogador e de projeto para projeto. O que eu posso afirmar é que um jogo tanto com gráficos originais quanto com vozes tem
no mínimo o triplo de chance de chamar minha atenção!!
Ebaaa, então eu já vou começar a colocar vozes originais no meu projeto!! Opa, muita calma nessa hora, haha! Antes de tomar uma decisão drástica por conta da opinião de apenas uma ou duas pessoas -- o que eu vejo acontecer com uma lamentável frequência, tanto nos fóruns quanto nos servidores (e não só de RPG Maker, vejam bem!) -- pare e pense se você realmente vai querer adicionar mais uma camada de trabalho duro na sua rotina.
Mas é só gravarem as vozes, aí eu coloco no meu jogo e pronto, ué!! Não, não é, meu querido ou minha querida. Os dubladores não vão te mandar arquivos de áudio separadinhos e bonitinhos para serem inseridos diretamente no seu jogo. Eles vão gravar cada fala no mínimo duas vezes e então te enviar tudo no mínimo possível de arquivos (geralmente um só). O resto é com você, caro ou cara maker. E por "resto" eu me refiro a: ouvir as falas mais de uma vez para escolher qual das entonações você vai usar, depois recortar as partes que você escolheu em dezenas, talvez centenas de arquivos individuais, depois fazer toda a chatice do pós-processamento para deixar todas as falas no mesmo volume... Ah, e claro, depois é só colocar no seu jogo.
Piadas à parte, o processo que eu descrevi talvez não seja o certo ou o mais recomendado, mas isso só prova o meu ponto: inserir vozes no jogo é mais uma camada de trabalho duro e você deve pensar duas ou mais vezes antes de se empolgar e sair procurando dubladores. Até porque no caso -- infelizmente provável -- de você desistir do projeto, a menos que você tenha remunerado muito bem os dubladores pelo trabalho deles, terá sido uma baita falta de respeito com o tempo e esforço deles.
Enfim, se for para colocar vozes no seu jogo, caro ou cara maker, pelo menos espere até seu projeto estar em um estado bem avançado de desenvolvimento. Até porque assim você já vai ter mais chance de atrair gente para ajudar com as vozes, seja gravando as falas, seja cuidando do pós-processamento. Mas a questão de usar ou não vozes originais cabe somente à você! Lembre-se que
o jogo é seu, e se você o fizer pensando apenas na opinião de poucas pessoas, imagina como você vai se sentir se no final essas mesmas pessoas sequer jogarem seu jogo, haha!
Bem, espero ter contribuído de alguma forma! Desculpa o textão. >.<