🤔 Para Refletir : "A pressa é a inimiga do grinding." - Moge

Rm2k - FullScreen falso + Screenshot por tecla

Membro Membro
Postagens
130
Bravecoins
205

Por que essa ferramenta foi criada:
Os jogos feitos com o Rpg Maker 2000 possuem a função de tela cheia, porém neste método não podemos:
  1. Abrir janelas de outros programa por cima, mesmo que tenham a opção "Alway On Top"
  2. Alternar rapidamente entre as janelas do Explorer com Alt+Tab (Área de trabalho do Windows)
Isso acontece por que o RPG_RT.exe altera a resolução do monitor para 320x240 quando está em foco, mesmo que o monitor não tenha essa opção, pois era assim que as máquinas com sistemas operacionais anteriores ao Windows 7 funcionavam:


Muitos computadores atuais ao abrir um jogo feito com Rm2k podem gerar um erro de DirectDrawn, acho que foi o erro DDERR_UNSPORTED.
Isso pode ser resolvido pelo jogador alterando o modo de compatibilidade ou mesmo forçando o jogo a iniciar no modo janela.
Mas isso frustra o jogador, então pensei em uma maneira de fazer isso sem precisar alterar o código-fonte do RPG_RT.exe.
  • Esta ferramenta é exclusivamente para uso com a versão Steam RPG_RT.exe (1.6.1).
  • Eu não preparei isso para funcionar pelo editor por que acho desnecessário, o foco é o jogador ter a experiência
Eu sei que já existem pelo menos duas ferramentas que fazem isso, mas um tem problema ao usar as teclas F4 e F5 e a outra que ficou bem instável no Windows 8 e Windows 10. A ideia aqui foi tentar apenas tornar a experiência o máximo agradável para o jogador.

Assim como o Rm2k Tools, fiz esta ferramenta porque tenho muito carinho por esta versão do RPG Maker e porque gostaria de mantê-la no site oficial sem violar os termos de uso, ela foi feita como um presente para outros usuários deste editor, então, por favor, em vez de reclamar é só baixar e se gostar deixa um like no tópico e no vídeo, isso não dá trabalho nem demora, algo que não deveria ser necessário pedir.

Como instalar no seu jogo:
Apenas copie ou mova para a pasta do seu projeto e execute-o.
As configurações padrões são:
  • A janela fica proporcional à resolução do monitor sem cortes, com barras escuras nas laterais (Aspect Ratio)
  • O jogador não pode mudar para modo Esticado
O Game.exe usa o RPG_RT.ini para armazenar as configurações.
Para forçar o jogo iniciar em modo esticado insira a seguinte linha:
Ini:
Stretched=1

Para permitir que o jogador alterne entre modo esticado e modo proporcional insira a seguinte linha:
Ini:
F3Enabled=1
Toda vez que o jogador pressionar a tecla a configuração atual vai ser salva, assim dá próxima vez que ele for jogar a tela vai estar da mesma maneira.

Trocar a teclar de captura de tela ou desabilitar captura de tela (Screenshot):
Ini:
ScreenshotKey=F7
As opções disponíveis são:
F1, F2, F6, F7, F8, F9, F10, F11 e 0 ou qualquer outro valor para desabilitar
Se não for definido um tecla a tecla [F2] vai ser definida automaticamente.
Se desabilitar a pasta da Screenshot não será criada no arranque do jogo.

Se o jogador Segurar a tecla [Ctrl] e apertar a tecla de captura a pasta aonde as imagens são salvas vai ser aberta no Explorer.

Mudando o caminho para a pasta de capturas de tela, exemplos:
Ini:
ScreenshotPath=%UserDocs%
Opções disponíveis são:
%UserDocs% → C:\users\{Pasta do usuário}\Documents\{Mesmo nome da pasta do jogo}
%UserPics% → C:\users\{Pasta do usuário}\Pictures\Screenshots\{Mesmo nome da pasta do jogo}
%UserRoaming% → C:\Users\{Pasta do usuário}\AppData\Roaming\{Mesmo nome da pasta do jogo}

Denifir o nome da pasta:
Ini:
ScreenshotFolder=Snapshot
Não pode usar símbolos, veja alguns exemplos:
ScreenshotFolder=Snapshot
ScreenshotFolder=_Screenshot
ScreenshotFolder=Fotos
ScreenshotFolder=Capturas

Se tentar usar o sinal "%" vai acontecer isso:
ScreenshotFolder=%WinDir% → C:\users\{Pasta do usuário}\Documents\WinDir

Como funciona:

Ao iniciar o Game.exe ele abrirá automaticamente o RPG_RT.exe que está na mesma pasta no modo janela, a barra de título será removida, a janela será maximizada (modo forçado) para o tamanho da resolução do monitor atual e será aplicado transparência de "1" para torná-lo invisível.
Em seguida, ele criará duas GUIs:
  • A GUI de fundo mostrará as barras pretas nas laterais no caso de usar FullScreen no modo proporcional.
  • A outra GUI será o espelho do jogo, onde é usado a API Gdip.ahk para espelhar a janela transparente.
A parte mais difícil foi restaurar a janela que espelha o jogo após ser minimizada junto com o processo RPG_RT.exe.

Como a ferramenta está vinculada ao PID do RPG_RT.exe que ela iniciou, não há risco de ser confundida com outro jogo aberto ao mesmo tempo.

Download:
https://www.mediafire.com/file/iuv9m0vhwiglzin/Rm2k-FakeFullScreen.zip/file
Password:
Código:
rpgmaker2k

Se houver um alerta de vírus, não tente executá-lo, copie as informações do alerta e mostre-as aqui.
Por algum motivo, alguns antivírus apresentam um alerta de falso positivo, mas por motivos de segurança é melhor verificar.
 
Última edição:
Mudanças:
  • A tecla F6 que alterna o modo da tela foi trocada pela F3 (Para o jogador)
  • Foi incluído a tecla F2 para capturar uma imagem de tela e salvar em formato PNG (Para o jogador)
  • Opção de mudar a tecla configurando o RPG_RT.ini incluida (Para o desenvolvedor)
  • Opção para definir o destino das capturas de tela configurando o RPG_RT.ini (Para o desenvolvedor)
Eu não pude deixar as opções de configurações muito "livres" para o desenvolvedor pelo fato do mesmo achar que incluir um caminho por extenso iria funcionar para todos os jogadores...

Se alguém precisar que modifique algo ou tiver uma sugestão do que possa ser melhorado poste aqui por favor, claro que desde que faça sentido e seja bem explicado.
Levando em consideração que muitas coisas são limitadas por que essa ferramenta não modifica o código fonte do RPG_RT.exe, então eu vou precisar analisar e fazer testes para saber se é possível.
 
Última edição:
Voltar
Topo