🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

Membro Membro
Postagens
45
Bravecoins
1
RODANDO JOGOS
RPG MAKER MV EM ANDROID

Já rodei tanto atrás de uma solução que já estava desistindo. Encontrei diversos métodos e os únicos que ainda deram "bons resultados" foi o XDK (que apresentou melhor desempenho no meu celular) e o que irei vos apresentar agora.

Website 2 APK Builder
https://websitetoapk.com/

É um programa comercial mas há uma opção gratuita. Mesmo que limitado ele atende a tudo que eu precisei de forma simples, rápida e prática. Então, vou lhes contar como consegui atingir meu objetivo com essa ferramenta. POR FAVOR, LEIA TUDO ATÉ O FINAL PARA EVITAR PERGUNTAS ONDE AS RESPOSTAS JÁ ESTÃO AQUI. Vamos lá.

Os 7 passos que fazem "mágica"!
Brincadeiras a parte, irei explicar cada etapa e mais abaixo mostro uma imagem que irá ajudar.

  1. No seu RPG Maker MV, clique em "Arquivo > Implantação" e logo depois marque a opção "Android/iOS". Escolha um local de saída e OK.
  2. Faça o download e instale a versão FREE do Website 2 APK Builder.
  3. Abra-o. Se você não tiver o JAVA instalado em seu PC, ele vai pedir para instalar. Pode realizar o processo sugerido e instalar. Depois reabra o programa. Se perguntar se você tem uma licença, continue usando a versão gratuita.
  4. Quando abrir, na parte de cima/esquerda, marque a opção “Local HTML Website”. (IMAGEM 01)
  5. Mais abaixo, tipo no meio/ultima linha, clique em "Choose Folder" que fica na frente de "Directory of Local Website". Procure pelo diretório “www” criado no passo 1. (IMAGEM 01)
  6. Modifique outras opções se desejar. Algumas coisas estão limitadas e só podem ser usadas na versão PRO, mas o que vem liberado já serve bem.
  7. Você ja pode clicar em "Generate APK" que fica na parte de baixo e em vermelho. Assista ao processo que não deve demorar muito. Claro que isso depende do tamanho do seu projeto, mas comigo não demorou tanto. Achei BASTANTE rápido.

A grande imagem e explicando o que precisa ser explicado nela!
Application Title = Título do APP
Landscape = Marque pro jogo iniciar "com o celular inclinado". E não "em pé".
Output Directory = É onde vai ser criado o APK. Clica em CHANGE.
Fullscreen = Eu deixei marcado. Não sei o que faz se não tiver.

IMAGEM 01
9c2Gzb2.png

Agora pronto!
Rapaz, acho que não fica faltando nada. Só pegar o APK gerado e passar pro teu celular. Lembre de ativar aquele negócio de "Fontes desconhecidas" já que o APP não vai vir da PlayStore.

As perguntas que podem sair mas acredito que alguém ainda vai perguntar.
- Como é o desempenho?
Achei normal. Mas pode variar muito entre os modelos de celulares.

- Qual celular você usou?
Usei o LENOVO A7010

- É melhor que o XDK?
Rapaz, não sei. O meu celular o XDK rodou melhor mas da muito trabalho.

- Você recomendo o XDK?
Não. Apesar de ter tido um desempenho melhor, no meio desse ano ele vai parar de funcionar, então melhor correr atrás de método que funcionam e devem continuar funcionando.

- Você tem alguma dica?
Sim. Se quiser testar o FPS do jogo, basta criar um evento e chamar o seguinte SCRIPT:
Código:
Graphics.showFps();
Coloca um evento pra executar em paralelo ou então ativar e depois apagar/mudar de página. Esse código funciona rodando em qualquer dispositivo.

---
Originalmente descoberto por Warlyte, usuário de um fórum gringo.
---

Enfim, espero ajudar quem precisar. Qualquer dúvida, postem aí.
Abraço.
 
Esse programa é super leve e ótimo pra quem quer fazer jogos pra Android com o RPG Maker MV \o/

O conselho que dou é pra usar esse programa para testes do jogo e na versão final do jogo usar o XDK ou outra mais sofisticada. Eu sempre busquei alternativas pra fazer o apk dos jogos do mv de maneira rápida e sem ter que ficar hospedando e baixando nada e esse programa foi o que fez o que eu precisava XD

Alguns detalhes a mais do APK feito nesse programa:

> A opção de fixar em portrait ou landscap não está funcionando, então pra quem quer limitar pra deixar a tela fixada fica meio chato de usar.
> Só funcionará o apk em celulares com Android 5.0 ou superior.

O [member=136]Crixus[/member] deve saber outras limitações, eu e ele estávamos testando umas semanas atrás.
 
O método para forçar usar Landscape ou Portrait não funciona:
https://websitetoapk.com/forums/44-app-orientation

Se você tiver outros compiladores ele pode dar problema, eu mesmo não consigo usar mais esse software.
 
Aqui funcionou perfeitamente, mas lendo o link postado por [member=136]Crixus[/member], é dito que foi consertado. Logo ele será uma das alternativas mais usadas, pois o XDK irá parar de funcionar agora no meio do ano (Pelo menos está dito isso no site/plataforma).
 
Não consegui compilar pelo XDK, trava na metade, ele é horrivel pra projetos muito grandes.

Esse programa que vc apresentou parece interessante, mas a dúvida é:

Qual a diferença técnica entre compilar com esse programa e utilizar o método descrito no help do rpg maker utilizando o crosswalk? O que torna o desempenho melhor se compilado por este programa?
 
lem4fia comentou:
Não consegui compilar pelo XDK, trava na metade, ele é horrivel pra projetos muito grandes.

Esse programa que vc apresentou parece interessante, mas a dúvida é:

Qual a diferença técnica entre compilar com esse programa e utilizar o método descrito no help do rpg maker utilizando o crosswalk? O que torna o desempenho melhor se compilado por este programa?

[member=1309]lem4fia[/member]

Com o XDK você tem que enviar pro servidor e depois baixar, dependendo da velocidade da internet é horrível esperar.

Só pra ter ideia, enviei um jogo de 10MB com as conversões que o XDK faz e tudo mais ele retorna um arquivo .zip pra você baixar, com dois apks dentro, no caso do meu jogo retornou dois apks um de 25MB e outro de 35MB.
Ou seja, pra mim é totalmente inviável ter que ficar hospedando e baixando toda hora 60MB com o XDK.

A outra alternativa é o tutorial oficial da engine, meu deus é do demônio se tem que baixar um monte de programas, fazer um monte de coisas, etc.

Agora com esse programinha do tópico:
Baixe o programinha, 12MB apenas.
Não demora nem 5 minutos pra você fazer o apk do seu jogo com ele, como mostrado no tópico.
Ele faz o apk do seu jogo direto no pc, sem necessidade nenhuma de ter que enviar pra depois ter que baixar. Só pegar o apk feito e passar pro celular e ser feliz testando :D

Minha experiência: Como eu já comentei com algumas pessoas, na época que tava tentando testar meu jogo tava usando o XDK. Depois de uma meia hora pra fazer o apk e ainda ter que baixar os 60MB, deu error que eu tinha um arquivo com nome de "$borboleta - Cópia" e não é aceitado acentos nos nomes dos arquivos. (Esse erro deu só no celular)

Até aí tudo mal, demorei muito com essa internet lixo que tenho pra ter que fazer o apk e baixar, porém resolvi fazer de novo .-.
+ 60MB, + meia hora, + nome do arquivo mudado heheheh.

ERROR DE NOVO!!!!

A fonte não era suportada no Android, meu deus. Desisti, procurei alternativas pra fazer o apk rapidinho e achei o link dum carinha na rpgmakerweb um mês atrás. Pedi pra testarem no chat, o Crixus testou e falou que tinha funcionado, testei no meu celular com Android 4.4 e não pegava. Resolvi att a versão do meu Android e pegou \o/

O apk do meu jogo de 10MB ficou cerca de 12-15MB.

Mas como disse, é bom fazer o apk dele pra ir testando o jogo, conforme for fazendo. Na versão final usar as outras alternativas pra melhor desempenho e segurança.
 
[member=8]FelipeFalcon[/member]

Exato, pelo XDK pra mim é iviável tbm, pois o meu projeto não chega nem a upar no server huahuhuauhau.

Agora pelo metodo do tutorial do maker eu não achei ruim, faço o apk com um simples comando pelo terminal e não leva nem 5 minutos pra ficar pronto, os projetos não aumentam de tamanho como no xdk.

Eu realmente gostaria de testar esse programinha indicado, mas infelizmente ele suporta apenas Windows e eu rodo MacOs então pra mim também é inviável, vou ter que continuar utilizando a compilação via crosswalk mesmo :s

 
portar jogo ou fazer jogo pra android sempre dá esses problemas, tanto q quando eh definido o escopo do projeto sempre eh visto se vai sair pra mobile(android,ios e etc) ou pc.Eh dificl ver pros 2, pelo menos na area indie.
 
Olha pessoal, o problema é que os jogos de Rpg Maker ficam muito pesados, não seria mais viavel criar um aplicativo PhoneGap com um plugin que baixe os arquivos necessários após instalados de um servidor?

Eu já vi isso ser feito, o APK pesaria um pouco mais de 1MB daí também poderia fazer com que qualquer atualização do jogo fosse atualizada diretamente pelo APK.

Edit:
Assim como Intel XDK o PhoneGap que também é um compilador em nuvem também deixará de funcionar em alguns meses, o único que restou é um que ainda vou testar.
 
Crixus comentou:
Olha pessoal, o problema é que os jogos de Rpg Maker ficam muito pesados, não seria mais viavel criar um aplicativo PhoneGap com um plugin que baixe os arquivos necessários após instalados de um servidor?

Eu já vi isso ser feito, o APK pesaria um pouco mais de 1MB daí também poderia fazer com que qualquer atualização do jogo fosse atualizada diretamente pelo APK.

Edit:
Assim como Intel XDK o PhoneGap que também é um compilador em nuvem também deixará de funcionar em alguns meses, o único que restou é um que ainda vou testar.

Ja usei o phonegap pra hospedar um app e é realmente muito bom, eu recomendo. Porem ainda fica dificultoso para projetos muito grandes :/
 
Por isso que eu disse, qualquer APP assim deve ser instalado a base (onde contém configurações e plugins extras) e dentro dele ser baixado os arquivos do jogo.
Eu estava pensando em fazer uma base pra isso, mas funcionaria apenas no Android 4.4 ou superior), por que a API de aúdio dos jogos criados em MV não podem rodar em androids anteriores a este.
 
Eu particulamente tenho, eu percebi que o WebView dos Androids mais antigos em geral não indentifica o idioma do usuário, sempre retornando como se o usuário estivesse usando um sistema operacional em inglês.
Em geral consegui resolver isto com Cordova



Também usando Cordova consegui solucionar o método de "Push notification" sem precisar de Google Cloud, funciona igualmente despertador do celular, infelizmente ainda não consegui trocar o ícone.
Diferença:

Push Notification Local:
Registra para um determinado horário uma notificação que abra o aplicativo, não precisará estar com ele aberto para verificar o horário.

Google Cloud:
Quem envia a notificação é o servidor, isso após o aplicativo registrar uma id única de instalação do aplicativo no dispositivo Android (Celular ou Tablet).



Criei um meio de compilar sem precisar pagar por um software ou precisar de Android Studio, por enquanto não tenho muito pra relatar além disto, também não tenho como postar ou ensinar.

Pretendo transformar num serviço pago, já que ninguém dá valor no que distribui de graça durante esses anos todos. Rsrsrs
 
Eu consegui rodar um jogo teste no android usando web site apk builder. Usei a versão gratuita e vi que a versão paga é uma assinatura anual.
Vocês recomendam o programa? Ou atualmente existe uma solução mais viável?
 
Pretendo transformar num serviço pago, já que ninguém dá valor no que distribui de graça durante esses anos todos. Rsrsrs
Nossa, o tempo passou voando, eu nem consegui relatar o andamento disto, eu consegui rodar praticamente tudo que precisava pros testes e o último APK que eu compilei funcionou, além de poder usar sistema de notificação quando fechado:
  1. Identifica o idioma do usado pelo usuário do Smartphone/Tablet pra que possa usar em jogos com mais de uma tradução.
  2. Manda notificações (Agendadas), que pode ser usado em diferentes situações sem o APP estar aberto, o agendamento é feito durante o jogo, assim sem precisar de internet (Google cloud) e serviços pagos de terceiros pra disparar.
  3. Força LandScape (Posição Retrato, no caso o Smartphone de lado).
  4. Usa um Splash no próprio APP.
  5. Usa icones de diferentes tamanhos pra diferentes versões.
  6. "Requerimentos mínimo" (Versão do Android), eu defini o 5.0, pois o 4.4 dava muito lag.
O que não tive tempo:
  1. Adaptar um sistema de ScreenShot de plugin (MV) para funcionar com o sistema de "gerenciamento de arquivos" do PhoneGap/Cordova.
  2. Tentar fazer o jogo não ficar tão pesado (abaixo de 50MB) o que causa uma grande demora na instalação.
  3. Usar um Joytouch (sei lá o nome) de teclas na tela sem necessitar HTML5 (mult-touch nem sempre funciona)
Atualmente:
Nenhuma prévia de algum dia vir à distribuir o sistema ou criar um gerador e nem um serviço pago.
Se for de interesse, o WebSite 2 Apk Builder todo explicado aqui:

A única versão funcional para poder jogar no PlayStore é a paga que permite mudar o nome do pacote, assim podendo permitir mais de um jogo compilado por ele, o legal também é testar sistemas que dependem de internet, tipo um APP oficial da comunidade.
 
Última edição:
Voltar
Topo