🤔 Para Refletir : "O poder da criação está em suas mãos, escreva sua própria história e abra as portas para aventuras inesquecíveis." - Versyoh

RPG Maker Unite: projeto ambicioso ou sem futuro?

Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.262
bYx7sVl.jpg


Por que tão sérios?!

Afinal, apertem os cintos, pois estamos diante de uma GRANDE novidade.

A Gotcha Gotcha Games anunciou no dia 15 deste mês o seu mais novo produto da série Maker: o RPG Maker Unite. A novidade está chamando a atenção por se tratar do que planeja ser o mais ambicioso RPG Maker. Sem fugir do que as versões anteriores já oferecem, o nosso novo queridinho pretende quebrar as barreiras, integrando a praticidade que já é sucesso na série às possibilidades sem igual da poderosa game engine Unity.

Entre as principais features, são destaques:

neVE4ej.jpeg
Eventos:
como mostrado nas imagens, os eventos permanecerão sendo a principal forma de programação da engine;

RTP: como de praxe, a engine virá com o seu próprio pacote de recursos, permitindo que seus usuários explorem suas funcionalidades sem a necessidade de procurar os seus próprios;

Editor de mapa poderoso: com suporte a backgrounds pré-renderizados e estruturas orientadas a objeto, o novo editor de mapas promete deixar qualquer outra versão do software no chinelo;

Database customizável: uma database contendo todas as informações necessárias para um RPG, como personagens, classes e monstros, agora customizável: novas entradas poderão ser adicionadas.

O software estará disponível para download na Steam e na Unity Asset Store, porém ainda não foi revelado o seu valor.

Opinião do Coringa

ss_cb3e2dbbcba697b875d7ed18404dcb1ae7d1d18c.600x338.jpg
Ao me deparar com o anúncio, fiquei deveras entusiasmado, não nego. O RPG Maker foi a engine mais amada pela maioria da nossa comunidade e, indo mais além, a grande motivadora deste e outros fóruns. Quando o desenvolvimento de games deixa de ser só um hobby, ou até mesmo por pura curiosidade, a transição para a Unity ou outras engines mais sofisticadas acaba sendo inevitável. Logo, a ideia de um RPG Maker integrado a Unity, é no mínimo inspiradora.

Diante disso, eu só temia uma coisa: a transformação do RPG Maker em um add-on. Como foi levantado por alguns com quem conversei, o lançamento acabaria por ser insatisfatório, tendo em vista que não se trataria de uma nova engine, na realidade, e sim de um complemento à Unity. Nessa ocasião, toda a proposta de "desenvolver o jogo de RPG dos seus sonhos", quase que um slogan da série, viria por água a baixo, já que a implementação de add-ons e novas funcionalidades à Unity não é bem uma tarefa para novatos.

ss_d328df7edac5ec9505a71303dba7bf4ffd87c4b3.600x338.jpg
Esse meu receio foi embora depois de fazer uma minuciosa análise das imagens e de como o nosso novo queridinho está sendo apresentado. Primeiro, acredito que, diante de um anúncio tão robusto como este, não se permitiria brechas à frustrações de expectativas quanto a se tratar de uma nova engine ou um add-on de Unity. Segundo, na imagem da engine aberta, podemos constatar que não se trata de add-ons, e sim de uma nova engine, observando o layout e as informações apresentadas. É possível ver as abas hierarchy e inspector, ambas comuns e essenciais na Unity. Também é possível ver todos os botões já conhecidos nas versões anteriores do Maker na parte superior. Essas constatações já reforçam a ideia de que não se trata de um simples add-on.

Minhas expectativas

Como atual usuário da Unity e antigo do RPG Maker, ouso falar sobre algumas das minhas expectativas acerca dessa novidade. Não estou tão animado em relação a estas expectativas, pois acredito que seria bom demais pra ser verdade. Entretanto, não vejo uma real vantagem em desenvolver uma engine baseada em Unity sem essas funções.

Sistema de Física: a Unity possui um sistema nativo de física em seu conjunto. Essa é, senão a maior, uma das mais importantes novidades, se for aproveitada pelo novo Maker, claro. Não podemos mensurar o quanto de "Unity" haverá na engine da Gotcha Gotcha Games.

Componentes de Colisão: o sistema de colisão da Unity, adequado ao RPG Maker, seria algo maravilhoso de ver.

Sistema de Partículas: como toda boa engine, a Unity dispõe de um maravilhoso sistema de partícula. O suporte a esse sistema no novo RPG Maker seria um sucesso.

GUI: a criação de GUI na Unity é algo fácil de compreender e abriria um leque de possibilidades, se aproveitada no RPG Maker Unite.

Eu sinceramente passaria horas escrevendo todas as minhas expectativas, mas acredito que listei as principais.

E aí, qual sua opinião? O que você espera do novo RPG Maker Unite?​
 
Última edição:
A gente precisa de um novo RPG MAKER? Sendo bem honesto, fazem menos de dois anos que o MZ foi lançado e ainda está longe de ter alcançado sua maturidade. Temos o MV que ainda tem muito fôlego e acredito que ainda seja a versão mais utilizada da engine. então eu acho que estamos bem servidos com o que temos hoje.

Contudo, o MZ deu um passo muito pequeno com relação à versão anterior. Pequeno demais pra justificar seu lançamento. No fundo, no fundo, o MZ é o MV-EX. Então, diante do anúncio de uma nova versão sou tomado por uma sensação de receio e esperança.

Esperança de que essa versão seja o que o MZ não conseguiu ser. Com as informações que temos hoje, não sabemos ao certo que será esse novo RPG MAKER UNITE, se será um aditivo à UNITY, ou se será construído em cima da própria Unity, mas será uma coisa à parte. Independente do que seja, meu medo é que a ferramenta não se agarre às suas raízes apena para agradar ao público que, hoje não dá a menor bola para o RPG MAKER.

Agora, precisamos admitir uma coisa: o hype que está rolando fora "do nosso "nincho", está absurdo. Muita expectativa se está criando em torno dessa nova versão do RMK. Sucesso ou fracasso, fato é que hoje muita gente está olhando para o RPG MAKER e isso pode agitar as comunidades em nossa bolha. O que é ótimo.
 
Acho que essa ideia vai morrer mais rápido que o MZ, o MZ tentou ser oque o Ace foi pro VX e oque o 2003 foi pro 2000, ou seja uma versão bem melhorada da original.

E essa ideia não dá muito certo, talvez venda umas três mil unidades e um pouco.
 
Editor de mapa poderoso: com suporte a backgrounds pré-renderizados e estruturas orientadas a objeto, o novo editor de mapas promete deixar qualquer outra versão do software no chinelo;
Isso é algo ótimo, considerando as imagens mostradas no tópico. A interface parece bem mais bonita que os outros RPG Makers, parece até a interface do Vegas 13. Acho que a coisa que mais me agradou nisso é que o sistema de mapeamento parece uma versão evoluída da do XP, apesar da estética ser mais parecida com a do MZ.
Diante disso, eu só temia uma coisa: a transformação do RPG Maker em um add-on. Como foi levantado por alguns com quem conversei, o lançamento acabaria por ser insatisfatório, tendo em vista que não se trataria de uma nova engine, na realidade, e sim de um complemento à Unity.
Concordo, mas acho que isso não vai acontecer, pois é uma decisão que não faz o menor sentido. Usuários de Unity têm um conhecimento de programação considerável, então, se eles sentissem a vontade de fazer um RPG, eles já fariam independente de um add-on de RPG Maker existir ou não.
RPG Maker se rendeu ao Furry?! Se esses forem os famosos party members default da database, essa não seria a primeira vez que teríamos uma criatura antropomórfica?
 
Concordo, mas acho que isso não vai acontecer, pois é uma decisão que não faz o menor sentido. Usuários de Unity têm um conhecimento de programação considerável, então, se eles sentissem a vontade de fazer um RPG, eles já fariam independente de um add-on de RPG Maker existir ou não.
Não apenas por isso, mas porque seria um tremendo retrocesso reduzir o RPG Maker a um plugin.

Acho que essa ideia vai morrer mais rápido que o MZ, o MZ tentou ser oque o Ace foi pro VX e oque o 2003 foi pro 2000, ou seja uma versão bem melhorada da original.
Não acho que o MZ morreu.

Agora, precisamos admitir uma coisa: o hype que está rolando fora "do nosso "nincho", está absurdo. Muita expectativa se está criando em torno dessa nova versão do RMK. Sucesso ou fracasso, fato é que hoje muita gente está olhando para o RPG MAKER e isso pode agitar as comunidades em nossa bolha. O que é ótimo.
Vejo nisso uma tentativa de profissionalizar o RPG Maker. Isso é maravilhoso! Penso que, se a ideia fosse se manter no campo do hobby, atraindo apenas iniciantes e entusiastas, não faria muito sentido sair do escopo das versões anteriores, mesmo. Com o RPG Maker Unite, podemos ir muito além.

Meus maiores votos é que a engine herde todas as classes e dê suporte a todos os componentes da Unity.
 
Eu tenho uma opinião diferente da de vocês nesse quesito engine x addon. Pra mim seria absolutamente maravilhoso se fosse um addon. A ideia de basicamente trazer todas as vantagens do RPG Maker (que é criar algo facilmente) para uma engine poderosa como a Unity faz muito mais sentido pra mim.

Fazer um RPG na Unity do zero seria super difícil, mas tendo as ferramentas pré-prontas do RPGMaker tornaria MUITO mais fácil começar um projeto. Aí, quando ele fica mais complexo, todo o esquema bem documentado da Unity te permite sair da caixa do RPGMaker de forma controlada.

O receio de ficar algo mais difícil não parece tão justificável pra mim. Afinal, o RPG Maker já tinha várias ferramentas no-code para criar os sistemas, certo? Então, isso tudo pode ser portado para o addon. Quando se entra na parte mais complexa de código, qual seria a grande diferença? Afinal, já tinha que mexer com isso antes, porém agora terá muito mais documentação disponível por ser a mesma da Unity. Sem falar que isso tem potencial de ter mt hype e fazer com que tenha vários tutoriais por aí explicando como fazer as coisas, já que a comunidade vai aumentar (eu acho, já que pessoas da Unity vão se interessar).

E quanto a reduzir a engine a um simples addon, bom, aí é pessoal, mas pra mim seria uma ferramenta muito mais poderosa.
 
@Eliyud

Profissionalizar o RPG MAKER pode ser um tiro no pé. Quem já atua profissionalmente usa Unity ou outra ferramenta. Com o RPG MAKER UNITE pode ser que essas pessoas passem a usá-lo, se ele se mostrar produtivo tanto quanto as demais ferramenta. Isso por um lado é bom.

Mas o RPG MAKER sempre foi uma ferramenta de entrada. Por ser simples, leve e com uma curva de aprendizado bem suave. Se a "profissionalização" provocar aumento na complexidade para o usuário, ele pode afastar aquela pessoa que "tá dando seus primeiros passos" na criação de jogos.

Aí alguém pode dizer que as versões antigas, vão estar SEMPRE aí. Mas sem o suporte da publisher, a ferramenta não tem tanto apelo. Por exemplo: nem me lembro mais quando aconteceu a ultima atualização ou foi lançada uma dlc pro VX ACE.

Então sei lá.

@Ryan X

Hoje eu faço 90% das minhas coisa no MZ e acho que ele ainda não decolou na preferência do público. Por isso é prematuro dizer que ele morreu, mas fato é que isso pode acontecer com o lançamento da versão UNITE. Ou pode ser o contrário: Essa nova versão pode ser tão diferente dos padrões que conhecemos que a galera simplesmente vai ignorá-la (exceto talves quem já use a unity).

@Eranot

Eu já fiquei bolado com o aumento dos requisitos mínimos para instalçãa do MZ. Em máquinas mais antigas ele simplesmente é terrível. Se essa versão nova aumentar ainda mais os requisitos ele vai se tornar menos acessível. Aliás a acessibilidade aos novos usuários sempre foi algo que o rpg maker fez com maestria. Eu quero poder no rpg maker, mas não a custo de sua acessibilidade.

Quanto ao quesito programação, espero que mantenham o JS. Não quero migrar pra outra linguagem.
 
E quanto a reduzir a engine a um simples addon, bom, aí é pessoal, mas pra mim seria uma ferramenta muito mais poderosa.
Eu, pessoalmente, concordo que seria algo ótimo. Eu aproveitaria muito um add-on de RPG Maker - não só aproveitaria como já experimentei alguns e não gostei. Porém, acho que o RPG Maker tem potencial pra fazer jus ao nome, saca?

Profissionalizar o RPG MAKER pode ser um tiro no pé. Quem já atua profissionalmente usa Unity ou outra ferramenta. Com o RPG MAKER UNITE pode ser que essas pessoas passem a usá-lo, se ele se mostrar produtivo tanto quanto as demais ferramenta. Isso por um lado é bom.
No caso de quem já atua profissionalmente com a Unity, talvez a ideia de um add-on de RPG Maker fosse mais proveitosa. E talvez eu esteja me equivocando ao perceber uma tentativa de profissionalização nessa nova engine, mas eu realmente acredito que o novo público tende a afastar um pouco essa ideia de "engatinhar" com o RPG Maker.
 
Se acontecer de mudarem, de fato, vai ser dito chato mesmo.
O que vai ser ruim é que a linguagem de programação será diferente.
Só pra dizer mesmo, do ponto de vista da programação, se forem mudar pro Unity, não importaria muito se mantivesse o Javascript (que era suportado até uns anos atrás), pois no fim das contas não teria compatibilidade nenhuma com os códigos e estruturas da engine anterior.

Sei que é comparar bananas com peras, mas acho bem mais robusto o C# como linguagem de programação.

Talvez dificulte um pouco pra quem faz jogos para web, mas em compensação ganha exportação mais fácil para consoles, por exemplo.

Vamos ficar de olho e ver no que dá.
 
@Rafael_Sol_MAKER nesse caso, eu estou me colocando como usuário mesmo, sem me importar muito com os detalhes técnicos. Pra mim seria cômodo se mantivessem JS. Se eu tiver que mexer com c#, honestamente, eu prefiro ir direto pra unity (por mais que eu saiba que toda a parte de comando de eventos vai estar lá).
 
Acho que seria difícil, já que o MZ por padrão é Javascript e o Unity é c#, uma conversão de projeto teria que converter os códigos, mas converter um jogo originalmente feito pro Unity pra essa nova engine aí é dose.

Seria legal se eles colocassem a opção de escolher se o jogo é Javascript ou c#.
 
Acho que seria difícil, já que o MZ por padrão é Javascript e o Unity é c#, uma conversão de projeto teria que converter os códigos, mas converter um jogo originalmente feito pro Unity pra essa nova engine aí é dose.

Seria legal se eles colocassem a opção de escolher se o jogo é Javascript ou c#.

A Unity possuia suporte ao Javascript, mas me parece que hoje só trabalha com C#. Eu particularmente prefiro JS, apesar de programar muito bem em C++, C# e C.
 
Aqui vai meus 20 centavos..

Sou velho. Conheci o RPG Maker na época em que, depois de usar o computador, a gente colocava a capinha:

compuador-capinha.jpg


Um certo dia, alguém baixou RPG Maker 2000 no meu PC, isso em 2001. Bendito seja o eMule do cara que fez isso por mim, rsrs..

De lá pra cá muita coisa aconteceu e eu aprendi Unity. Aprendi o suficiente pra me virar. Mas por muito tempo o RPG Maker esteve na minha whislist da Steam. Depois entendi que não fazia sentido, uma vez que também curto desenvolver jogo de plataforma.

Resumindo: não acho que a ideia seja trazer o pessoal do RPG Maker para a Unity, mas sim conduzir os uniteiros à experiência do RPG Maker - o que me parece fantástico!


O que vai ser ruim é que a linguagem de programação será diferente.
Se acontecer de mudarem, de fato, vai ser dito chato mesmo.
Tentem pensar que é uma oportunidade de sair da zona de conforto. Sério. Quando aprendemos algo novo, realizamos conexões neurais de maneira que o próximo passo fica mais fácil, e depois mais fácil, e mais fácil, tipo efeito em cadeia. Além do que - embora eu não conheça a total possibilidade de personalização do game no RPG Maker - o horizonte de personalização na Unity é limitado à sua capacidade de imaginar. Só dá trabalho na hora de fazer acontecer, rsrsrs


Eu tenho uma opinião diferente da de vocês nesse quesito engine x addon. Pra mim seria absolutamente maravilhoso se fosse um addon. A ideia de basicamente trazer todas as vantagens do RPG Maker (que é criar algo facilmente) para uma engine poderosa como a Unity faz muito mais sentido pra mim.
Acredito que a ideia seja exatamente essa, muito sinceramente falando. E eu mal posso esperar.


Componentes de Colisão: o sistema de colisão da Unity, adequado ao RPG Maker, seria algo maravilhoso de ver.
Vai ser a primeira coisa que eu vou testar. Vai ficar lindo de chorar!!!!!


Não apenas por isso, mas porque seria um tremendo retrocesso reduzir o RPG Maker a um plugin.
Acredito que retrocesso seria uma palavra muito forte para este caso. A empresa, para existir como empresa, tem que gerar lucro. A engine RPG Maker não vai morrer. O público é muito grande pra isso. E "reduzir" a um plugin é uma forma de abraçar um mercado ainda não explorado: a Unity Asset Store. A ideia é trazer os uniteiros para a experiência do RPG Maker e ganhar um dinheiro alí.


Seria legal se eles colocassem a opção de escolher se o jogo é Javascript ou c#.
A Unity já aceitou Javascript até sua versão 4.6 se eu não me engano. Mas pra mim já passou da hora de voltar aceitar o Javascript, tal qual aceitar também outras linguagens como Python, Java, Lua, etc.
 
Voltar
Topo