🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..." - Rafael_Sol_MAKER

Será que um dia teremos um "RPG Maker Classic?

Membro Membro
Hello X
Postagens
235
Bravecoins
463
Hello X, como vocês estão? Espero qie estejam bem.

Como sabem fiz uma fábrica de análises e FeedBacks, estava jogando Lionheart e aí vi gráficos bem bonitos como se fosse de gba ou de super Nintendo. Aí fico pensando, será que Kadokawa irá lançar algo como um RPG Maker Classic, trazendo opções novas de criação trazendo a possibilidade de criar personagens no formato do XP ou 2000/2003. Oqie vocês acham?
Comentem aí.
 
Infelizmente, acho que não. Acredito que a ideia deles é sempre tentar tornar o RPG Maker mais moderno em relação a gráficos, e não o contrário, até porque é perfeitamente possível dar esse aspecto ainda mais retrô nos RPG Makers atuais, bastando usar as DLCs correspondentes. É o que eu acho, mas já estive enganado antes.
 
Isso nem se faz necessário, uma vez que todas as versões antigas (exceto a 95) estão disponíveis e funcionais. Tipo: Se você quiser fazer um jogo do RM2K basta pegar ele na Steam. Se quiser fazer um jogo no VX, basta pegar ele na Steam.

Em outras palavras, nada impede a quem desejar, usar uma versão antiga do software para fazer um jogo "retrô". Aliás, recomendo demais o uso do RPG MAKER 2000 que conta vários tutoriais do nosso querido professor Cenoura.
 
Eu acredito que não por 2 argumentos, o primeiro é que é possível converter os gráficos de RM 2K\2k3 para MV e MZ
Tanto como do XP para Vx Ace, pois no caso dos RM 2Ks os tiles são de 16x logo podemos aumentar eles em 300% assim ficarão com 48x, ou seja a resolução dos Novos RMs, Já o XP é 32x e o VX ace tbm 32x, então é possível utilizar o RTP um no outro.
O segundo argumento é que eles lançam e relançam isso que você chamou de "RPG Maker Classic" Mas agora chamamos de DLCs
Existem muitas DLCs Retros, com musicas e gráficos em pixel art, a Kadokawa as vezes é tão mercenária que lançou as mesmas DLCs do MV para o MZ...
Mas o maior problema eu acho, que é essas DLCs serem fracionadas, Por exemplo a DLC Time Fantasy, tem milhões de variantes, umas para floresta outras para neve, mais outras para animais, mais outras para animais de fazenda, mais outras para mais florestas, você me entendeu.

No fim oque mudou é o RTP Retro não vem mais com o programa base, e isso é triste. Mas vendo pelo lado bom, é possível fazer jogos com vários estilos, agora os RMs n se limitam a pixel art.
 
Mas o maior problema eu acho, que é essas DLCs serem fracionadas, Por exemplo a DLC Time Fantasy, tem milhões de variantes, umas para floresta outras para neve, mais outras para animais, mais outras para animais de fazenda, mais outras para mais florestas, você me entende

Eu gostaria de enfatizar esse ponto; Tem "DLC" que se trata apenas de 1 arquivo com alguns poucos sprites e é vendido por um preço perto dos R$ 50,00. Ao mesmo tempo tem "DLC" que traz muito conteúdo que já consta no RTP que vem com o RPGMAKER. E o pior é que com raras exceções o conteúdo da "DLC" você só descobre depois de efetuar a compra (por exemplo, no caso de musicas onde você não consegue ouvir uma demo das faixas antes de comprar).
 
Voltar
Topo