🤔 Para Refletir : "Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá." - Frank

Sugestões de Álbuns de Música para Ouvir enquanto Desenvolve Projetos:

Membro Membro
Postagens
208
Bravecoins
82
Olá! Athena aqui mais uma vez. Dessa vez eu decidi trazer uma lista de álbuns de música que costumo ouvir e recomendo para desenvolvedores. Sou bastante eclética e sendo muito sincera, tenho uma tara enorme por músicas de estilo mais underground. Por isso essa lista é até bastante pessoal e é possível que nem todos gostem dos álbuns sugeridos aqui.
Decidi usar o seguinte critério para minhas sugestões: álbuns com músicas longas. Esse é o critério principal que uso para escolher minhas músicas, pois é bastante chato ter que ficar indo no Spotify/Youtube para trocar o som. Também me abstive de citar exemplos de álbuns mais populares ou conhecidos, focando em álbuns que poucas pessoas conhecem ou pesquisam sobre.
A ideia é que eu volte para atualizar a postagem posteriormente e seria legal ver outros usuários dando suas sugestões e critérios. Agora vamos para a lista!

ELETRÔNICA:

71tNdtNw70L._UF1000,1000_QL80_.jpg

Yellow Magic Orchestra (Yellow Magic Orchestra)

Lançado em 1979 pela banda de música eletrônica japonesa Yellow Magic Orchestra, esse álbum foi pioneiro no gênero synth-pop e serviu de inspiração para a criação de vários gêneros musicais posteriormente. A produção desse álbum foi posteriormente importante para a criação das primeiras músicas usadas em jogos.




E2E4Manuel.jpg

E2-E4 (Manuel Göttsching)

Lançado em 1984 pelo músico Manuel Göttsching, esse álbum consiste de uma só música de uma hora gravada em um único take usando um sequenciador.





220px-MacintoshPlus_FloralShoppe_Cover.png

Floral Shoppe (Macintosh Plus)

Você com toda certeza já ouviu a música Macintosh Plus (nome popular da música Lisa Frank 420/Modern Computing). O que poucos sabem é que ela é na verdade a segunda track do álbum pioneiro do gênero Vaporwave intitulado Floral Shoppe que foi produzido por Ramona Xavier (Vektroid) utilizando Macintosh Plus como apelido. Você pode ouvir o álbum completo no YouTube clicando aqui.





JAZZ:

220px-MilesDavisKindofBlue.jpg

Kind of Blue (Miles Davis)

Lançado em agosto de 1959 pelo compositor Miles Davis, esse é considerado o melhor álbum de jazz já feito! Em 2003, a revista Rolling Stone elegeu Kind of Blue como o 12° melhor álbum de música de todos os tempos!





Gentleman_-_Fela_Kuti.jpg

Gentleman (Fela Kuti)

Escrito e produzido pelo músico e ativista nigeriano Fela Kuti, Gentleman é uma crítica social à mentalidade colonial do povo africano que se recusava a abandonar o estilo de vestimenta europeu. O álbum possui três músicas e um total de 30 minutos de duração.





cover_1534161272016_r.jpg

Alleycat (Nucleus)

Lançado em 1975 pela banda de jazz-fusion britânica Nucleus, há pouca informação sobre o álbum na internet, mas é possível ouvir ele completo no YouTube.





220px-Ryo_Fukui_Scenery.jpg

Scenery (Ryo Fukui)

Lançado pelo pianista japonês Ryo Fukui, Scenery foi completamente ignorado no ocidente na época de seu lançamento, mas com o passar dos anos esse álbum começou a se tornar mais apreciado principalmente na internet.





220px-CasiopeaSelfTitleAlbumCover.jpg

Casiopea (Casiopea)

Esse foi o primeiro álbum do grupo de jazz-fusion japonês Casiopea, lançado em 1979. Assim como em Yellow Magic Orchestra, é possível notar semelhanças entre as músicas de Casiopea e trilhas sonoras de jogos retrôs.





Pyramid (Jaga Jazzist)
a0354821378_10.jpg


Lançado pela banda de jazz norueguesa Jaga Jazzist, esse álbum foi produzido na Suécia em duas semanas e lançado em 2020.







ROCK:

Emerson%2C_Lake_%26_Palmer_-_Tarkus_%281971%29_front_cover.jpg

Tarkus (Emerson, Lake & Palmer)


Criado pelo trio formado Emerson, Lake & Palmer, a primeira música do álbum tem vinte minutos de duração e conta a história do tatu metade tanque apresentado na capa do álbum chamado Tarkus. Anos depois da banda espanhola Urban Trapeze lançou uma sequência para essa música intitulada Reactivated Tarkus.




220px-Mike_oldfield_tubular_bells_album_cover.jpg
Tubular Bells (Mike Oldfield)

Composto por Mike Oldfield e lançado em maio de 1973, Tubular Bells originalmente vendeu poucas cópias até que sua música de abertura fosse usada como música tema para o filme O Exorcista. Com o passar dos anos o álbum recebeu algumas "sequências" e relançamentos que incluem a participação de orquestras.




220px-Pink_Floyd%2C_Wish_You_Were_Here_%281975%29.png
Wish You Were (Pink Floyd)

Nono álbum da banda Pink Floyd lançado em 1975, suas músicas envolvem críticas à indústria da música e alienação. Ele também contém a música Shine On You Crazy Diamond, que serviu de inspiração para o título da quarta parte de Jojo's Bizarre Adventure.





Rush_2112.jpg
2112 (Rush)

Esse é o quarto álbum de estúdio da banda canadense Rush. Na época de sua produção, a banda enfrentava problemas financeiros devido ao fracasso de seu álbum anterior e sua gravadora deu mais uma chance para que a banda produzisse um novo álbum, assim surgindo 2112. A primeira música de 2112 dura vinte minutos e conta uma história que você pode acompanhar através desse videoclipe.




220px-Pink_Floyd_-_Division_Bell.jpg
The Division Bell (Pink Floyd)

Lançado em 1994, esse foi o décimo quarto álbum da lendária banda de rock progressivo Pink Floyd. Considerado por alguns fãs como o álbum mais injustiçado e subestimado da banda, The Division Bell conta com a participação do físico Stephen Hawking e lida com vários temas envolvendo comunicação.




220px-Angherr_Shisspa.jpg

Angherr Shisspa (Koenjihyakkei)

Lançado em 2005 pela banda de Zeuhl japonesa Koenjihyakkei, esse álbum pode parecer bastante estranho para quem está acostumado a ouvir as músicas do formato mais mainstream.
 
Gostei da ideia! Eu criou meu jogos e textos ouvindo OST de jogos e filmes, vou sugerir a trilha de Tree of Savior. Musicas de MMO costumam me jogar dentro do mundo magico, e também me inspiram a criar cenários.

1fc0d13889c46936def844a1d2826b6b.jpg
click na imagem para ir para a playlist
 
O que ouço costuma mudar dependendo do dia e do meu espírito, mas ultimamente tenho ouvido bastante city pop enquanto trabalho no projeto.


Outra coisa que ouço com frequência durante o trabalho é a OST de Nier: Automata.


Gosto muito dos noturnos de Chopin também.

 
Embora seja muito fã de música no geral, enquanto brinco no RPG Maker em particular eu prefiro escutar trilhas sonoras de jogos, porque acho que ajuda a criar o clima certo.

Um dos principais critérios que eu uso na escolha de músicas de fundo é a preferência por música instrumental, ou no máximo, canções com letras em idiomas que não entendo. Essa é uma dica que aprendi com um pessoal que ensina como se estudar direito - a ideia é que música e linguagem são processadas por regiões diferentes do cérebro, então letras seriam uma distração para o estudo/trabalho, ao passo que música instrumental estimularia o cérebro e ajudaria a manter a concentração.

Dito isso, pra não ficar só no blábláblá sem-vergonha, deixo algumas recomendações de coisas que tenho escutado e descoberto recentemente. Músicas isoladas de jogo eu sempre acabo postando no tópico de recomendações, então vou tentar focar em obras mais completas aqui.



ab67616d0000b27365b14e3bedede9accd0dcc28
Merry Christmas, Mr. Lawrence (Ryuichi Sakamoto)

Ryuichi Sakamoto - que coincidentemente fez parte da Yellow Magic Orchestra citada no tópico - entrou na minha playlist não faz muito tempo. Noticiei na comunidade a tradução não-oficial de Tengai Makyou: Ziria, um RPG historicamente importante que teve participação dele na trilha. O cara é compositor de mão cheia (com direito até a Oscar), e fez trilhas de filme fantásticas. Merry Christmas, Mr. Lawrence é uma delas, e a obra teve ninguém menos que David Bowie no papel do personagem principal.





ab67616d0000b2734b9f0c918541e8710a4eb26a
Into The Electric Castle (Ayreon)

Também sou fã de rock progressivo, e discos conceituais são ótimos pra inspirar histórias, personagens e construção de mundo. Não sou ultra-fã das vertentes do metal mais moderno, mas uma banda que conheci recentemente me chamou muita atenção: Ayreon. Não só pelo conceito (a discografia inteira conta histórias que se passam num único universo de ficção científica/fantasia), mas porque sua música se aproxima muito mais do progressivo clássico experimental do que qualquer outra banda de metal melódico que eu conheço.





ab67616d0000b273ae381ac4ac3ca881220e1126
All of Me (Masayoshi Takanaka)

Nos últimos anos tenho nutrido um interesse por música não-ocidental, e em algum momento o próprio Youtube me recomendou essa pérola de um japa que não conhecia. O clique foi instantâneo por motivos óbvios: é a melhor capa de álbum que já vi na minha vida! :ROFLMAO: Desde então a música do Masayohi se tornou meu tema principal de "tendo um dia bom". Good vibes total.






ab67706c0000da847af41c92d41e44ae739c7015
I Am Setsuna (Tomoki Miyoshi)

Voltando um pouco pros jogos. Se o Takanaka tem sido meu tema recente de bom-humor, a trilha desse jogo se tornou meu acompanhamento nos momentos de tranquilidade e melancolia. Um dos poucos games que consegui terminar nos anos recentes, é bastante honesto e tem muita personalidade. E grande parte da responsabilidade disso é da trilha sonora feita 100% no piano. O compositor não tem muitas obras além dessa na indústria, mas acertou em cheio nesse caso na minha opinião.





Ainda tem muito mais coisa além disso, afinal é muita música pra pouco tempo disponível pra escutar. Mas sempre procuro descobrir artistas novos de tempos em tempos pra não ficar viciado ou tendencioso demais pela simples nostalgia.




 
Voltar
Topo