🤔 Para Refletir : "Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?" - Eliyud

Tentativa de texto baseado em imagem

Membro Membro
Vícios e amores servem para preencher o vazio
Postagens
836
Bravecoins
92
Uma coisa que sempre desgosto de fazer é usar texto em js já que eu nunca sei o quando de espaço ele realmente vai ocupar e tenho pouco controle de onde e como a linha vai quebrar, dito isso resolvi implementar um sistema de texto baseado em imagem assim como os jogos antigos fazem. Totalmente não ficou bom, vou na cara dura jogar 70% do motivo na imagem que gerei ser meio bosta

simplespritefont.png

a fonte

Setei para quando apertar "w" ele forçar o texto a ser quebrado quando ele sair do objeto e "q" para mostrar os limites dele.
Ainda quero fazer que ele não passe dos limites verticais e que ele esconda o texto que passar do limite horizontal/vertical mas tô com muita preguiça de ver como vou implementar isso.

o sistema | o código fonte

Eu provavelmente ainda vou brincar com isso já que realmente não quero usar o drawText do canvas.
 
Concordo contigo nessa questão ridícula do DrawText do Canvas. Passei horas tentando deixa as fontes em píxel... Em pixel. Pela questão da renderização, o JS suaviza quando se trata de texto, e é por essa razão que você deve converter o TTF da fonte desejada para BMP e fazer uma função que seja algo como "DrawTextFromBMP". Era assim que os jogos de 8, 16 e 32 bits faziam para escrever os textos em menus e diálogos. E sobre essa questão do limite, também não tem outro jeito, você terá que quebrar a linha manualmente. Caso você esteja tentando fazer esse sistema para inserir um texto em uma caixa de diálogo, leve em consideração o tamanho da imagem BMP em relação com o tamanho da caixa para saber o máximo de caracteres por linha.
 
Eu estava pensando nisso esses dias, antigamente o Windows usava fontes do tipo FON o que tinham um tamanho definido por pixels, agora usando o formato TTF não é possível simular isso no navegador, então realmente achei o seu código muito bom.

A uns 12 anos atrás encontrei algo semelhante para poder usar letras de uma imagem no Game Maker, por que tínhamos problemas com acentos ou era algo na minha máquina.
 
Nossa que interessante hehe, um sistema para sprite font :)

O maior problema em criar uma spritefont é realmente quanto de espaço ela ocupa.
Levando em consideração a largura de cada letra e espaçamento entre elas ^^

Um software interessante que uso para criar minhas spritefont, acho que deveria ter mais conteúdo sobre ele.
Me refiro ao GYFM2.

Geralmente é usado com a game engine Construct, mas serve para este proposito ^^

A final, adorei sua source, embora as class estejam separada entre os arquivos, esta bem estruturada hehe.
 
Voltar
Topo