🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

Um bardo assassino?

Membro Membro
Postagens
8
Bravecoins
46
Olá!

Estou fazendo um RPG com alguns personagens bardos, mas um deles é um anti-herói, só que ele sendo um bardo dificulta muito, pois eu não sei como fazer para que ele possa usar seu violão para habilidades mais ofensivas e ativas, alguém tem alguma ideia?

barto_imagem.png


Quais tipos de habilidades que realmente resultassem em danos poderiam ser causados com um bardo usando um instrumento musical?​
 
Caraca, ae. @Ricky O Bardo, o que você tem a dizer sobre isso? :zaggo:


Bardo é realmente uma classe muito complicada de trabalhar, e pior ainda pra quem quer fazer um que ataca 🤣😂 Eu não sei exatamente qual o contexto do mundo do seu jogo, mas a única forma que eu enxergo de fazer um bardo ofensivo é transformar suas habilidades musicais em canções de "invocação" de monstros capazes de atacar no lugar dele. Não precisa ser um "summoner" no sentido clássico dos RPGs eletrônicos - em que as invocações são basicamente deuses - mas imagine por exemplo uma magia de fogo fraca que invoca um bichinho em chamas, uma magia mais forte que invoca um monstro de fogo mais forte e por aí vai. Outra alternativa a isso é fazer com que as canções dele sejam capazes de manipular os elementos como vento e água, sem a necessidade de usar monstros invocados pra atacar.

Fora isso, seria possível mudar um pouco o design tradicional de bardo e permitir que ele use outros instrumentos além de um de cordas típico. Instrumentos de percussão combinam muito mais com ataques físicos (embora nada impeça o bardo de usar um alaúde como espada 🤣). Por exemplo, o personagem Mallow, do Super Mario RPG de SNES, usa pratos como arma pra "amassar" os inimigos.

Eu não sei que mecânicas você tem em mente pro seu jogo, mas ainda pensando em instrumentos, o personagem Edgar de Final Fantasy VI tem um comando exclusivo dele chamado "ferramentas", em que ele pode usar diferentes apetrechos que o jogador obtém no jogo, com efeitos dos mais variados. No seu caso, imagine que o jogador vá adquirindo vários instrumentos ao longo do jogo pro seu bardo politicamente incorreto usar, como flautas lança-chamas, baquetas de aço, e quem sabe até um piano que cai do céu se o jogo não se leva muito a sério.

Por fim, ainda pensando em um jogo mais cômico, eu consigo imaginar um bardo anti-herói tão boca-suja que canta letras tão erradas e ofensivas que acabam causando dano no inimigo. Você poderia inclusive usar o famoso "piii" de censura e balõezinhos de palavrão na animação do ataque pra efeito cômico, caso seja essa a intenção.
 
Bom.......... um dos meus personagens criados nos meus projetos é um bardo, o próprio @Ricky O Bardo, diga-se de passagem.

Ele possui várias mecânicas nas suas habilidades e Especiais, como o valor cumulativo do aumento de Ataque ou Magia e também do valor fixo de cura ao usar várias vezes (no máximo, 5 vezes), causa ataque ou aumento de dano "físico, mágico ou preciso" a dependendo de pârametros Ataque e Magia do bardo (maior, menor ou igual, entre si), utilização de todos os elementos, dano aumentado se um personagem específico estiver em "condições de batalha"...

Resumindo, Richard é um bardo que pode curar, aumentar o dano e bater de três formas diferentes, da maneira que você quiser, sendo um bardo físico, mágico ou híbrido, inclusive ajudando o time nesses efeitos.

Enfim, veja o vídeo e o link da planilha abaixo para entender melhor.

 
Olá @Marcos Vinícios meu Chamo Ricky, eu sou o Bardo do Toca Do Dragão! Primeiramente parabéns pela iniciativa, adoramos novos conceitos e jogos aqui no Condado!

kkkkkkk
Eu gostei da ideia. Você pode fazer com que ele seja um plagiador, roubando as canções de outros bardos e dizendo que foi ele que compôs.

EDIT: Desculpa, eu perdi o detalhe de habilidades "ofensivas"... Talvez o "plágio" possa ser usado como uma técnica de replicar ataques inimigos?
Genial, não tem nada mais agressivo para um artista do que roubar sua arte. Ótima ideia de antagonismo.
dá também para aplicar golpes de danos físicos no maior estilo El Kabong!
AHAHAHAH Cenourão seu lindo. Esse desenho é da nossa época rsrsrsrs
O Bardo usar uma guitarra para tocar aquele metal pesado causando um som tão alto que machuca quem estiver ao redor.
Exatamente como o Dante de Devil May Cry faz com sua guitarra, ataques sônicos são excelentes para bardos!
Bardo é realmente uma classe muito complicada de trabalhar
O que eu fiz para você me tratar assim? Eu só te dou alegrias...
é um bardo que pode curar, aumentar o dano e bater de três formas diferentes
A versão que mais me atrai @Marcos Vinícios é o entendimento do Bardo Clássico que o Ryan tem. Não por eu ser parte do jogo através dessa homenagem a qual eu sempre fico muito grato, jogue os jogos do Ryan, eles são incríveis!

Quando falamos de um Bardo, bem ele é uma classe mágica, um "spellcaster" se preferir, porém a sua magia diferente dos demais (clérigo, paladino, druída, mago, feiticeiro, bruxo - que tem origens, divinas, abissais, naturais ou arcanas) a magia do Bardo provem da sua música e da sua voz - através de seu instrumento de escolha o Bardo canaliza sua magia e manifesta ela no mundo.

Então o bardo funciona excelentemente como um suporte, ou seja, criar buffers para seus companheiros, imagine ele como um líder de torcida, que através de seu talento vai aumentar a confiança de seus companheiros, fazendo eles serem mais precisos, mais fortes, recuperarem mais vida ou tomarem menos dano. Tudo isso através de sua música e inspiração mágica.

Porém Bardos podem ser exímios guerreiros, dominando a arte da espada e bestas de mão, além de poderem usar suas habilidades para confundir, atordoar, cegar e até mesmo fazer dormir seus inimigos.

Em uma questão de brincadeira (zoerinha), é divertido o bardo usar o seu instrumento como arma, mas de uma maneira prática, ele não usaria o instrumento como arma. Ué mas por que Bardo? Vamos lá. Me responde o seguinte, um bruxo usa a varinha dele pra bater nos monstros? Não. Por que? Simples, a varinha é uma catalisador de poder, ou seja é o instrumento pelo qual o bruxo realiza os feitiços e canaliza suas habilidades. Da mesma maneira é o alaúde, ocarina (@Eliyud), lira, flauta, bongo ou o que quer que seu bardo vá usar, de o alaúde se quebra, como o bardo vai manifestar seu poder?

Já para um bardo vilão (uma ideia atrós, pois todos sabem que os Bardos são heróis de Coração valente), eu acredito que um bardo que roube as canções de outros bardos, ou até mesmo um que seja movido pelo desejo de vingança (talvez de um taberneiro mão de vaca, ou rei que enganou ele pra tocar de graça), ou ainda, de repente, o pai de algum personagem do grupo, tenha destruído o instrumento mágico do Bardo, e ele no desespero, aceitou um "bandolim" de um Bruxo, mas no final o instrumento era amaldiçoado e possui vontade própria, controlando o Bardo. Dessa forma teríamos um plot, onde o vilão era um mocinho controlado pelo instrumento maldito, e para reconciliar-se com mundo e suas maldades, resolve se juntar ao grupo para fazer o bem.

Bardos são essenciais, afinal de contas, um Épico só é um Épico se alguém contar a história,
Bom GameDev!
 
Então o bardo funciona excelentemente como um suporte, ou seja, criar buffers para seus companheiros, imagine ele como um líder de torcida, que através de seu talento vai aumentar a confiança de seus companheiros, fazendo eles serem mais precisos, mais fortes, recuperarem mais vida ou tomarem menos dano. Tudo isso através de sua música e inspiração mágica.
Você me lembrou desse vídeo do Jack Black:
 
Olá @Marcos Vinícios meu Chamo Ricky, eu sou o Bardo do Toca Do Dragão! Primeiramente parabéns pela iniciativa, adoramos novos conceitos e jogos aqui no Condado!


Genial, não tem nada mais agressivo para um artista do que roubar sua arte. Ótima ideia de antagonismo.

AHAHAHAH Cenourão seu lindo. Esse desenho é da nossa época rsrsrsrs

Exatamente como o Dante de Devil May Cry faz com sua guitarra, ataques sônicos são excelentes para bardos!

O que eu fiz para você me tratar assim? Eu só te dou alegrias...

A versão que mais me atrai @Marcos Vinícios é o entendimento do Bardo Clássico que o Ryan tem. Não por eu ser parte do jogo através dessa homenagem a qual eu sempre fico muito grato, jogue os jogos do Ryan, eles são incríveis!

Quando falamos de um Bardo, bem ele é uma classe mágica, um "spellcaster" se preferir, porém a sua magia diferente dos demais (clérigo, paladino, druída, mago, feiticeiro, bruxo - que tem origens, divinas, abissais, naturais ou arcanas) a magia do Bardo provem da sua música e da sua voz - através de seu instrumento de escolha o Bardo canaliza sua magia e manifesta ela no mundo.

Então o bardo funciona excelentemente como um suporte, ou seja, criar buffers para seus companheiros, imagine ele como um líder de torcida, que através de seu talento vai aumentar a confiança de seus companheiros, fazendo eles serem mais precisos, mais fortes, recuperarem mais vida ou tomarem menos dano. Tudo isso através de sua música e inspiração mágica.

Porém Bardos podem ser exímios guerreiros, dominando a arte da espada e bestas de mão, além de poderem usar suas habilidades para confundir, atordoar, cegar e até mesmo fazer dormir seus inimigos.

Em uma questão de brincadeira (zoerinha), é divertido o bardo usar o seu instrumento como arma, mas de uma maneira prática, ele não usaria o instrumento como arma. Ué mas por que Bardo? Vamos lá. Me responde o seguinte, um bruxo usa a varinha dele pra bater nos monstros? Não. Por que? Simples, a varinha é uma catalisador de poder, ou seja é o instrumento pelo qual o bruxo realiza os feitiços e canaliza suas habilidades. Da mesma maneira é o alaúde, ocarina (@Eliyud), lira, flauta, bongo ou o que quer que seu bardo vá usar, de o alaúde se quebra, como o bardo vai manifestar seu poder?

Já para um bardo vilão (uma ideia atrós, pois todos sabem que os Bardos são heróis de Coração valente), eu acredito que um bardo que roube as canções de outros bardos, ou até mesmo um que seja movido pelo desejo de vingança (talvez de um taberneiro mão de vaca, ou rei que enganou ele pra tocar de graça), ou ainda, de repente, o pai de algum personagem do grupo, tenha destruído o instrumento mágico do Bardo, e ele no desespero, aceitou um "bandolim" de um Bruxo, mas no final o instrumento era amaldiçoado e possui vontade própria, controlando o Bardo. Dessa forma teríamos um plot, onde o vilão era um mocinho controlado pelo instrumento maldito, e para reconciliar-se com mundo e suas maldades, resolve se juntar ao grupo para fazer o bem.

Bardos são essenciais, afinal de contas, um Épico só é um Épico se alguém contar a história,
Bom GameDev!
Ótimas indicações! Todas as respostas aqui no post foram boas, me deram várias ideias, eu sei que sou um criminoso por fazer um bardo de vilão, mais a ideia é legal, confie em mim!

Bom, no caso do mundinho do meu RPG, existe a "energias" (que é equivalente à magia clássica de todo RPG) que são manifestadas pelos materiais de quem usa, ou seja, o poder está nas espadas, nos arcos, das varinhas, nos revólveres de canhão, etc. Por isso gostei muito da ideia do bandolim do bruxo, pois imaginei "um alaúde feito das madeiras das árvores dos pântanos da morte, com cordas tecidas dos cabelos de uma quimera de fogo cuspidora de almas atordoadas" e por aí vai, dependendo do que foi feito o torna maligno ou não. Afinal se você é um bom instrumentista por que não ser um mercenário no tempo livre?
 
Esse tópico gerou uma reflexão muito legal acerca da classe bardo. Agradeço ao @Ricky O Bardo por ter-me invocado.

Confesso que não li todas as respostas, mas algumas. Mas acredito que minha visão sobre bardos pode abranger um pouco mais do que se vê por aí.

Por exemplo, eu sou defensor do bardo que causa dano. E pior: eu defendo o bardo que causa dano físico. Oras, o meio pelo qual se ouvem as músicas do bardo são unicamente os tímpanos. O dano causado aos tímpanos não é sobrenatural! Hahahá!

A propósito, acredito que ainda não tenha jogado For the King (um dos meus jogos favoritos e que já fiz até um cover da música do tema principal com minha ocarina). Se tiver a oportunidade, jogue. Se não, ao menos veja vídeos, Tenho certeza que a forma que as classes usam os instrumentos musicais lá vão te inspirar. Eu amo usar o alaúde para dar dano em área!
 
Voltar
Topo