🤔 Para Refletir : "Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?" - Aleth728

Valheim vendeu 10 milhões de cópias em apenas um ano

Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
val5.jpg


Por que tão sérios?!

O sandbox de sobrevivência do Iron Gate Studio, Valheim, vendeu 10 milhões de cópias em pouco mais de um ano. O título com tema viking foi lançado no Steam Early Access em fevereiro de 2021 e logo depois conseguiu um pico histórico de 502.000 jogadores simultâneos. Valheim havia vendido 6,8 milhões de cópias em 20 de maio de 2021 e, de acordo com a editora Coffee Stain, estava sendo tratado como uma "franquia".​

20210203220350_1-1050x591.jpg
A empresa disse que Valheim impulsionou suas vendas durante esse trimestre e explicou que estava "intrigada com as perspectivas do que a franquia poderia se tornar na próxima década". Comentando sobre o último marco de vendas, o vice-presidente de publicação da Coffee Stain, Albert Säfström, disse que a equipe de desenvolvimento ainda está totalmente comprometida com o projeto. “Ver a jornada de Valheim em seu primeiro ano de acesso antecipado e fazer parte da Iron Gate foi um imenso privilégio”, disseram eles. "A equipe está colocando todo o seu conhecimento e amor pela construção do jogo, e é atordoante ver o fruto de seu trabalho trazer alegria a milhões de pessoas ao redor do mundo."​

Análise do Coringa

whiterun-skyrim-em-valheim.jpg
Consumido por muito preconceito em relação aos gráficos, joguei Valheim na mesma semana de seu lançamento e posso dizer com propriedade: o jogo é viciante. A ambientação, imersão e dinâmica que o game oferece lançou fora toda a resistência que eu tinha por achar os gráficos esquisitos a princípio.

Porém, eu ainda não compreendo bem o que é que fez o game vender tanto. É verdade que é um mundo aberto gigantesco, randômico e com muita coisa pra fazer. Mas não vejo como se fossem um fator decisivo para que o game estourasse. Em minha concepção, creio que o preço - por ser um game indie - aliado à todas as qualidades do game é que fizeram ele alavancar. Se fosse um game lançado por uma empresa AAA, com um preço robusto, muito provavelmente não teria chegado a tanto sucesso.​

Você jogou Valheim? O que achou?
 
Não conhecia, mas parece legal, bem feito. Darei uma oportunidade se rodar aqui. Agora, o que fez o jogo ter tanto sucesso nunca se sabe. O Vampire Survivors é infinitamente mais tosco, o visual não tem muito cuidado, sem coerência nenhuma. Mas está vendendo muito bem porque a jogabilidade é mesmo interessante, apesar do resto. Também pode ser o mesmo motivo que fez o Among Us estourar anos depois do lançamento, porque estava perdido no monte de tranqueira dos jogos mobile.

Ah. O preço sempre ajuda, claro. Mas é complicado traçar um padrão coeso sobre os jogos com este tipo de sucesso. Mesmo que existam alguns pontos em comum, sempre aparece uma exceção sem relação alguma com os demais. Quando chegar nossa vez, torçamos para acertar a fórmula. :pensando:
 
(...)
Também pode ser o mesmo motivo que fez o Among Us estourar anos depois do lançamento, porque estava perdido no monte de tranqueira dos jogos mobile.
(...)
Among Us é mais um caso "Flappy Bird": o jogo estava lá, aí aleatoriamente um gamer na Twich jogou por 5 horas alegando ser viciante (ou foi pago pra isso? vai saber) e pronto, sucesso veio na fila!

Acredito que o negócio é fazer bem feito e correr atrás da publicidade depois. Mas posso estar errado.
 
é complicado traçar um padrão coeso sobre os jogos com este tipo de sucesso. Mesmo que existam alguns pontos em comum, sempre aparece uma exceção sem relação alguma com os demais

Eu acho interessantíssima essa imprevisibilidade acerca do mercado. O fato de não saber exatamente qual será a nova onda influencia os desenvolvedores a focar em algo de real qualidade, e não em cópias e mais do mesmo. Claro que sempre vai haver um game tentando seguir o embalo de outro e eu estou falando de você mesmo, Genshin Impact, mas isso sempre vai ter.
 
O jogo é muito bom. Principalmente para jogar com amigos. De adverso, além dos gráficos não serem lá aquela coisa muito boa (que, sinceramente, não me importo muito) é o quão mal otimizado esse jogo é, tão mal otimizado - pelo menos para mim, soube que demais jogadores também sofrem em seus PCs sobre isso - que, para conseguir jogar o jogo sem travar muito e de maneira estável em questão de alcançar 60 quadros por segundo, eu teria que deixar tudo no mínimo, desligar os efeitos e colocar minha resolução na mais baixa possível (1280 x 720), se isso não fosse um adverso, o jogo seria muito melhor em quesito gameplay.
 
Voltar
Topo