🤔 Para Refletir : "Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje" - codingkitsune

Vamos reunir em uma lista os fórums de RPG Maker brasileiros?

Membro Membro
Postagens
1.343
Bravecoins
1.645
Acredito que muitos daqui apresentam diferentes origens. Eu, por exemplo, entrei no mundo maker pela Reino RPG, usando o nick 'MimicKayo'.
Posteriormente descobri a Mundo RPG Maker, que foi a minha primeira 'casa'; longos anos se passaram e muitas comunidades apareceram, sumiram, ascenderam (...).

Por este e outros motivos, gostaria de reunir aqui uma memória coletiva de todos nós, das diversas comunidades que existiram ou existem no brasil, sobre RPG Maker. Compartilhem as comunidades que vocês conhecem e/ou que vocês participaram, com seus respectivos links, se possível - mesmo que não dê para acessá-las mais, pois com o link às vezes dá pra acessar alguns posts e matérias das comunidades.

As grandes, atualmente (me recordo destas...)
Mundo RPG Maker: http://www.mundorpgmaker.com.br
Centro RPG Maker: http://centrorpg.com/
Condado Braveheart: http://www.condadobraveheart.com
4Tabern: http://4tabern.com/
Comunidade Maker: http://comunidademaker.com.br/

Tirando as grandes, lembro-me de ter participado de outras mais 'fracas', como:
Jungle Makers: http://junglemakers.xp3.biz
DynastyRPG: http://dynastyrpg.forumeiros.com

Não lembro o link da Arena e da Santuário, e não tenho certeza se antes a reino rpg era só reinorpg.com ou se era diferente. Tem a RPG Menace, também, que já foi pro saco se não me engano.

E vocês? Conhecem alguma? Fizeram alguma? Mandem os links, vamos trocar comunidades!

:Okay_fix:
 
Não tenho plena certeza, mas a Reino havia voltado com o nome de Red Potion, que também
não ficou estável por muito tempo e está off desde 2014, se não me engano.
A Arena (antiga Santuário) virou escombros também.

Uma antigaça que ainda sobrevive é a Dungeon Makers, ainda que eu não saiba como e porquê
perdura tanto.
 
Verdade, Gerar!
Você lembra o endereço dos sites Arena/Santuario e Red Potion?

Fora esses também tem a
Aldeia RPG: http://www.aldeiarpg.com/
Lua RPG Maker: http://luarpgmaker.forum.st/
e a RPG Maker Brasil: http://www.rpgmakerbrasil.net

@edit:
Go! makers: gomakers.com
Solution Maker: http://solutionmaker.com.br/
Jogos RPG: http://www.jogosrpg.com.br
Antiga Centro: http://www.centrorpgmaker.com/
CasteloRPG: http://www.gamingdev.net/castelorpg/
Casa dos jogos: http://z9.invisionfree.com/CasaDosJogos/
Sacred Hall: http://www.sacredhall.net/forum/
 
Tem a comunidade do Musashi, Comunidade Maker: http://www.comunidademaker.com.br/forums/
Ah, tinha também a do Samekage (algo do tipo), mas não consigo lembrar do nome. ;-;

De resto... não lembro mais nenhuma kkkk

Edit:
Esquecemos da Creativy Makers? hahah não sei se tá ativa ainda, link deu quebrado quando cliquei.
http://www.creativitymakers.com.br
 
Faltou a primeira RPG Maker Brasil, a do Falco, que era o único administrador com acessos ao servidor e database, sumiu e cagou tudo.
Foi a primeira comunidade que me cadastrei, depois disso fui para a Reino, mas o pessoal lá não tolerava muito os noobs, e eu era muito na época, então fui para a Dungeon Makers, onde fiquei por um bom tempo.
King Gerar comentou:
Não tenho plena certeza, mas a Reino havia voltado com o nome de Red Potion, que também
não ficou estável por muito tempo e está off desde 2014, se não me engano.
A Arena (antiga Santuário) virou escombros também.

Uma antigaça que ainda sobrevive é a Dungeon Makers, ainda que eu não saiba como e porquê
perdura tanto.

Ela ficou assim deserta depois que a Mari-San e eu saímos de lá, pois, a staff estava muito desinteressada, só o administrador principal (o TaijovuNeji) ainda dava algum sinal de vida e, provavelmente, o [member=312]Bruno7570[/member], ai lascou tudo. Mas tenho muito a agradecer esse site e todo o pessoal, a começar pela minha sign, que ganhei de um colega lá da administração das antigas (Skys, LX, LegendsX... cada dia tinha um nick diferente kkkkk) e prometi não mudar mais (quem me conhece sabe que promessa é dívida).

Acabei migrando para a primeira versão do Condado, que o [member=83]Hector MG. Barbossa[/member]  fundou em meados de 2010 após o fechamento da Vila Makers e estamos ai até agora.
O próprio Hector falou de umas comunidades antigas que ele participou na entrevista que fiz com ele na Make The RPG #5.
Talvez ele apareça por aqui kkkkk
 
Olha, eu sou do tempo da RPG Menace e Maker Universe. Menace, a verdinha, teve sobrevida e acho que deve ter rodado até bem recentemente. A MU, na mudança da v4 pra v5 (da azul pra prata), se foi e deixou muitas saudades. A mãe de boa parte da base dessas suas era a Universo RPG Maker, mas que não pude conhecer. Deve ter sido a primeira grande comunidade nacional.

Também participei um pouco da comu do August Shade e do Darkjouse, a DevMakers (na qual o site estava parado mas funcionava, ao menos até recentemente. Ela teve uma vida real bem curta.

Claro, temos que citar outras como a Castelo, a Jogos RPG, Casa do Jogos e Casa do Maker (não confundir) e toda uma outra linha de história das que eu não participei.

P.S.: Também participei da Vila Makers, da Santuário e da RMB original do Falco, mas essas já foram citadas. Desculpem-me a falta de links, contudo não deve ser dificil de achar...
 
Deixo eu dá meu depoimento aqui, já que fui chamado pelo [member=1]Yoshi[/member] a prestar esclarecimentos kkkk

Sobre a história da Dungeon Makers ela perdura (está online) até hoje graças ao TaijovuNeji que mantém o servidor hospedado em uma empresa que (na época ele dizia) ele trabalha (ou trabalhou).

Eu me sinto meio angustiado pela DM. Hoje gosto da Condado apesar de não frequentá-la como antes, porque me lembra esse estilo de fórum bem família, as pessoas próximas e uma ajuda mais efetiva que uma simples cópia ou botão de download no final da postagem.

Pensava que na época que era ativo na DM, era uma situação rara ficar uma comunidade fora, mas depois que escrevi esse artigo, a própria DM estava sendo jogada na "dungeon" (efeito rebote).

Hoje, visualizando, porque acho que a DM não deu certo?
Havia muitos "ADM's" por assim dizer, vários pajés na comunidade.Lembro-me que o primeiro a reconhecer isso foi o próprio MaximusAnd1 (não lembro da escrita corretamente) Ele simplesmente anunciou a saída da Staff.
Outros iam e voltavam, sem julgar quem esteve lá, como Black, eu, Neji, Yoshi, Sky e o Panda.

Eu e Yoshi éramos os ADM's "peões" que estávamos antenados ali no dia a dia como makers, acompanhando as novidades e ajudando próximo do pessoal. Tínhamos nomes de ADMs, mas éramos mais como cargo levemente mais alto ali que os mod. globais e locais (demonwar e duvidoso). Claro tínhamos opinião e ideias a serem levadas em conta pela staff toda, mas pela pouca experiência, não fazíamos a revolução nas mudanças.

As meninas, Mary e Ammy quando entraram no time, creio eu por ter tido uma liberdade de conteúdo/expressão fora do normal, fez a DM deslanchar pelas comunidades, não era do tipo que criávamos recursos de RPG Maker, como a antiga Vila Makers tinha aqueles Packs de Recursos que agora está aqui no Condado, mas sim que elaborava conteúdo e nessa época havia até uma disputa amigável com a antiga Condado que tinha lançado rádio online e estava também com a Revista se não me engano (meio perdido quanto a linha do tempo das revistas)

o [member=1]Yoshi[/member] pode confirmar algumas partes da história e rever outras, como eu era moleque, posso confundir-me nessa linha do tempo.

Dois motivos e duas causas que fizeram a Dungeon Makers ser quase soterrada
1º as Causas
Pela qualidade aqui vocês podem supor, não estou colocando algum culpado, julgando ou vitimizando o fato da DM ter afundado. Apenas descrevendo características e qualidades dos perfis na comunidade

MaximusAn1 - Ele era o cabeça, e provavelmente a saída dele "desmantelou" a equipe, ficou sem uma direção. Mesmo eu ter entrado na comunidade e ele ter saído, logo em seguida, mas é isso que pude perceber pelos tópicos criados por ele e 'reuniões' sobre a comunidade.

TaijovuNeji - Era o crânio por toda estrutura. Gostava do RPG Maker e ele fazia ali alteações mínimas, mas essenciais de scripts de RPG Maker XP. Assim ele ajudava a comunidade,

Black - Participava junto com o Panda e Skys na criação do design da comunidade. Não era tão ativo assim. E havia muita "briga" por essa falta de diferenciamento da comunidade em "faremos o quê?"

Panda - Esse é o cara que transmitiu toda a criatividade e talento dele no visual da comunidade, ainda mais quando ela passou por um visual de tabera, tons amadeirados, por tons em bejes. Foi o chefão visual da comunidade. Porém depois ausentou-se

Skys - Precisava de um apoio moral? Ele era o cara. Defendia a comunidade com afinco, entrava em outras comunidades, se necessário para rebater críticas vindas de outros lugares. E infelizmente por falta desse controle dessa qualidade, as discussões mais calorentas, Skys esquentava ainda mais. Ele tem habilidades com criação visual e ajudava bastante a comunidade, os membros, com criações de marcas e avaliações gráficas no geral.

Eu. Fui conhecido como Naruto por lá (época que era viciado, hoje estou a mais de 4 anos fora do vício kkk). Eu comecei a ajudar a comunidade e ganhei destaque, por lá quando Neji me chamou a ser um ADM, contei para toda minha família (para vocês verem o meu nível de maturidade kkk).

Mas desenvolvi rápido e grandes mentores de vida foram Yoshi e Neji, prova são as minhas mais de 15 páginas de mensagens particulares que estão guardadas na DM até hoje.

Yoshi - Pense num cara que não sabia nada de RPG MAKER. Pense num cara que sabia dá 110% de ajudar e a satisfação em ver outros desenvolvendo projetos próprios. Yoshi é zica!
Além de ter um poder de observação fora do normal que ganhou na DM, ou que pelo menos começou a expor para fora kkk



Não sabia porque o Yoshi tinha saído, mas havia ficado muito puto com ele kkkkkk de verdade, hoje eu consigo entender (finalmente tenho maturidade?) havia muito sobrepeso para nós , Eu, Yoshi e Neji para movimentar a comunidade. O Neji nem considerávamos tanto, porque não tinha muito tempo para isso, mexia e mexia nos cóios da comunidade, trocava até hora de trabalho para evitar invasões no código. Lembro-me de apenas uma vez o Neji ter falado que havia sido invadido de fato e teve de puxar um backup de outra máquina.

Bom pessoal, por enquanto vou deixando de escrever, mas a história em si, tem muita intrigas e até romance kkk
Estou tirando um peso de minhas costas kkkk

[member=6]Jully Anne[/member] olha aqui, uma vez tu pediu isso para mim por mp, se tiver alguma questão que queira explorar, pode perguntar que te respondo beleza?
 
O próprio Hector falou de umas comunidades antigas que ele participou na entrevista que fiz com ele na Make The RPG #5. Talvez ele apareça por aqui kkkkk
Olha eu por aqui!

Caras.... Só a MU. Depois dela criei a "Vila Makers" e depois o "Condado Braveheart"... Acabou aí.

Nunca participei de nenhuma outra comunidade (Salvo a DM dos meus irmãos TaijovuNeji e Yoshi). Recentemente me cadastrei em algumas pra divulgar a "Creativity Makers" que eu resolvi não continuar pra poder usar desse tempo livre para desenvolver meus jogos (entre outros motivos), que pra mim hoje é o meu único foco.

Minha historia começou na MU em 2001, foi uma experiencia tão gratificante que estou aqui até hoje, e dela vieram os frutos "Vila Makers" e "Condado Braveheart" são 15 anos de dedicação a estas comunidades, ao RPG Maker e aos makers... Não tenho nada a listar alem disso.

Eu ja falei antes sobre o significado e criação da "Vila Makers", depois de muito tempo tentando encontrar um nome, ele saiu depois de uma bebedeira minha num boteco, sai era umas nove ou dez da noite depois de um monte de cerveja na cabeça kkk.... "Vila Makers" então surgiu na mente, no dia seguinte tava lá.

Ninguem até hoje me perguntou sobre a criação do nome "Condado Braveheart"... "Condado"... veio do "Hobbit" ou "O Senhor dos Aneis", o condado em que eles viviam, sempre achei aquele lugar du caralho, um bom lugar pra viver, mesmo quando eu mestrava RPG no cenário de Talkien... "Braveheart" é uma palavra forte, que significa (pra mim) o interior de uma pessoa ao qual ela não pode esconder, não como o filme "Coração Valente", mas como "William Walace"... se é que me entendem.
 
E é com esses pouquinhos que em vez de só fazer um diretório de comunidades antigas e atuais, que na verdade resgatamos um pouco da história dessas comunidades e creio eu, da nossa própria história.

Aos que ainda estão na ativa e dando seu depoimento, um brinde. Quem não estiver, mas por acaso esteja lendo isso agora, favor apenas dedicar um último tempinho e nos deixar informado da sua história.
 
[member=312]Bruno7570[/member]
Você e o TaijovuNeji até tinham motivos para ficarem putos pela minha saída, agora todos os demais presentes ali no momento não. E, convenhamos, a D.Magazine morreu de besteira, se o pessoal estivesse a fim por lá estaríamos produzindo ela até hoje, tanto que, a princípio, a Mari não tinha intenções de sair da Dungeon Makers depois que eu cai fora, mas ela teve algum desentendimento com alguém lá por besteira (acho que foi com o TaijovuNeji, sei lá) e perdeu a linha kkkkk.

[member=83]Hector MG. Barbossa[/member]
Me expressei mal, devia ter dito "comunidades que ele conheceu".
Não sabia da origem do nome da Vila Makers acho que...
10440996_477959492356787_8560461823315294521_n.jpg

entendeupalavra.gif
Agora sei o porque de tantas garrafas de rum kkkkkkk

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Vixi, o pessoal das antigas passar por aqui é difícil, mas tem gente com boa bagagem que ainda pode dar uma palavrinha sem dúvidas.
 
Fala, pessoal!
Estava dando uma olhada na board de divulgação da RPG Maker Brasil e percebi que tem um número grande de fórums e projetos divulgados por lá:


Central Indie: http://www.centralindie.org/index.php?action=forum
iMaker: http://iimaker.wix.com/imaker#!social-forum/cxiw
Clube Digital: http://www.clubedigital.net/forum/
Diário Maker: http://diario-maker.blogspot.com/
Caveira RPG Maker: http://caveirarpgmaker.weebly.com/
                                  http://caveirarpgmaker.webs.com/
RPG Maker Chaos: http://rpgmakerchaos.forumeiros.com/
RPG Maker no Ar: http://rpgmakernoarforum.forumeiros.com.pt/
                                  http://rpgmakernoar.blogspot.com.br/
Distrito Maker: http://www.distritomaker.com
Tanatos Maker (que, se não me engano, passou seus sistemas para o 4shared/mediafire, algo assim): http://www.rpgmakerbrasil.net/forum/index.php/topic,62.0.html
Fórum MayLeone: http://mayleone.forumeiros.com/
Condado Maker(?): http://condadomaker.comuf.com/index.php?action=forum


:Okay_fix:
 
Fala galera tudo tranquilo com vocês?

Encontrei esse tópico por acaso e não poderia deixar de comentar aqui. Acho que vale a pena eu contar a história da DungeonMakers des do início, então vamos lá ..

Bom, hoje tenho 24 anos, mas comecei nesse mundo de criação de jogos quando eu tinha 12, meu primeiro contato foi com o Rpg Maker Xp, fiquei doido em ver que com essa ferramenta eu conseguiria montar de forma relativamente  simples meu próprio jogo. Baixei o programa e comecei a me aventurar nele...

Logo começaram a me surgir dúvidas como : "Onde mudo esse menu", "Como será que faço para mudar o char" e várias outras, então comecei a pesquisar no google e achei um forum criado em uma plataforma gratuita, acho que era queroumforum, e esse forum era mantido pelo Atoa e pelo DemonWar.

Fiquei muito tempo usando esse forum, e inclusive ajudando muito o pessoal de lá, principalmente com resources (eu era pixel artist), até que acabei virando moderador do forum.
Mas infelizmente houve uma briga entre os dois adms, e cada um foi para um lado, deixando o forum por conta do Maximus, que depois decidiu por os moderadores como adms tbm, que na epoca eram eu o nmat3, FeeE (marcaoo) e o Panda (Rafael), o Skys (que na épora era LegendX) entrou depois.

Então os 5 decidiram formar um forum novo (por isso brincamos, nos chamando de Rangers, e acabou pegando), tenho orgulho de dizer que eu dei a sugestão do nome ser DungeonMakers e acabou ficando isso mesmo. Tentamos montar o forum usando o forumeiros, e por ser muito limitado eu fiquei responsável por conseguir instalar o forum em um servidor pago, que mantenho ativo até hoje.

O Marcaao ficou responsável pelo layout do portal e do forum junto com o Nmat3 (nosso logo é uma fenix, pois surgimos das cinzas de uma comunidade que acabou), o Panda trazia vários resources e ajudava d+ a galera com criação de chars, tilesets e etc, e era um dos que mais ajudava a por ordem na casa. Eu fiquei com a parte de programação do forum, então isso acabou fazendo me interessar mais em mexer com criação de scripts do que criação de resources, e o Maximus, tem nem o que falar, o cara era nossa base, nosso líder, tinha um experiencia gigantesta, mas infelizmente saiu do forum algum tempo depois, e quero deixar claro que isso não foi o motivo da DM começar a decair.

E assim surgiu a DungeonMakers.....

Agora, explicarei como ela chegou na situação que está hoje.

Considerei a DM minha familia, tinha o pessoal da staff como irmãos para mim, e todos (apesar de algumas desavenças) eram muito unidos, e muito animados para fazer as coisas acontecerem. Sempre pensamos em levar conteudo novo para o forum, o Hengel também nos ajudava com idéias fantásticas, como o Festival de Rpg Maker por exemplo. Sempre demos suporte aos membros, esclarecendo dúvidas e mostrando o caminho para criar um bom jogo e fazer uso correto do RPG Maker, criamos até uma revista para falar sobre games e tecnologia, onde uma edição ficava mais fantástica que a outra.

E mesmo assim, fazendo nosso melhor, ajudando e trazendo conteúdo bacana para a galera, mesmo não ganhando absolutamente nada com isso, fazendo tudo pq amávamos o que fazíamos, a maior parte dos membros sempre reclamavam e criticavam, não reconheciam nossos esforços, o que acabou desanimando boa parte do time inclusive eu.
Aos poucos, um por um da staff foram deixando o barco, cada staff que saia, mais desanimado eu ficava, desanimei totalmente depois que a Mari-san faleceu, tinha ela como irmã de sangue, conversava com ela sempre, e fiquei MUITO mal quando essa tragédia aconteceu, eu chorei de verdade, e não Yoshi, não foi comigo que ela teve desentendimento na DM. Considerava o pessoal da staff minha família, vi essa família se desmanchando, isso me deixou muito para baixo, e acabei deixando o forum de lado também.

Por que ainda pago o servidor, dominio e mantenho o forum no ar? Pq a DM não é só um forum, é um legado, que não só eu mas todos que participaram e contribuíram com ela deixaram. Sou programador hoje, e trabalho com isso graças ao menino que aos 12 anos se aventurou em querer criar jogos, e depois se aventurou mais em tentar aprender a programar para criar a DM, lá está a minha história e de muitos que hoje estão por aqui no condado...

Hoje minha vida é totalmente diferente, tenho outras responsabilidades. Tenho que cuidar da minha esposa, minha casa, meu carro, graças a Deus estou muito bem trabalhando como programador, mas a DM e tudo que ela representou e ainda representa sempre vai estar no meu coração.

Ainda pretendo refazer completamente a DM, criar algo totalmente diferente do que vemos hoje no mundo maker, essa ideia já está na minha cabeça faz um bom tempo, alguns antigos membros da Staff da DM sabem sobre isso e me ajudarão com isso, o que me falta é tempo para conseguir planejar e executar algo dessa magnitude. Mas o que posso dizer é que um dia, todos serão surpreendidos....
 
Caio Varalta comentou:
[...]
Central Indie: http://www.centralindie.org/index.php?action=forum
[...]
Clube Digital: http://www.clubedigital.net/forum/
[...]

Esses dois foram criados por mim. Para ambos, eu tinha comprado domínio e usava (ainda uso) um servidor pago (HostGator).



O Clube Digital era mais voltado à tecnologia em geral, mas dava bastante suporte à programação de jogos (RPG Maker) e desenvolvimento de software.

Eu encontrei um registro dele no Web Archive: http://web.archive.org/web/20140517171950/http://clubedigital.net/



Eu tinha feito outro fórum, se chamava Galáxia RPG Maker (http://galaxiarpg.tk/), fiz em paralelo ao Clube Digital, mas dava suporte total ao RPG Maker.
Posteriormente, ele deu lugar ao Central Indie (mudou o nome e o foco).

Também encontrei um registro dele no Web Archive: https://web.archive.org/web/20140517083542/http://galaxiarpg.tk/



Já o Central Indie, era totalmente voltado a indie games. Dava suporte a várias engines (RPG Maker, Game Maker e etc) e mais um monte de coisas de jogos.
Fiz ele, logo após o Clube Digital e Galáxia RPG Maker terem acabado.

Encontrei um registro no Web Archive, mas ele possui o primeiro visual (bem antigo). Eu tinha feito outro tema visual muito melhor e mais moderno, posteriormente, mas não foi registrado pelo Web Archive.
 
TaijovuNeji comentou:
E mesmo assim, fazendo nosso melhor, ajudando e trazendo conteúdo bacana para a galera, mesmo não ganhando absolutamente nada com isso, fazendo tudo pq amávamos o que fazíamos, a maior parte dos membros sempre reclamavam e criticavam, não reconheciam nossos esforços, o que acabou desanimando boa parte do time inclusive eu.
Sabe qual foi o nosso erro ai? Faltava opinião própria nossa, a gente queria ficar "mimando" os membros, onde tudo o que mudávamos tinha que ter a aprovação deles, mesmo que isso fodesse toda a programação do fórum por algo que tínhamos que implantar porque os membros queriam. A opinião dos membros é importantíssima e crucial para a boa convivência, mas cabe à Staff analisar o que de fato é mais viável para ambas as partes.

TaijovuNeji comentou:
Hoje minha vida é totalmente diferente, tenho outras responsabilidades. Tenho que cuidar da minha esposa, minha casa, meu carro, graças a Deus estou muito bem trabalhando como programador, mas a DM e tudo que ela representou e ainda representa sempre vai estar no meu coração.
Olha, re-erguer a coisa toda vai ser barra pesada e com você mais sem tempo ainda do que já estava será impossível, isso é fato. Para levar uma comunidade adiante, ou você tem algum tempo para isso ou é melhor esquecer, do contrário vai ficar às moscas, infelizmente. Com todo esse tempo fazendo parte de staffs, aprendi que o negócio é ser que nem equipe médica: Agir com a razão e não somente por emoção, ou seja, se for fazer algo que seja na certeza de ir até o fim e não no "achismo", planejar cada alteração no fórum com a equipe, essa por sinal, deve ser comprometida e dedicada, ao contrário do que aconteceu lá na DM...

[member=13]Fábio Pichler[/member]
Eu ainda lembro da Galáxia, embora nunca tenha me registrado, cheguei a dar umas visitadas.
Tendo em vista que ainda mantém um servidor pago (HostGator) pretende fazer algo do tipo ainda?
 
Yoshi comentou:
Sabe qual foi o nosso erro ai? Faltava opinião própria nossa, a gente queria ficar "mimando" os membros, onde tudo o que mudávamos tinha que ter a aprovação deles, mesmo que isso fodesse toda a programação do fórum por algo que tínhamos que implantar porque os membros queriam. A opinião dos membros é importantíssima e crucial para a boa convivência, mas cabe à Staff analisar o que de fato é mais viável para ambas as partes.
Ahaha Yoshi nesses tempos ficou mais malvado. Black Yoshi =3
Brincadeiras a parte, por isso que de verdade acredito que tem que ter ordem, regras, e elas tem que ser seguidas, principalmente pelo staff. Tem que existir controle e tem que existir respeito. Um Staffer com a mão mais esquentada nos alertas e nas punições é bom até mesmo pra quem leva aquela chamada. Quanto a coisas do fórum, tem que mudar de acordo com o que os Administradores e Webmasters entendem como correto, por mais que as vezes o pessoal não goste, reclame, etc. Acho que existe espaço pra se pedir e ouvir a opinião dos membros, mas os staffers e principalmente admins tem que tomar as decisões no que é melhor pra comunidade.
See ya!
 
August_Shade comentou:
Yoshi comentou:
Sabe qual foi o nosso erro ai? Faltava opinião própria nossa, a gente queria ficar "mimando" os membros, onde tudo o que mudávamos tinha que ter a aprovação deles, mesmo que isso fodesse toda a programação do fórum por algo que tínhamos que implantar porque os membros queriam. A opinião dos membros é importantíssima e crucial para a boa convivência, mas cabe à Staff analisar o que de fato é mais viável para ambas as partes.
Ahaha Yoshi nesses tempos ficou mais malvado. Black Yoshi =3
Brincadeiras a parte, por isso que de verdade acredito que tem que ter ordem, regras, e elas tem que ser seguidas, principalmente pelo staff. Tem que existir controle e tem que existir respeito. Um Staffer com a mão mais esquentada nos alertas e nas punições é bom até mesmo pra quem leva aquela chamada. Quanto a coisas do fórum, tem que mudar de acordo com o que os Administradores e Webmasters entendem como correto, por mais que as vezes o pessoal não goste, reclame, etc. Acho que existe espaço pra se pedir e ouvir a opinião dos membros, mas os staffers e principalmente admins tem que tomar as decisões no que é melhor pra comunidade.
See ya!
Grande Shade, aí é das antigas mesmo, bania sem dó nem piedade, hahaha. Saudades, meu velho.

Quanto a essa posição... Isso eu tenho que concordar, é preciso haver um mínimo de organização, ordem e hierarquia, por mais fascista que isso soe aos ouvidos mimimistas de hoje. A função principal da staff é defender os interesses da comunidade como uma unidade, para impedir que forças dispersivas prejudiquem o crescimento ou andamento dessa. Ou seja, vire uma anarquia, uma terrra de ninguém, um caos descontrolado, como foi o trágico final da RMB Original depois do sumido do "Falcão Azul".

-----

Bem que o [member=38]August_Shade[/member]  podia dar uma palhinha aqui sobre o que houve com a DevMakers, né? Por que o Darkjouse é um homem meio ruim de achar...

--------

Quanto a questão das críticas já levantas pelo pessoal da DM (da qual staff respeito muito por conhecer a procedência excelente), cara, só lamento muito pelo fim que as coisas tomaram. Uma staff e comunidade tão boas cair por desanimo e feedback negativo é realmente triste, eu no meu entender vejo que gente desse nível tão baixo, que só faz crítica destrututiva não merece sequer viver em comunidade, pois não possui nenhuma empatia nem consegue entender os resultados dos esforços alheios dentro das limitações que cada um tem. Um tipo desses é um troll incorformado, invejoso e rancoroso, muitas vezes.

-------

Bom, falei de muitas coisas, mas quero ouvir muitas, a bola tá aí com vocês.
 
Voltar
Topo