🤔 Para Refletir : "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!" - Moge

Você é Escravo, Independente ou Livre?

Membro Membro
Há muito mais na realidade do que uma mente humana consegue imaginar
Postagens
226
Bravecoins
576
Olá.

Eu sei que aqui é um fórum mais voltado para criação de jogos e tudo que envolve isso, mas decidi publicar algo sobre finanças aqui, pois, talvez, essa pode ser sua maior dificuldade: Como ter grana para terminar seu jogo. Bom... Há um tempo atrás eu descobri algumas regras básicas sobre finanças que, francamente, acho que deveria ter descoberto antes. E é o seguinte:

Antes de qualquer coisa, você precisa descobrir em que momento está a sua vida financeira. Esse deve ser o primeiro passo. E é interessante fazer essa reflexão agora, para usar como guia e tomar as melhores decisões para o seu futuro. Entender isso muda tudo.




Então, vamos lá...

São três os estágios da vida financeira:



Escravo:


Se você vive pensando nas contas a pagar e na falta de dinheiro, que se torna uma sombra negativa em sua vida e gera constante preocupação, você é um prisioneiro do dinheiro.

Você precisa agir rapidamente para se libertar, pois a sua vida está em uma prisão de dívidas. A resposta para esse dilema é focar em uma mudança na sua vida financeira, cortar supérfluos, balancear as contas e gerar caixa. O mais importante é conseguir fazer o dinheiro sobrar no final do mês para poder começar a investir.

Como assim "investir"? É que eu penso o seguinte: você vai precisar de recursos para terminar seu jogo, não vai? Quer dizer... Isso, se você quiser fazer um grande jogo. Que fique na memória das pessoas, etc. E, acredite: Investir não é tão difícil quanto parece. Você só precisa ter uma conta em uma corretora de valores e seguir publicações independentes sobre investimento.

É claro que esse tipo de informação custa, mas, geralmente, é bem barato. Com algo em torno de 15,90 por mês você já consegue assinar uma publicação semanal de indicações de investimentos. Isso vai gerar retornos para você e, assim, poderá terminar seu jogo.




Independente:


Nesse estágio, você conseguiu economizar uma reserva de emergência para cobrir pelo menos seis meses de seus gastos rotineiros e começou a investir.

Vender aquela ação que está obtendo altos retornos para pagar o designer gráfico do seu jogo? Não faz sentido nenhum. Ao ter uma reserva, você não precisa viver esse dilema. É só pegar dela para fazer o que for necessário. Assim, seus investimentos estão preservados e rendendo todos os dias.

Outro fator importante é conquistar a liberdade para fazer as melhores escolhas para a sua vida. Foi demitido? Não tem problema. Você pode se dar ao luxo de procurar outro emprego com calma, sem ter que aceitar a primeira oferta.




Livre:


Atingir esse estágio é o que todo investidor almeja e que poucos acham que é possível. Mas, acredite, é possível. Aqui seus investimentos já apresentam retornos e dividendos suficientes para bancar as suas despesas. Isso quer dizer “adeus” ao trabalho e chefe. A partir desse dia você começa a ser seu próprio chefe e fica livre para poder programar, ou fazer o design do jogo, ou para fazer a sua parte do jogo que você tem mais habilidade. Tem mais tempo livre.

Poucos conseguem atingir esse nível. E isso acontece nem tanto pela dificuldade em se ficar rico, mas pela falta de disciplina própria. Lembre-se: enriquecer é uma maratona, não uma corrida de 100 metros.



O fator mais importante para atingir o objetivo, independentemente do nível em que você esteja, é sempre gerar um superávit, que é simplesmente gastar menos do que se ganha. É assim que se faz para ter grana para criar uma reserva de emergência, investir todos os meses, acumular retornos e FINALMENTE terminar um jogo. Não apenas um jogo qualquer, mas um jogo que vai marcar as pessoas.

Mas cuidado! Pois pode ser que, quando você aplicar o que estou falando aqui e ver que dá certo, você será tentado a aumentar seu padrão de vida. Não há problema nisso, porém você precisa saber quando aumentá-lo e também o quanto. Pois o maior erro que você pode cometer em sua jornada é elevar muito o seu padrão de vida ao aumentar a sua renda, seja por um reajuste salarial ou conquista de uma renda extra. Viva sempre abaixo das suas possibilidades para poder economizar e investir.

Eu sei que pode parecer um contrassenso. Afinal de contas, dinheiro serve para realizar as nossas metas e sonhos. Por isso, para ter clareza sobre o uso do dinheiro, é importante sempre definir seus objetivos.

Se você tem um plano como o meu, que é ficar milionário, o objetivo é acumular muito dinheiro e, quando o montante já for o suficiente, viver apenas de renda.

Digo e repito: é possível.


InterPlay
 
Bem interessante. A questão de nível de vida é essencial. Uma pessoa que ganha 5mil e guarda 2mil será mais rica a longo prazo do que quem ganha 10mil e guarda mil. Pois se não tem acumulação de dinheiro e capital você não chega a lugar algum.

Eu particularmente comecei a trabalhar por conta própria há um bom tempo. Consegui usar as sobras do meu dinheiro para investir em uma empresa que hoje além de ser uma renda bem maior me dá tempo livre para mexer em projetos paralelos.

Meu planejamento é continuar investindo em renda fixa e variável até construir minha casa. Depois juntar dinheiro e continuar investindo 20-25 anos para me aposentar com juros semestrais (vou precisar guardar uns 15% do que ganho pra isso).
 
night walker comentou:
Bem interessante. A questão de nível de vida é essencial. Uma pessoa que ganha 5mil e guarda 2mil será mais rica a longo prazo do que quem ganha 10mil e guarda mil. Pois se não tem acumulação de dinheiro e capital você não chega a lugar algum.

Eu particularmente comecei a trabalhar por conta própria há um bom tempo. Consegui usar as sobras do meu dinheiro para investir em uma empresa que hoje além de ser uma renda bem maior me dá tempo livre para mexer em projetos paralelos.

Meu planejamento é continuar investindo em renda fixa e variável até construir minha casa. Depois juntar dinheiro e continuar investindo 20-25 anos para me aposentar com juros semestrais (vou precisar guardar uns 15% do que ganho pra isso).

Discordo plenamente, guardar dinheiro não define se uma pessoa será mais ou menos rica, o que define é onde você gasta seu dinheiro, um cara que gasta seu dinheiro para investir na bolsa de valores ou tesouro direto (e tem conhecimento para fazer isso) terá muito mais chance de ser rico do que o cara que guarda seu dinheiro na poupança, de qualquer forma, um cara que ganha 930 de salário terá que ralar muito para ganhar um salario de um cara que ganha 10 mil em um mês só, eu garanto pra você que se o cara de dez mil investir 2 mil reais sairá ganhando muito mais do que um escravo que ganha míseros 930 reais, mesmo que ele invista todo seu salário. Infelizmente, apesar do esforço e conhecimento nas finanças nos ajudarem a alavancarmos, sabemos que um rico poderá se alavancar muito mais em menos tempo :/
 
Cross Maker comentou:
Discordo plenamente, guardar dinheiro não define se uma pessoa será mais ou menos rica, o que define é onde você gasta seu dinheiro, um cara que gasta seu dinheiro para investir na bolsa de valores ou tesouro direto (e tem conhecimento para fazer isso) terá muito mais chance de ser rico do que o cara que guarda seu dinheiro na poupança.

Investir tá mais pra "guardar" do que "gastar" dinheiro, então acho que o que o [member=2362]night walker[/member] falou faz todo o sentido. O que você falou procede também, não tem como investir quando mal se ganha o que é necessário pra sobreviver.



Fora isso, não vejo o por quê se preocupar tanto em não ter que trabalhar pra conseguir viver, já que isso pode significar ter um padrão de vida bem inferior ao que você teria em um trabalho regular. É fundamental se preparar para o futuro com uma boa reserva financeira, mas ficar economizando cada migalha durante 25 anos pra só depois ir comer uma fatia do bolo é um baita desperdício, na minha opinião.

Já que o assunto foi pra investimentos, aonde vocês costumam investir? Sou bem novato nisso e tô procurando conhecer mais, já que agora sobra um dindim pra guardar. Criei uma conta no Nubank pra deixar as economias rendendo pelo menos 100% do CDI, mas tô tentado a dar uma olhada na XP Investimentos ou algum desses outros bancos novos aí pra coisas de risco mais alto. Algum de vocês tem experiência com eles?


 
Investir tá mais pra "guardar" do que "gastar" dinheiro, então acho que o que o [member=2362]night walker[/member] falou faz todo o sentido. O que você falou procede também, não tem como investir quando mal se ganha o que é necessário pra sobreviver.

Errado de novo, a partir do momento que você tira seu dinheiro para dar a uma empresa (ou mesmo ao governo) para se ter um retorno maior é um gasto, não se guarda dinheiro gastando ele, agora se você me questionasse sobre o tipo de gasto ai sim eu concordaria contigo, que no caso quando tu faz um gasto para este procedimento seria um gasto investido, mas que não necessariamente se aplique apenas a bolsa de valores, no agronegócio por exemplo, você pode gastar com um maquinário agrícola que pode gerar um custo maior mas que a longo prazo pode ser que gere um baita retorno produtivo (vai depender de toda uma análise empresarial mesmo pra saber isso), isso se chama investimento (ou no nosso caso em questão gasto investido) que é quando você gasta para se ter um retorno maior.

Fora isso, não vejo o por quê se preocupar tanto em não ter que trabalhar pra conseguir viver, já que isso pode significar ter um padrão de vida bem inferior ao que você teria em um trabalho regular. É fundamental se preparar para o futuro com uma boa reserva financeira, mas ficar economizando cada migalha durante 25 anos pra só depois ir comer uma fatia do bolo é um baita desperdício, na minha opinião.

Discordo, já ouviu falar de independência financeira? Se tu for um mestre da economia e saber investir bem na bolsa economizando sempre e investindo muito, tu pode sim chegar em um nível que você nem precise mais trabalhar para sobreviver, porque você vai ter tanto dinheiro investido que vai viver apenas de investimento na bolsa e nada mais. Mas é claro tu tem que ser foda pra chegar neste nível e muitas vezes abrir mão de muita coisa (coisa que eu particularmente n conseguiria ahaha)

Já que o assunto foi pra investimentos, aonde vocês costumam investir? Sou bem novato nisso e tô procurando conhecer mais, já que agora sobra um dindim pra guardar. Criei uma conta no Nubank pra deixar as economias rendendo pelo menos 100% do CDI, mas tô tentado a dar uma olhada na XP Investimentos ou algum desses outros bancos novos aí pra coisas de risco mais alto. Algum de vocês tem experiência com eles?

Sorry não manjo de economia, tudo que eu sei eu aprendi pelo meu irmão (ele estuda e faz estas paradas) mas uma coisa que eu sempre aprendi de professores de economia e do meu irmão, é que pra quem ta começando, o tesouro direto é uma ótima opção, tu não recebe um retorno gigantesco, mas é um retorno garantido e sem riscos se tu souber fazer direitinho (muito melhor do que a poupança)


 
Cross Maker comentou:
Discordo plenamente, guardar dinheiro não define se uma pessoa será mais ou menos rica, o que define é onde você gasta seu dinheiro, um cara que gasta seu dinheiro para investir na bolsa de valores ou tesouro direto (e tem conhecimento para fazer isso) terá muito mais chance de ser rico do que o cara que guarda seu dinheiro na poupança, de qualquer forma, um cara que ganha 930 de salário terá que ralar muito para ganhar um salario de um cara que ganha 10 mil em um mês só, eu garanto pra você que se o cara de dez mil investir 2 mil reais sairá ganhando muito mais do que um escravo que ganha míseros 930 reais, mesmo que ele invista todo seu salário. Infelizmente, apesar do esforço e conhecimento nas finanças nos ajudarem a alavancarmos, sabemos que um rico poderá se alavancar muito mais em menos tempo :/

Quando eu digo guardar = não gastar, é poupar, é investir. Poupança não rende muito mas qualquer tipo de investimento e forma de poupar/guardar é válida. Melhor deixa na poupança do que gastar com comidas e bebidas caras, por exemplo. Eu particularmente tenho 50% em renda fixa e 50% em ações. A forma que você investe varia de cada caso. No meu caso eu nunca antes guardei dinheiro diretamente, eu comecei a comprar no cartão de crédito e aos poucos tudo que precisava para abrir a empresa, até que consegui um ponto comercial e a coisa foi acontecendo. Tem muitas formas de poupar e investir.

E um cara que ganha 2mil a longo prazo pode ser tão pobre quanto alguém que ganha 930, se ele gastar essa diferença com festas, bebidas, comprar um carro velho que só vai dar gasto. Tudo é muito relativo e depende de cada caso. O que não é relativo é que você só enriquece poupando e investindo.

Lord Wallace comentou:
Fora isso, não vejo o por quê se preocupar tanto em não ter que trabalhar pra conseguir viver, já que isso pode significar ter um padrão de vida bem inferior ao que você teria em um trabalho regular. É fundamental se preparar para o futuro com uma boa reserva financeira, mas ficar economizando cada migalha durante 25 anos pra só depois ir comer uma fatia do bolo é um baita desperdício, na minha opinião.

Já que o assunto foi pra investimentos, aonde vocês costumam investir? Sou bem novato nisso e tô procurando conhecer mais, já que agora sobra um dindim pra guardar. Criei uma conta no Nubank pra deixar as economias rendendo pelo menos 100% do CDI, mas tô tentado a dar uma olhada na XP Investimentos ou algum desses outros bancos novos aí pra coisas de risco mais alto. Algum de vocês tem experiência com eles?

Rapaz eu sempre usei a Rico. Tem até 125% ou mais de CDI lá, claro que a longo prazo, curto prazo ou com liquidez diária é por aí 100% mesmo. Eu tenho um CDB que me paga 6,5% + Inflação, hoje em dia é bem interessante. Mas renda fixa em geral acho que compensa algum bom CDB ou tesouro direto mesmo. Agora ações oferecem retornos melhores, se você não precisa do dinheiro e pode esperar para usar o dinheiro é uma boa ideia. Tem que ter paciência pois você pode comprar ações e as mesmas caírem muito por flutuações políticas e econômicas do país. Mas se a empresa é boa eventualmente ela irá se valorizar, quanto mais barato você comprar melhor. Ações só da prejuízo se a empresa falir, você estiver em Marte e não ficar sabendo de nada e não vender rs. Agora a outras modalidades que nem são investimentos por si dizer, o Day Trade, que é comprar e vender no mesmo dia captando flutuações no preço, e o Swing Trade, que capta tendências a médio prazo, pode ser alguns dias ou algumas semanas. Você compra por preço X e vende quando alcança preço Y e atinge seu objetivo, os critérios são todos baseados em leitura de gráficos. Fundos de investimento eu não gostei dos que investi não coloco mais dinheiro nisso não.
 
Quando eu digo guardar = não gastar, é poupar, é investir. Poupança não rende muito mas qualquer tipo de investimento e forma de poupar/guardar é válida. Melhor deixa na poupança do que gastar com comidas e bebidas caras, por exemplo. Eu particularmente tenho 50% em renda fixa e 50% em ações. A forma que você investe varia de cada caso. No meu caso eu nunca antes guardei dinheiro diretamente, eu comecei a comprar no cartão de crédito e aos poucos tudo que precisava para abrir a empresa, até que consegui um ponto comercial e a coisa foi acontecendo. Tem muitas formas de poupar e investir.

E um cara que ganha 2mil a longo prazo pode ser tão pobre quanto alguém que ganha 930, se ele gastar essa diferença com festas, bebidas, comprar um carro velho que só vai dar gasto. Tudo é muito relativo e depende de cada caso. O que não é relativo é que você só enriquece poupando e investindo.

Mas pelo que eu saiba não da pra investir sem gastar dinheiro, guardar dinheiro é uma coisa, investir é outra coisa. Só se investe dinheiro quando você aplica ele (ou seja gasta) para se ter um retorno maior (economicamente falando), e como aparentemente estamos falando de economia me incomodou um pouco este teu conceito sobre investir = a guardar dinheiro. E até você mesmo se contradiz na sua colocação quando diz isso:

Tem muitas formas de poupar e investir.

Porque poupar e investir são colocados em locais diferentes se no começo do teu argumento você disse que era a mesma coisa? Ta meio errado isso dai :x
 
Cross Maker comentou:
Quando eu digo guardar = não gastar, é poupar, é investir. Poupança não rende muito mas qualquer tipo de investimento e forma de poupar/guardar é válida. Melhor deixa na poupança do que gastar com comidas e bebidas caras, por exemplo. Eu particularmente tenho 50% em renda fixa e 50% em ações. A forma que você investe varia de cada caso. No meu caso eu nunca antes guardei dinheiro diretamente, eu comecei a comprar no cartão de crédito e aos poucos tudo que precisava para abrir a empresa, até que consegui um ponto comercial e a coisa foi acontecendo. Tem muitas formas de poupar e investir.

E um cara que ganha 2mil a longo prazo pode ser tão pobre quanto alguém que ganha 930, se ele gastar essa diferença com festas, bebidas, comprar um carro velho que só vai dar gasto. Tudo é muito relativo e depende de cada caso. O que não é relativo é que você só enriquece poupando e investindo.

Mas pelo que eu saiba não da pra investir sem gastar dinheiro, guardar dinheiro é uma coisa, investir é outra coisa. Só se investe dinheiro quando você aplica ele (ou seja gasta) para se ter um retorno maior (economicamente falando), e como aparentemente estamos falando de economia me incomodou um pouco este teu conceito sobre investir = a guardar dinheiro. E até você mesmo se contradiz na sua colocação quando diz isso:

Tem muitas formas de poupar e investir.

Porque poupar e investir são colocados em locais diferentes se no começo do teu argumento você disse que era a mesma coisa? Ta meio errado isso dai :x

Amigo você está discutindo semântica. Não vou me estender com isso.

--------------

Quem quiser orientação e conselhos sobre como investir, tanto abertura de empresa quanto no mercado financeiro, sinta-se livre a me procurar. Abraços.
 
Eu acredito que a maior parte dos brasileiros depende de uma empresa pra se manter a pessoa nao se planeja e quando ve tarde demais
Bom acredito que estou na fase independente...
 
Amigo você está discutindo semântica. Não vou me estender com isso.

Cara estamos aqui para compartilhar informações e conhecimento (no caso aqui econômico) tu dizer que poupar e investir se encaixam no meus nipe foge completamente do que eu aprendi do assunto, faço agronegócio e aprendemos muito sobre economia, e pelo que eu sei de economia investir e poupar são termos altamente distintos economicamente falando (e eu tenho fontes para provar isso). Se você puder me provar o contrario agregaria muita informação tanto a mim quanto a todos aqui presentes.

Link: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/investimento

 
julioou comentou:
Uma pergunta ao OP,
E investir em jogos, na produção de jogos, como analisar esse caso ?

Eu acho (opinião pessoal aqui), é algo para se pensar quando você atinge pelo menos o estágio independente, e idealmente o livre. Pois é bem complicado viver de jogos no Brasil, talvez se você não pagar aluguel ou viver em um local com custo de vida baixo. Ou ter um trabalho de meio período que pague as contas.

Cross Maker comentou:
Amigo você está discutindo semântica. Não vou me estender com isso.

Cara estamos aqui para compartilhar informações e conhecimento (no caso aqui econômico) tu dizer que poupar e investir se encaixam no meus nipe foge completamente do que eu aprendi do assunto, faço agronegócio e aprendemos muito sobre economia, e pelo que eu sei de economia investir e poupar são termos altamente distintos economicamente falando (e eu tenho fontes para provar isso). Se você puder me provar o contrario agregaria muita informação tanto a mim quanto a todos aqui presentes.

Link: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/investimento

Ninguém está falando em gerenciamento de empresas, mas de vida pessoal. Todo dinheiro que você poupa e guarda invariavelmente você irá investir (a outra hipótese seria guardar embaixo do colchão caso queira). Não é tão difícil assim de entender...
 
Ninguém está falando em gerenciamento de empresas, mas de vida pessoal.

Pois inicialmente você estava falando exatamente disto.

Eu particularmente comecei a trabalhar por conta própria há um bom tempo. Consegui usar as sobras do meu dinheiro para investir em uma empresa que hoje além de ser uma renda bem maior me dá tempo livre para mexer em projetos paralelos.

E mesmo que fosse, em nenhuma definição gramatical que tu encontrar o termo "investir" vai se encaixar em poupar dinheiro, você no máximo vai encontrar o termo investir relacionado a afeto emocional, ou de sentido figurado onde a pessoa "investiu" esforço, tempo etc para conquistar algo que para ela é de grande valor. Mas até nestes sentidos a palavra investir é voltado para algo que você gaste para receber algo maior em troca, então eu realmente não vejo aonde que tu concluiu que investir é = a guardar dinheiro. Mesmo que você poupe dinheiro para investir em algo depois (seja o que for) o ato investir não é a mesma coisa que o ato de poupar, tua colocação foi errada neste sentido.​
 
Cross Maker comentou:
Ninguém está falando em gerenciamento de empresas, mas de vida pessoal.

Pois inicialmente você estava falando exatamente disto.

Eu particularmente comecei a trabalhar por conta própria há um bom tempo. Consegui usar as sobras do meu dinheiro para investir em uma empresa que hoje além de ser uma renda bem maior me dá tempo livre para mexer em projetos paralelos.

E mesmo que fosse, em nenhuma definição gramatical que tu encontrar o termo "investir" vai se encaixar em poupar dinheiro, você no máximo vai encontrar o termo investir relacionado a afeto emocional, ou de sentido figurado onde a pessoa "investiu" esforço, tempo etc para conquistar algo que para ela é de grande valor. Mas até nestes sentidos a palavra investir é voltado para algo que você gaste para receber algo maior em troca, então eu realmente não vejo aonde que tu concluiu que investir é = a guardar dinheiro. Mesmo que você poupe dinheiro para investir em algo depois (seja o que for) o ato investir não é a mesma coisa que o ato de poupar, tua colocação foi errada neste sentido.​

Eu falei em poupar, juntar dinheiro, para depois abrir uma empresa como forma de investimento. Não do que é investimento para uma empresa.
Eu já tive 2 empresas, sucesso nas duas, e te digo, sua desenvoltura gramatical não vai ajudar muito. Não sei se é por presunção, mas mudar esse teu comportamento vai te ajudar mais do que sua habilidade com português.
 
Olá, pessoal.

Muito legal saber que um tópico meu gerou discussão. Tantas respostas assim? Acho que ainda não tinha conseguido tantas em outros tópicos meus. Bom saber que tem povo engajado nesses assuntos aqui no fórum tbm. Isso mostra que não são todos os brasileiros que são gado. kkk


[member=2362]night walker[/member]
Melhor deixa na poupança do que gastar com comidas e bebidas caras, por exemplo.
Quanto a essa citação acima, tenho que te confrontar, mano... kkk Sinto muito. Melhor não deixar na poupança em hora NENHUMA!
Diz a lenda que poupança rende (sendo irônico aqui), mas francamente, né? BEM melhor deixar no Tesouro Selic do que na poupança. Deixar dinheiro na poupança é o mesmo que deixar no seu bolso. kkk


[member=2533]mmalzone[/member]
Eu acredito que a maior parte dos brasileiros depende de uma empresa pra se manter. A pessoa não se planeja e, quando vê, tarde demais.
Bom, acredito que eu estou na fase independente...
Quanto à sua resposta, isso é oq você pensa.
Hoje em dia, infelizmente, elas dependem de um emprego com carteira assinada. Não tem nada de errado nisso, caso a pessoa saiba que não precisa depender disso e que pode investir seu dinheiro para que, no futuro, deixe de trabalhar e comece a viver. Pois, caso a pessoa saiba disso, ela também vai entender que não precisa de uma empresa e nem de um emprego para ter uma renda fixa.

É que, muitas vezes, as pessoas nos vêem comentando sobre dinheiro e acham que somos fanáticos por ele e que só queremos ficar ricos. Só que, acredite, buscar dinheiro pra ter dinheiro não é o melhor. Quando você corre atrás do dinheiro, ele não vem. Aqui estamos falando de ter uma renda extra para poder realizar sonhos, ter mais tempo pra família, ter mais tempo pra viajar, conhecer lugares novos, pra brincar com os filhos, etc. Quem não gostaria de ter isso? Isso sim é que é viver! E eu botei uma coisa na minha cabeça: Eu não vim aqui pra essa terra só pra trabalhar e pagar contas, entende?


[member=648]Cross Maker[/member]
Mas pelo que eu saiba não da pra investir sem gastar dinheiro, guardar dinheiro é uma coisa, investir é outra coisa.
Eu entendo o que você quer dizer. Porém saiba também que existem muitas pessoas que "guardam" seu dinheiro em um investimento do Tesouro Direto. Eles chamam esse tipo de investimento de "colchão de liquidez", pois eles podem sacá-lo a qualquer hora para pagar uma conta, ou fazer alguma outra coisa que seja necessária. Então, tecnicamente, esse investimento é como deixar o dinheiro na poupança [só que infinitamente melhor], onde você pode ir lá e sacar a hora que quiser. Ou seja, é um dinheiro guardado. Entende?

[member=2591]julioou[/member]
Uma pergunta ao OP,
E investir em jogos, na produção de jogos, como analisar esse caso ?
Bom, primeiramente, eu não sei quem seria o "OP" ao qual você se refere.
Mas, em relação à sua pergunta, eu posso dizer o seguinte: Exterior ou São Paulo e Rio de Janeiro. Como disse o night walker, aqui no Brasil essa área é muito complicada. Se você que investir em games, ou na produção de games, você tem que estar muito bem estruturado. Tanto com uma área física, quanto na parte financeira. Tem que saber empreender MESMO! Como diz aquela frase: Empreender é pular de um penhasco e construir um avião na queda. Na área de jogos aqui no Brasil é literalmente isso! kkkk

Depois de você fazer seu jogo, eu recomendaria entrar em contato com Youtubers brasileiros que sejam gamers. Tipo o Lucky Salamader. Ele é bem legal, conhecido e gosta de dar espaço para produções de games que sejam brasileiras. Eu já vi vários no canal dele. Tbm tem o MaxMRM, etc. Enfim... Eu não seira a melhor pessoa para analisar esse assunto. Mas, tá aí o que eu penso.


Quanto ao mais, gostei do debate, pessoal.
Até mais! o/
 
Um pitaco na discussão anterior.

O investimento é todo e qualquer dinheiro que você pode eventualmente perder e que vai te trazer algum retorno financeiro caso tudo seja bem sucedido, o que nem sempre ocorre.

A poupança é uma quantidade de dinheiro indefinido. Que poder ser aplicado em investimentos ou então ir parar no "colchão de segurança".

O "colchão de segurança" é um dinheiro que não deve ser aplicado em investimentos de alto risco e sua função é ser usado em momentos emergenciais.

Lembrando que não existe investimento 100% seguros, nem o tal de tesouro direto, que pode ser caloteado pelo estado e por isso o Brasil paga altas taxas e os EUA pagam menos, risco de calote, juros maior.

Ao analisar investimentos é imprescindível analisar os custos como inflação, imposto, taxas administrativas e etc...



night walker comentou:
julioou comentou:
Uma pergunta ao OP,
E investir em jogos, na produção de jogos, como analisar esse caso ?

Eu acho (opinião pessoal aqui), é algo para se pensar quando você atinge pelo menos o estágio independente, e idealmente o livre. Pois é bem complicado viver de jogos no Brasil, talvez se você não pagar aluguel ou viver em um local com custo de vida baixo. Ou ter um trabalho de meio período que pague as contas.

Estive estudando o caso um pouco e me parece como qualquer outra ideia de start up ou um negocio mais inovador. Ou seja, uma boa dose de competência relacionadas a jogos, planejamento e fê no negocio.
Acho que você descreveu bem a situação da maioria das pessoas que estão se dedicando a esse mundo.


InterPlay comentou:
[member=2591]julioou[/member]
Uma pergunta ao OP,
E investir em jogos, na produção de jogos, como analisar esse caso ?
Bom, primeiramente, eu não sei quem seria o "OP" ao qual você se refere.
Mas, em relação à sua pergunta, eu posso dizer o seguinte: Exterior ou São Paulo e Rio de Janeiro. Como disse o night walker, aqui no Brasil essa área é muito complicada. Se você que investir em games, ou na produção de games, você tem que estar muito bem estruturado. Tanto com uma área física, quanto na parte financeira. Tem que saber empreender MESMO! Como diz aquela frase: Empreender é pular de um penhasco e construir um avião na queda. Na área de jogos aqui no Brasil é literalmente isso! kkkk

Depois de você fazer seu jogo, eu recomendaria entrar em contato com Youtubers brasileiros que sejam gamers. Tipo o Lucky Salamader. Ele é bem legal, conhecido e gosta de dar espaço para produções de games que sejam brasileiras. Eu já vi vários no canal dele. Tbm tem o MaxMRM, etc. Enfim... Eu não seira a melhor pessoa para analisar esse assunto. Mas, tá aí o que eu penso.


Quanto ao mais, gostei do debate, pessoal.
Até mais! o/

Saudações!
OP seria em inglês "original poster", o famigerado dono do tópico, aquele cara que criou o tópico.
Boas ponderações.
Não conhecia esses canais. hehe Vou dar uma olhada.

Você levantou a bola sobre finanças eu tentei meter um voleio falando de jogos, esperemos alguém ai pra meter a cabeça e fazer o gol revelando todos os segredos do sucesso financeiro na industria bilionária de jogos.
 
Eu falei em poupar, juntar dinheiro, para depois abrir uma empresa como forma de investimento. Não do que é investimento para uma empresa.
Eu já tive 2 empresas, sucesso nas duas, e te digo, sua desenvoltura gramatical não vai ajudar muito. Não sei se é por presunção, mas mudar esse teu comportamento vai te ajudar mais do que sua habilidade com português.

Isso não é presunção estou usando suas próprias palavras para mostrar meu ponto de que sua colocação foi errada:

Quando eu digo guardar = não gastar, é poupar, é investir. Poupança não rende muito mas qualquer tipo de investimento e forma de poupar/guardar é válida.

Mas ok deixa pra lá, não quero estender o debate, minha função aqui era somente agregar conhecimento a respeito do assunto para que ninguém fique mal informado a respeito do que é investimento (que a propósito você definiu muito mal na colocação).

PS: O que tem a ver você ter 2 empresas com o assunto em questão? Conheço um monte de cara que montou um bom negocio mas não manja nada de economia ¬¬

[member=1047]InterPlay[/member]
Eu entendo o que você quer dizer. Porém saiba também que existem muitas pessoas que "guardam" seu dinheiro em um investimento do Tesouro Direto. Eles chamam esse tipo de investimento de "colchão de liquidez", pois eles podem sacá-lo a qualquer hora para pagar uma conta, ou fazer alguma outra coisa que seja necessária. Então, tecnicamente, esse investimento é como deixar o dinheiro na poupança [só que infinitamente melhor], onde você pode ir lá e sacar a hora que quiser. Ou seja, é um dinheiro guardado. Entende?

Na verdade não, para se receber do tesouro direto você deve necessariamente fazer uma aplicação (ou seja você dá o seu dinheiro para se ter um retorno maior) mesmo que aparentemente não pareça que seu dinheiro não foi gasto na real ele foi sim, se não há aplicação no Tesouro Direto logo não é um investimento e sim poupança. Todo investimento só existe quando você gasta ele. Só que a diferença do gasto e do investimento, é que o investimento se obtêm um retorno maior já o gasto por si só não

[member=2591]julioou[/member]

Mas ai se o investimento gerar prejuízo não seria um investimento e sim prejuízo certo? (to perguntando porque pelo que eu saiba é isso)
 
[member=2591]julioou[/member]

Mas ai se o investimento gerar prejuízo não seria um investimento e sim prejuízo certo? (to perguntando porque pelo que eu saiba é isso)
[/quote]

Se o juros do investimento gerar retorno, teremos lucro. Se o saldo do investimento for negativo teremos o prejuízo.
 
Na verdade não, para se receber do tesouro direto você deve necessariamente fazer uma aplicação (ou seja você dá o seu dinheiro para se ter um retorno maior) mesmo que aparentemente não pareça que seu dinheiro não foi gasto na real ele foi sim, se não há aplicação no Tesouro Direto logo não é um investimento e sim poupança. Todo investimento só existe quando você gasta ele.

Logo se vê que você não entende muito do assunto. kkkk...

Você levantou a bola sobre finanças eu tentei meter um voleio falando de jogos, esperemos alguém ai pra meter a cabeça e fazer o gol revelando todos os segredos do sucesso financeiro na industria bilionária de jogos.

Hahaha...

Realmente. Eu criei essa thread porque eu realmente queria que os makers daqui do condado soubessem que existe a possibilidade de juntar uma grana para poder terminar o seu jogo. É claro que você também sempre pode criar um projeto que seja crowdfunded, mas... Tbm não são todos que sabem disso. Então eu queria expor aqui uma alternativa.

Haha... Eu tbm espero que surja alguém e fale mais aprofundadamente sobre a industria de games aqui no Brasil.
 
Voltar
Topo