🤔 Para Refletir : "De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande." - Eliyud

Você já ouviu falar do GB Studio?

Membro Membro
Postagens
162
Bravecoins
663
Recentemente eu descobri essa "ferramenta" chamada "GB Studio". Eu pessoalmente ainda não cheguei a usá-la, mas pelo que eu vi, ela te permite criar seus próprios joguinhos para Gameboy sem precisar saber nada de programação. Eu acredito que sejam óbvios os motivos dessa ferramenta não ser popular entre maioria dos Makers, o fato do Gameboy ser um sistema extremamente antigo, sem falar das limitações gráficas, ex.: resolução de 160x144 pixels, sprites com paleta de apenas 4 cores, máximo de 40 sprites por tela, máximo de 10 sprites por linha, etc.

baixados.jpg


Mas acho que muitos ignoram o quão fácil é emular o Gameboy em praticamente qualquer outro sistema atual! Se considerarmos as versões do RetroArch, atualmente é possível criar jogos homebrew através da emulação para as seguintes plataformas:

Linux; Android; Xbox Series/One; PS Vita; PSP; PlayStation 2; Switch; Wii U; Wii; Gamecube; 3DS/2DS.

Considerando que muitos aqui utilizam alguma versão do RPG Maker (que se tratando de gráficos e funções é de fato superior), imaginei que alguns possam se interessar por essa ferramenta, que apesar de bem limitada, também permite criar RPGs através de funções Drag & Drop e um sistema de eventos.

Sei lá, seria muito legal algum dia ver alguém aqui do fórum mostrar seu projeto rodando num dos consoles ou portáteis descritos acima.

Para os interessados, vou deixar o link da página oficial do GB Studio aqui!
 
Já cheguei a usar esta game engine, assim como outras nocode.

Acho incrível como eles permitem exportar uma rom ou até mesmo para web usando wasm.

O mais divertido nesta engine é que você não precisa de muito para criar jogos incrível 😅
 
Voltar
Topo