🤔 Para Refletir : "Seu jogo nao precisa ser o melhor ou o mais popular, apenas precisa fazer o dia de alguem melhor" - codingkitsune

Você sabe programar?

Você sabe programar?

  • Sei.

    Votos: 22 75,9%
  • Não sei, porque tenho preguiça de aprender OU não tenho tempo.

    Votos: 2 6,9%
  • Não sei, porque não tenho interesse em aprender.

    Votos: 2 6,9%
  • Não sei, porque é difícil demais.

    Votos: 2 6,9%
  • Só não sei.

    Votos: 1 3,4%

  • Total de eleitores
    29
Membro Membro
Postagens
155
Bravecoins
112
Pesquisa rápida pra saber quem aqui sabe programar. O que mais quero saber é quantas pessoas não sabem X quantas sabem e por que essas pessoas não sabem. Para "saber" não precisa ser expert, basta saber o suficiente para desenvolver um programinha simples.

Fiquem à vontade para comentar a respeito.

OBS: com "saber programar" eu quero dizer saber pelo menos uma linguagem de programação (https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o). Ou seja, "eventos" do RM, programação visual ou em blocos não contam.

Obrigada desde já.
 
Eu aprendi a programar lá por 2003 por causa de Neverwinter Nights.

Esse jogo permitia criar Modules que podiam ser basicamente jogos inteiros utilizando a engine dele. Tinha suporte para scripts em todos sentidos, era excelente. A linguagem que ele usava era uma linguagem própria, chamada NWScript (apesar de chamar de "script", era uma linguagem compilada ao invés de interpretada). Era orientada a objetos, com sintaxe parecida com Java.

Foi bom ter começado com uma linguagem assim - sem nem perceber, eu acabei aprendendo conceitos avançados de programação. E tudo isso me divertindo fazendo coisas pra servidor de jogo. Uns tempos atrás achei um CD-ROM com backup do meu primeiro projeto dessa época, e me surpreendi com o nível e o tamanho; de certa forma fiquei com um conflito interno, tipo: "meu deus, eu fiz algo tão grande e tão bem feitinho com 15 anos.... e meu deus, eu com 28 anos não consigo completar de novo algo desse tamanho, que decadência".

Enfim, daí pra frente eu trabalhei bastante com PHP, cursei faculdade na área de informática, e agora trabalho com desenvolvimento em geral.

Nunca entendi muito a pergunta de: "em qual linguagem você programa", na minha concepção quem é programador programa em qualquer linguagem, desde que não seja algo esotérico demais. Claro que cada um tem suas preferências, mas linguagens são só ferramentas pra mim, e uso a que for mais conveniente em cada situação. Se for para escolher uma preferida, é C#.
 
Agora eu sei que sei rs.

"Aprendi" a programar quando quando tinha uns 12 anos, criei um servidor de Ragnarok seguindo tutorias, configurando coisas no mysql, criando npcs, até um dia conseguir fazer sem seguir nenhum guia, sabia como fazer as coisas mas não sabia o que estava fazendo, usava "IF" sem saber nem o que significava rs.

Tenho um tio que trabalha na área de TI, ele me ensinou a fazer uma calculadora simples com .net, fiquei fascinado, ai resolvi fazer um técnico em info lá aprendi várias linguagens e tal.
Assim como o [member=394]Ellye[/member], minha linguagem preferida é C#.

Acho que sei programar a nível intermediário.
 
roxow comentou:
"Aprendi" a programar quando quando tinha uns 12 anos, criei um servidor de Ragnarok seguindo tutorias, configurando coisas no mysql, criando npcs, até um dia conseguir fazer sem seguir nenhum guia, sabia como fazer as coisas mas não sabia o que estava fazendo, usava "IF" sem saber nem o que significava rs
Meus pesames, nossa. Mexer com EAthena era muito chato. Mas era legal ver os monstros custom funcionando.
 
Adorei a resposta da Ellye, então irei seguir o mesmo modelo !

Aprendi a programar em 2009 quando ganhei um livro sobre Python com o pai de um velho amigo meu, meu primeiro programa foi um tocador de músicas em diversos formatos, lembro que era bastante simples e que procurei a internet inteira atrás de uma biblioteca legal para a UI. Depois de um tempo me esforçando com o Python, havia lido uma matéria em um blog sobre como criar jogos usando o Game Maker, empolgado como era resolvi tentar o negócio, passei praticamente o ano inteiro brincando com o programa com aquela linguagem GML (Nem lembro mais como ela era) até desistir por problemas pessoais.

Anos depois resolvi me afundar no ramo da programação e passei a assistir muitos cursos e livros de linguagens como C,C++ e C#. Passei minha vida inteira sendo autodidata mas tenho planos para cursar alguma área de TI, esses últimos tempos ando parado e não fiz muito com o que aprendi, esse ano desejo fazer algo e seguir em frente.

Minha linguagem favorita é a mesma dos dois acima !

PS : Alguém reparou que todos os parágrafos começam com a letra "A" ? Interessante não ? Juro que não foi proposital, nem vou corrigir :p
 
Bom, já que todos estão respondendo esse tópico, então gostaria de soltar aqui meu "discurso".

Em 2014, eu tava fazendo meu jogo no RPG Maker VX Ace. Já sabia várias coisas no maker: fazer eventos, condições, etc. A única coisa que eu não sabia era mexer com scripts, por isso me considerava um usuário "intermediário". Ainda assim, eu conseguia mexer um pouquinho em RGSS3, pois sabia que "true" e "false" significavam ON e OFF, sabia colocar o caminho dos sprites dos personagens nos scripts, caso pedissem, coisas básicas mesmo.

Então, lá pra Setembro de 2016, eu via uns vídeos do canal danooct1, que demonstrava vírus e trojans antigos de computador. O canal também tem uma série em que os viewers fazem seus próprios malwares para ele ver. Se ele gostou, ele faz um vídeo sobre o malware. Pensei em fazer um trojan em C++, só que aí me disseram pra fazer em C# se eu preferisse funcionalidade sobre velocidade. O que eu não sabia é que C# era uma linguagem de programação que dependia do .NET Framework, ou seja, a "vítima" tinha que ter isso aí instalado pro trojan pegar direito.

Passou um tempo, e eu desisti dessa coisa de malware. Aí eu pensei: "Se eu sei C#, por que não aprender C++?" Aí eu fui lá aprender essa linguagem. Hoje em dia eu não tenho certeza que eu sei C#, só C++ mesmo.
Mas agora que eu tô querendo mexer com scripts, não tenho certeza se aprendo Ruby e vou pro VX Ace, ou se aprendo JS e fico no MV mesmo.

Bem, é isso. Queria mandar um abraço para a MRM, uma comunidade cujos membros eram sempre unidos, mas que por culpa da queda de interesse dos usuários pela mesma (e de um erro estúpido), acabou caindo.
Descanse em paz, Mundo RPG Maker.
Nota: o AGS acabou morrendo depois desse post.
R.I.P. AGS.

 
Acredito que não conta, mas eu sei o básico de PHP, métodos de envio e criar algoritimos de maneira bem porca, também sei usar Javascript, desde manipular objetos das páginas até criar sistemas que não sejam voltados para páginas da web, que também faço de maneira um tanto porca.
 
Eu entrei pro mundo da programação meio tarde. De certo modo, a culpa foi por ter meu primeiro computador já meio "velho" (refiro-me a mim).

Tive meu primeiro PC por volta de 2011 (tinha 256 MB de RAM, um Celeron de 800 MHz e eu não tinha internet). Por volta de 2012, eu consegui adquirir um PC melhor e, aí sim, uma internet (modem 3G).

Em 2012, já com PC melhor e uma internet razoável, comecei a procurar uma forma de criar jogos, foi aí que conheci o... o... o... RP... não, não... não foi ele, mas foi o Game Maker... Custou um pouquinho, mas pela metade de 2012 é que encontrei o RPG Maker.
Porém, foi no início de 2013 é que entrei pro mundo da programação.

Então, foi graças ao RPG Maker (e a necessidade dum script que não existia) é que eu entrei pra esse mundo fantástico chamado "programação", pois eu precisava que o RPG Maker fizesse algo e que não existia, então eu botei a mão na massa e criei meu primeiro script (tudo por conta própria).

Ainda no início de 2013, conheci PHP e aprendi a criar sites, conheci o SMF e fiquei obcecado maravilhado em criar fóruns (criei vários), ganhei muita experiência com meus fóruns e sites.

Não lembro direito, mas acho que foi no meio de 2014 que eu resolvi virar um programador "de verdade", daí conheci várias linguagens até chegar nele, o fantástico C++, depois disso foi só alegrias, C++ virou meu amorzinho.

O meu primeiro programa a sério ainda existe, mas passou por várias reformulações nesse tempo e virou isso aqui.
O primeiro programa que criei se chama FPM Player, é um tocador de músicas e web rádios, escrito em C++. Caso alguém queira conhecer e baixar (disponível para Windows e Linux): https://fabiopichler.net/fpm-player/



Hoje em dia, eu sei várias linguagens e frameworks, tenho um perfil no GitHub e uns dez  projetos na ativa (quase todos em repositórios privados, por enquanto).

Faço 25 anos dia 12 de fevereiro e, até o momento, eu sei essas linguagens: C, C++, C#, PHP, Ruby, Java, JavaScript, HTML, CSS, SQL.

Bom, foi legal ter relembrado o passado, ainda que não tão distante.



E... Estou cansado e com sono, espero que o texto não tenha ficado confuso (mas ficou longo).
:Beijinho2: :Beijinho2: :Okay_fix:
 
Fábio Pichler comentou:
...
O meu primeiro programa a sério ainda existe, mas passou por várias reformulações nesse tempo e virou isso aqui.
O primeiro programa que criei se chama FPM Player, é um tocador de músicas e web rádios, escrito em C++. Caso alguém queira conhecer e baixar (disponível para Windows e Linux): https://fabiopichler.net/fpm-player/
...

Poxa, bacana saber que seu primeiro programa também foi um player !
 
Rodnev Enihcam comentou:
Poxa, bacana saber que seu primeiro programa também foi um player !

É que eu precisava fazer "algo a mais", pois ficar fazendo códigos simples e aleatórios, imprimindo mensagens no console, já não eram o suficiente.

Eu havia decidido seguir um propósito, assim, aumentariam as minhas chances de ganhar experiência com programação, então eu tinha resolvido fazer um programa relacionado com algo que eu gostava muito (muito mesmo) que, por acaso, era escutar músicas, principalmente rádio (por isso ele toca rádio, mesmo sendo pela web).
Assim, eu podia fazer um programa para mim, sob medida e com a minha "cara" e, ainda por cima, relacionado com algo que eu curto muito.
 
Fábio Pichler comentou:
Eu entrei pro mundo da programação meio tarde. De certo modo, a culpa foi por ter meu primeiro computador já meio "velho" (refiro-me a mim).

Tive meu primeiro PC por volta de 2011 (tinha 256 MB de RAM, um Celeron de 800 MHz e eu não tinha internet). Por volta de 2012, eu consegui adquirir um PC melhor e, aí sim, uma internet (modem 3G). [...]

Sei bem como é, haha!

Bom, em 2007 ganhei meu primeiro PC por ter a maior nota da escola B), que na época era
até uma máquina boa pra caramba. Eis que encontro Warcraft III, que além de um jogo magnífico
tinha um editor de mapas bastante completo. Sua programação era em JASS (ou JASS2, não lembro),
e orientada a eventos (bem parecido com o RPG Maker, que inclusive, isso fez com que eu entendesse
o maker com mais facilidade), mas a programação livre permitia ir bem mais longe. Boa parte do que
aprendi com essa linguagem foi fuçando os mapas dos primeiros DoTA até.

Até 2011 (ano que conheci o RPG Maker), estudando design tive de aprender HTML, PHP, SQL devida
a parte de web design. Tive também VBScript, que foi onde fiz os únicos .exe, mas coisa insignificante
também. Daí pra frente aprendi o que as engines pediam: Ruby para os primeiros RPG Maker, C++ para
UDK e, agora, JS para o RPG Maker MV. Mas essas últimas só cheguei a mexer destinando-me aos
programas, nunca tentei criar nada por fora, então não me julgo um programador, por assim dizer.
 
Sei programar diversas linguagens, mas C# é aquela em tenho mais profundidade, também tenho conhecimentos em C, Java, HTML e JavaScript.

Também já usei Just BASIC e Visual BASIC, mas já não me lembro muito delas.
 
Aprendi a dois anos trás com os tutoriais de Ruby do Khas, mas somente coloquei em prática um ano atrás quando entrei no técnico de T.I.
Programo em muitas coisas hoje em dia.
 
Faltou um "Não sei, mas pretendo aprender/estou aprendendo" aí, mídia tendenciosa.  :Baixa_Bola:

Criei vergonha na cara para aprender no começo do ano. Tenho uma noção básica - quase analfabeta - de Ruby e JavaScript restritos ao RPG Maker. Fora da engine, procurei por diversas linguagens e a que mais me chamou a atenção foi C#. Também só conheço o básico, mas com o tempo a coisa anda.
 
Acho que o "sei" deveria ser dividido como o "não sei". Marquei sei, mas não mexo com isso há tempo suficiente pra ter esquecido muita coisa.
 
Voltar
Topo