🤔 Para Refletir : "Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar." - Yonori Akari

Writerduet - Otimizando seu roteiro

Membro Membro
Postagens
577
Bravecoins
209
    Caríssimos, como vão?


  Decidi compartilhar com os cavalheiros mais uma ferramenta que tem sido útil no desenvolvimento do meu projeto e que certamente será útil para outros desenvolvedores, sejam eles amadores ou não. Como este fórum é um espaço para auxiliarmo-nos mutuamente, nada mais justo que eu ofereça minha ajuda naquilo que é do meu alcance. Mas, que diabos de ferramenta seria essa? Bem, você tem dificuldade em estruturar o roteiro para o seu jogo (caso você tenha se dado ao trabalho de escrever um)? Ou quer escrever um roteiro, mas não sabe como fazê-lo? Então, sente-se, pegue uma xícara de chá, algumas bolachas de mel, e leia este tópico!

  Antes de mais nada, um pouco da minha experiência como roteirista. Eu prezo muito por um bom roteiro, pois mesmo uma boa história pode ser desastrosa se mal escrita. Por essa razão, decidi que escreveria um roteiro para meu jogo, ao invés de simplesmente ir adicionando a parte dialógica da história conforme meu projeto avançasse. Notei que os diálogos entre as personagens ficavam melhor trabalhados quando escritos antes de serem inseridos no jogo.  Outrossim, tornou-se mais fácil obter uma visão panorâmica da história e detectar eventuais furos, contradições, omissões etc.

  Mas, como elaborei meu roteiro? Basicamente, utilizei-me da mesma estrutura padrão dos roteiros de cinema (com as devidas adaptações para a plataforma). Diferentemente dos roteiros fílmicos, não há um modelo específico para roteiro de jogos, e normalmente cada desenvolvedora cria seu próprio modelo de acordo com suas necessidades. E aí alguém pode indagar: "Certo, mas como se escreve um roteiro de filme?". Bom, as regras básicas para a formatação de um roteiro você pode encontrar aqui.

  Não satisfeito, pode-se ainda protestar: "Mas não dá muito trabalho fazer toda essa formatação?". Sim, de fato dá. E é essa a razão deste tópico. A ferramenta que estarei compartilhando permite que a formatação se dê de forma automatizada, sem esforço por parte do roteirista - a única condição de uso é saber o básico de inglês e como um roteiro de cinema é estruturado. Trata-se de um site chamado Writerduet. Nele, você não só poderá formatar o seu roteiro, como escrevê-lo e ainda compartilhá-lo com colaboradores que poderão ou não participar da sua confecção (daí o nome do site). Outra vantagem é que você pode exportar seu roteiro no formato PDF, além de armazená-lo em sua conta, de modo que se o seu computador explodir ou se transformar num decepticon, você não perderá o seu roteiro. Para ter acesso a tudo isso, basta criar uma conta no site e começar a trabalhar. Há dois tipos de contas: a free e a paga. Você só tem que escolher o plano free e ser feliz.​

  Qualquer dúvida, é só falar aqui no tópico, ficarei feliz em ajudar.


:)

 
Legal eu só conhecia o Celtx que é de pré-produção, seja de um filme, peça teatral ou animação. É um processador de textos criado para escrever roteiros audiovisuais.

Vocês fornece curso também?
 
higor comentou:
Legal eu só conhecia o Celtx que é de pré-produção, seja de um filme, peça teatral ou animação. É um processador de textos criado para escrever roteiros audiovisuais.

Vocês fornece curso também?

  Se você procurar na Academia de Letras, eventualmente encontrarás algo que possa lhe ser útil. A priori, qualquer um pode dispor-se a dar lições sobre qualquer conteúdo ligado ao desenvolvimento de jogos. Sugiro dar uma pesquisada.​
 
Opa, beleza?

Olhando por cima, não sei se usarei para projetos de games, mas como tenho algumas ideias para webséries e curtas, pode ser útil. Vou experimentar aqui e ver se me acostumo.
Obrigado por compartilhar com a gente.

Abraço.
 
Interessante você trazer essa ferramente pra cá, creio que vai ser muito útil pra todos.
Eu também tenho essa mania de escrever a história conforme o projeto avança porque vejo que isso poupa meu tempo. Mas tem esses pontos que pode ocorrer de contradições e etc. Por isto, sempre fico ligado nessa questão.

Já tinha visto sobre como fazer roteiros dessa forma e tal, mas eu sou preguiçoso demais hahaha
Mas que bom que divulgou esse programa pra gente! Um dia quando minha preguiça acabar eu vou ver se dou uma utilizada ou dou uma testada pra ver como fica ahudhuaudhau

Abraços!
 
Voltar
Topo