🤔 Para Refletir : "Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!" - Victor Sena

Aparentia (DEMO 2.1 DISPONÍVEL)

Aparentia (DEMO 2.1 DISPONÍVEL)
Membro Membro
Postagens
575
Bravecoins
198
3wSsyFH.png


Informações Básicas:

Nome do criador:
Black Cat
Gênero: Ficção Científica/Suspense/Mistério
Data de inicialização: Meados de 2022
Engine: RPG Maker VX Ace


Tela_Título_01 copiar.png


APRESENTAÇÃO

Este projeto surgiu da vontade de fazer algo de menor escopo e que estivesse fora da minha zona de conforto, o gênero fantástico. Diferente de Canções da Memória, este é um jogo de ficção científica, com gameplay e narrativa próprios, que busca explorar outros caminhos narrativos e de jogabilidade. Não estou certo se funcionará, mas o risco do fracasso não me preocupa. Não se trata de um projeto ambicioso, mas experimental e muito, muito pessoal. Meu objetivo é testar ideias e conceitos e ver o que acontece no final. Portanto, provavelmente será um projeto com diversas imperfeições, mas ainda assim espero que possam apreciá-lo.


sinopse.png



"Quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." (Nietzsche)

- Uma marcha interrompida...

Em 2192, após um evento cataclísmico conhecido como Conflagração, 90% das formas de vida na Terra foram extintas. O que restou da humanidade vive agora confinada em uma instalação ultra tecnológica chamada Domo, pois o mundo exterior tornou-se inóspito e maldito. O Domo é governado por uma oligarquia conhecida como Diretoria. Ninguém jamais viu o rosto dos seus membros ou sabe seus nomes, mas o peso da mão de ferro da Diretoria é sentido por todos - ou quase todos. I.As autônomas desempenham quase todo o trabalho e mantém o Domo funcionando, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Diretoria.


- Entre máquinas, homens e sonhos...

Anastácia, a protagonista, desperta em seu quarto após uma longa noite de delírios insones e pesadelos angustiantes. Dentro dela agitam-se dúvidas dolorosas sobre si, a vida que leva e a real natureza do Domo, que parece ocultar segredos inenarráveis. Quem é a Diretoria? Qual o verdadeiro propósito do Domo? O mundo lá fora é o que dizem ser? Por que continuar se nada parece fazer sentido? Há esperança para a humanidade? Muitas perguntas e nenhuma resposta. Embora o curso das coisas pareça normal, uma estranha intuição lhe diz que há algo de errado e ela tentará, apesar de sua impotência e fragilidade, descobrir o que é. Verdade e mentira, fato e narrativa, sonho e realidade misturam-se numa trama tétrica e inacreditável. No Domo, nem tudo é o que parece.


imagens.png

foyo.png
Cena_Underwater_00.png
Silhouette_01.png
Cena_Elevador_00.png
20240403162138_1.jpg
mK04fKW.png

recursos.png


Combinar itens: Em Aparentia o jogador terá que combinar itens para que eles se tornem funcionais e permitam resolver puzzles e superar obstáculos. ler com atenção a descrição de cada item e entender o que eles fazem é parte essencial da gameplay.

Utilização de itens: Se uma porta exige uma chave e essa chave está no seu inventário, não basta apenas interagir com a porta para que ela seja destrancada. O jogador terá que saber exatamente qual chave usar e selecioná-la manualmente através de um menu especial que pode ser acionado a qualquer momento.

Puzzles: Aparentia não possui combate, a maneira de o jogador avançar é resolvendo quebra-cabeças. Ele deverá ler notas, acessar terminais, deduzir e correlacionar informações para avançar.

Exploração: Conhecimento é a chave. Explore lugares e descubra os segredos que albergam, pois eles não apenas lhe revelarão detalhes interessantes sobre o mundo ao seu redor e a história, como também lhe fornecerão informações valiosas.


download.png


 
Última edição:
Pessoal, apenas um aviso: o @BENTO enviou-me uma mensagem dizendo que estava tendo problemas para executar o game. Após um tempo quebrando a cabeça, descobri uma maneira de resolver o problema. O arquivo foi testado em um outro PC e tudo deve estar funcionando agora. Se alguém já baixou a demo, peço que baixem novamente.
 
Caríssimos,


Estou lançando a primeira atualização da demo. Abaixo, a lista com as novidades. Essa será a única atualização do tipo. A partir de agora, lançarei apenas correções, caso necessárias.


ATUALIZAÇÃO 1.5

- Correção de pequenos bugs.
- Tela de Game Over.
- Novos diálogos.
- Revisão e reescrita de alguns textos e diálogos.
- Otimização.
- Substituição de algumas telas.
- Nova sala.
 
Última edição:
Não é por que a demo foi lançada que o desenvolvimento parou. Abaixo, o mapa de um dos andares no qual se passará o Ato II. Em cenários maiores e interconectados, costumo projetar cada sala numa planta para usá-la como referência durante o desenvolvimento, desse modo consigo ter uma visão do todo mais coerente. Além disso, os mapas dos andares poderão ser acessados in game. Ocultei as legendas por motivos de spoilers... rs

Fábrica_Mapa_00 copiar.png
 
Os novos cenários do projeto já começaram a ser produzidos. Uma vez que eles estejam prontos, passarei para as ilustrações (de longe a parte mais demorada e trabalhosa).

Corredor_Serviço_00 copiar.png
Corredor_01 copiar.png
 
Caríssimos,


Estou lançando uma nova atualização do game. Eu pretendia apenas fazer correções na demo, mas acabei decidindo que iria adicionar algumas coisas novas.


ATUALIZAÇÃO 1.7


- Correção de pequenos bugs.
- Correção de um bug que levava a um crash inesperado.
- correção de um bug no áudio que afetava algumas partes do game.
- Revisão e reescrita de alguns textos.
- Otimização.
- Aprimoramento do design da Tela de Título.
- Parte da cutscene inicial refeita.

Não esqueçam de baixar a nova versão, caso tenham baixado a anterior.
 
Caríssimos,


Recebi alguns feedbacks recentemente e decidi lançar esta atualização com algumas pequenas correções e, de brinde, conteúdo novo.


ATUALIZAÇÃO 1.8


- Correção de pequenos bugs.
- Novo NPC.
- Novos objetos interativos.
- Mudanças no sound design para qualidade de vida do jogador.
- Revisão gramatical.
- Resolvido um potencial problema de queda de FPS em uma determinada área do jogo. Esse problema não existia nas versões anteriores da demo, mas passou a ocorrer na versão atual, portanto, já estou lançando uma correção para a versão demo, evitando assim problemas futuros.
- Otimizações menores.
- Novos efeitos.
 
Caríssimos,


Recebi alguns feedbacks recentemente e decidi lançar esta atualização com algumas pequenas correções e, de brinde, conteúdo novo.


ATUALIZAÇÃO 1.8


- Correção de pequenos bugs.
- Novo NPC.
- Novos objetos interativos.
- Mudanças no sound design para qualidade de vida do jogador.
- Revisão gramatical.
- Resolvido um potencial problema de queda de FPS em uma determinada área do jogo. Esse problema não existia nas versões anteriores da demo, mas passou a ocorrer na versão atual, portanto, já estou lançando uma correção para a versão demo, evitando assim problemas futuros.
- Otimizações menores.
- Novos efeitos.
E agora Gatito? Tenho dois vídeos prontos, com bastante coisa pra vc dar uma olhadinha....
a versão 1.7 é compatível (saves) com a 1.8?
 
E agora Gatito? Tenho dois vídeos prontos, com bastante coisa pra vc dar uma olhadinha....
a versão 1.7 é compatível (saves) com a 1.8?

As mudanças não foram tão drásticas de uma versão para a outra, mas não tenho como garantir que os saves são compatíveis. De todo modo, acredito que não tenha problema você continuar com a versão 1.7, pois é possível que você tenha encontrado outros problemas que sejam relevantes e precisem ser corrigidos futuramente, pois passaram desapercebidos por mim. Além, é claro, de outras críticas que não envolvam a parte técnica e que, bem... são tão relevantes quanto.
 
Voltar
Topo