🤔 Para Refletir : "Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?" - Eliyud

Jogo Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa

Fursan al-Aqsa Dev Blog # 12 - Otimização de desempenho para consoles

28-_Fursan_al-Aqsa_-_Performance_Test_PS3.png


Neste artigo, explico as novas alterações que eu fiz na Unreal Engine 3 para corrigir o streaming de texturas nos consoles e fazer o jogo rodar e renderizar corretamente no PS3 e Xbox360.

Depois de uma semana intensa de trabalho, dores de cabeça, e estresse e quase jogar tudo (meu PC e meus consoles) pela janela :), finalmente consegui fazer o último mapa, o Camp Filon, rodar lisinho nos consoles, como você pode ver neste vídeo abaixo. Não capturei no Xbox360 pq é a mesma coisa:


Até agora, todos os recursos de jogabilidade que eu implementei no meu jogo, como Knife Kills, interface do usuário, menu de pausa, tela de game over, contador de headshots e assim por diante, se você percebeu, eu testei em mapas debug, mapas vazios, apenas blocos, sem textura, partículas ou qualquer outro efeito. Quero dizer, esses mapas não representavam como o jogo final iria rodar. Então, assim que eu compilei o último mapa, Camp Filon, para rodar no PS3 e Xbox360, eu descobri outro bug, que eu não havia observado antes. Todas as texturas no mapa estavam borradas a tal ponto que o visual do game ficou horrível !!!

Eu sei que os consoles têm menos memória RAM do que o PC, e especificamente PS3 e Xbox360, em termos não técnicos, eles têm 256 MB e 512 MB de RAM, respectivamente. O que estava me deixando louco é o fato de o mapa estava rodando perfeito no PC. Nos consoles, as texturas ficaram extremamente borradas. Após pesquisar nos fóruns antigos da UDK Engine (https://forums.epicgames.com/udk) e na UDN Network (https://docs.unrealengine.com/udk/Three/WebHome.html), comecei a aprender mais sobre a Unreal Engine 3 nos consoles. O bom de desenvolver um jogo sozinho é que ele pode ser uma verdadeira sala de aula. Eu mesmo, aprendi MUITO neste projeto. Quando comecei a desenvolver este jogo, não sabia muito sobre a linguagem Unreal Script. Agora, aprendi MUITO, e sou capaz de fazer muitas coisas que não podia fazer antes.

Voltando à minha jornada, descobri sobre o Texture Pool na Unreal Engine 3, que, em termos gerais, é tipo um espaço de memória fixa usado para carregar (streaming) as texturas na tela. Pelo que entendi (posso estar errado, mas o que importa aqui é que agora está funcionando), a Unreal Engine 3 joga todas as texturas atualmente carregadas (que podem ser vistas pela câmera do jogador) dentro desse pool de textura e, em seguida, ele carrega o mipmap dessas texturas conforme necessário. Os mipmaps aqui são versões diferentes da mesma textura em diferentes resoluções, para serem carregadas de acordo com a distância da câmera, por exemplo, quanto mais próxima a câmera de uma textura, maior será a resolução da textura, e quanto mais afastada, ele carregará uma versão de resolução mais baixa da textura. Isso é essencial para o desempenho do game.

Então o que estava acontecendo? O texture pool nos consoles estava cheio, portanto, ele carregava apenas a resolução mais baixa de cada textura (16x16). O tamanho padrão do texture pool na UE3 é de 140 MB, então eu aumentei para 200 MB e pronto! Problema resolvido! Ainda não...

Mais uma vez eu compilei o mapa e rodei no PS3 e Xbox360. Ele rodou lindo e sem problemas, com as texturas na resolução máxima e os mipmaps sendo carregados corretamente. Porém, outro problema aconteceu, assim que eu adicionei os inimigos no mapa, ele simplesmente deu crash nos consoles com o erro OUT_OF_MEMORY.

Eu já estava entrando em desespero com esse problema, mas a minha última tentativa foi comprimir todas as texturas TGA deste mapa no photoshop usando o algoritmo RLE. Criei um pequeno script do photoshop para compactar em lote todas as 465 texturas TGA (diffuse, normal e especular) e consegui reduzir em quase metade do tamanho total das texturas. Antes da compactação, elas somavam o tamanho total de 576MB e, depois de comprimir ficou 278MB !!!

Então, essa compactação de texturas compensou o aumento no tamanho do texture pool, permitindo a execução do jogo, sem travamentos, e com os mipmaps funcionando perfeitamente, como você viu no vídeo acima.

Finalizando, agora posso usar esse novo mapa como um template sempre que montar os meus outros mapas, porque agora sei que preciso otimizar os mapas o máximo possível e manter o tamanho dos mapas pequeno, por uma questão de desempenho e jogabilidade.

Valeu!
 
Fursan al-Aqsa - Demo Chegando...

Finalmente, depois de muito trabalho, estou finalizando, para os próximos dias, uma demo gratuita do game "Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa", para que qualquer pessoa possa testar a jogabilidade, aprender as mecânicas de combate e se preparar para a grande batalha, que vem no Episódio 1 (e tbm me dar um feedback bacana para melhorar o game).

Demo_Announcement_1.png


Demo_Announcement_2.png
 
Fursan_al-Aqsa_-_Demo_Release_Banner_final_BR.png


بسم الله الرحمن الرحيم
Em nome de Allah, o Mais Beneficente, o Mais Misericordioso

وصلى الله وسلم على نبينا محمد وعلى آله وصحبه أجمعين
Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad, sua família e companheiros

السلام عليكم
Que a paz esteja com vocês


Esta é a demonstração gratuita do jogo Fursan al-Aqsa - Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa. O principal objetivo desta demo é permitir que os jogadores testem a Mecânica de Combate, me dêem um feedback e se divirtam matando alguns sionistas :)

Download PC Version:
196033.png


Download PS3 Version:
196034.png


Download Xbox360 Version:
196035.png


Este é apenas um mapa de teste que não representa o visual final do jogo, o mapa foi projetado para focar na jogabilidade e na combate urbano (cenário de treinamento), simulando as situações de combate que os jogadores enfrentarão no jogo final, Insha Allah (se Deus quiser).

A inteligência artifical dos inimigos está bastante dinâmica, os inimigos podem sentir sua presença, se você ficar muito perto deles ou se atirar em sua direção. Eles também irão caçá-lo até a morte :)

Tentei tornar o jogo bem realista, mas sem deixar de ser um videogame. Por isso, morrer é muito fácil, também matar inimigos não é muito difícil. Coloquei muitos kits médicos em todo o mapa para ajudá-lo a recuperar-se dos tiros.

Você precisa planejar cada tiro, precisa ser muito estratégico e tentar evitar as balas dos inimigos o máximo que puder. Você precisa pular muito e usar o botão de agachamento, para se desviar manualmente das balas, para se esconder atrás de objetos e paredes. Optei por não implementar um sistema de cobertura como o Gears of War. Em vez disso, optei por um sistema de cobertura manual, pois é mais realista, orgânico e desafiador. Pressionando o botão de pausa (tecla ESC no PC), você pode ver as configuração dos controle/teclado com todos os comandos de jogo.

Você pode matar qualquer inimigo com apenas um tiro na cabeça e, quanto mais tiros na cabeça, você obtém um ranking maior.

Dentro do pacote de download da demo, adicionei 3 arquivos Leia-me (inglês, português e árabe) com informações completas sobre como instalar e configurar o jogo, como usar o gamepad no PC, a lista de alguns bugs conhecidos e outras informações. Por favor, leia antes de jogar.

Espero que todos gostem desta demo e se divirtam jogando. Esta é apenas uma pontinha do que vem no jogo final.

Valeu e até a próxima atualização!

P.S: Preciso fazer uma pausa alguns dias para recarregar minhas baterias :)

PS: MEU GAME AGORA CHEGOU A NÚMERO 1 DA LISTA POPULAR GAMES NO SITE indiedb.com
 
Fursan al-Aqsa - Feedback da Demo e recepção dos jogadores

Neste artigo, analiso o feedback que recebi pela demo do meu jogo e a recepção dos jogadores em geral.

Fala galera, blz!

Duas semanas se passaram desde o lançamento da demo do meu game Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa, e eu vim aqui especialmente para dar um GRANDE OBRIGADO A TODOS POR JOGAREM O MEU GAME, FOI UM SUCESSO ENORME QUE NUNCA JAMAIS IMAGINAVA QUE PODERIA SER!

Ele chegou ao topo da lista de jogos populares no IndieDB, como você pode ver nesta captura de tela abaixo:

Eafxy-pXgAIOQ7K


Além disso, o número de downloads está quase chegando a 500, e a cada dia há novas pessoas baixando meu jogo (5 a 10 downloads por dia). Para algumas pessoas, esse número talvez seja muito pequeno; no entanto, para mim, esse é realmente um marco para o meu projeto. Para alguém que está fazendo tudo sozinho e manualmente, acho que fiz um excelente trabalho de marketing e divulgação do meu jogo na web.

Apesar do forte conteúdo político e religioso do meu jogo, as pessoas simplesmente adoraram, principalmente a mecânica de jogo. Meu jogo está sendo chamado de "Um Max Payne Islâmico com a Violência de Hotline Miami e a Dificuldade de Dark Souls".

WOW, comparar meu jogo com algumas das franquias de jogos mais importantes de todos os tempos é simplesmente uma honra para mim!

Estou muito otimista agora e tenho certeza de que meu jogo tem potencial para ser um dos melhores jogos independentes de 2020, Insha Allah (se Deus quiser)!

Outro passo importante que tomei e tenho certeza de que isso ajudará meu jogo a ter ainda mais visibilidade: enviei milhares de press releases para milhares de sites de jogos e canais do youtube, de pequenos a grandes, como IGN e Gamespot. Também enviei meu jogo para muitos eventos independentes, como BostonFig, IndieCade, Independent Games Festival, Brazil Game Show, Brazil Independent Games Festival, PAX, Bit Summit e muitos outros.

Até agora, recebi duas respostas positivas, do BostonFig e do IndieCade, apesar de dizerem que meu jogo ainda está sendo analisado pelos juízes do evento, para decidir se ele será exibido ou não. De qualquer forma, espero que eles aceitem o meu jogo e, até esses eventos, poderei finalizar o game completo (Episódio 1).

Então, graças a Allah (Deus), e por toda essa comunidade maravilhosa (exceto alguns haters), meu game está detonando nas paradas de sucesso :)

Meu jogo também recebeu muitas reviews de Youtubers, a maioria deles membros da cena brasileira do Playstation, mas qualquer crítica e feedback para mim é MUITO IMPORTANTE!

Então, aqui segue algumas das avaliações até agora.






E aqui seguem algumas imagens de outro mapa em que estou trabalhando, Jenin - O Campo da Resistência:

jenin_1.png


jenin_2.png


jenin_3.png


jenin_4.png


Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio!
 
Fala galera, blz!

Eita que to ficando importante hahaha!!! To até dando entrevista para site gringo:

E aqui está o primeiro, de muitos canais do jornalismo gamer do Brasil, falando sobre o meu jogo:
 
Hoje, quero mostrar o WIP deste novo mapa que estou trabalhando para o meu jogo. Agora eu já exportei a geometria do mapa para a Unreal Engine 3 e fiz a iluminação externa. O próximo passo será adicionar os objetos que compõe o mapa (props).

jenin_map_1.png


jenin_map_2.png


jenin_map_3.png


jenin_map_4.png


poly_collision.png


Agora uma outra atualização aqui:

Dá uma zoiada aqui no gameplay do meu game #FursanAqsaGame pelo meu friend @TheGeek40. Meu game roda liso até no PC da crise, mais liso que careca de corno manso :D :D :D, mas em PC de responsa, essa porra roda a 60fps e até mais! SHOW!


E aqui está o jogo rodando a 250 fps em um PC Gamer de responsa:

 
Para o #screenshotsaturday quero mostrar os novos objetos que adicionei ao mapa, ainda tem muitos outros para adicionar, mas acho que está ficando porreta. Também mudei algumas texturas #FursanAqsaGame #Palestinewillbefree #UE3 #UnrealEngine #indiedev #indiegames #3DSMax

Jenin_Props_New_1.png


Jenin_Props_New_2.png


Jenin_Props_New_3.png


Jenin_Props_New_4.png


Jenin_Props_New_5.png
 
Caraca Maluco! Botei saporra de Split-Screen Multiplayer pra rodar liso no PS3 a 60 fps! Coisa que muito estúdio gringo não consegue! Nóis BR é foda mesmo, temo que sê estudado pela NASA :D :D :D :D

Essa demo atualizada estará disponível pra download em seguida.

 
Fala Galera, blz!

Eu criei um novo recurso para o meu jogo. Agora você pode mudar a câmera de 1ª pessoa para 3ª pessoa a qualquer momento, apenas clicando em "Q" (Select nos consoles). Espero que todos gostem!


 
Fala Galera, blz!

Segue o Showcase do novo mapa do meu game, o Fursan al-Aqsa Training Camp, pro pessoal treinar os comandos básicos do game e se preparar para as grandes batalhas que irão enfrentar nessa Jornada para Vingança e Libertação da Mesquita de al-Aqsa!

Allah Akbar!

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_1.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_2.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_3.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_4.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_5.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_6.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_7.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_8.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_9.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_10.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Training_Camp_11.png
 
Fala galera!

Uma pequena atualização aqui.

Já estou trabalhando no modo Campanha do meu game #FursanAqsaGame. Cada missão terá uma animação bacana de introdução, uma entrada triunfal no melhor estilo #JamesBond #Goldeneye007!


Eu criei um sistema bacana com várias novas ações e condições para o Kismet (o sistema de programação visual da Unreal Engine 3), agora consigo fazer muitos objetivos de missão bacanas, do tipo destruir cameras de segurança, sabotar algum equipamento inimigo, plantar bombas, encontrar objetos específicos no mapa, items, ativar/desativar sistemas de segurança, tudo digno de um filme de espionagem kkkkkkkkkkkkkk

Kismet_Mission_1.png


Kismet_Mission_2.png


Kismet_Mission_3.png


Kismet_Mission_4.png
 
Cara, multiplayer de tela dividida é um negócio que não vejo há um bom tempo viu? Que nostálgico.

As produtoras grandes pararam de fazer isso pra vender mais cópias separadas, malditos capitalistas kkk


Você pretende colocar seu jogo no PS3 e Xbox 360? Eles já não são consoles meio antigos a esse ponto? Não seria mais vantajoso focar na geração atual ou passada, ou há alguma diferença de valores ou algo que não tá explícito aí?

Boa sorte no teu jogo!
 
Cara, multiplayer de tela dividida é um negócio que não vejo há um bom tempo viu? Que nostálgico.

As produtoras grandes pararam de fazer isso pra vender mais cópias separadas, malditos capitalistas kkk


Você pretende colocar seu jogo no PS3 e Xbox 360? Eles já não são consoles meio antigos a esse ponto? Não seria mais vantajoso focar na geração atual ou passada, ou há alguma diferença de valores ou algo que não tá explícito aí?

Boa sorte no teu jogo!
Fala mano blz!

Sim sim, minha maior inspiração foi o grande clássico Goldeneye 007 do Nintendo 64 (da minha época hehehehe, sou véio). Esse meu game é um game independente. Eu entrei em contato com a SONY e Microsoft pra lançar oficialmente no Xbox360 e PS3, mas eles não aceitaram meu game (apesar de aceitarem meu registro como desenvolvedor autorizado). Eles não me explicaram a razão da recusa, se foi por causa do game em si (conteúdo político) ou por causa de que eles não aceitam novos games para esses consoles (aceitam apenas PS4 e Xbox One).

Mas como não existe lei que me proiba de desenvolver um software (game) que rode nesses consoles, por isso que vou lançar o game por minha conta mesmo, e vender no meu próprio "steam":


O motivo de eu desenvolver esse game para esses consoles é uma longa história que tem a ver com esse meu outro projeto, o port que eu fiz da UDK Engine (versão free da Unreal Engine 3) lá em 2015-2017:


Mas uma grande vantagem de eu usar uma engine antiga e também assets antigos (modelos 3D, texturas, animações) é que o game é muito leve mesmo, chegou a rodar a 300 fps em um pc gamer atual, e nos pcs mais antigos chega a 60 fps.

Ontem eu estava testando o multiplayer com tela dividida no PS3 e rodou a 60 fps! Muito estúdio gringo na época não conseguiu fazer um game rodar a 60 fps no PS3!

E por falar no PS3, o numero de downloads da versão PS3 da demo do meu game foi maior que a versão de PC e Xbox360 juntas, o que mostra que tem muita gente que ainda joga PS3 (e PS2 tbm kkkkkkkkkk).
 
Fala galera, blz!

Para este sabadão quero mostrar uma outra missão do meu game #FursanAqsaGame. Este mapa é baseado no Campo Ariel Sharon, um complexo de Bases IDF ao Sul de Israel. Nesta missão você bravamente se infiltra na base para acabar com os planos de Israel, buscando vitória ou martírio!

Fursan al-Aqsa Episode 1 - Call of Jihad :D :D :D

Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_1.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_2.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_3.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_4.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_5.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_6.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_7.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_8.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_9.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_10.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_11.png


Fursan_al-Aqsa_-_Showcase_Camp_Ariel_Sharon_12.png
 
Fala galera, blz!

Para esse #ScreenshotSaturday quero mostrar os novos inimigos que criei para meu game #FursanAqsaGame, também criei uma nova skin para o protagonista usar em um novo modo de game (muito explosivo kkkkk): o Suicide Ops.

Falow!

#UE3 #UE4 #UnrealEngine #IndieDev #FreePalestine

AHMAD_AL-GHAZZAWI_SUICIDE_OPERATIONS.png


IDF_JERUSALEM_POLICE.png


IDF_MILITARY_GENERAL.png
 
Fursan al-Aqsa Drone Gameplay

Fala galera, blz!

Inteligência em tempos de guerra significa matar os oponentes usando suas próprias armas ...

Curtam este novo gameplay do drone, que o jogador usará em várias missões do modo Campanha.


drone_banner.png


drone_making_off_1.png


drone_making_off_2.png
 
Para este Domingão aqui quero mostrar uma palhinha da Ação Explosiva e Batalhas Épicas que aguardam você no game Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa.

Boss1.png


Boss2.png


Boss3.png


Boss4.png


Boss5.png


Boss6.png


Boss7.jpg
 
Voltar
Topo