🤔 Para Refletir : "A vida é a caçada e o agora é o nosso campo de caça, os nossos sonhos são o alvo e as nossas lembranças são os troféus... Pois o nosso destino é sermos caçadores." - Frank

Make The Game - 25ª Edição

Membro Membro
Um artesão das programarias.
Postagens
95
Bravecoins
206




"A profecia dizia que no dia 25, a edição #25 da Make The Game! seria publicada."
E aparentemente as profecias estavam corretas.


Saudações, corações valentes! Como o esperado no fim de cada estação, estamos lançando mais uma edição da MTG! Dessa vez com um tema especial: Nostalgia.

Nesta edição nossos redatores e colaboradores embarcaram na Epoch para desenterrar tanto tesouros do passado quanto modernas aventuras retrôs. Para a produção da mesma, foi derramado muito suor pixelizado. Muitas das vezes nós nos vimos sem stamina, com MP baixo, praticamente mortos, mas um time bem preparado sempre leva algumas poções e Phoenix Down consigo, e agora que terminamos esta edição, vocês podem apreciar o produto da nossa batalha contra o chefe final de 3 fases, enquanto nós aproveitamos o Level Up para descansar em algum INN confortável na vila mais próxima.

E como bônus para o New Game+, vocês agora podem ler a Make The Game! diretamente do navegador, pois, senhoras e senhores, nós temos um site! Você pode acessá-lo agora mesmo através do link no fim deste post. E se você não gostar de ler em telas LED ou LCD e preferir imprimir sua própria cópia revista, não desanime, pois você também poderá baixar o arquivo PDF diretamente do site!

Boa leitura!

"Se não superar os traumas do passados, eles serão sempre obstáculos para ti no futuro." - Uma sacerdere andarilha

Prévia dos conteúdos da edição


  • Matéria de Capa - Arquivo arqueológico.
  • Do Maker - Toriaka, um amante do maker.
  • Colunas 1, 2 & 3 - O que faz um jogo se tornar um clássico?/ FUS RO DAH - No mundo das Conlangs/ O jogo e as partes.
  • Baú do Bento - Hi Score Girl.
  • Entrevista - Com rDein, criador de Momodora.
  • Projeto Valente - Escarlate : O caminho da bruxa do fogo ( @juniorcjbj ).
  • Game Design - Como lidar com as moedas?
  • Gráfica - Direção de Arte nos Games.
  • Comandos - Game Framework - Já ouviu falar?
  • Histórias - Quebra de Expectativa: O que podemos aprender com Doki Doki Literature Club?
  • Estúdio - De Popeye a Carmen Miranda: fazendo a trilha sonora de Cuphead.
  • E muito mais!

Confira já todo esse conteúdo! Acesse o nosso site:
Make The Game! - Site Oficial
 
Última edição por um moderador:
⚠ Antes de começar, gostaria de dizer que deixei um ovo de páscoa escondido na revista. O primeiro que conseguir achar, vai ganhar um presentinho. ^^' É quase simbólico, mas de coração.




AÍ SIIIIIIIIIM, CORAÇÕES BRABÍSSIMOS!

Essa edição carrega TANTA coisa boa que, sinceramente, não dá pra descrever num post de fórum. Tem que LER pra sentir tudo.
Três meses de muita discussão, conversas, risadas, cabeçadas na parede, vuadoras.... mas também de resultados.

Foi um prazer IMENSO participar desse processo junto da redação.
Make the Game é uma sobrevivente. Uma década de existência, com tantas idas e vindas nas comunidades maker e gamedev no geral. Tantas publicações vieram e se foram, tantas comunidades vieram e se foram. Cada uma com sua essência e história. E olhando pra trás, é muito satisfatório ver que a MTG continua firme, a cada edição trazendo um pouco mais da sua própria história nesse cenário.

Eu aprendi muitas coisas enquanto passeava pelas palavras do @Douglas12ds na matéria de capa. Termos, kanjis, fatos históricos e MUITA REFLEXÃO como um desenvolvedor de jogos. Esse material é excelente, pois vai lá no cerne, na origem do nosso ramo.

Mais uma vez me diverti e ao mesmo tempo me senti mais próximo de quando comecei a brincar com minha primeira engine, o RPG Maker, com a matéria que o @Cross Maker trouxe. Muito conteúdo que se não fosse por essa parte da revista eu não teria contato.

Tia @Jully Anne até perdeu o rumo, HOJE NÃO É SEGUNDA-FEIRA! rOUHRAHRAHRAAR
@NineK apareceu no finalzinho pra me dar um sacode!

O material que o @Caio Varalta nos trouxe é praticamente uma aula! Bem estruturado, baseado em uma extensa pesquisa. Uma coluna de encher os olhos!

Desde o começo da MTRPG/MTG, @Rafael_Sol_MAKER traz pra gente o que sabe fazer de melhor: conteúdo maker de qualidade. Dessa vez não foi diferente.

Outro que nem tem o que comentar é o Professor @BENTO. Esse voltou e voltou com tudo. Matéria super divertida e muito bem encaixada com a temática dessa edição.

Já a de Game Design do @Dobberman, me deixou só pensando nunca coisa: Nunca imaginei que tivesse TANTA COISA pra se falar de moedas. roIHRAhoarUHRAoARAr Show de bola, cachorrão!

Essa de Direção de arte nos games aí, sei não. Esse carinha tá falando abobrinha.

Aí chegou o @Douglas12ds DE NOVO e trouxe uma discussão sobre algo que eu nem sabia que tinha uma definição assim. Agora, além de saber diferenciar Engines de Frameworks eu também tenho maior conhecimento sobre o potencial delas.

@Coralium, eu não tive tanto impacto lendo a sua porque tava acompanhando o dia que você jogou Doki Doki. RROIhraOURAoarhoarHOar Mas uma coisa é certa: a maneira fluida e orgânica que você faz o leitor acompanhar o que escreve... é incrível, Coelha!

@Lord Wallace me pagou umas mortadelas pra falar sobre a dele, nem queria ler. MENTIRA.
Cara, eu não sei se foi proposital, mas até as cores das imagens bateram bem com as da seção. Continuarei a lutar pela sobrevivência da geladeira em sua homenagem! roahrahorahorara



Enfim, a MTG tem que ser mostrada pra tia, pra avó (Alô, @Caio Varalta aouirharuoar), pra mãe, pro cachorro, pras crianssah na rua, pro povo no busão, pra todo mundo!

Qualquer um que ler uma edição e dizer "Não aprendi nada" é mentira deslavada!

Valeu, gente!
 
Última edição:
- Não é uma incrível façanha uma revista, mesmo que seja eletrônica sobreviver tanto tempo assim? Falando de temas tão específicos? Ah sim com certeza é uma façanha digna de aplausos...

clap
clap clap
clap clap clap
clap clap clap clap
clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap clap clap clap
clap clap clap clap clap clap clap clap clap...............................SOBERBO!
 
I wonder what the people will see in the final days?
Me pergunto o que as pessoas verão nos dias finais?

Make The Game!
Temos um modo antigo de jogar um bom jogo. O ritual é sempre o mesmo. Liga-se o console, coloca-se o jogo e se inicia mais uma saga por um universo de nossa escolha. Por sorte, depois de algum tempo de jogatina, terá vivenciado um excelente meio de entretenimento. Melhor ainda se eles se perpetuarem em recordações únicas. O mesmo posso dizer da revista. Estamos no ano 09 Edição 25ª e o ritual é sempre o mesmo... Faço o download e vivencio momentos incríveis. Sempre fui fã da mesma e "por sorte" participei da 11ª até a 18ª e agora estou de volta, feliz, motivado e esperançoso com novos projetos. Parabéns a equipe, ao Fórum e claro aos Moradores do Condado.
Vida longa e próspera - Make The Game!
 
Terminei de ler, só tenho aqui que deixar os parabéns para todo mundo!

Ainda lembro se não me engano na segunda/terceira edição eu entrando aqui, dando os parabéns pela revista e uns pitacos aqui e acá. Ai olho agora, são 25, vinte e cinco edições, não tenho nem palavras por isso. Mesmo que não pude ajudar tanto a equipe se é que algum dia ajudei em algo ^^', ainda bate aquele sorriso de ver tudo isso chegando aonde chegou.

Agora a revista digital no site, está simplesmente animal, minha única crítica, é que segurei a página e tentei rasgar a folha e nada aconteceu >.<#. Brincadeiras a parte, está totalmente profissional, parabéns a todos!
 
Eu não vou responder à pergunta do evento por dois motivos: 1) Ela me lembra de que estou velho. 2) Sei como são redações, ninguém nunca é tão afetado quanto quem está lá dentro. E já sabemos como a revista afetou a vida de vocês, vocês mesmos contaram. Aliás, procruando essa edição notei que saiu há um bom tempo. Meus parabéns, estou me sentindo velho do mesmo jeito.

O site ficou bonitão, apesar de eu ainda preferir o PDF. Também gostei especialmente da matéria sobre moedas. Já basta não ter dinheiro na vida, ao menos nos projetos precisa funcionar direito. No mais, os comentários são os de sempre, excelente trabalho. Aguardo mais mais matérias sobre jogos famosos que nunca ouvi falar.
 
Ainda lembro se não me engano na segunda/terceira edição eu entrando aqui, dando os parabéns pela revista e uns pitacos aqui e acá. Ai olho agora, são 25, vinte e cinco edições, não tenho nem palavras por isso. Mesmo que não pude ajudar tanto a equipe se é que algum dia ajudei em algo ^^', ainda bate aquele sorriso de ver tudo isso chegando aonde chegou.

É claro que ajudou, meu grande! Há anos vocês postam a Make The RPG/Make The Game lá na CRM, ajudando a gente a divulgar a revista pro maior número de pessoas possível. (Inclusive, acabei de voltar de lá! Tava na dúvida de com quem falava pra mandar as coisas da divulgação - acabei mandando pro Gabriel, se soubesse tinha falado direto contigo ;-; )

Confesso que fico puxando as páginas só pra ver a animação também, quando chega naquele ângulo parecido com o de dobrar avião de papel dá uma vontaaade de rasgar hahahahahah
 
Rapaz, esse redesign ficou incrível. Gostei principalmente da padronização de Gráfica, Estúdio, Histórias e Comandos como matérias de duas páginas apenas, dando destaque maior para a de Game Design que é um tema que exige uma maior aprofundação numa matéria maior.

O redesign deixou a revista bem mais limpa, evitando fontes serifadas, sombras, gradientes (@InterPlay pira), variando os fundos (não sendo só branco e mais branco).

Infelizmente não achei o Easter Egg, procurei várias vezes, cliquei em todo o canto, coloquei a capa no Photoshop pra ver se tinha algo escondido no escuro, chequei o código fonte do site (que só tinha uma referência a Valorant), e nada, mas vou ver se encontro depois.

Meus parabéns aos envolvidos.
 
Vou ser bem sincero com vocês, quando vi o anúncio da nova edição pensei que só tinham mudado o visual da capa, então abro a revista e:
1324345921001.png
@Alkemarra, seu lazarento, sabe brincar não infeliz? Que trabalho fantástico de releitura visual foi esse? Certeza que a @NineK também fez parte disso ai kkkkk
Curti demais as matérias, principalmente as do @Douglas12ds que chegou com tudo ao time, pelo visto, e com um visual mais harmônico como esse é mais prazeroso apreciar a leitura.
Interessante saber que figuras como o @BENTO e o @Caio Varalta estejam de volta e interagindo com a nova geração de redatores. Eu fiquei bastante contente em ver quantas pessoas estavam presentes ali na área da staff contribuindo com a edição, a impressão que passa é de que o time está bem unido, embora a coordenadora seja bem 13 das ideias...
Na verdade, só tenho uma crítica para fazer: A versão para visualizar diretamente online (muito bonita por sinal) desabilita os links, então essa brincadeira do @Alkemarra do ovo de páscoa (que eu achei na versão em pdf mas deixarei para que outro tenha a chance de encontrar, caso já não o tenham feito, mas adianto que é uma senhora referência ao Bruce kkkk) não irá funcionar na 1ª versão que mencionei.
Belo trabalho galera, conseguiram elevar bastante o nível nessa, parabéns!
 
Se tem uma palavra com a qual eu resumiria est edição da revista. Claramente esta edição está em um patamar muito lém das anteriores. É como alguém que cresceu e deixou as coisas de criança para trás, sem contudo deixar de sonhar como fazem os pequenos.

Fiquei bastante feliz em folhear a revista online e plea primeira vez senti vontade de tê-la fisicamente em minhas mãos, para poder ler de forma sinestésca co o tato das mãos. Ainda não li as matérias mas visualmente posso dizer que está tudo muito lindo. Aposto que tem muito supor e horas de trabalho de cada um nessas páginas maravilhosas. Meus parabéns e sincero obrigado por nos presentear com mais essa edição.
 
meu primeiro comentário foi eufórico e zoeiro, deixa eu falar sério agora

Gente, ficamos EXTREMAMENTE felizes em ler esses comentários, de todo coração mesmo! ❤

Estamos sempre em constante mudança, mas precisávamos fazer um redesign mais a fundo e o resultado, depois de meses e reuniões atrás de reuniões, foi esse. Com certeza uma coisa ou outra podemos ajustar e melhorar, mas saber que chegamos em um ponto bem gostosinho e especial, um necessário e único nessa nova etapa.

Todos ralaram bastante, mas o @Alkemarra, meuzamiguz, esse meu Filhote sofreu deveras! Queria ter ajudado mais na montagem, porém estou sofrendo de outra coordenadora AUHUHAAUHUAHUHAUAHUHAUHA dessa vez não é você, @Jully Anne :v
Entretanto, fico feliz de ter feito parte dessa nova etapa, muitas ideias que sugeri e dei pitacos foram implementados e até aprimorados e lapidados pelo grande Filhote Bruce, o qual tenho uma admiração e orgulho gigantesco! Agradeço imensamente pela família Condado sempre dá essa força e espaço criativo para todos nós e por cada um ter participado e dado aquela força imensurável para chegarmos nesse novo patamar, seja com referências, ideias e feedbacks. Mandaram muito bem! Tem um pouquinho de cada um aí e será eternizado :3 ❤

É de encher os olhos de emoção ver cada edição e cada evolução, seja no fórum ou cada cantinho e membro da Condado. Porém, enche mais os olhos ver como todos vocês estão gostando do que trazemos aqui a cada dia, seja na Revista ou em eventos, tópicos, vídeos, tutoriais ou apenas um bate-papo e jogatinas :3
Todo esforço é feito com amor e cada um retribui igualmente com amor, por isso sempre continuamos nos esforçando para nunca parar!

Obrigada, de coração, a cada um! Obrigada, família Condado! ❤
Vamos que vamos! Volto a ficar mais ativa com uma alegria indescritível. VOCÊS SÃO INCRÍVEIS! :3
 
Última edição:
Antes de mais nada...

@Douglas12ds
Foi uma estreia fantástica a sua, contribuiu de uma forma que dava a impressão fazer parte do time há anos. Por favor, continue assim!


O motivo dessa mudança repentina

Como mencionei para a equipe no início deste ano, essas mudanças gerais na revista já deviam ter sido implantadas no passado, mas faltava mão de obra qualificada para tal e nos limitávamos sempre a mantermos um nível descente para não piorar, com evoluções frequentes, porém, lentas.
Como é melhor admitir uma falha/incapacidade do que simplesmente esperar a chegada de uma catástrofe, a solução foi propor uma releitura visual e acertarmos os pontos que estávamos errando, além de deixar a montagem por conta de alguém capacitado(a) e habilitado(a) para a tarefa, então o @Alkemarra caiu do céu nessa!
Embora, para os leitores, as mudanças tenham sido aplicadas da edição 24 para a 25 de uma vez, saibam que é algo que já estava sendo planejado faz tempo, assim como muitas iniciativas aqui da comunidade.


A edição e seus conteúdos

O que eu posso dizer? A qualidade das matérias está em um nível muito alto e ideias não faltam para o futuro!
Algo que me deixa contente é que, aos poucos, estamos conseguindo dar cada vez mais espaço para que os desenvolvedores divulgarem seus trabalhos, como tem sido o caso em edições recentes com o vencedor do Projeto Valente, onde divulgamos o projeto vencedor do evento da estação. Claro, sugestões são sempre bem vindas, mas creio que estamos em um bom caminho.


Uma equipe unida

Como coordenadora de diversas edições em gerações diferentes, posso afirmar, com toda convicção, de que a equipe atual da revista é a mais participativa e interessada na proposta que já tivemos, isso não tem como negar, todos ajudaram como puderam e, embora tenha sido uma correria imensa para efetuarmos as mudanças, não faltaram mãos estendidas oferecendo ajuda, acabaram os problemas de ego inflado do passado (isso se aplica à staff também). É algo que eu nunca presenciei em 5 anos na redação e só tenho a agradecer por toda a dedicação dessa família.


O que esperar da Make The Game?

Como não sou política para ficar iludindo ninguém com promessas falsas, tudo o que posso lhes prometer é que está em nossos planos uma edição para Dezembro de 2020, então aproveitem o prazo para participarem do evento da edição atual e concorrerem a um bom prêmio (vejam na pág 23).
Nunca se sabe o dia de amanhã, mas nem por isso deixamos de traçar nossas metas para o futuro. Sugiro que todos tentem fazer o mesmo!
Tenham todos uma boa leitura e, caso tenham interesse, deixem um comentário para a redação, ficaremos felizes em responder!
 
BRABO NEWS!

Olá, Corações Brabos! Aqui quem fala é a repórter Nine direto da frente do Castelo para informá-los que o easteregg contido na revista deixado pelo @Alkemarra acaba de ser encontrado pelo membro @Nefastor. Parabéns, jovem! Esperamos que curta o prêmio :3 ❤

Boa tarde! Nine direto do Castelo para toda a Condado :3
 
Ainda preciso me acostumar com esse site (baixar o pdf é sempre uma opção tbm, mas parece sacanagem com quem organizou os efeitinhos legais), mas num geral, ótimo trabalho como sempre.​
Só tenho que fazer o comentário obrigatório que as cores que o anime de Madoka usam não tem o brilho comum de um magical girl, além dos designs serem bem, bem puxadinhos pro público otaku, o que juntando com o clima mórbido da introdução mais o labirinto de bruxas, me faz questionar se o anime é mesmo um bom exemplo de quebra de expectativa. Ainda mais quando no mesmo gênero eu consigo pensar em outros nomes de cabeça, que pelo menos mantém a formula magical girl da protagonista se transformar todo episódio, ter sempre o probleminha da semana enquanto um esquema maior vai rolando. Não usar o melhor gênero do mundo como um degrau e o celebrar de verdade ajuda bastante pessoas como eu.
Bom, isso foi só meu lado lado otakinho sem salvação falando.​
 
Voltar
Topo