🤔 Para Refletir : "Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje" - codingkitsune

Make The RPG 14ª Edição

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
RPItS5y.png
Estamos em um período de mudanças na redação da Make The RPG, mas são mudanças estruturais, cujo o foco é tornar todo o processo de desenvolvimento mais prático para a redação e entregar um produto final com um toque mais profissional ao leitor.
Esta edição está recheada de ótimos conteúdos, que possibilitaram um recorde de páginas para a publicação: 114! Geralmente, quantidade não é sinonimo de qualidade, mas abrimos uma exceção!

"Quando perceber que não tem mais nada a oferecer, está na hora de um New Game+"

Confiram uma detalhada retrospectiva da gloriosa Mundo RPG Maker; conseguimos uma entrevista exclusiva com Lucas Kich, um grande Pixel Artist e ex-administrador da MRM; aprendam a criar mapas por Parallax; voltamos no tempo para lhes trazer o ótimo Eternal Daughter; aprendam a compor trilhas com o Melody Raiser 101; acompanhem detalhes sobre o ótimo projeto Orca 3 - A maldição de Barbatantes, que está sendo desenvolvido pelo [member=916]Matt RvdR[/member]; mostramos uma lista de RPGs que receberam versões em anime e muito mais!​

mtrpg14.jpg


Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED14.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Caraca, ai sim, aula de sonoplastia também, vlw.

Eae pessoal a seção de boas práticas de programação, vlw [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
 
"[...] Sobre a sugestão da matéria sobre a revista, espere mais duas edições
e atenderemos o seu pedido... "
Deixa eu anotar no meu caderninho aqui para não deixar ninguém se esquecer.

Bom, temos mais um belo trabalho aqui. Por coincidência - será? - estou começando alguns estudos em pixel art e programação, logo já agradeço pelas respectivas matérias. Também estava esperando o texto do Varalta sobre o Melody Raiser. É bom saber que ainda tem gente por aí usando esse negócio.

A matéria sobre a MRM também está excelente. Nunca frequentei aqueles lados, mas não se pode negar a qualidade do fórum. Desenterraram alguns jogos aqui que, sinceramente, achei que nunca mais fosse ver. Nem me lembrava desses "Para Refletir". Bora fazer uma coletânea disso e montar os provérbios do RPG Maker.

Enfim, mais uma edição excelente. Já aguardo pela próxima. O assunto "pirataria" foi bem discutido ultimamente e, claro, vocês não deixariam isso passar em branco.  :palmas:
 
Como sempre um belo trabalho. Triste ver como a MRM terminou. Espero que vcs façam backups aqui no forum para o caso de acontecer algum acidente. Eu acho que a MRM nem precisava manter um material tao gigantesco de coisas que 90% era só posts inuteis ou respostas a posts. Quando o servidor/banco de dados começasse a dar problemas, salvasse apenas os topicos de sistemas importantes, aulas etc, movesse o pessoal e pronto. Daria uma trabalhinho a cada uns 2 ou 4 anos mas tava de boas.
 
Primeiramente, gostaria de parabenizar todos os membros que participaram da produção da 14ª edição da revista, pois ela está impecável, tanto o seu teor, bem como o seu aspecto visual.

Gostei de todas as matérias, sem exceção. Achei o tema estampado na capa excelente, pois pude conhecer um pouco mais da história da saudosa MRM, que quando partiu, sinto que parte de mim também se foi. Nessa edição eu aprendi muitas coisas novas e, das coisas que eu já sabia, consegui extrair técnicas novas. Eu acho sensacional esse espaço que a revista dedica para transmitir conhecimentos, isso aumenta ainda mais a qualidade da Make The RPG!

Que venha a próxima edição e espero que continuem com o excelente trabalho de vocês! :Okay_fix:

Abraço!​
 
Só tenho a agradecer aos envolvidos por mais uma edição lançada, estão todos de parabéns!
Nas próximas edições, a redação pretende inserir novas ideias na estrutura da geral da revista e, como a tendência é sempre tentar melhorar, a coisa toda pode começar a nivelar para um lado mais profissional, mas isso está só no planejamento ainda...
Bom, vamos responder o povo:

Riven comentou:
Caraca, ai sim, aula de sonoplastia também, vlw.

Eae pessoal a seção de boas práticas de programação, vlw [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Tivemos tutoriais de sonoplastia nas duas últimas edições, depois dê uma olhada! E a matéria de capa da 9ª edição trata desse mesmo assunto. Sem dúvidas é uma área que merece muito mais atenção da que recebe atualmente e o pessoal não dá o mesmo valor do que em outras, como as que envolvem o visual por exemplo.
Não posso lhe garantir que continuaremos com tutoriais de sonoplastia com frequencia, já que a Jully que tinha várias cartas na manga e adorava essa área, mas não a deixaremos de lado porque é importantíssima!

Joseph Poe comentou:
"[...] Sobre a sugestão da matéria sobre a revista, espere mais duas edições
e atenderemos o seu pedido... "
Deixa eu anotar no meu caderninho aqui para não deixar ninguém se esquecer.

Bom, temos mais um belo trabalho aqui. Por coincidência - será? - estou começando alguns estudos em pixel art e programação, logo já agradeço pelas respectivas matérias. Também estava esperando o texto do Varalta sobre o Melody Raiser. É bom saber que ainda tem gente por aí usando esse negócio.

A matéria sobre a MRM também está excelente. Nunca frequentei aqueles lados, mas não se pode negar a qualidade do fórum. Desenterraram alguns jogos aqui que, sinceramente, achei que nunca mais fosse ver. Nem me lembrava desses "Para Refletir". Bora fazer uma coletânea disso e montar os provérbios do RPG Maker.

Enfim, mais uma edição excelente. Já aguardo pela próxima. O assunto "pirataria" foi bem discutido ultimamente e, claro, vocês não deixariam isso passar em branco.  :palmas:
Vixi cara, é tanta história dessas comunidades antigas para contar que logo mais a gente pode fazer uma bíblia kkkk
Sobre o Meldy Raiser, já usei muito esse treco e não saia nada, mas isso era pura falta de técnica mesmo. Antigamente haviam muitos aplicativos mais simples como esse, para ajudar o pessoal a criar seus próprios recursos, preciso dar uma garimpada depois para reencontrá-los...

Ludovic comentou:
Como sempre um belo trabalho. Triste ver como a MRM terminou. Espero que vcs façam backups aqui no forum para o caso de acontecer algum acidente. Eu acho que a MRM nem precisava manter um material tao gigantesco de coisas que 90% era só posts inuteis ou respostas a posts. Quando o servidor/banco de dados começasse a dar problemas, salvasse apenas os topicos de sistemas importantes, aulas etc, movesse o pessoal e pronto. Daria uma trabalhinho a cada uns 2 ou 4 anos mas tava de boas.
Concordo com o que falou, se a cada período pré-estabelecido de tempo (a cada um ano ou dois?) fosse feita uma manutenção preventiva, eliminando coisas inúteis, certamente não teria ocasionado tanta sobrecarga, mas, no caso, a staff teria que ter muita sincronia e comprometimento porque é uma tarefa que dá trabalho, mas não é um bicho de 7 cabeças, desde que não deixe aglomerar demais.

Moge Maker comentou:
Primeiramente, gostaria de parabenizar todos os membros que participaram da produção da 14ª edição da revista, pois ela está impecável, tanto o seu teor, bem como o seu aspecto visual.

Gostei de todas as matérias, sem exceção. Achei o tema estampado na capa excelente, pois pude conhecer um pouco mais da história da saudosa MRM, que quando partiu, sinto que parte de mim também se foi. Nessa edição eu aprendi muitas coisas novas e, das coisas que eu já sabia, consegui extrair técnicas novas. Eu acho sensacional esse espaço que a revista dedica para transmitir conhecimentos, isso aumenta ainda mais a qualidade da Make The RPG!

Que venha a próxima edição e espero que continuem com o excelente trabalho de vocês! :Okay_fix:

Abraço!​
Sempre tem como melhorar, já falei isso antes, mas é bom saber que a revista chegou a um ponto de estar agradando!

[member=916]Matt RvdR[/member]
Cara, teria uma média em % sobre o desenvolvimento do Orca 3?
 
E então, lá vem o RSM bajular a equipe dele outra vez, não é mesmo?

Não, na verdade não porque dessa vez minha participação foi das menores, chega a ser irrisória. Tudo aqui andou nos conformes graças aos batuques de leve e fortes movimentos de braço do maestro Varalta, que coordenou a edição com... bem... maestria, rs. Já vos aviso, então não será nenhuma surpresa, de que ele também terá o trabalho de fazer a supervisão da 15a edição, então, se tem alguém que podemos encher o saco e de elogios pelos próximos meses, o cara é ele.

----

No mais, dessa vez não vai ter textão de 1000 palavras, mas não posso deixar de notar isso. Quem leu até o final viu que a Jully está de malas prontas e se despedindo da redação nesse momento, e que vai se concentrar mais na vida pessoal agora. Eu nem tenho como agradecer a participação dela, ela foi responsável por trazer muitas edições, montou muita coisa, escreveu excelentes matérias... Enfim, honrou as memórias da irmã de maneira digna, e foi muito mais além, firmando seu próprio nome e personalidade na revista efetivamente. Tenho certeza de que todos estão muito orgulhosos de todo o trabalho dela e que vamos sentir falta dela maltrat... ops, supervisionando a redação, hehe.

Se me permitem contar um segredinho aqui, ela foi um dos motivos para que eu tivesse mais fé na ideia da revista e que pudesse continuar seguindo com tudo, assim como a irmã dela foi para mim no passado. A história se repetiu, de certa forma.(Quem acompanhou viu minha absência ali pelo meio de algumas edições... mas depois de ver todo o esforço dela me comovi e estou voltando a velha forma). Ela pode estar saindo, mas eu não vou me entristecer com isso e deixar a peteca cair, estou com mais animação do que nunca e a ambição cada vez mais alta, querendo levar essa revista a novos patamares. A ela, só ficam meus agradecimentos e saudades, pois ganhei nova vida pra poder seguir com esse projeto e levar ele mais adiante.

Aqui humildemente renovo meus votos perante essas duas irmãs de que vou continuar firme e forte e sem me abalar! Que venham mais 14 edições da Make the RPG pela frente!

-----

Aos nossos leitores famintos, espero que aproveitem essa edição com gosto, que vem muito mais coisa aí no forno! Bon appetit!
 
Parabéns pela revista.

Gostei muito do trabalho, especialmente a matéria sobre a MRM, deu até uma nostalgia.

Eu já divulguei na página do Facebook da Aldeia e vou divulgar em breve no portal (só falta eu ter tempo de levar o tópico para lá).
 
Valentine comentou:
Parabéns pela revista.

Gostei muito do trabalho, especialmente a matéria sobre a MRM, deu até uma nostalgia.

Eu já divulguei na página do Facebook da Aldeia e vou divulgar em breve no portal (só falta eu ter tempo de levar o tópico para lá).
Agradeceria imensamente se o fizesse, Valentine.

Por sinal, não só você como toda a Aldeia são mais que bem-vindos aqui na Condado e na Revista, podem trazer material que a gente coloca lá.

Forte abraço,
 
Achei bastante interessante os pontos que o Rafael Sol mencionou a respeito de boas práticas (geralmente tenho medo de ver publicações dessas no mundo de RPG Maker...basicamente porque já falei muita besteira por aí :v AHUH). São pouquíssimas menções que eu faria a mais (um pouco de nomenclatura, coisas do tipo), mas o essencial ele cobriu boa parte. Um pouco estranho é mencionar "Ponto flutuante de simples/dupla precisão", porque geralmente não são conhecidos por esse nome (especificamente em RPG Maker, mas para programação no geral é mais comum que ensinem com esses termos mesmo), então fica a sugestão de definir isso antes de mencionar, ou então chamar de "float" e "double (float de dupla precisão)".

No mais, meus pontos a considerar sobre:

1. Para a produção: Evitem divulgar código em fonte não mono-espaçada. Código efetivamente é feito para ser visto em monospace (o que pode levar a linhas maiores horizontalmente, e nisso se ajeita o código para melhor divulgação).

2. Para o Rafael: Não recomendo passar "condicao == true" omo exemplo. Se é uma condição ela já é true ou false. Comparar se ela é true é pegar algo que já é true ou false e comparar com true, o que te retorna...true ou false. Comparar com false também retorna true/false e nesse caso é mais legível negar a condição com a keyword "not". Imagino que você saiba disso, mas apenas estou descrevendo para reforçar por que não passaria essa ideia.

E aliás, nesses últimos anos não surgiu uma alternativa tão "fácil para crianças" como o MelodyRaiser? Lembro de usá-lo quando achava que os 30MB do RPG Maker iam lotar meu HD (é, eu tinha péssimas noções de quantidade de dados). Ele é simples e fácil de usar, mas algumas features eu sentia falta (como mudar a percussão/escala no meio da música). Seria bom se alguma alternativa boa tiver surgido por aí (e gratuita).

Por fim, muito obrigado por essa contribuição e por continuarem o trabalho da MakeTheRPG. Eu fico muito feliz em ver como essa equipe cresce ao longo do tempo. Torço por vocês todos.
 
Bom, desta vez eu queria separar algumas matérias para ressaltar, mas chegando na terceira percebi que "é, não tem jeito. Melhor eu ir lendo e escrevendo minhas observações".

Startando pela "Ser Humilde ou Arrogante", que abordou as virtudes de uma forma completamente distinta da que eu pensava que abordaria. Presumi que seria preto no branco, um contraste evidente entre o bem e o mal, e para minha surpresa foi o exato oposto disso. Gostei muito da abordagem tomada para arrogância, onde fez realmente muito sentido. A humildade em reconhecer que estamos patamares abaixo de verdadeiros mestres podem nos cegar de caminhos alternativos que não aqueles que esses mestres tomaram, tornando o aprendizado um progresso formulaico. Arrogância em romper com essa passividade é o que faz com que grandes mecânicas despontem como jogos geniais atualmente no mercado de jogos, e muito bacana mesmo ter captado essa visão.

Agradei muito do texto do Poe (ora, diga-me uma novidade), principalmente do primeiro exemplo citado, Coraline, que, mais do que um erro, ficou como uma construção de personagem fenomenal. Quem de nós não teve o nome pronunciado errado por alguma professora umas tantas vezes? Ou, sendo mais próximo: nosso próprio nick. Meu sonho ainda é entrar em uma chamada com alguém e não me chamarem como um verbo. Ótimos exemplos todos os demais e bem servidos para a matéria, mas agradeço por apresentar este causo (como nós mineiros diríamos).

Sobre a matéria da falecida comunidade, quase a skipei, por imaginar que nada ali seria novidade para mim. Nunca tive amores pela MRM, e o que tinha de admiração eram os inúmeros amigos que de lá vieram e a referência que se tornou. Mas cara... quando eu vi aquele primeiro tema... voltei lá na primavera de 2011, no dia que três instaladores falharam e minha última alternativa nos meus últimos 20 minutos de curso era encontrar um lugar para baixar o RPG Maker VX. Eis que encontro e, não sei se lembram, lá também haviam uns jogos para se jogar pelo browser mesmo, e meu sonho era conseguir jogar aquilo sem que meu professor visse, pois eu ainda não tinha acesso à internet em casa. Realmente, por mais insensível que eu tentasse ser, olhar para trás e ver que o local em que iniciei minha jornada não existe mais, dá um aperto no peito.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
[...]
No mais, dessa vez não vai ter textão de 1000 palavras, mas não posso deixar de notar isso. Quem leu até o final viu que a Jully está de malas prontas e se despedindo da redação nesse momento, e que vai se concentrar mais na vida pessoal agora. Eu nem tenho como agradecer a participação dela, ela foi responsável por trazer muitas edições, montou muita coisa, escreveu excelentes matérias... Enfim, honrou as memórias da irmã de maneira digna, e foi muito mais além, firmando seu próprio nome e personalidade na revista efetivamente. Tenho certeza de que todos estão muito orgulhosos de todo o trabalho dela e que vamos sentir falta dela maltrat... ops, supervisionando a redação, hehe.

Se me permitem contar um segredinho aqui, ela foi um dos motivos para que eu tivesse mais fé na ideia da revista e que pudesse continuar seguindo com tudo, assim como a irmã dela foi para mim no passado. A história se repetiu, de certa forma.(Quem acompanhou viu minha absência ali pelo meio de algumas edições... mas depois de ver todo o esforço dela me comovi e estou voltando a velha forma). Ela pode estar saindo, mas eu não vou me entristecer com isso e deixar a peteca cair, estou com mais animação do que nunca e a ambição cada vez mais alta, querendo levar essa revista a novos patamares. A ela, só ficam meus agradecimentos e saudades, pois ganhei nova vida pra poder seguir com esse projeto e levar ele mais adiante.

Aqui humildemente renovo meus votos perante essas duas irmãs de que vou continuar firme e forte e sem me abalar! Que venham mais 14 edições da Make the RPG pela frente![...]
Todos choremos. Convoco o [member=546]Uddra[/member] para arrastar um tamborete e pegar a sanfona e cantar um Bruno e Marrone enquanto esquentamos a garganta com alguma marvada.

Mas enquanto ainda estou lúcido, eu não lembro quando interagimos pela primeira vez, mas sinto-me grato por ter convivido com ambas. E vejam só, meu primeiro contato com a Mary foi ela me xingando (na boa, é de família) por eu ter sido preguiçoso e pedido a OST de Tactics Ogre em um tópico, ao invés de procurar no Google, coisa que ela fez e, após um sermão, me passou. Só um momento vergonhoso pra mim, mas que guardo com muito carinho. Mas enfim, não querendo ser insensível ou me estender demais, não diria que tu (Jully) continuou o que ela havia começado, mas sim que lutou para começar e trilhou seu próprio caminho, de forma tão boa quanto, senão melhor do que outra pessoa teria feito. Discordo o cargo atual que a ti pertence pois, se tua figura aqui fosse mesmo uma lenda, pode ser que essa revista não tivesse chegado tão longe.

Por último, mas não menos importante, posso divulgar na CRM, não posso ou alguém irá fazê-lo?

Ah, ah, e as devidas parabenizações a todos envolvidos. [member=126]Xandy1608[/member] , eu adoraria lembrar de como contribuí pr'aquela matéria aheuheua
 
Alucard_2 comentou:
Achei bastante interessante os pontos que o Rafael Sol mencionou a respeito de boas práticas (geralmente tenho medo de ver publicações dessas no mundo de RPG Maker...basicamente porque já falei muita besteira por aí :v AHUH). São pouquíssimas menções que eu faria a mais (um pouco de nomenclatura, coisas do tipo), mas o essencial ele cobriu boa parte. Um pouco estranho é mencionar "Ponto flutuante de simples/dupla precisão", porque geralmente não são conhecidos por esse nome (especificamente em RPG Maker, mas para programação no geral é mais comum que ensinem com esses termos mesmo), então fica a sugestão de definir isso antes de mencionar, ou então chamar de "float" e "double (float de dupla precisão)".

No mais, meus pontos a considerar sobre:

1. Para a produção: Evitem divulgar código em fonte não mono-espaçada. Código efetivamente é feito para ser visto em monospace (o que pode levar a linhas maiores horizontalmente, e nisso se ajeita o código para melhor divulgação).

2. Para o Rafael: Não recomendo passar "condicao == true" omo exemplo. Se é uma condição ela já é true ou false. Comparar se ela é true é pegar algo que já é true ou false e comparar com true, o que te retorna...true ou false. Comparar com false também retorna true/false e nesse caso é mais legível negar a condição com a keyword "not". Imagino que você saiba disso, mas apenas estou descrevendo para reforçar por que não passaria essa ideia.[...]
Cara, obrigado pelo feedback. Se juntarmos mais dicas, que façamos o vol. 3. Algumas dicas ficaram bem genéricas, mas espero que tenham sido de serventia. A questão do float, single, double, e qualquer nome que deem é que chamei pelo nome exato pra ninguém ter medo de errar. Vamos ao resto:

1. Sim, isso foi meio que um oversight da montagem (nem todo mundo que monta é programador, haha), eu costumo usar a fonte Consolas (dica: é ótima ela), inclusive com coloração de sintaxe para Ruby usando expressões regulares no InDesign (GREP). Na 10a edição ela mostra bem pra que veio. Bom... Eu também revisei as coisas e meio que me passei e acabei não prestando atenção nesse detalhe, então também é culpa minha, mas garanto que me esforçarei para isso não se repetir.

2. É apenas pra fins de demonstração, já que estamos num tutorial mais educativo. Eu bem sei que um if(condicao) é mais que suficiente e não há perda total da legibilidade do código, mas ainda fiz "por extenso" pra deixar mais fácil de entender aos leigos. Em algumas linguagens de programação isso que falei ainda deve se sustentar. Mas aí fica a dica pra mais uma próxima vez também, né, mais um comando pra simplificar.

Muito obrigado novamente e vamos que vamos, próxima edição tem mais Comandos.

edit -------------

P.S: King, vamo cair na manguaça agora kkkk. Fica livre pra divulgar e quanto mais, melhor. Se fizer tudo direitinho, ganha uma estrelinha de bom menino.
 
Primeiramente gostaria de agradecer formalmente pelo convite (de redator) para fazer parte do time da Make The RPG. Não é novidade que sou muito fã da revista e conseguintemente (na edição n° 11) ganhei uma grande oportunidade de mostrar meu humilde e amador trabalho relacionado com o RPG Maker, o privilégio de contribuir com o “Vá de Retrô” (na edição n° 13) e agora prossegui com o estudo e desfruta do conhecimento dos amigos da equipe e fora dela.

Muito pelo comentário obrigado King Gerar!

Startando pela "Ser Humilde ou Arrogante", que abordou as virtudes de uma forma completamente distinta da que eu pensava que abordaria. Presumi que seria preto no branco, um contraste evidente entre o bem e o mal, e para minha surpresa foi o exato oposto disso. Gostei muito da abordagem tomada para arrogância, onde fez realmente muito sentido. A humildade em reconhecer que estamos patamares abaixo de verdadeiros mestres podem nos cegar de caminhos alternativos que não aqueles que esses mestres tomaram, tornando o aprendizado um progresso formulaico. Arrogância em romper com essa passividade é o que faz com que grandes mecânicas despontem como jogos geniais atualmente no mercado de jogos, e muito bacana mesmo ter captado essa visão.

A inspiração para o artigo: Ser Humilde ou Arrogante surgiu ao reler o magnifico livro do astro Bruce Lee chamado O Tao do Jeet Kune. Em especial esse fragmento: “Se seguir o modelo clássico (os modelos milenares das artes marciais) você entenderá a rotina, a tradição e a sombra e não você mesmo”.   

 
Alucard_2 comentou:
E aliás, nesses últimos anos não surgiu uma alternativa tão "fácil para crianças" como o MelodyRaiser? Lembro de usá-lo quando achava que os 30MB do RPG Maker iam lotar meu HD (é, eu tinha péssimas noções de quantidade de dados). Ele é simples e fácil de usar, mas algumas features eu sentia falta (como mudar a percussão/escala no meio da música). Seria bom se alguma alternativa boa tiver surgido por aí (e gratuita).
Boa pergunta, Alucard! kkkkkkkk
Eu já trombei com uns dez programas que auxiliam na criação de midis/músicas, mas, sinceramente, nenhum deles batia a facilidade do Melody. Como a ideia era fazer algo para quem não tinha noção alguma de música e/ou criação de música, o MR pareceu ser a melhor alternativa.
Ele, com certeza, não bate um FL Studio ou Guitar Pro da vida, principalmente pelos motivos que você comentou (limitações de escalas, percussão, e até mesmo de ter que manter os mesmos instrumentos na mesma situação até o fim da música). Contudo, essas limitações podem ser combatidas através da edição de áudio, como fazer uma música em dois projetos de Melody Raiser diferentes e depois juntar/unir/editar com um outro programa [Audacity, Wavepad].
A ideia era até abordar nessa matéria, mas a coisa ia ficar extensa demais. De qualquer forma, espero no futuro dar uma estendida nesse tutorial, para comentar algumas coisas mais 'avançadas' como essa daí.
Agradeço pelo feedback (não somente seu, de todos!) e pelo carinho.

But enough talk. Have at you!
 
Yoshi comentou:
[member=916]Matt RvdR[/member]
Cara, teria uma média em % sobre o desenvolvimento do Orca 3?

Ei, Yoshi! Boa tarde! Rsrsrsrs!

Primeiramente meus parabéns a todos por mais uma edição linda desta revista que mantém acesa essa chama do RPG Maker na nossa comunidade brasileira! Considero um gesto lindo e bem importante nos tempos acelerados em que estamos vivendo! Consegui ler a edição por inteiro hoje e está linda!

Quanto ao projeto, porcentagem é sempre um problema pra mim, mas se fosse para pensar dessa forma, creio que já está em uns 80 e poucos... Talvez 90%! Só não terminei ainda porque a vida tem exigido bastante de mim fora do maker e o projeto tem andado em passos lentos desde o retorno de atividaes em fevereiro! Mas está chegando!

Obrigado pelo interesse, parabéns mais uma vez pela edição da revista!

Abraços e até breve! :)
 
Incrível! Curti muito a revista! As partes que mais me interessaram, foram as questões referente aos bugs (imagens muito engraçadas, por sinal, hahahahahahaha), e a entrevista com o Lucas Kich! Vocês todos que fizeram a matéria estão de parabéns! Ah, e mais uma coisa, eu apoio 100% caso queiram continuar a comentar algo sobre sonoplastia. Vocês irão me deixar de olhos vidrados caso façam, heh! Bom, é isso, e novamente, parabéns a todos!
 
Caramba, até lembrei que eu e parte dos membros da MRM que frequentavam a Vila fomos questianos e o Hector mandou uma MP pra mim dizendo que eu era o único que não tinha entrado pra trolar ou atacar a vila e que mesmo assim o pessoal estaria de olho em mim. (Pág. 4)

Eu sempre quis aprender a usar o Melody Raizer 1999, mas nunca entendi nada sobre o assunto, vou tentar com essa tutorial. (Pág. 84)

 
Melhor edição. E essa avaliação não tem nada haver com o fato de eu ter sido citada em uma das matérias  :Vergonha:
Mas sério, quase chorei lendo sobre a MRM. Saudades daquela linda comunidade ;-;
 
Li algumas matérias. É um material muito bom! Também li a edição N° 11 onde o Ronaldo contribuiu com a matéria “A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática”. O legal, ou melhor, um grande exemplo a ser seguido? Quantas escolas e universidades (com dinheiro) não produz uma revista como essa, além de um belo portfólio é um documento importante. Eu já realizei alguns projetos e nunca pensei em produzir algo do tipo, no máximo tirei fotos. Nunca vi iniciativas como essa na educação (com professores e alunos) do MEC não conta, pois muitos deles nunca seguraram num giz. Portanto, parabéns a todos!  :Okay_fix:

Já realizei um projeto com o Ronaldo em uma ONG e ficou apenas na memoria  :_ _: Se existisse uma revista para ser documentado  :vixi:

FuHUyhQ.jpg
 
Voltar
Topo