🤔 Para Refletir : "O mais importante não é a história, mas como você conta ela." - FL

Make The RPG 14ª Edição

Matt RvdR comentou:
Ei, Yoshi! Boa tarde! Rsrsrsrs!

Primeiramente meus parabéns a todos por mais uma edição linda desta revista que mantém acesa essa chama do RPG Maker na nossa comunidade brasileira! Considero um gesto lindo e bem importante nos tempos acelerados em que estamos vivendo! Consegui ler a edição por inteiro hoje e está linda!
[...]

Obrigado pelo interesse, parabéns mais uma vez pela edição da revista!

Abraços e até breve! :)
Nós é que agradecemos o seu interesse pela revista e pela oportunidade de nos dar uma chancezinha de falar sobre seu projeto, que está mais uma vez fenomenal.

No mais, ter jogos como o seu nos faz ter esperança, sem eles a revista não é nada. A revista não faria sentido nenhum se ninguém criasse jogos bons. É só porque acreditamos no potencial dos makers nacionais que nos damos a esse esforço.

Esperamos ter ele como jogo full em breve, aí quem sabe ele não aparece na revista de novo, né? Forte abraço!

Crixus comentou:
Caramba, até lembrei que eu e parte dos membros da MRM que frequentavam a Vila fomos questianos e o Hector mandou uma MP pra mim dizendo que eu era o único que não tinha entrado pra trolar ou atacar a vila e que mesmo assim o pessoal estaria de olho em mim. (Pág. 4)
[...]
Kkkkkkk, mais uma pérola que só os oldschool entenderão. A inimizade entre a Vila e a MRM era mesmo muito forte, e por motivos pessoais, mas muito fortes, era briga feia. Bom ver que a geração que se sucedeu agora não herdou mais essa confusão e que boa parte das comunidades pode trabalhar juntas, sem a questão do ego e as intrigas atrapalharem. Sinceramente, ter a chance de trabalhar junto com o pessoal da MRM é fantástico, ainda bem que podemos ter essa oportunidade hoje em dia!

Kawthar comentou:
Melhor edição. E essa avaliação não tem nada haver com o fato de eu ter sido citada em uma das matérias  :Vergonha:
Mas sério, quase chorei lendo sobre a MRM. Saudades daquela linda comunidade ;-;
Pois é, muita gente perdeu o chão e muitos que viam lá como sua comunidade preferencial tiveram perdas irreparáveis. Eu nunca fui muito de postar lá, mas mesmo assim sinto a perda. O maker nacional como um todo sente. Foram muitos anos de história pro saco, felizmente muitos membros ainda querem continuar e espero que eles achem um novo lar. Eu te digo que, em parte, nós herdamos junto com alguns staffs um pouco do espírito da MRM, esperamos poder manter a chama de lá viva por aqui.

Bruce Azkan comentou:
Obrigado pela ótima edição!
Nós que agradecemos o prestígio! Qualquer sugestão, não esquece de nos mandar!
Bruna comentou:
Li algumas matérias. É um material muito bom! Também li a edição N° 11 onde o Ronaldo contribuiu com a matéria “A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática”. O legal, ou melhor, um grande exemplo a ser seguido? Quantas escolas e universidades (com dinheiro) não produz uma revista como essa, além de um belo portfólio é um documento importante. Eu já realizei alguns projetos e nunca pensei em produzir algo do tipo, no máximo tirei fotos. Nunca vi iniciativas como essa na educação (com professores e alunos) do MEC não conta, pois muitos deles nunca seguraram num giz. Portanto, parabéns a todos!  :Okay_fix:

Já realizei um projeto com o Ronaldo em uma ONG e ficou apenas na memoria  :_ _: Se existisse uma revista para ser documentado  :vixi:

FuHUyhQ.jpg
Heheh, que bom que gostou, se tem na verdade uma discussão interna sobre a possibilidade de trazer mais material relacionado a RPG Maker e o mundo acadêmico, pois muitas pessoas (tá, algumas) usaram da ferramenta RPG Maker devido a sua facilidade e alto valor didático, como forma de desenvolver projetos variados, muitos de conclusão de curso até. É capaz que no futuro tragamos mais material assim! Ah e sim, espero que projetos como esse da ONG não passem mais em branco, se tiver como escrever sobre essas ou outras alternativas desenvolvidas na área, seriam de valor gigantesco pra revista.
 
Eu li a revista porque eu estava interessado na matéria sobre o mundo rpg maker, e não me arrependi... eu senti uma nostalgia tão grande e no final fiquei meio triste que tudo tenha acabado.
Eu nunca fui um maker muito ativo, mas prentendo me tornar aqui no condado...
Lembro de ter visto cada um layouts do mrm... comecei a ficar triste....
Mas, Enfim! A revista parece ser muito boa, eu li apenas o que fala sobre o mrm, mas depois lerei cada uma das edições com calma, gostei muito do trabalho de vocês e tomara fique cada vez melhor! Boa Sorte ai!
 
Gostei de falarem sobre pirataria. É um tema que PRECISA ser discutido a fundo.

Pirataria afeta e muito a economia nacional e mundial, e destrói indiretamente o emprego de muita gente.
 
CleanWater comentou:
Pirataria afeta e muito a economia nacional e mundial, e destrói indiretamente o emprego de muita gente.
Pode me mostrar a pesquisa que comprovou isso? Sem querer discussões nesse tópico, é só pra coleta de informações mesmo, quem sabe não repasse para a equipe de redação enriquecer a matéria da revista.

Edit: Erro meu e-e', a matéria sobre pirataria é da 14ª edição, no caso, a já lançada. Confundi os tópicos.
 
Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
Pirataria afeta e muito a economia nacional e mundial, e destrói indiretamente o emprego de muita gente.
Pode me mostrar a pesquisa que comprovou isso? Sem querer discussões nesse tópico, é só pra coleta de informações mesmo, quem sabe não repasse para a equipe de redação enriquecer a matéria da revista.

Edit: Erro meu e-e', a matéria sobre pirataria é da 14ª edição, no caso, a já lançada. Confundi os tópicos.

[member=1052]Kawthar[/member], não precisa nem de dados de uma pesquisa pra entender que se a empresa não vende, ela não ganha dinheiro, vai a falência e manda todo mundo que trabalha lá embora. XD

Olhando um pouco mais a fundo, vamos pegar os mangás da Panini por exemplo.

Pra se ter um mangá no Brasil, você tem que pagar a licença ao autor pra publicar aqui. Quem ganha dinheiro é só o autor? Não.
Também tem que se pagar os tradutores, revisores, editores. Quando vai se imprimir os mangás, pagar a gráfica (e vários funcionários trabalham lá). Depois temos que distribuir os mangás, como? Caminhoneiros transportam as edições pra lá e pra cá.

Daí todo mundo pensa: Ah, vou ler de graça na internet, vou gastar dinheiro com isso não, copiar não é roubar e eu não ia comprar mesmo!

Mas… E todo mundo aí de cima? Como fica?

Lembrando que todo mundo aí de cima também come, usa roupas, compra remédios, eletroeletrônicos, etc. Se todo mundo perde o emprego, eles deixam de comprar todas essas coisas também, e aí a bola de neve só vai aumentando…

Isso que eu digo aqui não é exagero, é fato. E isso se aplica a todas as outras coisas também: livros, revistas, CDs, jogos (tanto físicos quanto digitais). Tudo tem uma grande logística por detrás do produto final.

Defender a pirataria é destruir a economia num todo. A economia é como um ecossistema, onde uma coisa depende da outra pra continuar existindo.
 
CleanWater comentou:
[member=1052]Kawthar[/member], não precisa nem de dados de uma pesquisa pra entender que se a empresa não vende, ela não ganha dinheiro, vai a falência e manda todo mundo que trabalha lá embora. XD
O problema é que a maior parte da pirataria é gerada por pessoas que não tem condições de comprar. Logo, com ou sem a pirataria o "fornecedor" não receberia o dinheiro de qualquer forma. Ai entra, basicamente, um jogo de moral/ética. Se pra pessoa que não tem condições de pagar é mais importante permanecer "justo"/"limpo" então ela que não pirateie. O autor fica sem dinheiro e ela fica sem o conteúdo.

CleanWater comentou:
Isso que eu digo aqui não é exagero, é fato. E isso se aplica a todas as outras coisas também: livros, revistas, CDs, jogos (tanto físicos quanto digitais). Tudo tem uma grande logística por detrás do produto final.

Defender a pirataria é destruir a economia num todo. A economia é como um ecossistema, onde uma coisa depende da outra pra continuar existindo.
Agora vamos às fontes/dados(melhor parte), você diz isso baseado em lógica(o que pra mim é mais importante do que muita coisa e.e') e usou como exemplo mangá, que não tem nem de perto relação com a forma como o mercado de video-game funciona.

Em 2013 a Comissão Europeia, uma instituição da União Europeia que cuida de diversas questões e dentre elas da economia do pais, encomendou uma pesquisa em relação à pirataria de CONTEÚDO DIGITAL e o resultado foi um tanto quanto engraçado.
Você pode conferir o documento original aqui(em inglês): https://cdn.netzpolitik.org/wp-upload/2017/09/displacement_study.pdf

Inclusive, só por informação mesmo, os resultados só foram divulgados em 2017, 2 anos depois do fim da pesquisa, por que será?

Enfim, o objetivo da Comissão Europeia era PROVAR que a pirataria em conteúdo digital era algo danoso à economia e que deveria ser combatida com todo esforço possível, o que acabou se provando o contrário, na verdade a influência da pirataria de conteúdo digital era praticamente nula e, em alguns casos, podendo chegar a ser beneficiador. E adivinha em qual área que a pesquisa provou que podia ser beneficiador? Jogos eletrônicos.

Resumindo a pesquisa:
  • Quem pirateava por não poder comprar, não compraria de qualquer forma mesmo sem piratear, logo o fornecedor não ganharia dinheiro com ou sem a pirataria.
  • No caso dos jogos, em alguns casos após piratear, a experiência com o jogo pirateado(que muitas vezes acaba por ser limitada se comparada com a experiência do jogo original) acaba por influenciar a pessoa a gastar dinheiro naquele produto. Dinheiro que antes era destinado a algo mais importante e que fazia aquele jogo nem sequer entrar na "lista" de coisas pra se comprar(o que aplicava o que eu falei aqui em cima).

De qualquer forma, esse estudo não se aplica a tudo, foi algo voltado à conteúdo digital, quando se trata de algo material como os mangás que você falou(espero que tenha falado de mangá físico, pq se tava falando de crunchyroll, ai teremos que conversar e.e') ai já é um pouco diferente.
 
[member=1052]Kawthar[/member] a pirataria, apesar dos problemas que citei, tem algumas vantagens, como o marketing gratuito. Mesmo assim, essa cultura da pirataria, a longo prazo, é prejudicial a economia. Só que não é apenas uma questão de ética e moral, tem politicagem no meio também (os impostos que encarecem tudo, burocracias, etc).

Mas mesmo assim, acho que fazer uma campanha de conscientização é muito importante. As pessoas nunca sabem o que se passa do lado das desenvolvedoras pra por um produto no mercado. Os custos que envolvem a produção, etc.

Já faz uns 3 anos que não pirateio mais nada. Hoje tenho um Windows original num Notebook da Positivo (uma porcaria o Notebook, mas o Windows é original). E no outro computador antigo que eu usava, tenho instalado o Ubuntu (que é de iniciativa livre).

A única exceção a regra é quando algo não foi (e provavelmente não vai) ser lançado no Brasil, e eu quero muito, mas muitíssimo mesmo ver, como os mangás do Fly O Pequeno Guerreiro (Dragon Quest Dai no Daibouken). Foi muita sacanagem o SBT passar o desenho sem ter fim! Daí baixei os mangás quando descobri que tinha pra ver o resto da história. Mas se algum dia for lançado oficialmente no Brasil, faço questão de comprar.
 
Creio que por conta dos impostos ou pela falta de acesso de alguns recursos, o Brasil seja impelido a cair para o lado da pirataria. Confesso que meu Photoshop é cracker, mas em outras funcionalidades, tento me utilizar de outros programas open source para atender meus trabalhos, como o OpenOffice (alternativa ao Microsoft Word), Scribus, etc... , e instalei o Win7 de um CD original que adquiri em minha viagem á Salvador. Infelizmente, não tenho condições de pagar o preço nacional de um software como Photoshop, e como não tenho cartão Internacional, vou continuar na versão antiga (Creative Suit) do mesmo.
 
Galera da redação, podem tacar pedras no dino aqui e tal pela questão que farei (por não ser mais da equipe e estar dando pitaco), lá vai:

O que aconteceu com o planejamento de lançamentos trimestrais da revista? Desistiram? Vão realmente voltar aos tempos desmotivadores, onde era lançada uma edição a cada 6 meses/1 ano? Ou não querem mais levar a ideia adiante?
Sei o quanto é trabalhoso e desgastante todo o processo para o lançamento de uma edição (que é pouco vista/conhecida), afinal de contas, fui o único a estar presente em todas até agora, por isso lhes peço: se não estiverem com real interesse em continuarem com a Make The RPG apenas me digam, que eu assumo a coordenação do projeto em outro lugar, assim como funcionava a Maker World.
Caso contrário, se estiverem dispostos e, principalmente, em condições de levarem a ideia adiante, saibam que estarei torcendo por vocês, mas eu não admito que prevaleça esse declínio, pois, os profissionais de plantão podem considerar a revista amadora, cheias de falhas e que for, porém, todos os esforços e sacrifícios depositados ali pelo pessoal que participou (mesmo que de uma única edição), merecem reconhecimento, porque pior que não ter talento ou especialidade na área é ter medo de arriscar e se contentar com a sua área de conforto e o lema da redação "nossa intenção é sempre melhorar um pouco a cada edição" não pode ser deixado de lado.
Como diria uma ditadora ai: "É inadmissível o não cumprimento de prazos com uma equipe tão boa quanto a dessa redação", nisso eu concordo completamente.

[member=1777]TheBodeKiller[/member] [member=1673]CleanWater[/member] [member=1052]Kawthar[/member]
Gostei do debate e tal senti até um cheirinho de treta que se mostrou falso..., mas o tema pirataria não estava presente nessa 14ª edição, será o destaque da próxima...
 
Yoshi comentou:
Galera da redação, podem tacar pedras no dino aqui e tal pela questão que farei (por não ser mais da equipe e estar dando pitaco), lá vai:

O que aconteceu com o planejamento de lançamentos trimestrais da revista? Desistiram? Vão realmente voltar aos tempos desmotivadores, onde era lançada uma edição a cada 6 meses/1 ano? Ou não querem mais levar a ideia adiante?
Não sou da redação e, por isso, não tenho certeza (acho que o [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] é o melhor pra responder) mas pelo que sei da revista ela não foi lançada por imprevistos, basicamente. O Rafael (que está cuidando da montagem) está sem PC como já disse algumas vezes aqui no fórum.
Anyway, melhor esperar uma resposta de alguém da redação, só quis comentar isso pra quem não sabia e tava se perguntando se aconteceu algo.

Yoshi comentou:
Como diria uma ditadora ai: "É inadmissível o não cumprimento de prazos com uma equipe tão boa quanto a dessa redação", nisso eu concordo completamente.
Me apresente essa ditadora  :plano:

[member=1777]TheBodeKiller[/member] [member=1673]CleanWater[/member] [member=1052]Kawthar[/member]
Gostei do debate e tal senti até um cheirinho de treta que se mostrou falso..., mas o tema pirataria não estava presente nessa 14ª edição, será o destaque da próxima...
[/quote]
Verdade, isso me confundiu inclusive(lá na minha primeira resposta) enfim, acabou sendo uma discussão legal xD
 
TheBodeKiller comentou:
Bem, também não sou da redação. Mas não entendi a questão do "cheirinho de treta que se mostrou falso". Explique melhor.

Acho que ele quis dizer que parecia uma briga feia, mas que no final se mostrou uma discussão acalorada e com boas conclusões, já que foram apresentados muitos bons argumentos.
 
[member=1052]Kawthar[/member]
Bom, como ninguém da redação apareceu para dar satisfação, serei obrigado a interferir, pois, definitivamente algo está errado.

[member=1777]TheBodeKiller[/member]
É exatamente o que o [member=426]Bruce Azkan[/member] falou.
 
Yoshi comentou:
[member=1052]Kawthar[/member]
Bom, como ninguém da redação apareceu para dar satisfação, serei obrigado a interferir, pois, definitivamente algo está errado.

[member=1777]TheBodeKiller[/member]
É exatamente o que o [member=426]Bruce Azkan[/member] falou.

Ah, tá. Bom saber que da minha parte vieram bons argumentos hahahaha
 
Li algumas matérias e vamos ao veredito :^-^:

1° Recurso legal que clicar na matéria e ser deslocado pra ela... o nome é "INICIO RÁPIDO"  :Okay_fix:
2° Apresentação da STAFF com Status lembrando os RPGs  :Okay_fix:
3° as cartinhas... "Meu espaço" kkkkkk muito bom. Opa deixa eu caprichar para estar nela  :Okay_fix:
4° As matérias que me interessaram não que as demais não são boas é que não começo muito  :Vergonha: sobre programação, artes, música etc, eu gosto de matérias relacionadas ao roteiro e dicas etc...
4,1 Gostei do destaque do jogo Orca 3... É nessa hora que vejo como é trabalhoso;
4,2 Das colunas;
4,3 Li parte da Capa, como falei não conhecia o Mundo RPG;
4,4  Sobre os Animes de RPGs é como um guia. Portanto, não tem o que comentar;
4,5 Nossa a melhor foi a analise de Eternal Daughter... Não conhecia, mas joguei Spelunky e adoro esse estilo meio MetroidVania.

Finalizando é muito boa eu comecei lendo a 11° que o professor imprimiu e deixou na sala do Grêmio quando era meu professor do 3° Ano do ensino médio. Hoje curso o 1° ano jornalismo (agora vou para o segundo) e também participo da  Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê junto com o professor Bento. Ele falou que está para sair a próxima antes do Natal. Será um presente e tanto :noel:

 
Bianca shadow comentou:
Li algumas matérias e vamos ao veredito :^-^:

1° Recurso legal que clicar na matéria e ser deslocado pra ela... o nome é "INICIO RÁPIDO"  :Okay_fix:
2° Apresentação da STAFF com Status lembrando os RPGs  :Okay_fix:
3° as cartinhas... "Meu espaço" kkkkkk muito bom. Opa deixa eu caprichar para estar nela  :Okay_fix:
4° As matérias que me interessaram não que as demais não são boas é que não começo muito  :Vergonha: sobre programação, artes, música etc, eu gosto de matérias relacionadas ao roteiro e dicas etc...
4,1 Gostei do destaque do jogo Orca 3... É nessa hora que vejo como é trabalhoso;
4,2 Das colunas;
4,3 Li parte da Capa, como falei não conhecia o Mundo RPG;
4,4  Sobre os Animes de RPGs é como um guia. Portanto, não tem o que comentar;
4,5 Nossa a melhor foi a analise de Eternal Daughter... Não conhecia, mas joguei Spelunky e adoro esse estilo meio MetroidVania.

Finalizando é muito boa eu comecei lendo a 11° que o professor imprimiu e deixou na sala do Grêmio quando era meu professor do 3° Ano do ensino médio. Hoje curso o 1° ano jornalismo (agora vou para o segundo) e também participo da  Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê junto com o professor Bento. Ele falou que está para sair a próxima antes do Natal. Será um presente e tanto :noel:
Muito bacana seu feedback, Bianca! Legal ver você participando mais dos tópicos e das discussões. Interessante você apontar o que leu e achou interessante na edição. Se você caprichar numa cartinha pra edição 15 tenho certeza de que aparecerá na 16!
E, uma pergunta, vocês chegaram a tirar uma foto dessa revista 11 impressa com a turma? Seria muito legal vê-la 'fisicamente'!

Aeka comentou:
Pretendem lançar a próxima edição quando? Algo me diz que teremos uma boa surpresa nos próximos dias por aqui...
Vixen comentou:
Aeka comentou:
Pretendem lançar a próxima edição quando? Algo me diz que teremos uma boa surpresa nos próximos dias por aqui...

Boa pergunta. Ansioso também!
Eu ouvi dizer que só quando algum membro tiver a audácia de abrir um tópico na Condado pedindo a revista de presente de natal, de forma carinhosa e para a equipe toda. Senão só vai sair ano que vem, no meio de Janeiro.
 
AH! Capitão [member=123]Caio Varalta[/member] Fazendo "trollagem" com os leitores...  :^^':
 
Voltar
Topo