🤔 Para Refletir : "Já fez sua cota diária de PÁ? Não!? Então comece agora! 🖌️" - Victor Sena

Make the RPG - 19ª Edição

É curioso a revista falar daquela época de fóruns de RPG Maker, pois não só foi a mais movimentada mas também foi quando comecei a frequentar esse tipo de fóruns. Eu pessoalmente gosto dessa historiografia das comunidades makers, acho que vocês fizeram um bom trabalhando pincelando as comunidades daquela época. Me lembro de como a RMB aguentou um bocado de tempo sem o admin por lá, e era extremamente caótico, com um montão de gente postando sem parar. Sinto que depois da queda da RMB, o pessoal mais serious business acabou migrando pra Santuário e a galera mais caótica foi parar na Mundo. Fiquei mais tempo na SRM então não conseguia acompanhar muito o que rolava na Mundo, mas achava o chat daquela bem divertido. Acho até que entrei na Reino mas não fiquei muito tempo lá.

Meu interesse no RPG Maker no geral foi caindo até desaparecer e ter problemas pessoais que me afastaram desse caminho. Desde então comecei a ver outras engines, estudar outras coisas... Não cheguei a ver o fim das comunidades antigas do maker, só sei que um dia tentei procurar por elas e não mais existiam, exceto a Centro RPG Maker (que nem é tão antiga assim comparada). Uma coisa que era muito interessante é que o pessoal dessas comunidades quase nunca postavam seus jogos fora da comunidade maker, de cabeça eu me lembro só do criador do Caminho Estreito que fez isso... acho que era mesmo um mundinho à parte.

Dos jogos que vocês mencionaram na matéria, eu lembro bem que alguns deles nunca foram terminados, eu realmente achava que Grimbella merecia um desenvolvimento, e fico feliz que Kah tenha liberado a demo aberta do Ergo Proxy pra gente poder dar uma olhada - até hoje olho aquele tanto de evento e penso "caralho que coisa foda aaaa".

Quanto ao Naramura confesso que até hoje tenho um crush na pirata ruiva que ele desenhou... um dia ainda farei um jogo onde ela será protagonista.

No geral foi uma ótima edição da revista 👍🏽
 
Eis alguém que eu não esperava ver aqui! Lembro quando você fez um post sobre meu jogo (Pokémon Island) no seu blog por volta de 2013.

Eurritimia comentou:
Não cheguei a ver o fim das comunidades antigas do maker, só sei que um dia tentei procurar por elas e não mais existiam, exceto a Centro RPG Maker (que nem é tão antiga assim comparada).
Na edição 14 eu (ex-coordenador) e o ex-administrador da MRM contamos sobre seu fim.
 
Voltar
Topo