🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

Pré Apresentação - Creativity Makers Brasil

Membro Membro
Postagens
121
Bravecoins
0
creativityportal.jpg

PORTAL DA COMUNIDADE - PRÉ APRESENTAÇÃO

creativityforum.jpg

FÓRUM DA COMUNIDADE - PRÉ APRESENTAÇÃO

creativityportal0.jpg

PORTAL DA COMUNIDADE - PRÉ APRESENTAÇÃO MAIOR

creativityforum3.jpg

FÓRUM DA COMUNIDADE - GAMEFORUM "CIDADE DOS MAKERS"

Comunidade "Creativity Makers Brasil" Pré Divulgação de Screens

Estou apresentando pra vocês do Condado Braveheart em primeirissima mão as screens do Portal e do Fórum da comunidade que estou desenvolvendo. Creativity Makers Brasil. Não está pronto ainda, tanto que o acesso ao dominio está protegido por senha.

Algumas coisas que da pra adiantar é que a comunidade é de suporte ao desenvolvedor de jogos não importa a ferramenta que ele usa, a proposta é trabalhar a mente do desenvolvedor indie e não a ferramenta que ele usa em sí, se bem que prestaremos suporte somente ao RPG Maker e não a outras engines, pois o intuito é estimular a produção da criatividade e não vender a ideia do rpg maker em si como sempre fiz. Só prestaremos suporte a ele porque é dele que a ideia surgiu, parece controverso mas não "vendo" mais o maker, estimulo a criatividade do desenvolvedor, essa é a ideia e nada melhor que o RPG Maker para se iniciar. Não quero entrar em detalhes porque as coisas vão mudando conforme a comunidade vai tomando forma, então não adianta dar detalhes.

Outra coisa que ja defini é que não disponibilizo mais resources, vou disponibilizar links para as comunidades que disponibilizam esses recursos, qualquer comunidade seja brasileira ou estrangeira, links direto somente para raros itens que eu tenho aqui como o pacote mega recursos 2GB (se eu achar ele kkkk).

Ja apliquei bastante coisa de ideia nova que eu queria, mas ta faltando algo novo que ainda eu não sei o que é rs, to matutando aqui e fazendo alguns testes com o que ja tenho quase pronto, mas ta ficando bem a cara do que eu queria fazer, só resta saber se vai agradar aos makers. Uma coisa que eu decidi é não disponibilizar chat dentro do fórum pois isso tira a tenção do usuário para o objetivo da comunidade, muita coisa se discute no chat e os tópicos e boards ficam as moscas, conteúdo jogado fora na minha opinião, mas isso não quer dizer que não teremos um chat ou interação de evento dentro do fórum via mensagens numa área especifica como num chat, recurso ativado somente em determinadas situações, to vendo ainda como será a ideia. Outra coisa é que eu fiz questão de mudar o conceito de board de linha para coluna, quando via template na hora disse "É isso que eu quero pra comunidade" agora só falta "moldar" as coisas... Isso é só uma prévia do que será a comunidade.

Outra novidade, muito conteúdo em vídeo. Isso atrai muito mais a atenção do usuário do que qualquer texto ou áudio publicado... E é bem mais fácil de fazer.

Bom, ta ai pessoal uma previa do que esta por vir, agora já sabem o nome da comunidade "Creativity Makers Brasil". Logo logo no ar!

Abraço a todos!
 
Ta bonito embora um design pesado, lembra muito forums de guild de jogos online.
So não curti o nome mesmo. Tenta dar mais simplicidade ao nome como "Creative Makers" fica mais leve mas nao muda o significado.
Creativity Makers -> Criatividade Criadores
Creative Makers -> Criadores criativos

So sugestão mesmo...
 
Ludovic comentou:
Ta bonito embora um design pesado, lembra muito forums de guild de jogos online.
So não curti o nome mesmo. Tenta dar mais simplicidade ao nome como "Creative Makers" fica mais leve mas nao muda o significado.
Creativity Makers -> Criatividade Criadores
Creative Makers -> Criadores criativos

So sugestão mesmo...
Essa é a intenção mesmo, dark, pesado e com caracteristicas de forum de jogos online, e trazendo características típicas minhas de templates da época da Vila Makers principalmente.

Creativity Makers -> Criatividade Criadores
Posso estar errado mas a interpretação da tradução seria "Criadores de Criatividade". Criatividade na verdade não se cria, ela já existe, a ideia foi passar que você pega essa criatividade ja existente e a transforma. Algo que me matutou muito na cabeça foi a ideia do jogo "Final Fantasy" da coleta de "Matéria", a qual você com um conjunto delas poderia criar algo diferente.

A intenção fundamental do nome da comunidade é abordar em tudo a ideologia "criatividade" principalmente no dominio, o termo "Creative" ja existe tanto pela Internet que já ficou "cliche" criar algo com esse nome.

No geral a intenção é "mudar" as coisas e causar certa "estranheza" pro usuário, pular um pouco os padrões que a gente vem seguindo a décadas. Os desenvolvedores que seguem essa ideia ou falem de uma vez ou arrancam de uma vez... estou disposto a correr este risco, na verdade quando tudo estiver pronto a gente vai descobrir o que vai acontecer porque vai ter muita coisa "diferente" encima de velhos padrões como por exemplo as funcionalidades dos foruns. A minha intenção era de fazer algo com uma funcionalidade completamente diferente mas isso levaria anos e eu teria que aprender a programar de verdade e com uma equipe. Então, o trabalho é encima do que já existe em sistemas.

Essa noite passada eu tive a ideia de que estava buscando e estou pondo ela em prática agora. Vai dar trabalho mas vai dar certo finalmente, a interatividade dos usuários com o forum não vai ficar mais limitada aos recursos dele só (se realmente der certo o que estou desenvolvendo). Era o que eu queria em termos de implantação no sistema.
 
Tema belíssimo MG! Gostei muito do visual.
A proposta de estimular o desenvolvimento de jogos em si e não a utilização de uma engine específica é muito bacana, tudo começa por ai mesmo.
Uma das coisas que mais me desanimou durante o tempo que estive ativo em comunidades foi a falta de vontade em desenvolver jogos com seriedade. Normalmente o que mais vejo são pessoas tentando conquistar "fama" dentro das comunidades. Usam os fóruns apenas pra mostrar que sabem fazer belos mapas, scripts fodões etc, desenvolver um jogo de verdade poucos fazem.
Essa questão dos recursos, acho que é isso mesmo, já tem muito material por ai, o que falta é incentivo a produção. Estimular o pessoal a criar jogos, e quando digo jogos, qualquer tipo de jogo, não necessariamente RPG. Me lembro do LegacyChrono no fórum antigo, o cara tinha vários jogos prontos, jogos simples com ideias muito boas. Poucas pessoas sabem o que é realmente fazer um jogo na integra e inovar nesse processo. Por isso acho muito interessante estar aberto a outras engines, novas experiências, novos estilos.
Houve uma época que eu tinha largado completamente o Maker e passava quase todo meu tempo livre me dedicando ao XNA, foi uma experiência muito rica pra mim, me fez ver o desenvolvimento de jogos com outros olhos. Cheguei a desenvolver um jogo de nave que eu chamava de Falcon, me diverti bastante com ele e aprendi muito também.
Se eu me deparasse hoje com uma comunidade na qual os jogos tivessem mais valor que um tópico bonito, com design apurado, de projetos que possivelmente nunca vão sair do papel, ficaria muito mais feliz e animado com as comunidades Makers.
Não sei se essa realidade do cenário maker hoje é culpa do RPG Maker, que é uma ferramenta ultra amadora ou é a mentalidade de quem utiliza a ferramenta. Essa é uma pergunta que me faço volta e meia. Quando procurava por material referente ao Unity e XNA por exemplo, me deparava com outra realidade, até mesmo os jogos mais simples nessas engines eram produzidos com seriedade e criatividade. Seus desenvolvedores não passavam horas postando abobrinhas nos fóruns, ao invés disso se dedicavam horas a desenvolver e a passar o conhecimento adquirido.
O MG disse algo sobre disponibilizar conteúdo em vídeo. A meu ver está absolutamente certo em fazer isso. Os gringos já fazem isso a bastante tem po diga se de passagem, nós brasileiros é que deixamos muito a desejar nesse sentido. Falta conteúdo, e muito.

Me desculpe MG, não queria estragar sua apresentação com esse monte de lamúrias, ao contrário, quero aqui desejar todo o sucesso possível nessa sua nova empreitada. Se falei tudo o que falei é porque sei que vindo de você vem coisa séria e realmente focada. Assim como você fez aqui no Condado e como seus sucessores estão fazendo muito bem. A revista Make The RPG é um exemplo disso, uma das poucas coisas que ainda valem a pena em todo o cenário Maker. Trabalho sério e de qualidade.

No mais, força total MG. Quero ver logo o resultado desse seu novo trabalho.
Me desculpe mais uma vez pelo texto.
Grande abraço capitão!   
 
Guyts comentou:
Tema belíssimo MG! Gostei muito do visual.
A proposta de estimular o desenvolvimento de jogos em si e não a utilização de uma engine específica é muito bacana, tudo começa por ai mesmo.
Uma das coisas que mais me desanimou durante o tempo que estive ativo em comunidades foi a falta de vontade em desenvolver jogos com seriedade. Normalmente o que mais vejo são pessoas tentando conquistar "fama" dentro das comunidades. Usam os fóruns apenas pra mostrar que sabem fazer belos mapas, scripts fodões etc, desenvolver um jogo de verdade poucos fazem.
Essa questão dos recursos, acho que é isso mesmo, já tem muito material por ai, o que falta é incentivo a produção. Estimular o pessoal a criar jogos, e quando digo jogos, qualquer tipo de jogo, não necessariamente RPG. Me lembro do LegacyChrono no fórum antigo, o cara tinha vários jogos prontos, jogos simples com ideias muito boas. Poucas pessoas sabem o que é realmente fazer um jogo na integra e inovar nesse processo. Por isso acho muito interessante estar aberto a outras engines, novas experiências, novos estilos.
Houve uma época que eu tinha largado completamente o Maker e passava quase todo meu tempo livre me dedicando ao XNA, foi uma experiência muito rica pra mim, me fez ver o desenvolvimento de jogos com outros olhos. Cheguei a desenvolver um jogo de nave que eu chamava de Falcon, me diverti bastante com ele e aprendi muito também.
Se eu me deparasse hoje com uma comunidade na qual os jogos tivessem mais valor que um tópico bonito, com design apurado, de projetos que possivelmente nunca vão sair do papel, ficaria muito mais feliz e animado com as comunidades Makers.
Não sei se essa realidade do cenário maker hoje é culpa do RPG Maker, que é uma ferramenta ultra amadora ou é a mentalidade de quem utiliza a ferramenta. Essa é uma pergunta que me faço volta e meia. Quando procurava por material referente ao Unity e XNA por exemplo, me deparava com outra realidade, até mesmo os jogos mais simples nessas engines eram produzidos com seriedade e criatividade. Seus desenvolvedores não passavam horas postando abobrinhas nos fóruns, ao invés disso se dedicavam horas a desenvolver e a passar o conhecimento adquirido.
O MG disse algo sobre disponibilizar conteúdo em vídeo. A meu ver está absolutamente certo em fazer isso. Os gringos já fazem isso a bastante tem po diga se de passagem, nós brasileiros é que deixamos muito a desejar nesse sentido. Falta conteúdo, e muito.

Me desculpe MG, não queria estragar sua apresentação com esse monte de lamúrias, ao contrário, quero aqui desejar todo o sucesso possível nessa sua nova empreitada. Se falei tudo o que falei é porque sei que vindo de você vem coisa séria e realmente focada. Assim como você fez aqui no Condado e como seus sucessores estão fazendo muito bem. A revista Make The RPG é um exemplo disso, uma das poucas coisas que ainda valem a pena em todo o cenário Maker. Trabalho sério e de qualidade.

No mais, força total MG. Quero ver logo o resultado desse seu novo trabalho.
Me desculpe mais uma vez pelo texto.
Grande abraço capitão! 
É disso que eu tava falando! Entendeu bem a ideia. Só queria fazer uma observação em um trecho da sua mensagem, observação que eu aprendi vendo o tempo passar...

Não sei se essa realidade do cenário maker hoje é culpa do RPG Maker, que é uma ferramenta ultra amadora ou é a mentalidade de quem utiliza a ferramenta. Essa é uma pergunta que me faço volta e meia.
É mentalidade de quem usa a ferramenta... Pode ter certeza disso.

Obrigado Guyts não só pelo apoio mais pelos anos de dedicação.  :plano:
 
[member=49]Guyts[/member], você por aqui? parece que os guerreiros do passado estão todos ressuscitando pra dar um "Oi"!

----

Como esperado, é a cara do Hector. O visual clássico e tá até mais dark do que todas as skins da Vila e Condado que consigo me lembrar. (Se bem que a Vila se me lembro tinha uma dark com prata também, vixi, faz tempo)

A questão dos vídeos não deixa de ser interessante. No nosso caso, a gente sempre andou pensando em deviar um pouco pro lado dos vídeos, o problema sempre só foi que alguns podem comer um bocado de tempo pra fazer. Espero poder ter novidades nesse sentido em breve. Já a parte do fórum e do tipo de suporte, só me resta esperar pra ver como vai ficar. =D

Bom, nós daqui desejamos sorte em mais essa empreitada. Afinal poder ver você fazendo isso, coisa que você já faz há anos pra mim é um sinal de que você está fazendo o que realmente gosta. Isso me deixa contente. Agora em vez de quebrar a cabeça com picuinha, volte a fazer e/ou terminar os jogos que já começou. Infelizmente essa moçada de hoje sofre demais de falta de modelos, não de jogos, mas de conduta mesmo.

Mesmo eu penso em dar uma pausa das questões da comunidade para poder me dedicar a um jogo, simpleszinho que seja. Não quero morrer um velhinho gagá sem nenhum jogo meu pronto. Sempre tive muitas ideias, preciso usar o RPG maker ou alguma outra engine para extravasar isso. Caso contrário eu nem poderei ser realmente chamado de maker, no máximo de scripter/programador, e olhe lá, um dos fracos.

Capitão, estaremos às ordens para o que precisar. Forte abraço,
 
Caio Varalta comentou:
Sensacional, [member=83]Hector MG. Barbossa[/member]!
Parabéns pelo trabalho! O visual está único e belo!
Já tem previsão pra colocar no ar?
:Okay_fix:
Oi Caio tudo bem?

Então, eu até tinha ima vaga ideia, mas com o que to fazendo agora vai demorar um pouco mais. É uma coisa que eu sempre quis fazer em termos de comunidade e to conseguindo agora graças a alguns novos recursos. Isso nunca foi feito antes numa comunidade, no fórum sendo mais preciso. Vai aumentar muito a interatividade dos membros com a comunidade e na medida certa creio eu.

To trabalhando praticamente todos os dias cerca de 10 horas mais ou menos pra poder adiantar tudo o mais breve possível, mas como o pessoal que ja me conhece sabe que sou detalhista, vai lá saber quando fica pronto. O importante é que as coisas estão correndo bem rapido e do jeito que eu esperava. O problema é que estou pra fazer uma mudança de residencia, e isso vai me obrigar a parar todo o trabalho quando acontecer, e pode ser a qualquer momento, enquanto isso vou aproveitando o tempo e agilizando o trabalho, não falta muita coisa, o mais trabalhoso já esta pronto, agora são detalhes importantes e completar essa nova ideia, já está funcionando no forum, mas precisa de.... continuidade.
 
Gostei muito da proposta, conheço seu trabalho faz um bom tempo já, tenho certeza que será um projeto de qualidade!

Mas pra ser sincero, o design não me agradou, sei que a comunidade será voltada para outras engines também, mas o visual parece realmente de uma guild de algum jogo online, não me passa por um segundo a ideia de um portal/fórum de criação de jogos.

Mas, como dizem, gosto é que nem... você sabe, talvez eu tenha mal gosto.

Desejo sorte e foco para concluir mais este projeto!
 
Sensacional!
Esse designe escuro curti muito, e a proposta do fórum achei muito bacana irmão.
Te desejo boa sorte e que muitas coisas boas venham para todos nós. Boa sorte!
 
Bazanella comentou:
Gostei muito da proposta, conheço seu trabalho faz um bom tempo já, tenho certeza que será um projeto de qualidade!

Mas pra ser sincero, o design não me agradou, sei que a comunidade será voltada para outras engines também, mas o visual parece realmente de uma guild de algum jogo online, não me passa por um segundo a ideia de um portal/fórum de criação de jogos.

Mas, como dizem, gosto é que nem... você sabe, talvez eu tenha mal gosto.

Desejo sorte e foco para concluir mais este projeto!
Muito bem notado e essa foi a intenção ao criar principalmente o portal, mas como ele ainda não esta concluído, eu não tenho como aplicar as informações do fóum nele pois algumas delas são lincadas com o banco de dados do fórum, sim, o portal puxa informações do banco de dados do fórum, preciso terminar o fórum pra depois lincar essas informações no portal e destacar umas coisas que já estão implantadas somente no fórum, não aparece na screen propositalmente.

Mas ótima observação a sua sobre o design orientado a proposta, mas acredito que essa impressão vai mudar depois que você ver tudo pronto, tanto porque... você captou bem a coisa! É quase isso...
 
[member=83]Hector MG. Barbossa[/member]
Deletado ambos, já tomamos nota e vamos investigar esse caso esquisito.

E tamos no aguardo, já na contagem regressiva!

------
No mais, em resposta ao [member=473]Bazanella[/member], te digo, cara, enquanto todos os fóruns rumaram para apresentações cada vezes mais simplistas, clean e -inclusive, por que não - mais infantis, as comunidades do Hector sempre foram um contraponto à essa tendência.

Não é defendendo o cara ou puxando saco, já trabalhei com ele e na própria Condado já tivemos discussões a respeito desse tipo de visual. Eu sempre ponderei, enquanto outros queriam por que queriam algo mais limpo apenas mais por questão de gosto do que por praticidade. (Forma sobre funcionalidade, sendo que o Hector nunca em momento algum sacrificou essa última)

Eu mesmo reconheço as vantagens e desvantagens da abordagem clean (que é inclusive a que tento adotar na revista por vários motivos que até fogem do tema do tópico), mas não deixo de achar que a forma com o Hector se aproxima da questão gráfica também é algo interessante e necessário.

É preciso não abandonar uma tendência em função da outra e sim procurar a melhor mistura ou ocasião para cada uma delas. Assim como certas músicas só combinam com certos ambientes, o bom é ter a diversidade nas propostas de comunidades, e isso se reflete na parte gráfica e de sistemas de cada um. Você já conhece o trabalho do cara. Quem já jogou os jogos dele ou viu outras produções suas há de concordar que isso inclusive é marca registrada dele.

Se tem um propósito especial em ser assim, só o Hector pode responder, eu só posso tentar sentir ou adivinhar, mas da minha parte digo que justamente foi por esse tipo de visual que fiquei impressionado pelos jogos e trabalho do Hector, em primeira instância.
 
Olá Hector MG. Barbosa faz pouco mais de um ano conheci o RPG Maker através de um aluno e consequentemente os fóruns e também as revistas... Na revista Dungeon Magazine 01 você comenta sobre o uso inapropriado dos chats... Eu não sou contra o uso de tecnologia (assim, como uma faca pode ser utilizada para fatiar um pedaço de queijo, ela também pode fatiar uma pessoa. Portanto o problema está na pessoa que a utiliza). Voltando para os chats já tive problemas com eles em outro fórum até procurei um advogado, mas decidir deixar para lá. No entanto gostei muito da sua proposta:
Uma coisa que eu decidi é não disponibilizar chat dentro do fórum pois isso tira a tenção do usuário para o objetivo da comunidade, muita coisa se discute no chat e os tópicos e boards ficam as moscas, conteúdo jogado fora na minha opinião, mas isso não quer dizer que não teremos um chat ou interação de evento dentro do fórum via mensagens numa área especifica como num chat, recurso ativado somente em determinadas situações, to vendo ainda como será a ideia. Outra coisa é que eu fiz questão de mudar o conceito de board de linha para coluna, quando via template na hora disse "É isso que eu quero pra comunidade" agora só falta "moldar" as coisas... Isso é só uma prévia do que será a comunidade.

Acredito que deveria haver por parte da administração um maior controle.
Parabéns e muita sorte!
 
Está muito bela a comunidade, Hector. Me lembra muito nosso antigo portal, já vi que você gosta bastante desse estilo medieval antigo/MMORPG hahaha
Eu também curto, fica bem legal, "exótico", diferente. Espero que o pessoal curta!
Espero também que o site não esteja muito pesado com tantas imagens que parecem ser de alta qualidade KKKK Acabamos adotando um visual clean aqui por conta disso também.
No mais, fico aguardando a publicação oficial. Espero ter meu novo projeto já em mãos para publicar lá ^~^
Boa sorte ai, sucesso! \o
 
creativityforum3.jpg

FÓRUM DA COMUNIDADE - GAMEFORUM "CIDADE DOS MAKERS"

Ta ai pessoal, a novidade de que estava falando. Já esta implantado no fórum e funcionando muito bem, só estou fazendo ultimos testes basicos e também ja estou implantando sistemas dentro do jogo, e claro, criando o ponto de partida. O nome é "Cidade dos Makers" um "GameFórum" implantado usando o RPG Maker MV. Enfim eu graças ao novo maker consegui o que queria em todos os anos como administrador de comunidade maker, criar uma cidade pra comunidade que fosse online.

Sobre o enredo, nada definido ainda, tenho ideias se formando mas acho que já encontrei o basico pro enredo, to estudando como será a coisa toda. No inicio seria uma coisa bem basica, uma interação do usuário andando em mapas vendo edificações com os nomes dos boards e explicando um pouco cada um deles, isso pro usuario conhecer melhor a comunidade, mas depois eu decidi ir muito mais alem, criando um jogo, uma cidade, com enredo, um jogo de verdade, agora só não sei até que ponto vou "ligar" isso com a comunidade em sí, mas já tenho definido que vou inserir no jogo (a medida que ele é programado) os membros mais ativos na comunidade, como NPCs basicos, alguns somente com alguma fala, etc, coisas assim. Tambem aparecerão figuras do passado... rs sem detalhes sobre isso ainda.

O jogo somente estará disponível para usuários registrados e logados no fórum. Visitantes veem no lugar dele um banner sobre o jogo. Este é um recurso só para membros registrados.

Logo vou poder liberar o acesso ao dominio (retirar o login e senha). Existem algumas coisas importantes ainda a serem feitas no portal e algumas permissões no forum, mas é certeza que a liberação de registro de membro ainda vai demorar mais um pouco, pois como sabem, sou chato pra caramba com detalhes rsrs.

Bora trabalhar!

PS: Pra quem não conhece o RPG Maker MV na ativa em Web... Sim, funciona perfeitamente como se fosse um jogo normal pra PC... E neste caso esta rodando perfeitamente dentro do PHPBB3 e não interfere negativamente em absolutamente nada na funcionalidade do fórum. A resolução dele é 816x340

EDIT------------------------

Acesso a Comunidade "Creativity Makers Brasil"... Liberado! Registros desativados até tudo estar concluído. www.creativitymakers.com.br
 
Primeiramente desculpe por postar seguidamente, achei desnecessário criar outro tópico para o mesmo assunto e também não queria excluir o meu post anterior pois tem bastante informação, se bem que muita coisa mudou desde meu ultimo post aqui na comunidade.

Pessoal, a comunidade está praticamente pronta, mas não posso abri-la sem realizar diversos testes pra saber se nada vai dar errado na inauguração, então gostaria de abrir até no máximo 10 vagas para membros aqui do Condado Braveheart para serem os primeiros a se cadastrar no fórum e testa-lo para ver se esta tudo ok.

Os interessados podem postar aqui neste tópico mesmo. Quando atingir o minimo necessário de membros eu abro o fórum para registros por um determinado tempo para poderem se cadastrar e depois desativo os registros novamente, assim poderemos verificar se o fórum esta ok para ser aberto e inaugurado.

Marco aqui com vocês o dia e a hora para que se cadastrem (posso tb avisar por PM os interessados que postarem aqui). Os registros ficarão disponíveis somente por 1 hora no máximo, depois desabilito a opção novamente para iniciar os testes. Até o momento não estou selecionando staffers.

Interessados?

Edit---------------------

Beta Testers da Comunidade Creativity Makers Brasil

1. Agnos
2. RyanKamos
3. Yoshi
4. Romeo Charlie Lima
 
Opa, eu sou muito interessado hahaha
Só que tem um problema, eu estudo de noite, então tenho tempo apenas durante o dia a não ser que você abra para cadastro durante o final de semana.
 
Voltar
Topo