🤔 Para Refletir : "Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá." - Frank

Prêmio IndieStar | Primeiro ano de Canal do Solon

Membro Membro
Oi, eu sou o Solon!
Postagens
168
Bravecoins
489
Logo.png


Teaser - Prêmio IndieStar

Saudações, amigos do Condado!

Meu nome é Solon Barcelos, proprietário de um humilde canal no YouTube onde eu faço gameplays e tutoriais de jogos indies, especialmente envolvendo RPG Maker. Domingo que vem, dia 10 de julho de 2022, esse canal vai completar 1 ano de existência, e em comemoração a isso eu resolvi criar um evento especial para homenagear todos os jogos que eu joguei lá no canal. Muitos desses jogos vocês já conhecem, pois seus respectivos autores são assíduos frequentadores aqui do fórum, e a ideia é fazer um evento em reconhecimento ao trabalho desses talentosos autores. Trata-se do Prêmio IndieStar, um evento onde serão eleitos os melhores jogos em várias categorias diferentes, e tudo será transmitido em live!

Aqui está a lista de jogos que vão participar da disputa:

Jogos2.png


@Metthink, @Ricky O Bardo, @Dr.XGB, @RyanVitor06, @Omar Zaldivar, @Aleth728, @ArtMagias, @dragolipe2, @DanTheLion, @DougMR, são alguns dos autores de projetos que foram jogados lá no canal. (Se eu esqueci de alguém, por favor me corrijam).
Também preciso avisar que o jogo Kamigami ficou fora do evento por eu entender que é um projeto muito mais profissional, envolvendo muito mais gente, e que em vários aspectos está muito acima dos outros jogos que foram jogados no canal. Tenho certeza que os autores do projeto não vão achar isso ruim.

Eu montei um sistema de avaliação onde cada categoria é avaliada em, no mínimo, 3 critérios diferentes, e sempre que possível esses critérios são objetivos, e não subjetivos. Isso significa que eu fiz tudo o que foi possível para que as minhas opiniões pessoais ficassem de fora da avaliação final. Depois de atribuir notas a todos os concorrentes em cada categoria, 5 jogos foram considerados os finalistas, e desses 5, apenas 1 vai receber o Prêmio IndieStar.

Abaixo estão listadas as categorias avaliadas. Cada categoria vale um troféu IndieStar.

Melhor protagonista masculino;
Melhor protagonista feminino;
Melhor coadjuvante masculino;
Melhor coadjuvante feminino;
Melhor cena;
Melhor puzzle;
Melhor trilha sonora;
Melhor sistema;
Melhor sistema de batalha;
Melhor ambientação;
Melhor enredo;
Melhor narrativa;
Melhor mapeamento;
Melhor direção de arte;
Melhor jogo.

Existem mais três troféus em jogo, mas não são categorias técnicas, por isso eles não entram nessa lista. Esses três troféus em questão só serão revelados durante a live.

Deixando claro que eu tive essa ideia muito em cima da hora, e por isso não deu tempo de convidar outros canais para participar da avaliação dos jogos, de modo que eu, sozinho, avaliei todos os jogos em todas as categorias. Fiz o melhor que pude, e até perdi o sono por conta disso, mas acho que valeu a pena. Também preciso deixar claro que, infelizmente, eu não tive tempo hábil para conseguir algum tipo de prêmio físico para presentear os vencedores. O Prêmio IndieStar é puramente comemorativo, e uma forma que eu encontrei de homenagear esses grandes gamedevs, além é claro de reconhecer a qualidade de todos esses jogos. No futuro, a ideia é expandir esse prêmio, fazendo um evento por ano, com a participação de mais jogos e mais canais para a avaliação.

Qualquer feedback em relação a todo esse evento é bem vinda. Apesar de que já está muito em cima da hora para mudar alguma coisa para a live de do próximo domingo, ideias que vocês colocarem aqui serão muito importante para os próximos eventos.​
 
Última edição:
Caramba, já vai fazer um ano do seu canal? E eu nem imaginava que todos esses projetos já foram jogados...

Infelizmente mal tenho tido tempo de acompanhar gameplays do pessoal - o mesmo vale pros vídeos do @Ricky O Bardo no canal do Toca - mas faço questão de acompanhar as lives que permitem a galera interagir entre si, o que é sempre bacana. Pretendo acompanhar com certeza!
 
Prezados, bom dia.


Gostaria, inicialmente, de parabenizar você, @Solon Barcelos , por sua iniciativa e incrível dedicação. De nada adiantaria fazer jogos se não fosse para alguém jogar e você está elevando isso a outro patamar, não está apenas jogando, mas está dedicando parte do seu tempo para avaliar e divulgar os projetos alheios, vejo isso de uma forma muito nobre.

Sobre o evento, a programação parece bastante robusta, assim como as categorias. Mal posso esperar para saber quem serão os vencedores.

Como forma de apoiar essa iniciativa o Condado irá entregar uma medalha comemorativa para os vencedores. Claro, isso se você aceitar nosso apoio.


Abraços e boa sorte aos participantes.​

PS: Favor não convidar o Will Smith nem o Chris Rock. Agradeço.
 
Eu tô sentindo que essa ideia surgiu apenas para eu pagar todos os meus pecados e sofrer o karma após incumbir a @Solon Barcelos a responsabilidade de jogar meu indie game, que vem acompanhado de uma "dificuldade ácida" kkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, é uma enorme honra ser um dos participantes da primeira edição deste evento. Achei a ideia realmente muito boa! Seria interessante se assim como um "Oscar", todo ano você realizasse tal evento para homenagear aos devs cujos projetos foram apresentados em seu canal. Ser um desenvolvedor indie é um trabalho muito árduo, e poucos sequer imaginam o esforço e esmero que é colocado num projeto para que este seja apenas um "demo jogável", independente do motor gráfico ou gênero escolhido pelo autor. Sendo assim, qualquer forma de prestigiar este esforço é sempre muito bem vinda.

E também parabéns ao canal de youtube do @Solon Barcelos , completando seu 1º (de muitos, eu espero) aniversário!
 
@Suchimu @DanTheLion e @DougMR mencionaram o Oscar, e eu admito que foi exatamente essa a minha inspiração para o Prêmio IndieStar! Não sei se será possível fazer justiça ao maior evento de cinema do mundo, mas minha ideia é fazer algo parecido no dia da live, com vídeos mostrando os cinco melhores em cada categoria, e no final dizer "e o Premio IndieStar na atual categoria vai para...". Espero que seja tão divertido como está na minha imaginação!

@Dobberman Cara, nem sei como agradecer o apoio que o Condado está me dando nesse projeto. Pessoas como o @Ricky O Bardo, @Aleth728, @ArtMagias, @misterdovah, @Omar Zaldivar, o próprio Café Gamer e tantos outros também estão contribuindo de forma direta para que o evento fique ainda melhor, e todos vocês têm meus mais sinceros agradecimentos! Sobre a medalha pra colocar no fórum, seria sim muito legal e eu gostei muito da ideia! O @Aleth728 já desenhou gentilmente a medalha comemorativa que eu vou usar no dia da live, e se vocês quiserem pode ser essa a medalha pra colocar aqui no fórum também. Ou, caso desejem, podem desenhar uma do zero também. Essa parte da logística eu não entendo muito bem como funciona.
 
Seus vídeos têm salvo muitas noites de tédio/stress por aqui kkk parabéns pela iniciativa; bom demais sentir a vibe de RPG Maker Awards da época do Orkut depois de tantos anos. A cada dia me sinto mais inspirado a experimentar com o Youtube, e grande parte dessa vontade vem do conteúdo e da comunidade que vc vem construindo ao seu redor — é inspirador =)
 
Muitos parabéns ao grande Solon Barcelos, por todas as experiências que ele teve ao longo deste, um grandioso ano de maker!!!

Nós, produtores de cada jogo desta lista, temos a honra de participarmos deste evento IndieStar e esperemos uma ótima live neste domingão do Solão (não tinha um nome melhor para dar 😂), sendo que eu, produtor de dois nesta lista, consiga ser premiado em algumas categorias, mas é aquilo, temos que teorizar os possíveis finalistas e vencedores de cada categoria, igual as teorias que o Solon cria nas gameplays dos jogos! 🤣🤣

Que tenhamos um ótimo evento e que tenhamos um tapa no @Aleth728, vulgo Cris, neste Oscar do Maker!!
 
Gostaria de aproveitar o momento para agradecer ao grandessíssimo @Solon Barcelos pelo evento! Foi realmente muito divertido e cumpriu não apenas em homenagear aos participantes, mas também em ser uma celebração bastante lúdica!
Adorei acompanhar às premiações e sentir o suspense na apresentação dos 3 melhores em cada categoria.

Queria pedir permissão para mostrar às indicações feitas ao meu jogo em minha página do itch.io, eu as exibiria com orgulho, não só para promover meu projeto, mas também divulgar o belíssimo trabalho do canal, agora tão presente na cena indie e em meio à comunidade Maker.

Ansioso pelos eventos futuros...
Forte abraço!
 
Voltar
Topo