🤔 Para Refletir : "Já fez sua cota diária de PÁ? Não!? Então comece agora! 🖌️" - Victor Sena

Projeto da Revista - O retorno

🤔Qual nome você acha que a revista deveria ter? Escolha 2: (A estilização pode ser vista depois)

  • Make the Minigame

  • Make the Game Extra

  • Make the Side-Quest

  • Make the Game: Second Quest

  • Make the Game: DLC

  • Make the Game: New Game+

  • Make the Game: Expansão

  • Make the Game: Player 2

  • Outro (especifique)


Results are only viewable after voting.
Sim sim, deve ter uma organização sobre o que vai estar na edição ou não, pois imagino que estando em contato com os reesposáveis pela revista para escrever um artigo ou entrevista para ela, o mesmo vai te informar sobre o assunto se foi abordado ou não.

Exato. Por isso é importante alguma coordenação, pra evitar conflitos oriundos dessa colaboração 100% freestyle.

Sobre a IA no caso, da para ter muito assunto no atual cenário e um futuro de possibilidades. Mas debater os resultados gerados por elas em forma de artigo, dependeria de quem entende de plugin/script, arte, sonoplastia, escrita.... analisar e apontar as falhas, "o que é aproveitável para usar de ideia e se é ético já que ela copia ou inspira, como nós que aprendemos durantes anos?"

Ah, quanto a isso sem dúvida. IA deve ser um assunto abordado na próxima edição com certeza, tanto pelo hype (pela possibilidade de atrair a atenção do público fora da bolha RPG Maker) quanto pela importância de fato da ferramenta para a produção criativa.

Inclusive, uma coisa que nosso amigo @Dobberman fazia constantemente era jogar o tema num tópico aqui na própria comunidade pro pessoal debater e dar suas opiniões, para então compilá-las e/ou usá-las como base para escrever um artigo. Quem estiver disposto pode fazer isso, criar um tópico "o quê você acha da IA para criação de games?", e sintetizar os pareceres num texto. Aliás, a gente já viu alguns tópicos explorando as IAs por aqui no fórum mesmo.
 
Última edição:
Aparecendo aqui atrasado mais do que protagonista de anime no 1o dia de aula, mas...

É isso, há várias aproximações possíveis para se fazer matérias. Já tiveram matérias que foram feitas em dupla, algumas com colaboração de um tiquinho de cada um, então a metodologia é o de menos desde que cheguemos num resultado legal.

E uma coisa eu posso garantir, uma próxima edição irá sair nem que eu mesmo tenha que fazer ela toda na unha. Já foi uma coisa feita a revista, já se tem o processo, a proposta é bem definida, não há mais fogo pra descobrir ou roda pra inventar, tá tudo traçado. É literalmente só fazer que sai.

30 era um bom número pra fechar. ( o dobro da saudosa Make World!), mas agora vejo que podemos sonhar um pouquinho mais. Temos que deixar os colecionadores de revistas (eu incluso) e futuros caçadores de relíquias dessas (olá vocês aí do futuro!!) felizes tendo mais figurinhas em suas coleções.

Por mim agora só espero mais um retorno do pessoal e o aval da redação mesmo, se demonstrarem mais boa vontade e disposição, dá pra tocar o projeto com o que temos agora. Do contrário estou aqui amadurecendo as ideias devagarinho, para quando todo mundo estiver pronto a gente dar a partida em velocidade total.

Vamos que vamos. Quem for mandando ou aprontando material, pode enviar para o Dob e avisando aqui se possível pra gente acompanhar o progresso.
 
Tenho o mesmo pensamento que o seu, já escrevi 3 matérias e enviei pra administração
Se a edição 31 não sair por bem, vai sair por mal xD
Máquina de escrever? O loko, que saia por bem sem faltar algo por pressa. 🙏
30 era um bom número pra fechar. ( o dobro da saudosa Make World!), mas agora vejo que podemos sonhar um pouquinho mais. Temos que deixar os colecionadores de revistas (eu incluso) e futuros caçadores de relíquias dessas (olá vocês aí do futuro!!) felizes tendo mais figurinhas em suas coleções.
Pois é, mas, ainda estão atrás da HBGames xD
Vamos que vamos. Quem for mandando ou aprontando material, pode enviar para o Dob e avisando aqui se possível pra gente acompanhar o progresso.
Preciso rever as outras edições, pensando aqui como poderia abordar Pixel Art numa revista de imagem fixa, infelizmente não estamos no universo de Harry Potter. :/
e03e1dfd863ff3b5cfca54dd9e219060.gif


Inclusive, uma coisa que nosso amigo @Dobberman fazia constantemente era jogar o tema num tópico aqui na própria comunidade pro pessoal debater e dar suas opiniões, para então compilá-las e/ou usá-las como base para escrever um artigo. Quem estiver disposto pode fazer isso, criar um tópico "o quê você acha da IA para criação de games?", e sintetizar os pareceres num texto. Aliás, a gente já viu alguns tópicos explorando as IAs por aqui no fórum mesmo.
Espertinho. 🗿:coffee:
 
Revista impressa é mais 500, mas eu também toparia pagar pela impressão de uma edição. Agora teria que ser algo bem badalado e especial (não que cada edição não seja, mas vocês entendem, né?). Seria algo com um pouco do melhor de cada um nela.

Mas voltando pra revista em questão... A questão mesmo é só ter gente pra fazer o material e gente pra poder montar. Ambos podem ser processos tediosos, especialmente montar uma revista todo sozinho, que é basicamente um quebra-cabeça que você não sabe qual figura está fazendo. Nesse caso sempre peço para que o pessoal que faz a matéria já registre mais ou menos como idealiza as coisas, em que página vai cada conteúdo, pois ajude demais na montagem.

Falar em montagem... Todos os padrões e macetes pra montar uma revista eu posso disponibilizar, quiçá até ensinar a diagramação eletrônica. Aliás o processo é todo aberto, não há segredo.

Se dependesse de mim teríamos umas 3 revistas diferentes que já tive ideias no passado (game dev, a make, uma revista de jogos retrô e uma só dedicada às contribuições da comunidade) e ainda planejaria mais. Só que planejar não é o mesmo que fazer, precisamos muito de "força de trabalho" dedicada pra alcançar isso.

Eu acredito que ter uma revista única é bom, mas incentivo todo mundo a fazer as suas próprias revistas pois o cenário só tem a ganhar com isso.

Vamos que vamos! Tragam os temas que querem ver, as discussões, e vamos sentar à mesa de planejamento mais uma vez.
 
E aí, galera. Apenas uma ideia que me surgiu.

Caso essa proposta de "colaboração livre" vire padrão, pode ser interessante a equipe da revista criar uma espécie de "norma ABNT" - um template já no padrão de formatação mais adequado pra facilitar a vida de quem vai montar a revista depois. Já que quem vai escrever vai ter que escolher um formato de qualquer jeito, por que não o formato certo logo de uma vez?

Aguardo resposta da Associação Condadense de Normas para a Make The Game - ACNMTG.
 
E aí, galera. Apenas uma ideia que me surgiu.

Caso essa proposta de "colaboração livre" vire padrão, pode ser interessante a equipe da revista criar uma espécie de "norma ABNT" - um template já no padrão de formatação mais adequado pra facilitar a vida de quem vai montar a revista depois. Já que quem vai escrever vai ter que escolher um formato de qualquer jeito, por que não o formato certo logo de uma vez?

Aguardo resposta da Associação Condadense de Normas para a Make The Game - ACNMTG.
Apoiado my friend
 
E aí, galera. Apenas uma ideia que me surgiu.

Caso essa proposta de "colaboração livre" vire padrão, pode ser interessante a equipe da revista criar uma espécie de "norma ABNT" - um template já no padrão de formatação mais adequado pra facilitar a vida de quem vai montar a revista depois. Já que quem vai escrever vai ter que escolher um formato de qualquer jeito, por que não o formato certo logo de uma vez?
Boa ideia. (y) Seria algo para preencher em campos em formato de parágrafos e adicionar imagens aos lados dos parágrafos específicos ou seria um formulário textual com adição do anexos das imagens?
Ou viajei de mais e nada verdade é relacionado a fonte, tamanho, quantidade de letras por páginas, margens, cabeçalho...?

Aguardo resposta da Associação Condadense de Normas para a Make The Game - ACNMTG.
Espero que não vire um sindicato. :cool:
 
Boa ideia. (y) Seria algo para preencher em campos em formato de parágrafos e adicionar imagens aos lados dos parágrafos específicos ou seria um formulário textual com adição do anexos das imagens?
Ou viajei de mais e nada verdade é relacionado a fonte, tamanho, quantidade de letras por páginas, margens, cabeçalho...?


Espero que não vire um sindicato. :cool:
Eu pensei simplesmente em um arquivo até mesmo em Word (ou outro formato de preferência da equipe da revista) com a formatação já configurada, com algum texto de exemplo com figuras, links e tal pra servir de referência pra quem for escrever. Em outras palavras, um arquivo pré-formatado pra servir de base só pro colaborador baixar e escrever em cima, o que eu imagino que já vai facilitar 100% a vida de quem vai escrever e de quem vai montar a revista depois.
 
Eu pensei simplesmente em um arquivo até mesmo em Word (ou outro formato de preferência da equipe da revista) com a formatação já configurada, com algum texto de exemplo com figuras, links e tal pra servir de referência pra quem for escrever. Em outras palavras, um arquivo pré-formatado pra servir de base só pro colaborador baixar e escrever em cima, o que eu imagino que já vai facilitar 100% a vida de quem vai escrever e de quem vai montar a revista depois.
Perfeito. A forma que fiz deu um f!#@!$ trampo. ^^'
E lembrando agora, no word tem a possibilidade de colocar imagem ao fundo do texto ou sem respeitar as margens. 🤦‍♂️
 
Por sinal gente, o site tá funcionando?
Eu fui atrás para ver mas não consegui entrar infelizmente...
@Dobberman corre aqui! kkkkkkkkkkk
Jovem, tudo na vida, é feita de escolhas. Elas podem te levar rapidamente ao seu objetivo final ou não, como pode te bloquear ao ponto de aguardar para que as coisas se resolvam naturalmente até chegar lá. Então... escolha!

Parabéns, você chegou a sua resposta!
image.png
Um homem encapuzado surgiu das sombras, ele lhe chamou pelo seu nome... "Como ele poderia saber?"

Não há nada aqui, volte 1 spoiler
 
Por sinal gente, o site tá funcionando?
Eu fui atrás para ver mas não consegui entrar infelizmente...
@Dobberman corre aqui! kkkkkkkkkkk
Opa Gabs, tudo bem?

A área da Make está temporariamente indisponível enquanto arrumamos a nova casa dela.
Nada foi perdido. Só está offline por enquanto.

Qualquer coisa fico à disposição.​
 
Sobre as formatações, eu uso essa aqui, é a que eu achei mais parecida com a que eu vi nas edições da make The RPG
Esse anexo é uma das matérias que eu escrevi e enviei para essa edição, espero que não tenha problema eu ter enviado ela por aqui, mas caso tenha eu retiro o anexo
Boa! Já serve de referência.

Ainda assim, o ideal mesmo seria a galera responsável pela revista de fato postar o template EXATO de como o texto deveria ficar, e pensando agora, porque não um "minimanual" do colaborador, dando as diretrizes de como fazer pra enviar textos para avaliação, aprovação e possível publicação na próxima edição da revista. Enfim, formalizar e organizar um pouco o processo de colaboração para as próximas edições.

(aliás, quantas matérias você fez pra revista, mano? :ROFLMAO:)
 
Boa! Já serve de referência.

Ainda assim, o ideal mesmo seria a galera responsável pela revista de fato postar o template EXATO de como o texto deveria ficar, e pensando agora, porque não um "minimanual" do colaborador, dando as diretrizes de como fazer pra enviar textos para avaliação, aprovação e possível publicação na próxima edição da revista. Enfim, formalizar e organizar um pouco o processo de colaboração para as próximas edições.

(aliás, quantas matérias você fez pra revista, mano? :ROFLMAO:)
Tirando essa tem mais duas
Uma fala sobre SMT e a outra eu não me lembro o tema ao certo, mas creio que eu falava sobre a fama ruim do rpg maker
 
Voltar
Topo