🤔 Para Refletir : "CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante." - DougMR

R-Beta - Um Metroidvania inspirado em Mega Man

R-Beta - Um Metroidvania inspirado em Mega Man
Oi gente, perdoem o chá de sumiço. Por incrível que pareça, eu AINDA estou trabalhando no R-BETA. Apesar da minha ausência aqui no fórum eu não tenho novidades "gigantescas" sobre mecânicas iguais às últimas que postei, infelizmente. Sempre chega um ponto que falta inspiração e o projeto começa a arrastar um pouco, apesar de lutarmos contra isso. Eu dei com o pé pra trás se tratando de músicas "atmosféricas" estilo Metroid, cheguei à conclusão de que esse não é o meu ponto forte. O R-BETA tem um ritmo de gameplay muito agitado, e músicas com tema de suspense não combinam muito com o atual level designe, ainda mais agora que o pico de dificuldade está subindo. Mas se tratando de músicas mais pro estilo do Mega Man, estas servem perfeitamente... Acho que o R-BETA puxou mais ao pai.

Enfim, pra somar à minha dor de cabeça, estou desenvolvendo duas áreas diferentes ao mesmo tempo, e planejando como elas eventualmente vão se "conectar". Uma delas vocês já viram, a "área orgânica", a outra ainda não está completamente acessível ao jogador, mas já dá pra ver como está ficando. Segue abaixo um vídeo demonstrando um pouco do designe e da música dessa nova área:

 
Última edição:
Oi gente, boa tarde. Tô implementando uma nova mecânica no R-BETA. Quem me acompanha, ou já testou à Demo, deve ter percebido como os objetos não só interagem com o jogador, mas também com o cenário e entre si. Abaixo estão alguns exemplos:

Quando a alavanca está ligada, os blocos verdes se tornam sólidos e os vermelhos não. Quando a alavanca está desligada, o oposto ocorre. Os disparos da torreta interagem com a alavanca, e quando estes objetos estão situados como na imagem abaixo, consigo criar um simples sistema de automação com base nessa "interconexão" de interações:

interact01.gif


Estes mesmos blocos obstruem os raios laser, permitindo que o jogador use a alavanca para manipular o cenário a seu favor:

interact02.gif


As estalactites podem ser empilhadas para que o player alcance lugares altos, mas também podem ser derrubadas sobre um inimigo para derrotá-lo instantaneamente:

interact03.gif


A habilidade "fogo" pode ser usada para aquecer blocos de metal, infligindo dano aos inimigos:

interact04.gif

Enquanto eu trabalhava numa das áreas mais atuais (a Gruta Condrítica), para torná-la mais distinta, adicionei pétalas rosas ao background. Originalmente, elas não tinham propósito algum além de dar uma característica visual ao cenário, mas decidi usá-las para indicar a direção do vento, que empurrará o player em sentidos opostos à cada ciclo:

interact05.gif


Estou pensando em como incorporar esta mecânica em novas interações entre objetos, assim como novos sistemas de automação. Por exemplo, imagine um bloco sólido que é empurrado pelo vento, e à cada ciclo pressiona um botão ao passar por cima dele. Ou então o jogador pode ser esmagado se ficar preso entre este mesmo bloco e uma parede... Acho que isso abre muitas possibilidades para a criação de novos obstáculos, e vocês?
 
Última edição:
R-Beta é um jogo de plataforma 2D inspirado em clássicos como "Mega Man" e "Metroid - Zero Mission".
É bastante desafiador, mas seus obstáculos e puzzles são igualmente gratificantes de serem superados!

Resumo: Você foi abduzido e agora se encontra numa enorme base extraterrestre. Cabe a você (R-BETA), com o auxílio de seu subsidiário (T-DELTA), escapar e retomar à Missão Principal.

AVvXsEgt-bTD6SdNZn76cvI11PSobz6BFW5Gv6K3L0WbM2IY4zUC4xhMEU5gPGB6RRMDjETkBM7SzbtG0N16uaXz9f9XQfhXcSQz8AkxpjmdzqL-MD03VjwBJDp3xfCDz-QebFzgIxyrF-F1gNKyPX2rLsogE_9Uf5KMRCwiPP7_WNnSmvwupCIfnYSol_VX=w640-h360
AVvXsEh8ZcuU8CnAb06_B7ljOrURCPeczT_fy6vhV3sMKEsjEOhHb2vw_MSLLYbK82ZBReLQgYPMCo69vxKcO3Z96tLSlt9yzT6qVJUl5ioi_3EuNqWJHyWyE1nDy13dhzN28js2kmRxzui41S0V8azrgRSIWk8U40wNrJ0fuJx5E05_Nq3lEcOaWjm0Vni8=w640-h360
AVvXsEjjGfBh74Ke30RKCuOtSTy5pUBYO0ZuQI6wfTybAY5fni5BoCY0rM0zh2PlIK9_tYLszlHbE3v9-osHRjsHtunHhUdA-B1x2TLcIWvLvq6lw1VPVdYGXhIuAKf1XYfdxqm1AxPIO6ktX3LIGsHZ98tezhJ6ncjXkPL6D2zoPo2Pn06CRF6_j6TgJWvQ=w640-h360
AVvXsEiVuWK0DlCu4EXcSEzHscDiv82dKG8P4ufskbn7afySGD6quS902D3gSO2KvgqiFlkhZx5sArvYgbc4TVwTWoeBfezSXjlOoB_nSS5wHRc1Zlu2iun6ViF3QsCsIbjy9w8F1r-k5REjbLdRVpV_jbob4HWZueNhlbWwOFGNemNQKGmEw0z3cyC0NqW2=w640-h360

AVvXsEgy-6J_cZFmCM_oMSbhlz9Psk8bBHhx85JKcE9v_rKiyoGkNHs-5hW0WJ_gMXmKGeA7hGGr8-t-kwf9s-7GlgcCHsy1BlPMo1szf8BmW74gf340KK-x08RxaynYZsNJ0d0FE8Sg9kn4OOsMbloAdr9o9AJs6qtTi9ayuLEjW11GtBXSW_iMyO-VWK3A=w640-h360

O jogo ainda está em desenvolvimento, mas já é possível baixá-lo gratuitamente em acesso antecipado, segue o link abaixo:
R-BETA (PT-BR) by Projeto R-Beta (itch.io)

Qualquer dúvida ou sugestão, estarei à disposição.
Nossa mano parabéns o seu jogo parece estar muito divertido! Mandou muito bem em !
 
Oi gente, boa tarde. Tô implementando uma nova mecânica no R-BETA. Quem me acompanha, ou já testou à Demo, deve ter percebido como os objetos não só interagem com o jogador, mas também com o cenário e entre si. Abaixo estão alguns exemplos:

Quando a alavanca está ligada, os blocos verdes se tornam sólidos e os vermelhos não. Quando a alavanca está desligada, o oposto ocorre. Os disparos da torreta interagem com a alavanca, e quando estes objetos estão situados como na imagem abaixo, consigo criar um simples sistema de automação com base nessa "interconexão" de interações:

interact01.gif


Estes mesmos blocos obstruem os raios laser, permitindo que o jogador use a alavanca para manipular o cenário a seu favor:

interact02.gif


As estalactites podem ser empilhadas para que o player alcance lugares altos, mas também podem ser derrubadas sobre um inimigo para derrotá-lo instantaneamente:

interact03.gif


A habilidade "fogo" pode ser usada para aquecer blocos de metal, infligindo dano aos inimigos:

interact04.gif

Enquanto eu trabalhava numa das áreas mais atuais (a Gruta Condrítica), para torná-la mais distinta, adicionei pétalas rosas ao background. Originalmente, elas não tinham propósito algum além de dar uma característica visual ao cenário, mas decidi usá-las para indicar a direção do vento, que empurrará o player em sentidos opostos à cada ciclo:

interact05.gif


Estou pensando em como incorporar esta mecânica em novas interações entre objetos, assim como novos sistemas de automação. Por exemplo, imagine um bloco sólido que é empurrado pelo vento, e à cada ciclo pressiona um botão ao passar por cima dele. Ou então o jogador pode ser esmagado se ficar preso entre este mesmo bloco e uma parede... Acho que isso abre muitas possibilidades para a criação de novos obstáculos, e vocês?
Mano em qual engine vc esta criando o seu jogo , esta bem legal !
 
Baixei E já estou te seguindo no Itch.io
Tem um youtuber aqui no Condado, o @Solon Barcelos

Rola uma Game Play?
Obrigado pelo apoio, @HenriqueGibi !
Eu ficaria honrado com qualquer gameplay do meu jogo. Apesar do @RaonyFM ter gravado uma excelente live do meu joguinho, sinto que devido à dificuldade, o R-BETA é melhor apreciado em intervalos kkkkk
Apenas um pro gamer como ele para jogar por quase 4 horas sem descanso!
Seria interessante ver também um vídeo editado, em que o jogador pode "digerir" com calma cada desafio em meu projeto.
 
Última edição:
Olá, @DougMR! Não conhecia o seu projeto e fiquei muito interessado em jogar assim que eu li que suas inspirações foram Megaman e Metroid! Metroid eu admito que não joguei muito, mas sou muito fã de Megaman X. Já finalizei todos os jogos da franquia, do X1 ao X6 pra ser mais específico, uma infinidade de vezes. Inclusive, atualmente estou jogando o Megaman 1 do Nintendinho 8 bits, e estou passando mal pra passar da fase do Iceman! Hahahaha!

Sobre o seu jogo, eu adoraria gravar alguns vídeos jogando ele, se estiver tudo bem pra você. Meu canal começou focado puramente em RPG Maker, e no meio do caminho eu tentei introduzir um pouco de jogos antigos também, mas não sei se deu muito certo. Hoje, já estou com a ideia de transformar o canal em um lugar onde os jogos indies de um modo geral sejam o principal, independente da plataforma onde eles foram feitos. RPG Maker pode até continuar sendo minha prioridade, mas jogos no estilo de R-BETA também são muito bem vindos!

Aliás, parabéns pelo trabalho! Vi as imagens, ouvi as músicas e tenho que dizer: Verdadeira obra de arte! E eu sou um daqueles caras que adora um jogo difícil! Com certeza vou jogar sem os códigos que facilitam a gameplay! Agradeço também ao @HenriqueGibi por me mencionar e me trazer até esse tópico!
 
Olá, @DougMR! Não conhecia o seu projeto e fiquei muito interessado em jogar assim que eu li que suas inspirações foram Megaman e Metroid! Metroid eu admito que não joguei muito, mas sou muito fã de Megaman X. Já finalizei todos os jogos da franquia, do X1 ao X6 pra ser mais específico, uma infinidade de vezes. Inclusive, atualmente estou jogando o Megaman 1 do Nintendinho 8 bits, e estou passando mal pra passar da fase do Iceman! Hahahaha!
[...]
Obrigado @Solon Barcelos, fico contente que tenha se interessado pelo meu jogo. Pelo visto você é um dos meus, se encantou pelo Megaman X e decidiu também experimentar os clássicos do NES. Recomendo começar pelo Megaman 2, ele é um pouco mais fácil que o 1º, além de possuir uma das melhores trilhas sonoras de 8 bits que já escutei!

[...]
Sobre o seu jogo, eu adoraria gravar alguns vídeos jogando ele, se estiver tudo bem pra você. Meu canal começou focado puramente em RPG Maker, e no meio do caminho eu tentei introduzir um pouco de jogos antigos também, mas não sei se deu muito certo. Hoje, já estou com a ideia de transformar o canal em um lugar onde os jogos indies de um modo geral sejam o principal, independente da plataforma onde eles foram feitos. RPG Maker pode até continuar sendo minha prioridade, mas jogos no estilo de R-BETA também são muito bem vindos!
[...]
Está tudo ótimo para mim, você tem o meu aval, com toda a certeza kkkkk
Admiro muito criadores de conteúdo como você, que dão um tremendo apoio aos indie devs, além de trazer entretenimento pra galera que é entusiasta!

[...]
Aliás, parabéns pelo trabalho! Vi as imagens, ouvi as músicas e tenho que dizer: Verdadeira obra de arte! E eu sou um daqueles caras que adora um jogo difícil! Com certeza vou jogar sem os códigos que facilitam a gameplay! Agradeço também ao @HenriqueGibi por me mencionar e me trazer até esse tópico!
Caramba, obrigado de coração mesmo! É sempre muito gratificante ter o meu trabalho sendo apreciado e reconhecido pelos membros aqui do Condado. Esta é sem dúvida a comunidade mais wholesome que já participei ^^
 
Gente, um bom fim de tarde para vocês! Estou muito feliz, pois consegui resolver um problema que era bem grave no R-BETA.
Em versões anteriores deste projeto, ao apertar "<alt> + <tab>" ou realizar qualquer ação que fizesse a janela do meu jogo perder o foco, a aplicação fechava automaticamente. Bom, agora você pode dar "<alt> + <tab>" sem medo, e como o problema de foco foi resolvido por inteiro, agora também é possível alternar entre os modos "janela" e "tela cheia" pressionando à tecla <F>.

O link para download já está atualizado no itch.io - R-BETA (PT-BR) by DougMR

EDIT: O espertalhão aqui esqueceu que é preciso desabilitar o comando de alternar entre "janela" e "tela cheia" no menu de trapaças kkkkkkkkkk; Enfim, agora este problema também já está corrigido!
 
Última edição:
Olá a todos! Caramba, hoje o dia rendeu bem! Pois bem, alguns usuários que testaram meu jogo comentaram sobre como seria bom ter a opção de controlar o protagonista com as teclas "WASD" ao invés das setas direcionais. Pois bem, como tenho prezado pela acessibilidade, incluí um menu que te permite configurar os comandos para teclado:

KB-MENU.gif

EDIT: UI do menu atualizada

Agora é possível criar a configuração de sua preferência!
Os comandos para gamepad continuarão como estão, já que até o momento não receberam críticas quanto à ergonomia.

Segue link atualizado no itch.io - R-BETA (PT-BR) by DougMR

Obs.: Até onde testei não encontrei bugs, mas é simplesmente inviável testar sozinho todas as configurações possíveis. Então, caso encontre algum problema com a sua customização dos controles, por favor, me avise. Seu feedback é muito importante! Forte abraço e boa jogatina ^^
 
Última edição:
Fala pessoal, tudo bem? Vim aqui para tratar de uma atualização no R-BETA, cujo propósito é facilitar aos jogadores solucionar um dos Puzzles. Me refiro ao Puzzle em que é necessário recuperar um fusível que está atrás de um pistão. Percebendo que nem @RaonyFM nem @Solon Barcelos conseguiram desvendar à solução deste quebra-cabeça sem meu auxílio, decidi que é necessário dar uma dica ao jogador! A questão é... Como fazer isso sem tornar a resposta óbvia e nem afetar à imersão? Seria muito estranho colocar uma caixa de diálogo em que o dev simplesmente dá a dica, dirigindo-se ao player!

Decidi aproveitar a oportunidade para criar um pouco mais de Worldbuilding e Environmental Storytelling:


Aos que já passaram desta parte do jogo, o que acharam?
 
Última edição:
Fala pessoal, tudo bem? Vim aqui para tratar de uma atualização no R-BETA, cujo propósito é facilitar aos jogadores solucionar um dos Puzzles. Me refiro ao Puzzle em que é necessário recuperar um fusível que está atrás de um pistão. Percebendo que nem @RaonyFM nem @Solon Barcelos conseguiram desvendar à solução deste quebra-cabeça sem meu auxílio, decidi que é necessário dar uma dica ao jogador! A questão é... Como fazer isso sem tornar a resposta óbvia e nem afetar à imersão? Seria muito estranho colocar uma caixa de diálogo em que o dev simplesmente dá a dica, dirigindo-se ao player!

Decidi aproveitar a oportunidade para criar um pouco mais de Worldbuilding e Environmental Storytelling:


Aos que já passaram desta parte do jogo, o que acharam?
Eu gostei da solução, pareceu-me orgânica e nada invasiva. Você introduz a dica no contexto do mundo, e ainda dá um feedback visual ao jogador sobre o que aconteceu ali (sobre o que deu errado, ou seja, sobre o que não fazer). Essa é uma estratégia bastante recorrente em games de puzzle, sobretudo os de horror, como Amnésia, onde muitos puzzles são resolvidos se você prestar atenção em documentos ou diários encontrados ao longo do jogo. Em meu próprio game faço uso desse artifício, pois ele é relativamente simples e efetivo. Num tudo pode ou deve ser explicado visualmente, o texto não necessariamente é seu inimigo. O pulo do gato é fazer com que o texto seja, ele próprio, parte do puzzle, um elemento como qualquer outro.​
 
Obrigado pelo apoio, @HenriqueGibi !
Eu ficaria honrado com qualquer gameplay do meu jogo. Apesar do @RaonyFM ter gravado uma excelente live do meu joguinho, sinto que devido à dificuldade, o R-BETA é melhor apreciado em intervalos kkkkk
Apenas um pro gamer como ele para jogar por quase 4 horas sem descanso!
Seria interessante ver também um vídeo editado, em que o jogador pode "digerir" com calma cada desafio em meu projeto.
Opa!

Acabei não voltando pra falar, mas viu, seu jogo me deu um sentimento de nostalgia de jogar Mega-Man 6 no Turbo Game com aquele controle que mais parecia o controle do Mega Drive invertido:
turbo-game.jpg


Olha, não vou nem disfarçar. Não joguei ele todinho. Bem queria, curto muito plataforma, mas ando muito enrolado de tempo nestes tempos.

Parabéns bixo, vai pra cima!!!
 
Opa!

Acabei não voltando pra falar, mas viu, seu jogo me deu um sentimento de nostalgia de jogar Mega-Man 6 no Turbo Game com aquele controle que mais parecia o controle do Mega Drive invertido:
Visualizar anexo 4124

Olha, não vou nem disfarçar. Não joguei ele todinho. Bem queria, curto muito plataforma, mas ando muito enrolado de tempo nestes tempos.

Parabéns bixo, vai pra cima!!!
Valeu, @HenriqueGibi ! Eu continuo bastante empenhado no R-BETA, pode ficar tranquilo 😌
Fico contente em ter restaurado o seu sentimento nostálgico de jogar os clássicos da série Mega Man, é justamente essa a minha intenção 😉

Ultimamente eu tenho investido meus esforços em fazer o debug e em polir os gráficos, mas espero em breve trazer mais atualizações quanto ao level designe.

Forte abraço!
 
Última edição:
Fala pessoal, uma boa tarde a todos! Ultimamente eu tenho me focado em melhorar o desempenho do meu jogo, após fazer alguns testes em computadores "mais fracos" percebi que existem certas áreas no R-BETA que sofrem "slowdowns". Agora, após mais recente atualização, é possível acompanhar no canto superior esquerdo o FPS e a porcentagem da velocidade em que o jogo está rodando, basta alternar para o modo janela (pressionando à tecla "F"):

PRINT.png


Gostaria de pedir encarecidamente que, caso percebam alguma queda significativa na performance, me avisem por aqui, e também me passem as especificações do sistema no qual estão rodando esta build do jogo. Isso me ajudará imensamente no processo de debug, e possivelmente, serei capaz de tornar o R-BETA mais acessível para pessoas com PC's "low end".

ATENÇÃO: se você já possui uma build antiga do R-BETA salva em seu PC, é possível que o save dela não funcione na versão atual. Sendo assim, por mais que sua ajuda seja sempre muito bem vinda, prefiro que não sacrifique sua campanha atual em prol de meu benefício.

PS.: Quedas de apenas 1 fps entre longos intervalos são esperadas devido ao processo de VSync. O que eu realmente estou procurando são pontos de referência para quando a velocidade estiver abaixo de 96%.

Agradeço antecipadamente aos que se dispuserem em me ajudar.
Forte abraço!

Segue o link para download - R-BETA (PT-BR) by DougMR
 
Última edição:
Bom dia, pessoal! Fiz uma atualização bem simples, mas acredito que é algo que dá um pouco mais de vida ao projeto...
Adicionei pequenos retratos no canto inferior esquerdo durante os diálogos com NPCs:


E não, o retrato do T-DELTA não é um "place holder". Dentro da narrativa do jogo, R-BETA não sabe a aparência de seu subsidiário, porque nunca o conheceu pessoalmente.

Espero que gostem do resultado 😀
 

00:00 - Title Screen (Tela de Título)
00:55 - Containment Sector (Área de Contenção)
03:03 - Collapsed Power Plant (Usina Dilapidada)
04:39 - Arificial Vivarium (Viveiro Artificial)
07:11 - Cesûr Ruins (Ruínas de Cesûr)
09:22 - Somatic Algar (Algar Somático)
12:07 - Chondritic Grotto (Gruta Condrítica)
15:19 - 1st Boss (1º Chefão)
17:21 - 2nd Boss (2º Chefão)
20:14 - Equinox's Market (Mercado do Equinox)
23:01 - Save Room (Sala de Checkpoint)
23:34 - Navigation Chamber (Câmara de Navegação)

Oi gente, tudo bem? Eu fiquei um bocado empolgado após receber a medalha de prata na categoria "Melhor Trilha Sonora" durante à premiação IndieStar, evento organizado por @Solon Barcelos . Tanto que decidi fazer um bem bolado e juntar às faixas num único vídeo, contendo a OST completa do R-BETA (até o presente momento). Eu não sei se minhas composições seguem um formato "agradável" de se ouvir casualmente, já que as criei com o único propósito de servirem suas distintas funções dentro do jogo... Alguns loopings são bem curtos, então acabei estendendo eles um pouco. Em todo caso, para tornar as coisas mais fáceis, fiz marcações de tempo para cada faixa (contidas no Spoiler acima), para que assim vocês possam selecionar uma música específica quando bem quiserem.

Espero que gostem ☺️
 
Voltar
Topo