🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..." - Rafael_Sol_MAKER

R-Beta - Um Metroidvania inspirado em Mega Man

R-Beta - Um Metroidvania inspirado em Mega Man
@DougMR Excelente iniciativa essa de criar um vídeo com a trilha sonora do jogo! Eu sou um ávido consumidor de músicas de vídeo game. Ultimamente tenho ouvido muito a trilha de Megaman 2, por exemplo, e vou passar a ouvir a trilha do seu jogo também. Já ouvi hoje pela primeira vez, enquanto lavava a louça! Minha preferida, sem dúvidas, é a Arificial Vivarium!
 
@DougMR Excelente iniciativa essa de criar um vídeo com a trilha sonora do jogo! Eu sou um ávido consumidor de músicas de vídeo game. Ultimamente tenho ouvido muito a trilha de Megaman 2, por exemplo, e vou passar a ouvir a trilha do seu jogo também. Já ouvi hoje pela primeira vez, enquanto lavava a louça! Minha preferida, sem dúvidas, é a Arificial Vivarium!
Nossa, @Solon Barcelos , fico muito feliz só de imaginar que você já tem até uma música preferida!
"Artificial Vivarium" tem o efeito de tornar às coisas mais intensas, de fato... Imagino que você tenha lavado essa louça com o dobro da eficiência 😂

A questão é, você conseguiu terminar antes de acabar a 'contagem regressiva'? kkkkkkkkkkk
 
Fala pessoal, tudo bem? Faz um bom tempo que eu não posto nada aqui no fórum (de novo), sinto que devo uma satisfação aos que me acompanham ou esperam novidades sobre meu projeto. Infelizmente retorno com uma notícia "bittersweet": o R-BETA está chegando em seu estágio final de desenvolvimento. Como indie dev, agora, preciso tomar uma decisão... Não quero estragar o desfecho de minha narrativa aos jogadores de primeira viagem, portanto, será impossível compartilhar maioria dos avanços recentes que tive sem pisar em território de spoiler. Cheguei à conclusão de que o que tenho atualmente disponível em minha demo é tudo o que estou disposto a compartilhar até o release final do R-BETA (o jogo completo). O que eu quero dizer, basicamente, é que ao menos por enquanto, este será meu último post aqui no Condado.
Isso não é um adeus, apenas um "até mais ver".

Mas não quero me ausentar sem deixar algo em retorno à esta comunidade, que me recebeu de braços abertos.
Ainda há "algumas" coisinhas que posso compartilhar.

A primeira, é que tenho uma nova arte de capa para o jogo:

COVER.png


O que acharam? Senti que a capa antiga não atraía muita atenção, então eu a substituí por algo um pouco mais chamativo. Com alguma sorte isso me renderá alguns cliques a mais no itchi io. Um detalhe interessante sobre esta nova capa, é que ela foi parcialmente desenhada por uma inteligência artificial. Este é um pedaço de trívia tão condizente com o tema sci-fi de meu projeto que não pude perder à oportunidade.

Outra novidade, é que compus uma nova música para o jogo, vocês podem ouví-la no link abaixo:

Então é isso...
Sentirei falta de vocês, amigos.

Forte abraço!
 
Última edição:
Fala pessoal, tudo bem? Faz um bom tempo que eu não posto nada aqui no fórum (de novo), sinto que devo uma satisfação aos que me acompanham ou esperam novidades sobre meu projeto. Infelizmente retorno com uma notícia "bittersweet": o R-BETA está chegando em seu estágio final de desenvolvimento. Como indie dev, agora, preciso tomar uma decisão... Não quero estragar o desfecho de minha narrativa aos jogadores de primeira viagem, portanto, será impossível compartilhar maioria dos avanços recentes que tive sem pisar em território de spoiler. Cheguei à conclusão de que o que tenho atualmente disponível em minha demo é tudo o que estou disposto a compartilhar até o release final do R-BETA (o jogo completo). O que eu quero dizer, basicamente, é que ao menos por enquanto, este será meu último post aqui no Condado.
Isso não é um adeus, apenas um "até mais ver".

Mas não quero me ausentar sem deixar algo em retorno à esta comunidade, que me recebeu de braços abertos.
Ainda há "algumas" coisinhas que posso compartilhar.

A primeira, é que tenho uma nova arte de capa para o jogo:



O que acharam? Senti que a capa antiga não atraía muita atenção, então eu a substituí por algo um pouco mais chamativo. Com alguma sorte isso me renderá alguns cliques a mais no itchi io. Um detalhe interessante sobre esta nova capa, é que ela foi parcialmente desenhada por uma inteligência artificial. Este é um pedaço de trívia tão condizente com o tema sci-fi de meu projeto que não pude perder à oportunidade.

Outra novidade, é que compus uma nova música para o jogo, vocês podem ouví-la no link abaixo:
https://mega.nz/file/Tmx1RSZL#HTA5H9UCfkw1dzN2jdvxz-Q9E7udqYkdOuq3Yoj0QMA

Então é isso...
Sentirei falta de vocês, amigos.

Forte abraço!
Que Deus te abençoe @DougMR e que a Força esteja com você! Aguardamos sua chegada.
 
Fala galera! Eu me peguei pensando... Tem muita gente aqui no fórum que não terá como desfrutar de todo o conteúdo da DEMO de R-BETA, seja por conta da dificuldade, por não ter tempo, ou simplesmente por este não ser o gênero de jogo de seu gosto pessoal. Sou muito grato a @BlackCatFM e a @Solon Barcelos por gravarem gameplays do meu joguinho, mas mesmo o que eles divulgaram não representa o conteúdo INTEIRO do que criei. Me senti um pouco relutante em gravar um vídeo mostrando tudo o que está presente na DEMO, me questionei se deveria ou não "guardar a surpresa". Mas como não há spoilers que revelam muito sobre à narrativa em minha versão de avaliação, decidi fazer um vídeo jogando, mesmo que nele ainda hajam alguns spoilers quanto às mecânicas e soluções dos puzzles. O vídeo está marcado como "não listado" em meu canal do youtube, ou seja, até o presente momento, este conteúdo é exclusivo para os membros aqui do Condado. Esta é a minha forma de agradecer a todos os que me deram suporte!

 
Fala galera! Eu me peguei pensando... Tem muita gente aqui no fórum que não terá como desfrutar de todo o conteúdo da DEMO de R-BETA, seja por conta da dificuldade, por não ter tempo, ou simplesmente por este não ser o gênero de jogo de seu gosto pessoal. Sou muito grato a @BlackCatFM e a @Solon Barcelos por gravarem gameplays do meu joguinho, mas mesmo o que eles divulgaram não representa o conteúdo INTEIRO do que criei. Me senti um pouco relutante em gravar um vídeo mostrando tudo o que está presente na DEMO, me questionei se deveria ou não "guardar a surpresa". Mas como não há spoilers que revelam muito sobre à narrativa em minha versão de avaliação, decidi fazer um vídeo jogando, mesmo que nele ainda hajam alguns spoilers quanto às mecânicas e soluções dos puzzles. O vídeo está marcado como "não listado" em meu canal do youtube, ou seja, até o presente momento, este conteúdo é exclusivo para os membros aqui do Condado. Esta é a minha forma de agradecer a todos os que me deram suporte!

Acho uma estratégia válida E, bem, só vai ver o vídeo quem de fato quiser fazê-lo. Eu, particularmente, não ligo tanto para essa "cultura antispoiler", sobretudo porque muitas vezes foi justo um spoiler que fez com que me interessasse por uma obra. E como mencionaram acima, alguns jogadores podem usar o vídeo como apoio, caso se enrosquem em alguma parte da gameplay. Enfim, boa sorte na sua empreitada, meu caro! Foi uma grande satisfação streamer seu projeto, que está entre os melhores que streamei, vale frisar. Estou no aguardo da versão final dessa belezinha! o/​
 
[...] Foi uma grande satisfação streamer seu projeto, que está entre os melhores que streamei, vale frisar. Estou no aguardo da versão final dessa belezinha! o/​
Valeu, @BlackCatFM ! Isso significa um bocado pra mim. Fico muito feliz que tenha gostado de meu jogo, imagine então estar entre os melhores que você já streamou... É uma grande honra!

Falando nisso, você viu que meu jogo possui uma página oficial no IGDB (Internet Game Database)?
Isso significa que agora ele tem sua própria categoria para streamers no Twitch - https://www.twitch.tv/directory/game/R-BETA

Agradeço imensamente por suas palavras, elas me motivam ainda mais a concluir este projeto.

Um forte abraço!
 
Última edição:
Primeiro Parabéns @DougMR ! Assisti o vídeo minunciosamente para comentar.
E para quem me conhece sabe que sou um aficionado por jogos antigos, ou seja, sou um assumido retrogame. Portanto, desde a primeira imagem do seu projeto... fiquei eufórico. E não é para menos, pois parece muito que você utilizou a paleta de cores do saudoso Master System, logo, jogar R-Beta remete ao nostálgico e maravilhoso e claro desafiadores jogos da era 8 bits. Cara, adoro o gênero - Metroidvania (que é um subgênero dos jogos eletrônicos de ação e aventura). Curti, muito o mapa, as mecânicas(Habilidades), o visual, o enredo apresentado é muito interessante, mas faltou uma INTRO (acredito que você já deve estar providenciando para versão completa), as músicas e sons estão excelentes. Gostei da fonte utilizada, muito 8 bits mesmo, também não notei erro ortográfico, apenas falta de uma virgula, mas relaxa. Grande projeto! Parabéns e Sucesso com o Projeto R-BETA.

Uma dica - procura divulgar no canal The Gamer Inside Brasil... Também gostaria de entrevistá-lo futuramente. Valeu!

 
Primeiro Parabéns @DougMR ! Assisti o vídeo minunciosamente para comentar.
E para quem me conhece sabe que sou um aficionado por jogos antigos, ou seja, sou um assumido retrogame. Portanto, desde a primeira imagem do seu projeto... fiquei eufórico. E não é para menos, pois parece muito que você utilizou a paleta de cores do saudoso Master System, logo, jogar R-Beta remete ao nostálgico e maravilhoso e claro desafiadores jogos da era 8 bits. Cara, adoro o gênero - Metroidvania (que é um subgênero dos jogos eletrônicos de ação e aventura). Curti, muito o mapa, as mecânicas(Habilidades), o visual, o enredo apresentado é muito interessante, mas faltou uma INTRO (acredito que você já deve estar providenciando para versão completa), as músicas e sons estão excelentes. Gostei da fonte utilizada, muito 8 bits mesmo, também não notei erro ortográfico, apenas falta de uma virgula, mas relaxa. Grande projeto! Parabéns e Sucesso com o Projeto R-BETA.

Uma dica - procura divulgar no canal The Gamer Inside Brasil... Também gostaria de entrevistá-lo futuramente. Valeu!

Olá, @BENTO , fico muito feliz que tenha gostado do que viu!
Sim, eu me inspirei graficamente num "mesclado" de várias eras retrô, a resolução remete aos jogos da era 8 bits, apesar de existirem efeitos de rotação e escala, comumente encontrados em jogos de 16 e 32 bits. Me dá certa alegria quando você elogia a fonte e os efeitos sonoros, já que me dediquei bastante na criação deles, e são detalhes que normalmente passam despercebidos.

É um tanto irônico você me recomendar o canal The Gamer Inside Brasil, porque ano passado encontrei um vídeo que eles fizeram divulgando meu jogo (sem eu sequer ter pedido), onde eles exibem imagens de um trailer que eu tinha feito com o gameplay de um build antigo do projeto ^^'


Quanto à uma futura entrevista, acho muito legal! Qualquer coisa é só chamar, eu vou adorar trocar uma ideia contigo ;)
 
Última edição:
Fala pessoal, vim postar uma atualização bem breve aqui.
O R-BETA agora possui um sistema de "Conquistas" (achievements), acessível pelo Menu Principal.
Já havia um tempo que eu queria implementá-lo, pois gosto muito da ideia de aumentar a longevidade deste projeto através de pequenos desafios. Abaixo está um vídeo, demonstrando como o sistema funciona:



Como podem ver, deixei bastante espaço para adicionar ainda mais conquistas. Até o presente momento, as conquistas criadas são apenas "pontos chave" da campanha, ou seja, são praticamente obrigatórias. Por isso estou aceitando sugestões para incluir desafios mais "opcionais".

Aproveitei também para dar uma aprimorada no menu de customização dos controles para teclado. Antes a interface estava muito simples, então decidi torná-la mais dinâmica, adicionando pequenas animações demonstrando o que cada comando faz:



Espero que gostem ;)
 
Última edição:
Seria daora se tivesse uma conquista de terminar o jogo em poucos minutos >.>
Eu definitivamente vou incluir essa conquista! ^^
Estou curioso para ver o quão absurdamente rápida a comunidade dos speedrunners será capaz de terminar meu jogo, apesar de sentir um pouco de medo dos possíveis bugs que eles irão descobrir para cumprir com tal propósito kkkkkkk
 
Como mencionei lá na Outerspace, seu projeto está mais do que de parabéns, Doug! Lendo esse tópico, vejo o quanto de amor e planejamento você tem investido no seu jogo.

Eu me identifiquei com algumas coisas que você mencionou, principalmente na parte da música. Também estou longe de ser compositora, me guiando somente pelo ouvido e o pouco que sei em relação a sua estrutura.
 
[...]
Eu me identifiquei com algumas coisas que você mencionou, principalmente na parte da música. Também estou longe de ser compositora, me guiando somente pelo ouvido e o pouco que sei em relação a sua estrutura.

Valeu pelo apoio, @VISUAL_SHOCK ! O seu projeto também não deixa nada a desejar ;)

Minha recomendação, se tratando da criação de músicas, é não se envergonhar de buscar inspiração em outros jogos ou até mesmo em outras mídias de entretenimento. A música que compus para o "Algar Somático" em meu jogo, por exemplo, é bastante inspirada no "Tubelectric" do Jazz Jackrabbit:

Só é preciso ter muito cuidado e saber a diferença entre "inspiração" e "plágio". Às vezes uma música apenas remete "levemente" à sua inspiração, como o tema de "super mario bros" lembra esta parte de "Sister Marian", do T-SQUARE:

Ou, em outros casos, como em DOOM, a linha é bem mais tênue:
 
Última edição:
Valeu pelo apoio, @VISUAL_SHOCK ! O seu projeto também não deixa nada a desejar ;)

Minha recomendação, se tratando da criação de músicas, é não se envergonhar de buscar inspiração em outros jogos ou até mesmo em outras mídias de entretenimento. A música que compus para o "Algar Somático" em meu jogo, por exemplo, é bastante inspirada no "Tubelectric" do Jazz Jackrabbit:

Só é preciso ter muito cuidado e saber a diferença entre "inspiração" e "plágio". Às vezes uma música apenas remete "levemente" à sua inspiração, como o tema de "super mario bros" lembra esta parte de "Sister Marian", do T-SQUARE:

Ou, em outros casos, como em DOOM, a linha é bem mais tênue:
Acho que T-SQUARE e Cassiopeia devem ser alguns dos grupos mais copiados por videogames. 97% das vezes que vejo alguém comparando músicas de jogos com faixas de CDs de bandas, são deles. :LOL:

Muito maneira a sua música, meus parabéns! E agradeço muito pela dica, estou seguindo esse método e me inspirando em melodias de jogos antigos e grupos que eu gosto. No entanto, eu ainda preciso melhorar bastante na composição.
 
Voltar
Topo