🤔 Para Refletir : "Já fez sua cota diária de PÁ? Não!? Então comece agora! 🖌️" - Victor Sena

Vamos reunir em uma lista os fórums de RPG Maker brasileiros?

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Grande Shade, aí é das antigas mesmo, bania sem dó nem piedade, hahaha. Saudades, meu velho.

Bem que o [member=38]August_Shade[/member]  podia dar uma palhinha aqui sobre o que houve com a DevMakers, né? Por que o Darkjouse é um homem meio ruim de achar...
Aê Rafa o/ Eu sou um fóssil maker assim como o MG ^^'

DevMakers. Acabou porque os 3 foram deixando de mão porque tinha muito estudo e trabalho rolando. Nesse sentido é sempre bom ter ter pessoas com idades variadas sabe. Pessoas de idade mais nova e responsáveis, vão pode assumir quando você não conseguir mais dar conta. DJ sumiu, assim, sempre vejo ele no face, mas a gent enão tem conversado. É um cara multimídia muito ocupado e cheio de projetos ^^. O Paulo, eterno grungeisnotdead se ocupou muito também, casou, etc, mas falo até com frequência com ele(até me lembra isso de cobrar a ele me ensinar como chegar direitinho nas praias de Santos, já que vou novamente agora no Carnaval pra Sampa). Acho que foi muito mais isso. Depois eu soube que o Paulo repassou o conteúdo ou a DevMakers pra alguém(pesquisando aqui é um "Felipe", mas não sei quem é), mas não sei no que se deu mais. A gente ainda racha o mesmo servidor desde àquela época.
É isso =D
See ya!
 
Caio Varalta comentou:
Tanatos Maker (que, se não me engano, passou seus sistemas para o 4shared/mediafire, algo assim): http://www.rpgmakerbrasil.net/forum/index.php/topic,62.0.html

  • ----- LINK REMOVIDO ------
  • ----- LINK REMOVIDO ------
  • ----- LINK REMOVIDO ------
 
Que aí sabe o que aconteceu com esse site?
http://www.devmakers.org/

Algumas páginas "Fixas" acessam, mas as que contém listas (vêm informações de banco de dados) estão fora do ar.
 
Crixus comentou:
Que aí sabe o que aconteceu com esse site?
http://www.devmakers.org/

Algumas páginas "Fixas" acessam, mas as que contém listas (vêm informações de banco de dados) estão fora do ar.
No meu post acima respondendo ao Rafa eu falei sobre a DevMakers e até onde o que eu sei. Depois, não sei mais nada =3
See ya!
 
[member=1]Yoshi[/member]

Sim, pretendo criar um novo site (com fórum).

Agora, com mais experiência, tanto com os erros do passado (em relação aos outros fóruns), quanto em programação em geral (e PHP para alterar o SMF e seus mods), pretendo fazer algo legal e diferente.

Estou planejando cuidadosamente para não cometer erros, preciso planejar como o site será, como sua estrutura, visual, acessibilidade, recursos e etc serão.

Vou começar a desenvolver o site e quando tiver quase pronto, vou colocar num sub-domínio (temporário) e apresentar pro pessoal, caso apareçam pessoas interessadas ou se tiver algum feedback legal, comprarei um domínio e darei continuidade a ele.

Só que até o momento, ainda não achei um nome pro site (tá difícil), mas o site ainda está no planejamento (não saiu do papel).
 
:palmas: Topico interessante xD

Aê Rafa o/ Eu sou um fóssil maker assim como o MG ^^'
E chegando Mais.

O que acontece com a maioria das comunidades makers, é sempre o mesmo xD.

Já passei por isso na ressoucermanager (onde fui membro e depois moderador)
Themakerxp (Admin e fundador junto com o Atoa)
solutionmakers (Admin )
Dungeonmakers (membro e amigo de alguns da staff)

em todas foi praticamente a mesma coisa, tentávamos agradar a gregos e troianos, só que com isso deixávamos de dar prioridade a outras coisas, fora isso existia a popularização do rpgmaker e a criação de trocentas comunidades.

aprendi muito em cada uma delas, fiz amizades que conheço pessoalmente e amigos que só falamos por internet.

resumindo foram bons tempos =) , algumas vezes dou uma passadinha nos foruns pra ver como andam as coisas.

enfim foi bom relembrar velhos tempos bate uma  nostalgia rsrsrs.

abraços ai pra vcs e meus sinceros agradecimentos ao meus antigos amigos:
Neji
Rafael
Legends
Marcos
Atoa (que apesar de ter tido um desentendimento com ele peço desculpas por não ter tido maturidade suficiente para resolver as coisas e conversar)
Deibson (Hatake)
Maximos
Hengel

se esqueci alguém peço desculpas ^^
 
Até esses tempos eu conseguia entrar no fórum da Dungeon e dar uma deliciosa olhada no conteúdo old school, mas agora parece que o site ficou off... Tomara que não pra sempre.
http://dungeonmakers.com.br/

Não obstante, também tem o caso da Comunidade Maker, que foi uma baita ideia do [member=191]Musashi[/member], mas que está off há um belo tempo. http://comunidademaker.com.br/

[member=8]FelipeFalcon[/member] [member=753]patriciomi[/member], vocês tem notícias do musashi?
 
[member=123]Caio Varalta[/member]
Então Caio, do jeito que as coisas aconteceram por lá, cedo ou tarde o fórum cairia (e, infelizmente, eu já esperava por isso...). Chega uma hora que nem o [member=1068]TaijovuNeji[/member] teria mais motivos para manter a comunidade vegetando e olha que sei o quanto ele é paciente com essas coisas. Mas é aquilo, novas prioridades na vida surgem e as pessoas precisam fazer escolhas, isso é absolutamente normal.
 
Tá, cheguei 3 anos atrasado nesse papo de velhos da Dungeon Makers mas quando vi Yoshi, Neji, Demonwar e Brunao falando da saudosa DM, não resisti e criei uma conta só pra comentar aqui haha
-
Caras, que saudade da Dungeon Maker! Agora pouco vi um vídeo de um game indie feito no RM e fui na busca de como o software tá hoje e fiquei impressionado com as atualizações. Eu não lembro certo o ano que descobri a plataforma, mas sei que eu me apaixonei no mesmo momento. Criar meus próprios jogos sempre foi um sonho desde moleque, e o RPG Maker conseguia me dar tudo aquilo.
Mas sendo um noob no assunto, a gente tinha que correr pra internet pra saber como fazer e o que fazer. Então eu lembro que fiquei um tempo no Santuário RPG Maker, mas não me lembro o motivo da minha saída. Mas logo, achei minha casa: a Dungeon Makers.

Lembro que cheguei e me identifiquei muito com a comunidade. Fui muito bem recebido pelo mestre Neji, que me deu as direções básicas, o que fazer, a plataforma que eu deveria usar, scripts... tudo. Com o tempo as dúvidas que eu tinha (que eram muitas, daí o nick Duvidoso) foram sanadas e comecei a ajudar os membros novos, principalmente na parte gráfica do game. Hoje, trabalho como designer gráfico na área de publicidade e devo isso à DM com toda certeza. Lembro que a primeira coisa que fiz e fiquei satisfeito foi minha própria sign do Flash (Neji, se você ainda tiver esse arquivo, ME MANDA haha) e depois disso, foi só paixão pelo Photoshop.

Com o tempo, fui ganhando confiança dos membros e da moderação até que me foi oferecido o cargo de Moderador Local da comunidade, e acho que foi o dia mais feliz meu ali dentro do fórum. Junto com um carinha chamado Yoshi, nós continuamos ajudando novos membros e também traçando planos pra DM. Lembro de como foi sucesso a primeira edição da Dungeon Magazine, e como os membros amaram todo o redesign do site, que reforçou o tom amadeirado com vários detalhes em dourado, como se fosse um reino.

A DM foi minha casa durante muito tempo. Eu não via a hora de chegar do colégio e logar no fórum pra ver quem tinha entrado, quais os planos da moderação pra'quela semana, quem precisava de avatar e sign novos e tudo mais. Mas com o tempo, vieram outras prioridades: minha família mudou de cidade e tudo se tornou novo pra mim, eu não tinha mais tempo pra me dedicar pro fórum e de pouco em pouco fui me ausentando. Inclusive, queria arpoveitar que tem bastante Ranger aqui no post pra pedir desculpas pela minha saída. Não foi do jeito que eu quis.

Enfim, bom demais encontrar velhos amigos de RM aqui. Guardo todos vocês aqui no meu coração! E orgulhem-se, pois construímos algo lindo lá na Dungeon Makers.
 
@Duvidoso que história gostosa de ler!

Fico feliz que você tenha revivido o tópico 3 anos depois, já tava com saudade das histórias aqui.

E realmente, a construção do nosso cenário aqui no Brasil de Makers se deu de uma forma muito linda. Hoje a gente tem a revista Make the Game aqui no fórum, firme e forte, anos e anos depois do seu nascimento. Se você quiser dar uma olhada, Duvidoso, acho que vai curtir pra caramba! =D

A galera continua parceira pra ajudar nos desenvolvimentos de projetos.

Se bater uma vontade aí de participar de algum ou começar algum... seja bem-vindo de volta! o/
 
Cara, te falar que bateu uma vontadezinha de baixar o Makers e voltar à ativa. Vou ver se vai me sobrar um tempinho pra brincar um pouco nas plataformas.

E obrigado pela recepção :)
@Duvidoso que história gostosa de ler!

Fico feliz que você tenha revivido o tópico 3 anos depois, já tava com saudade das histórias aqui.

E realmente, a construção do nosso cenário aqui no Brasil de Makers se deu de uma forma muito linda. Hoje a gente tem a revista Make the Game aqui no fórum, firme e forte, anos e anos depois do seu nascimento. Se você quiser dar uma olhada, Duvidoso, acho que vai curtir pra caramba! =D

A galera continua parceira pra ajudar nos desenvolvimentos de projetos.

Se bater uma vontade aí de participar de algum ou começar algum... seja bem-vindo de volta! o/
 
Acho que já contei essa história antes mas lá vamos nós outra vez. Os fundadores da DM era uma galera remanescente da falecida The Maker Ex, fórum que acabei entrando por acaso muito tempo depois de ter ficado órfão da falecida CENTRAL BRASILEIRA DE RPG MAKER. Na época da CENTRAL eu não me lembro de haver outro fórum no Brasil. Foi na CENTRAL que conheci o Hugo Seta cujo nick era chupanza. Esse cara é o autor de Tarugoland, o jogo que praticamente me fez pirar o cabeção e dizer: “eu quero criar jogos até o fim da vida”. Foi graças aos tutoriais do Hugo que eu aprendi photoshop e virei ilustrador.

Na The Maker EX, eu tava mais interessado em contribuir com minha experiência como mestre de RPG. Por isso eu principalmente criava “artigos” voltado para ajudar os makers a melhorarem a história de seus jogos. Foi por causa de um artigo intitulado: “Como surgem as cidades” que o DemonWar meio qu me chamou no canto e perguntou se havia sido eu mesmo quem era o autor daquele texto. Por causa da aceitação da galera passei a escrever mais e mais, até que recebi o convite pra ser moderador.

Eu nunca fui muito de me envolver nos jogos de intriga que rolava com a galera da staff mas percebi que aquilo estava correndo os laços da equipe. Foi então que eu sugeri pra a gente reunir todo mundo e criar um jogo, afinal cada um na staff era especialista em alguma coisa.

Claro que a ideia foi ótima e todo gostaram mas apesar de toda boa intenção, acho que no geral a gente era muito inexperiente em gamedev. Eu me lembro que o Atoa chegou a criar o sistema de batalha totalmente por eventos. A gente usava o XP e nessa época eu já namorava com o RGSS e nunca consegui convencer ele que seria mais fácil fazer tudo por script ao invés de eventos. Mas no fim ele conseguiu fazer o sistema de batalha e eu escrevi o roteiro de 2 capítulos do jogo.

Como eu disse antes eu não sie o que rolava nos bastidores da staff e por isso de uma hora pra outra descobri que a galera tinha se desentendido e o projeto aos poucos foi deixado de lado. Por causa desse projeto, naquela época eu e o Atoa conversávamos muito e foi então eu ele me disse que “estava saindo” da The Maker Ex. A gente chegou a manter contato por um bom tempo pelo MSN e tínhamos ideia de tocar o projeto mesmo sem o restante do pessoal. Mas aí ele fundou o SANTUÁRIO RPG MAKER e meio que ficou sem tempo. Assim o projeto morreu definitivamente.

Eu não sei dizer quem teve a ideia de migrar a The Maker Ex para um domínio próprio e fugir das instabilidades do FORUMEIROS, mas de uma maneira geral a maior parte do pessoal concordou. Eu acho que da staff eu era o “mais por fora” de tudo, por que só me focava na moderação e criar meus projetinhos. Sem o Atoa eu me apeguei ao Max que me fez o convite pra participar também do “fórum novo”.

Naquela época eu estava criando um jogo de tabuleiro chamado Dungeon Explore’s e esse nome estava “grudado na minha mente”. Pra todo lugar que eu olhava eu via esse nome (Dungeon) e quando a galera se untou pra decidir o nome do fórum novo eu sugeri Dungeon Makers e não sei explicar o porquê a galera gostou e escolheu esse nome.

Apesar de ter participado da fundação da DM eu pedi desculpas ao Max e disse que não queria participar da staff. Minha vida pessoal estava a mil por hora e eu não ia poder me dedicar tanto quanto gostaria ao fórum. Apesar disso concordei em ser uma espécie de “conselheiro” que esporadicamente participava de uma ou outra tomada de decisão.

Eu discordo quando vejo alguém dizer que a DM fracassou. Eu acho que durante o tempo em que foi ativa ela cumpriu seu papel. Nada dura pra sempre e naquela época a internet não era tão popular como é hoje.

O principal motivo que contribuiu para o “fim” da DM foi a popularização do facebook. E não foi só a DM que sofreu com isso, o modelo de comunidade baseada em “fórum” foi de uma maneira geral foi quase que totalmente substituído pelo Face. Isso é tão verdade que as comunidades passaram a ter perfil no face e dessa forma criaram concorrência com elas mesmas.

Esse modelo de dupla existência perdurou por um tempo, mesmo fadado ao fracasso. Ao mesmo tempo os usuários do fórum pareciam cada vez menos interessados em RPG MAKER e mais interessados em socializar uns com os outros. Acho que foi isso que me afastou um pouco da DM depois que o Festival não teve a assiduidade esperada.

Apesar disso, sempre tive muito respeito e admiração por cada uma das pessoas com quem tive o prazer de me relacionar na The Maker Ex e na Dungeon Makers. Acho que fomos uma família que nasceu e conviveu juntos por muito tempo, até que o destino nos levou por caminhos diferentes.

Se não me engano falei um pouco sobre isso na entrevista que concedi ao professor @BENTO. Na ocasião a gente chegou a falar que era preciso de alguma forma resgatar a história dessas comunidades. No meu caso, a importância é simplesmente por que são mais de 20 anos de contato e vivência com o RPG MAKER. Para além de mim, é a história de milhares de pessoas, jovens que viveram esse sonho e foram influenciados por ele.

No momento em que o RPG MAKER faz 31 anos, eu acho que essa é uma conversa bastante oportuna. Eu li nomes nesse tópico de pessoas que admiro muito. Ler as palavras de cada um de vocês me fez sentir nostalgia e saudade daquela época. Minha esposa acabou de me perguntar por que estou chorando e eu disse a ela: “O Hengel realizou um dos seus maiores sonhos, saber que cada uma daquelas pessoas que fez parte de sua vida encontrou o próprio caminho e esses caminhos se cruzaram novamente”.

Eu nunca tinha visto esse tópico. Obrigado @Duvidoso por trazê-lo de volta...​
 
Por acaso encontrei esse tópico, e será a minha vez de ressucitá-lo ☺️

Não sei se alguém daqui vai se lembrar de mim, Bruneco, pois fui apenas um membro dos fóruns ainda em 2007~2009.
Um membro relativamente ativo, mas ainda apenas um membro.

Eu era bem criança nessa época: tinha apenas uns 12 anos.
Ainda assim, os fóruns de RPG Maker foram fundamentais para me fazerem ser quem eu sou hoje - e guardo uma boa recordação deles.

Assim como o DadoCWB, sempre tive bastante curiosidade para ver como estariam hoje em dia as pessoas que interagi nos fóruns dessa época, e fico surpreso em ter tanta gente dessa mesma época comentando aqui!

Descobri o RPG Maker por acaso, por meio do jogo O Artefato.
Nessa época, eu pedia para o meu pai fazer download de jogos no trabalho dele, para depois eu poder jogar em casa (que só tinha internet discada). Nisso, ele trouxe O Artefato, e me encantei no jogo, especialmente pelo gameplay trazendo um modo de batalha que era no mapa, e não por turnos como normalmente eram nos outros jogos parecidos. Gostei tanto d'O Artefato que finalizei mais que 8 vezes!
Enquanto jogava e pesquisava outros jogos parecidos na Casa dos Jogos, descobri que o nome da ferramenta que ele havia sido desenvolvido: RPG Maker.

Imediatamente, fui pesquisar. Afinal, eu sempre quis fazer meu próprio jogo, e essa podia ser a minha oportunidade!
Nisso, o Google me levou ao The Maker Ex.
Até então, eu nunca havia participado de um fórum, nem sabia muito bem como funcionava. Estava já acostumado a navegar na web por conta de sites como Neopets, mas nunca havia participado de uma comunidade online.

No fórum vi várias pessoas escrevendo tutoriais e compartilhando coisas maneiras, e pensei "quero também ser como eles!"
Como eu era bem criança na época, não vou lembrar em detalhes, mas lembro que fui bem recebido pela comunidade e me explicavam até mesmo sobre como usar corretamente o fórum e regras de etiqueta na comunidade.
O TaijovuNeji é quem eu mais lembro com carinho. Por exemplo, teve uma vez que eu havia divulgado um WIP de meu jogo, mas havia muitos erros de português. O Neji se ofereceu em fazer download do projeto do jogo para ele próprio melhorar a escrita e corrigir os erros 🥰

Nos fóruns eu costumava me focar bastante em desenvolver sistemas por eventos. RGSS era muito complexo para mim, e achava mais fácil apenas fazer tudo por evento. Lembro ter escrito vários tutoriais a respeito, alguns tentando reproduzir a mecânica do O Artefato (RPG Maker 2003), mas XP - nunca gostei muito do VX, e sempre fiquei só no XP.

Também gostava de ficar testando vários scripts e de encontrar scripts novos nos fóruns gringo pra levar para a comunidade brasileira.
Recordo vagamente de uma revista sobre RPG Maker que a comunidade escrevia, e eu li todas as edições.
Um portal que gostava muito de acessar era o Atelier RGSS. O Memories of Mana, jogo feito no XP pelo dono desse site, era um dos meus favoritos.

Além do The Maker Ex, um outro fórum que participei foi o Legacy Makers.
Até salvei um screenshot do que havia postado no Legacy Makers, pois sabia que o forumeiros uma hora iria apagar o site e nem sempre o Web Archive salva bem o conteúdo:
1712894884318.png

Quando o Dungeon Makers foi lançado, eu já estava começando a me fastar do mundo maker.
Estava me focando mais em programar usando o Delphi e fazer outras coisas além de jogos.
Um fator que me fez afastar mais ainda foi que acidentalemente derramei água no notebook e perdi tudo o que estava desenvolvendo. Estava criando um jogo complexo e tinha muitos recursos impossíveis de recuperar.
Na época eu não fazia backup, assim não só perdi o arquivos como também a motivação em continuar 😞

Concordo com o DadoCWB que o principal motivo para minguar os fóruns de RPG Maker é a concorrência com o Facebook e demais redes sociais "abertas e amplas", além de também concorrer com as redes sociais de mensagem instantânea, como o Discord.
Fóruns é um resquísio de uma internet antiga, internet esta que não temos mais hoje em dia como já tivemos antes.

Apesar de eu já ter me aposentado do mundo maker, ainda recordo com bastante carinho do tempo que dediquei na comunidade maker.
- O meu gosto por fantasia e RPG certamente veio em boa parte por conta dessa comunidade.
- Hoje trabalho como dev, e isso começou graças às horas que dediquei fazendo sistemas por eventos para escrever tutoriais pra postar nos fóruns.
- Sou bem participativo em comunidades, e isso deve-se à inspiração nas pessoas que interagia nos fóruns.

Agradeço a todos por terem feito isso acontecer 😄
 
@bruneco eu tenho um trajeto muito similar ao seu!

Eu comecei querendo criar games, quando eu tinha uns 11 anos eu nao tinha internet em casa mas tinha computador. Ai quando ia na casa de parentes que tinham internet acabava por pesquisar e baixar coisas para fazer em casa depois. Nessa epoca eu resolvi pesquisar sobre game dev, na epoca achei varias coisas no antigo BaixaKi, dele eu lembro de achar alguns programas como o antigo XNA e ate umas coisas de rpg maker.
XNA era muito dificil para alguem que nao sabia programar claro, mas o rpg maker deu certo, peguei interesse e fui fucando ate aprender. Em um desses dias de pesquisa, encontrei os foruns de rpg maker.
comecei pela RMB, criei conta e tudo mais, nao postava, era so um stalker e ficava pegando os games e assets que achava.
Ai a RMB fechou. fiquei muuuuito triste na epoca. Mas acabei por eventualmente encontrar a MRM.
La eu ate postei uns trecos de projetos, mas era coisa besta, fiz alguns amigos e sempre que podia eu vasculhava o site por scripts e recursos
Nessa epoca foi quando achei os cursos de programacao do Joao Neto na MRM (acho que era esse o nome)
Fui seguindo e aprendendo fucando no RPG maker, era dificil, ainda mais sem internet, mas a vontade e curiosidade eram grandes
Acabei conhecendo a Reino Rpg tbm, as vezes entrava la mas nao lembro de ter postado nada nela
Pouco depois comecei a ter internet em casa, acabei fazendo mais uns amigos makers. Tinha um grupo no MSN para falar disso, lembro de alguns nomes makers e ate dos audios estupidos que faziamos e ficavamos mandando na zueira, desse grupo um dos amigos fez a Galaxia Rpg Maker,
Disso eu acabei entrando em alguns outros forums gringos e conhecendo outro pessoal. Tinha a comunidade global de RPg Maker no rpgmaker net e eu tinha alguns amigos na comunidade tailandesa, thai

Infelizmente cerca de 2012 eu acabei me afastando da comunidade maker, precisava estudar e eu era um adolecente complicado para se dizer no minimo

Mas tudo isso influenciou muito minha vida tbm, hj eu tbm trabalho no setor de TI, e sinto que devo boa parte do meu conhecimento a comunidade maker :)

Also: eu perdi muitos projetos por nao ter backup, aprendam a fazer backup, USEM GIT SE PUDEREM
 
Voltar
Topo