🤔 Para Refletir : "Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação." - Ricky O Bardo

Memórias - Escape Se Puder

Memórias - Escape Se Puder
Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
O jogo possui 6 partes distintas, no entanto, ele é linear e acompanha o enredo e trama.

AqY7Nfh.png

O processo de desenvolvimento do jogo foi baseado na paleta de cores do Nes (nintendinho).

yARfFTJ.png
No entanto, eu decidi utilizar os gráficos remetendo os jogos dos consoles de 8-bits e 16-bits (MonoChrome) como o Game Boy e o Neo Geo Pocket.

aCmZXOA.png


kM3N9qs.png


aPFG6ih.png
a0HODY7.png


vYYYwL7.png


rctwaY3.png


e6zkaB1.png


kw9W2ya.png


C7oMkPp.png


Point And Click (Aponte e Clique) é um subgênero de aventura cuja mecânica consiste basicamente em apontar e clicar para gerar uma ação, seja andar, correr ou coletar itens. Solucione o quebra-cabeça e saia da sala. Encontre as pistas ou morra sufocado.
Você acorda em uma sala misteriosa, sem memória e drogado. É necessário sair dali. Mas, pelo bem de sua sanidade mental, você também quer saber o MOTIVO de estar lá. Será que você é capaz de escapar e descobrir o real motivo de estar preso na sala. Memória – Escape Se Puder foi desenvolvido para o evento denominado TocaJam 2023 Slasher Movies, é o tipo de jogo perfeito para quem gosta de passar um bom tempo quebrando a cabeça com diversos quebra-cabeças (puzzles). Entre os principais aspectos do game, destaca-se a interação com mouse (não padrão para o RPG Maker VX Ace) e o esquema de final alternativo (dependendo das pistas que o jogador encontrar). Trilha sonora completa para ambientação e gráficos totalmente originais remetendo aos gráficos 8-bits em
MonoChrome.


1MgBJuv.png


kXwA6rN.png


Use o [Mouse] para interagir com o ambiente e para passar as caixas de mensagem (Podendo também utilizar as teclas Z e Enter). Clique na SETA que fica no canto de cima da tela para olhar o outro lado da sala ou aproximar/desaproximar de alguma área específica. Clique nos itens do inventário para examiná-los.

  1. Número de jogadores: Apenas Um;​
  2. Personagem principal: Você (em primeira pessoa);​
  3. Personagens não jogadores: (Anotações, Sala, Objetos);​
  4. Objetos de sala: (paredes, portas, quadros, moveis, tapete, estante, lixeira etc…);​
  5. Salvar Jogo: Sim. Livro de Registro;​
  6. Indicadores do jogo: O indicativo de tela de jogo é apenas um (menu de itens), que mostra ao jogador o que fazer;​
  7. Você não pode examinar itens durante a execução de puzzles. 8​
  8. Atenção: Tenha por perto caneta e papel para anotar senhas e dicas.​
  9. O sistema de mouse é sensível. Evite dar clique duplo! 10​
  10. Objetos de socorro (Vida):​
  11. Neste jogo não há objetos de socorro (como bônus), nem mesmos várias vidas ao jogador.​
  12. O jogador possui apenas uma vida;​

O jogador NÃO possui a opção de pular a introdução, pois a mesma é de suma importância para o enredo do jogo. O jogo é muito intuitivo, ou seja, não necessita de tutorial. Apenas use o [Mouse] para interagir com o ambiente e para passar as caixas de mensagem. Clique na SETA que fica no canto de cima da tela para pular de mapa. Possui uma barra de menus (itens) que podem ser examinados.




Uma análise sensacional do Canal do Solon do @Solon Barcelos

Muito Obrigado!


BAIXAR O JOGO

Agradecimentos:


Aos desenvolvedores do evento denominado TocaJam Slasher Movies 2023.
Ao desenvolvedor @DanTheLion.
Ao desenvolvedor @Paradiddle.
Ao desenvolvedor @Jazz (Caio Varalta).
Ao Canal Player Banzai.
Ao Canal do Solon.
Ao Canal Dr.X.G.B
Ao Canal_JPÃO
Ao Canal e PodCast Toca do Dragão.


Créditos

Créditos de todos os recursos com nome de seus respectivos autores:

Gráficos - Okami Amaterasu - Ronaldo Rodrigues Bento


Scripts Adicionais:


Jet's Mouse System
Yanfly's Message System
JV Master's Skip Title Screen
Raizen's Lune Ultimate Anti-Lag
MOG - Ayesha Title Screen (v1.5)
MOG - Title Multilogo - [Stand-Alone Series] (V1.1)
MOG - Simple Anti Lag (V2.1)
MOG - Anti Animation Lag (v1.1)
MOG - Clear Memory (v1.0) (Memory Leak Solution)
MOG - Debug Mode + Ver 1.7 (For Scripters)
modern algebra (rmrk.net) Animated Parallax [VXA]
modern algebra (rmrk.net) Picture Bug Fix


Sons

SEs = Caio Varalta
BGMs = Theme - Caio Varalta
Theme and Themeloop - Caio Varalta

Pianoloop_02 - Piano - Caio Varalta
Morgana Rides - kelvin MacLeod, B13


k0eL0gl.png
Beta Testers:


Caio Varalta,
Caio Rodrigues Sabino,
Lucas Rodrigues Sabino,
Pedro Henrique Rodrigues Braga


Desde já agradeço aos que jogaram!
 
Última edição:
Olá, corações valentes!
Estou disponibilizando o GDD – Game Design Document do Game: Memórias – Escape Se Puder em Anexo.
É um documento simples, mas pode ser útil para membros novatos.

Desde já agradeço pelos que jogarem o game!
 

Anexos

  • GDD.pdf
    1,3 MB · Visualizações: 54
O jogo complicado professoro_O suei demais para sai da sala :whistle: e depois ri demais e como sou burro pra resolver alguns enigmas :ROFLMAO:a até agora não acredito que errei o enigma da porta :eek: chega para não estragar jogo. Recomendo, o jogo é curto mesmo assim eu errei horrores e quando acertei comemorei muito e anote num papel é sério guarda na cabeça é doideira.:sneaky: Foi meu primeiro fuga da sala e gostei do jogo da uma agonia danada, mas não é difícil não e legal (y) tem que anotar senão já era(n)
Agora se fosse na vida real eu estava no cemitério logo no inicio:unsure: sorte que no jogo da pra voltar. curti e recomendo uma continuação que "os experimentos comecem" :devilish::devilish::devilish:
 
Jogo atualizado... Possui mais um puzzle e arrumei um erro simples, mas é um erro.

Recomendo fortemente utilizar papel e caneta para anotar... @Ricky O Bardo tenho certeza que vc vai precisar do seu caderno misterioso dos puzzles. Claro se vc for um CDF como o @Paradiddle é moleza e não precisa anotar nada. Desde já agradeço!
 
YXMnj6U.png


Será que o jovem @Ricky O Bardo, solucionará os quebra-cabeças, charadas, pistas ou morrerá sufocado.
Ajudem ele a sobreviver e fundar o melhor PodCast da galáxia.

Arte: Luiz Martins de Souza
 
Última edição:
Grande atualização do projeto: O projeto consiste em 4 partes distintas: Cada parte é um jogo completo.
No momento temos 3 partes:
Sistema Implementados:

Sistema: Atualização do sistema - Point and Click;
Sistema: Quebra-Cabeça deslizante;
Sistema: Arrombamento de Cadeado;
Sistema: Jogo de Memória;
Sistema: Criptografia e Quadrado de Políbio;
Sistema de Resolução de Problemas Matemáticos;
Sistema de Pistas do Enredo;
Sistema de Menu personalizado (guarda os itens encontrados).
Observação: os sistemas mencionados servem para revelar o final verdadeiro, pois cada parte do jogo possui dois finais distintos.


Desde já agradeço por jogarem!
 
Última edição:
Oi, Bento! Demorei pra entender que o link era do Itch-io, por isso não tinha jogado e não sabia que era do evento. Joguei hoje os 3 jogos ou partes dele. História boa e que reviravolta no final. o 2º também gostei, mas não foi tão impactante, o 3º é mais desafiador, mas também no quesito história e mais como expansão da trama, mas não quero dizer que é ruim, pelo contrário achei incrível, lembrei do site click alguma coisa. Na parte técnica de um cara que joga muito achei bom, mas isso pelas suas dicas de como utilizar o mouse da mãozinha, senão iria ser chato clicar e não sair do lugar. Os enigmas e charadas são demais e os quebra cabeças são bem maneiros, porquê tem algo que falta muito nos jogos e vc fez certinho que é o momento crescente. Musicas muito boas e os efeitos dão um clima legal de recompensa ao acertar as questões.

O visual de 8 bits do game boy é legal, mas preferia que fosse colorido, mas é meio pessoal. Os puzzles são demais principalmente o jogo de memória e o sei lá a tranca. Sinceramente demorei pra entender e isso que é recompensador, errei muitas questões de matemática, mas Bento caiu até sistema de equações e equações de 2º grau. Ai quebra as pernas minha :eek::eek::eek::eek:

O legal também é o menu de itens e os enigmas de criptografia, lembrei da minha adolescência que brincava disso. Enfim, para terminar quero dizer que até o final do ano quero fazer um evento online para jogos indie estilo retrô para premiar os devs que não tem apoio, mas por enquanto, é só no papel. E aparece na loja, faz um tempão que vc não aparece. Falouuuu Bentoooooo;)(y)
 
Muito obrigado Sandro! Valeu mesmo e espero que consiga fazer o evento neste ano. Abraço e valeu mesmo!
 
Desenvolvendo a 4º parte do projeto: Agora teremos 3 salas com muitos enigmas e novas interações, por exemplo, com um PC.

9dEWRid.png

Já confeccionei a 1º sala:

dnh7S2D.png


enzldb4.png

Sistema de interação com o PC.

Será possível encontra pistas e enigmas no PC, para resolver os puzzles.​


 
Desenvolvendo a 4º parte do projeto: Agora teremos 3 salas com muitos enigmas e novas interações, por exemplo, com um PC.

9dEWRid.png

Já confeccionei a 1º sala:

dnh7S2D.png


enzldb4.png

Sistema de interação com o PC.

Será possível encontra pistas e enigmas no PC, para resolver os puzzles.​



Manoooooooo isso aqui tá ficando o fino do fino! Parabéns @BENTO e os demais envolvidos no projeto!
 
Novas atualizações: Há 3 salas de fugas agora:

8u33hWZ.png

1º Sala de Fuga: com tranca eletrônica:

UP2XSTx.png

2º Sala de Fuga com muitos enigmas e puzzles

mx1RHTR.png

3º Sala de Fuga com mais segredos e muita criptografia e resolução de problemas lógicos e matemáticos.

Desde já agradeço!
 
O processo de desenvolvimento do jogo foi baseado na paleta de cores do Nes (nintendinho).

yARfFTJ.png

No entanto, eu decidi utilizar os gráficos remetendo os jogos dos consoles de 8-bits e 16-bits (MonoChrome) como o Game Boy e o Neo Geo Pocket.

aCmZXOA.png
 
Estou disponibilizando o GDD – Game Design Document revisado do Game: Memórias – Escape Se Puder em Anexo.
É um documento simples, mas pode ser útil para membros novatos.
 

Anexos

  • GDD.pdf
    684 KB · Visualizações: 65
Última edição:
Voltar
Topo