🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

Memórias - Escape Se Puder

Memórias - Escape Se Puder
Olá, Corações Valentes! Finalizei meu singelo projeto: Memórias - Escape Se Puder. Agora estou revisando o projeto: Na 5º parte vários ícones do Condado estão no projeto como participação especial como os queridos:

WvAlhpZ.png


XRpNgT9.png


MK8Ro75.png


Dentre outros...
 
Olá, Corações Valentes! Missão Completa... jogos completos e atualizados: 6 jogos e 10 finais: Desde já agradeço!

Se você gosta de adentrar nos jogos dos estilos: Detetive, Noir, Adventure, Point and Click ou até mesmo Visual Novels, dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder, seja como uma introdução ao gênero ou apenas para ter uma ótima experiência. E há diversos puzzles e Quiz matemáticos. Boa sorte, pois vai precisar.
 
Trata-se de uma ótima introdução a jogos de investigação e um marco para a criatividade com o Motor (ferramenta de desenvolvimento) RPG Maker. Eu acompanho diversos jogos pelas comunidades; e é a primeira vez que vejo um jogo de detetive no estilo Point and Click. Se você gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click ou até mesmo Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder, seja como uma introdução ao gênero ou apenas para ter uma ótima experiência. Sobre o desfecho
ficou legal demais o mini game de navinha e o álbum de imagens colecionável. terminei em 40 minutinhos a 5ª parte e ficou no nível de dificuldade ideal. Falou Bento!
 
Fala, prof @BENTO !

Eu consegui baixar o pacote com os jogos, mas aparentemente a 5ª parte está corrompida. Além disso, o tópico diz que são seis partes, mas no pacote existem apenas 5, mais o arquivo "layout" e o "GDD". É isso mesmo?

Pretendo testar os jogos em breve!
 
Eu consegui baixar o pacote com os jogos, mas aparentemente a 5ª parte está corrompida. Além disso, o tópico diz que são seis partes, mas no pacote existem apenas 5, mais o arquivo "layout" e o "GDD". É isso mesmo?

Fala @Paradiddle! Primeiramente obrigado por baixar!
Então, testei e está tudo certo, meu primo testou e também está ok... Recomendo baixar clicando com o botão direito e Executar como administrador. Na realidade são 5º partes e a 6º é o Snatcher que passa entre a 4º parte, você pode jogar a 4º parte e depois o Snatcher ou o Snatcher antes da 4º parte. Novamente muito obrigado! E boa sorte, pois vai precisar!
 
Trata-se de uma ótima introdução a jogos de investigação e um marco para a criatividade com o Motor (ferramenta de desenvolvimento) RPG Maker. Eu acompanho diversos jogos pelas comunidades; e é a primeira vez que vejo um jogo de detetive no estilo Point and Click. Se você gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click ou até mesmo Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder, seja como uma introdução ao gênero ou apenas para ter uma ótima experiência. Sobre o desfecho
ficou legal demais o mini game de navinha e o álbum de imagens colecionável. terminei em 40 minutinhos a 5ª parte e ficou no nível de dificuldade ideal. Falou Bento!
Muito obrigado Tales! Cara, você ajuda muito e quando sai seu jogo de Beat' em Up? Abraço!

 
Fala @Paradiddle! Primeiramente obrigado por baixar!
Então, testei e está tudo certo, meu primo testou e também está ok... Recomendo baixar clicando com o botão direito e Executar como administrador. Na realidade são 5º partes e a 6º é o Snatcher que passa entre a 4º parte, você pode jogar a 4º parte e depois o Snatcher ou o Snatcher antes da 4º parte. Novamente muito obrigado! E boa sorte, pois vai precisar!
Estranho. Testei aqui agora e funcionou. E olha que tinha baixado o arquivo umas 3 vezes pra garantir...

De qualquer forma, pretendo jogar os projetos em ordem conforme tiver tempo, e aí vou postando minhas impressões por aqui. 👍
 
E aí, prof!

Escape Se Puder 1 finalizado!

Devo dizer que essa série de projetos mostrou uma tremenda evolução no seu trabalho, meu amigo. Os gráficos funcionam muito bem em harmonia com os efeitos sonoros e a ambientação do projeto com esse clima noir e um enredo que vai se desenrolando aos poucos. Não só isso como, até onde sei, não existem projeto com essa proposta da nossa comunidade BR de RPG Maker, o que você vem fazendo com a série é algo único e que merece tremendo destaque.

Eu consegui terminar o jogo em pouco mais de uma hora e não há muito a ser comentado. Em spoilers:

- achei a maioria dos puzzles intuitivos o suficiente, com uma única exceção. Já havia resolvido tudo e encontrado todas as pistas, e o que restou foram os relógios e as duas gavetas com senhas de 4 dígitos. Deduzi que os 4 números seriam os horários marcados, e como haviam 2 relógios juntos, tentei todo tipo de combinação do 04:20 (ou 16:20) e do 20:40 (ou 08:40). O terceiro relógio (12:00), como "estava parado", achei que serviria de dica pra outro puzzle. Lá pelas tantas comecei a testar todo tipo de combinação com qualquer número dos 3 relógios, na tentativa e erro, até encontrar a solução com as três horas de cada um. Talvez fosse uma boa dar uma pequena dica (quem sabe marcando as ordens dos relógios com 1, 2 e 3), ou um enigma indicando que os minutos devem ser ignorados, porque no final das contas o jogador é levado a "chutar" qualquer combinação envolvendo esses números, uma solução mais ou menos arbitrária dentro das possibilidades.

- Quanto à outra gaveta de 4 dígitos, só depois que eu me dei conta de que tinha que usar a faca também no quadro da abóbora (além do travesseiro) pra encontrar a outra senha. Mas aí foi falha totalmente minha.

- achei interessante a ideia das armadilhas que matam, mas como o próprio jogo marca onde elas estão, elas meio que perdem o propósito. Talvez esses eventos possam ser completamente eliminados e o jogo dê game over apenas se o jogador errar os puzzles, ou então o jogo só deva indicar a armadilha depois que o jogador caiu nela uma vez.

- Mesmo depois que os puzzles são resolvidos, o jogo continua mostrando diálogos "é um enigma" e coisa do tipo em alguns casos. Isso pode virar um problema principalmente na estante, quando o jogador começa a procurar por pistas que ele pode ter deixado passar e acaba lendo repetidamente os mesmos enigmas que ele já resolveu antes. Um simples switch e uma mensagem "esse enigma eu já resolvi" facilitaria muito a vida do jogador. Inclusive é o que já acontece com as caixas e outros eventos, seria só o caso de padronizar uma mensagem de enigma resolvido e aplicar para todos os puzzles.

Enfim, são só observações de detalhes que não diminuem a baita qualidade dos projetos. Pretendo dar sequência na série em breve e continuarei comentando por aqui o que eu achar, beleza?

Sigamos pra sala 14!


P.S.: os gráficos ficaram bons MESMO, sem exagero. Você fez como, no GIMP/PHOTOSHOP? Ou pegou pronto de algum lugar?
 
Escape Se Puder 2 finalizado.

- Os enigmas seguiram na mesma linha, e não foram particularmente difíceis. Como parte dos gráficos foram reutilizados do primeiro jogo, que eu acabei de terminar, cheguei até mesmo a "adivinhar" a senha de 4 números de uma das gavetas antes mesmo de pegar o papel, que eu acabei pegando só depois de abrir a tal gaveta. Isso provocou um pequeno bug que mostrava a janela do pedaço de papel até durante os créditos do jogo.

- A parte mais interessante pra mim continua sendo a forma com que o enredo vai sendo desvendado aos poucos. Pelo que entendo até agora, o personagem do primeiro jogo é o próprio Bento (?), o responsável por criar a sala-experimento, embora mesmo no 1º jogo o jornal já informa sobre o desaparecimento de diversas pessoas no final de 80, o que daria a entender que ele não é o 1º voluntário - ou então o protagonista do 1 seria uma pessoa qualquer (o próprio jogador, talvez).
Agora, no segundo jogo, 6 meses depois as pessoas continuam desaparecendo, e nós temos a esposa Maria, o "décimo voluntário", e é revelado que o experimento pretende entender o cérebro humano e a cura para o Alzheimer. O final pós-créditos foi bem interessante, 18 anos depois, quando o detetive, meu xará, chega ao que parece ser a mesmíssima casa dos experimentos, em Suzano. Imagino que ele será o protagonista do próximo jogo, ou de algum subsequente.

- Não cheguei a me atentar para as datas em si, mas parece que elas serão importantes, onde jogando e juntando as peças de todos os jogos da série, finalmente conseguiremos entender exatamente o que aconteceu. Essa é uma forma realmente interessante de contar a história.

- Ambos os jogos até o momento se passam na sala 13, e ambos os protagonistas conseguem chegar até a 14, que não necessariamente é a saída.

Por enquanto é isso. Darei sequência assim que possível.
 
Muito obrigado pelos comentários e dicas @Paradiddle

P.S.: os gráficos ficaram bons MESMO, sem exagero. Você fez como, no GIMP/PHOTOSHOP? Ou pegou pronto de algum lugar?

Muitos eu mesmo desenhei no Paint e no Gimp, as cutcenes são do artista Cing e muitos como itens e o minigame da memória e estante são da desenvolvedora Okami Amaterasu.

O projeto foi pensado como uma Escape Room de verdade, por isso optei por não deixar a investigação com dicas; e as armadilhas estava sem dicas no inicio, mas o Solon e meus sobrinhos e também assistindo filmes de Escape Room notei que há sempre padrões. (para que as cobaias... não morrerem), mas adorei sua ideia de aparecer a marca depois... vou pensar em mudar), por isso, coloquei a marca, mas mesmo assim (...) muitos caem nelas e quando jogar a 3 e 4 parte verá que modifiquei um pouco. No relógio há um padrão
do algarismo menor para o maior e alguns do maior para o menor
.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Mesmo depois que os puzzles são resolvidos, o jogo continua mostrando diálogos "é um enigma" e coisa do tipo em alguns casos. Isso pode virar um problema principalmente na estante, quando o jogador começa a procurar por pistas que ele pode ter deixado passar e acaba lendo repetidamente os mesmos enigmas que ele já resolveu antes. Um simples switch e uma mensagem "esse enigma eu já resolvi" facilitaria muito a vida do jogador. Inclusive é o que já acontece com as caixas e outros eventos, seria só o caso de padronizar uma mensagem de enigma resolvido e aplicar para todos os puzzles.
Rapaz - muito obrigado e vou fazer isso sim futuramente... Valeu!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Spoiler da parte 2:
Logo você vai entender que há experimentos sem mortes e outros que afetam a memória. O Daniel é para evitar que o "Experimento tente fugir apagando a luz ou quebrando a janela, por exemplo". Infelizmente não sou um programador bom, muita coisa tentei fazer, mas fica difícil adaptar para o RPG Maker, mas o jogo não está totalmente pronto e claro vou continuar lapidando ele e acrescentando mais coisas legais. O jogo é meio que um experimento também, pois não tenho um modelo de referencia na Engine RPG Make. Meio que desenvolvi um " Framework" para ela, por isso, busco referencias em filmes e jogos antigos de PC.

- A parte mais interessante pra mim continua sendo a forma com que o enredo vai sendo desvendado aos poucos. Pelo que entendo até agora, o personagem do primeiro jogo é o próprio Bento (?), o responsável por criar a sala-experimento, embora mesmo no 1º jogo o jornal já informa sobre o desaparecimento de diversas pessoas no final de 80, o que daria a entender que ele não é o 1º voluntário - ou então o protagonista do 1 seria uma pessoa qualquer (o próprio jogador, talvez).
Agora, no segundo jogo, 6 meses depois as pessoas continuam desaparecendo, e nós temos a esposa Maria, o "décimo voluntário", e é revelado que o experimento pretende entender o cérebro humano e a cura para o Alzheimer. O final pós-créditos foi bem interessante, 18 anos depois, quando o detetive, meu xará, chega ao que parece ser a mesmíssima casa dos experimentos, em Suzano. Imagino que ele será o protagonista do próximo jogo, ou de algum subsequente.

- Não cheguei a me atentar para as datas em si, mas parece que elas serão importantes, onde jogando e juntando as peças de todos os jogos da série, finalmente conseguiremos entender exatamente o que aconteceu. Essa é uma forma realmente interessante de contar a história.

- Ambos os jogos até o momento se passam na sala 13, e ambos os protagonistas conseguem chegar até a 14, que não necessariamente é a saída.
Acredito que comentei com você que estudo Game Design e roteiro, o jogo foi pensado como um minissérie, mas é difícil agradar, mas até o momento todos que jogaram gostaram do enredo e quase ele venceu no concurso da: Amazon Alexa - há jogo de voz para ela. Enfim, o foco é o roteiro, e quem sabe futuramente não trabalhemos juntos, pois desenvolver sozinho é muito trabalhoso.

Uma dica quando jogar o concluir o terceiro jogo, vai para o Snatcher, pois ele se passa quase no mesmo tempo que o 4º parte. A quinta é o final da temporada da série e revela todas as pontas soltas... e revela quem é o Snatcher e a motivação do cientista doido do Bento. Cara que bom que voc:e e o Solon, JC, e outros, já que tenho recebido vários email do pessoal da faculdade do curso de jogos digitais, pois o professor e Game Designer Samuel jogou e apoio muito o projeto, com palestra e tudo mais. Quando ficar melhor de condições financeiras, pois não estou lecionando, vou tentar investir mais, o GDD ficou legal, iniciei no papel e a versão em PDF ficou legal, se tiver um tempo para ver, pois é curto. Valeu mesmo pelo apoio e novamente muito obrigado!
 
Última edição:
Terminei de jogar todas as partes e fiz os finais verdadeiros ou bom, enfim, curto que o jogo seja contemporâneo contemplado as décadas de 80, 90 e 2000. Vi que vc homenageou o pessoal da comunidade e a cidade de Suzano. jogo muito bom e uma boa introdução a jogos de investigação. Eu acompanho diversos jogos antigo e lembrou muito aquele antigo site de jogos que a gente clicava. Click jogos, não é mesmo?
Para quem gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click com uma pitada de Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder. Blz Bento!
 
Terminei de jogar todas as partes e fiz os finais verdadeiros ou bom, enfim, curto que o jogo seja contemporâneo contemplado as décadas de 80, 90 e 2000. Vi que vc homenageou o pessoal da comunidade e a cidade de Suzano. jogo muito bom e uma boa introdução a jogos de investigação. Eu acompanho diversos jogos antigo e lembrou muito aquele antigo site de jogos que a gente clicava. Click jogos, não é mesmo?
Para quem gosta de adentrar nos jogos do estilo Adventure/Point and Click com uma pitada de Visual Novels, recomendo fortemente que dê uma chance para a franquia Memórias – Escape Se Puder. Blz Bento!

Muito obrigado pelo apoio Sandro! Atualizei novamente o jogo... graça aos apontamentos e dicas do amigo @Paradiddle
Novamente muito obrigado!
 
"Point and Click, a linguagem do desvendar,
Desafios criativos, para quem ousa se aventurar.
Cada clique revela um novo segredo,
No quarto, onde o mistério é o enredo.
"Escape se Puder", um desafio a vencer,
No quarto enigmático, onde a morte almeja prevalecer."


🎃
 
Voltar
Topo