🤔 Para Refletir : "Chamar o VAR é coisa do passado. Agora a gente chama o CONST e o LET." - Dr.XGB

Projeto da Revista - O retorno

...espero que não tenha problema eu ter enviado ela por aqui...
doggy-doberman.gif


Alguém pretende continuar escrevendo matérias para as edições futuras? Ou só deram uma força nessa edição 31?
Pretendo, tenho algumas ideias em mente, porém no momento não consigo faze-las.
 
Saudações internautas!

Apenas passando pra avisar que não parei com o projeto. Já mandei minha Coluna de opinião já tradicional como incentivo, mas isso faz um tempo. Pretendo trazer mais materiais.

Bom ver a área aqui movimentada e que aparentemente a revista já está em montagem. Vou tentar confirmar algumas coisas eu mesmo.

A ideia do template é boa, mas ela tem limitações, afinal o Word é um processador de texto enquanto o InDesign é um programa de editoração eletrônica que tá mais para um misto de Word e Power Point.

Há diferenças nas filosofias, de toda forma o bom é que no Word dá pra pré-visualizar as ideias e distribuir os textos e imagens, o que ajuda bastante quem for diagramar lá na frente do processo.

Estou gostando de ver. No mais a revista é comunitária, a redação faz a curadoria e montagem, mas textos e materiais acredito que nunca serão demais!
 
Sugestão:
Por que algum ADM não cria uma postagem falando que estão aceitando matérias dos membros e deixa fixado na página inicial do fórum?
Pq achar esse tópico aqui foi algo que eu só descobri por acaso enquanto procurava algumas matérias antigas da MakeTheRPG
Então creio eu que criando esse tópico e deixando ele bem evidente lá na página inicial (na aba de novidades por exemplo) vai atrair muito a atenção dos membros e consequentemente acredito que vai ter msis pessoas enviando matérias
 
Isso é meio OFF Topic, mas tive uma ótima ideia para uma matéria, caso alguém queira fazer alguma
A tal da Cultura Woke no mundo dos games

Obviamente, se forem fazer, façam ela de uma forma respeitosa independente se vc concorda ou não com ela, a ideia de debates e matérias é para debater ideias, e não para ofender pessoas =)
 
Não, mas veja bem
É um tópico que tá em alta e seria bom discutir logo isso
Uns veem lactação em tudo, outros não veem em nada
Seria bom ter alguém imparcial pra falar sobre td isso e que as coisas não são tão 8 ou 80, ou tem em td ou não tem em nd
 
Gente, bom dia a todos.

Meio que tentei articular um projeto de revista por conta própria com ajuda de alguns amigos aqui da comunidade, mas sem muito sucesso. Também tentei entrar em contato com um staff daqui igualmente sem muito sucesso.

Como a articulação do projeto é algo mais restrito à staff, e não faço mais parte dela, e não obtive nenhuma ideia de como vai a organização disso nos bastidores, há diversas limitações que que eu tenho na hora de levar uma iniciativa dessas.

Algo me leva a crer que o silêncio dos organizadores é por que o projeto esfriou e quanto a isso não tem muito o que possamos fazer. Espero estar enganado, não quero estar espalhando notícias falsas, se a staff tem algo em mente, favor nos comunique de maneira clara e não nos deixe a ver navios.

De volta aqui, me entristece saber que ainda há demanda para a revista, tem pessoas que gostariam de ler, é um projeto que valeria a pena tocar adiante, mas o número de pessoas dispostas a organizar e produzir essas demandas ainda me parece aquém do necessário pra "tirar a ideia do papel". Pode parecer besteira, mas dá muito trabalho escrever e diagramar uma revista.

Então, eu mesmo que não faça parte da staff da Condado gostaria de conversar a respeito com vocês como que pode ser a melhor solução. Se a staff assim me permitir fazer uso do nome da revista, quero tentar propor algumas coisas:
  • Apresentar uma revista menor, mais enxuta? Algumas poucas matérias, talvez numa frequência inconstante?
  • Talvez apresentar algum spin-off da revista, novamente, menor, um pouco diferente do que estamos acostumados?
Com isso talvez a gente consiga ir mantendo o nome "quente" até quem sabe ir juntando mais gente pra poder regularizar novamente o processo de produção. É uma meia saída, admito, mas é melhor do que ficarmos 2 anos sem receber nenhuma novidade nem sequer um aviso oficial da situação.

Caso a staff não nos permita usar o nome da "Make the Game", o jeito que teríamos:
  1. Migrarmos para outro projeto ou ideia;
  2. Sendo o caso, quero a sugestão de vocês sobre o que a gente poderia focar.
Só tranquilizando o pessoal quanto à parte de partir pra um novo projeto, não é inteiramente complicado ou impossível de se projetar outra revista diferente, mas que mexa mais ou menos nas mesmas coisas. Eu mesmo posso ajudar a planejar, o que não tenho como fazer é uma revista inteira, todas as matérias. O pessoal ia enjoar de me ver escrevendo rsrs. Mas dá pra eu entregar algo menor e tenho certeza de que há uma ou outra pessoa que pode ajudar.

O que vocês acham da situação? Da minha parte espero poder estar trazendo mais dos meus escritos e experiências pra vocês de alguma forma ou de outra.

Forte abraço e um ótimo fim de semana a todos!

~RSM
 
Bom, o timing dessa mensagem foi ótimo, porque houve uma conversa lá no Discord do Condado há alguns dias exatamente sobre isso. Infelizmente o discord é uma bosta de ferramenta pra algumas coisas, e a discussão fica perdida no meio de tanta coisa sendo falada ao mesmo tempo e os assuntos acabam cortados sem mais nem menos. Por isso acho melhor registrar aqui.

Não faço parte da staff de nada do Condado, salvo colaborador que deixa a desejar, mas sou fã da MTRPG desde a primeiríssima edição de mais de 10 anos atrás, por isso gostaria de ver o negócio indo pra frente.

Até o próprio @Yoshi , um dos pokémons mais lendários da comunidade, apareceu por lá no discord e chegou a comentar alguma coisa sobre como houveram "picuinhas" dentro da equipe no passado, e de como o problema atual da revista possivelmente seria a montagem, que acabaria atrasando tudo. Chegou até a se dispor a ajudar com isso pelo que lembro - mas que me corrija se eu estiver errado.


Pessoalmente, dei uma lida nesse tópico e na conversa por lá, e acabei resumindo meus pareceres numa mensagem que reproduzo aqui:

1 - a "reformulação" da revista, proposta justamente por esse tópico, passaria por abrir a revista pra participação do "público" de alguma forma, um formato mais "comunitário";

2 - foi sugerido por aqui também um "template" que o colaborador poderia usar de exemplo com tudo devidamente formatado conforme exige a revista, na tentativa de facilitar o máximo possível a vida da equipe editorial;

3 - sugestões de como otimizar/facilitar a vida do editor por parte dos colaboradores só poderiam ser feitas por quem trabalhou com isso e conhece o processo. Qualquer coisa que os autores pudessem deixar semi-pronto antes de entregar na mão do editor/coordenador seria bem-vinda;

4 - pra esse formato mais comunitário, seria interessante produzir tutoriais ou um tópico/manual informando pros colaboradores coisas como sobre o que escrever, padrões, cuidados, pra quem enviar o texto e etc. Se possível, até mesmo um tutorial mostrando um pouco como a revista é feita pra quem quiser ajudar a fazê-la, em qualquer uma das etapas. Tudo pra tentar diluir o trampo que faz as edições levarem o tempo que levam pra sair.

Esse sugestões, é claro, foram pensadas considerando dar sequência no projeto da Make The Game. Mas agora vejo essa última mensagem, e como mero leitor e usuário do Condado, percebo que não faço ideia de como funciona a organização, mas parece estar bem bagunçada pra chegar ao ponto de que criar uma outra revista em paralelo pareça uma alternativa razoável. Pelo menos é a sensação que quem vê de fora tem.

Sou da época das revistas em papel, gosto do formato e admiro a história desse projeto, porque como leitor sei que ele foi feito por mais de uma década basicamente na raça, estilo guerrilha mesmo. Entre altos e baixos do mundo do RPG Maker, a MTG sempre esteve lá, e admiro essa persistência. Odiaria ver isso acabar.
 
Eu presenciei essa conversa no Discord.
Em geral, me parece muito que precisamos de alguma ferramenta ou forma que indique o progresso da revista e o que falta fazer.
Temos muitas materias (ou ao menos foi o que escutei) e não temos pessoal para simplesmente montar e revisar a revista.
Acredito que tenhamos voluntários, mas novamente NÃO tem nenhum report de progresso ou sequer visibilidade do que precisa ser feito.

Então aqui vai uma dica para os senhores.
Bora montar um spreadsheet no drive, publicamente, e vamos gerenciando?
Vou deixar em aberto um arquivo aqui, vocês podem copiar, editar nele, escrever nele, ou até ignorar, não me importo.

 
Eu diria pra ir com calma. Até onde sei a revista TEM (ou tinha) uma equipe fixa e já possui um organizador responsável. Imagino que a intenção não seja passar por cima do trabalho de ninguém, mas conversar com a staff que já administra, seja a revista seja a própria comunidade, e ver o que sai disso.
 
Última edição:
@Paradiddle minha intencao eh que alguem da staff acabe por fazer um "hijack" do spreadsheet eventualmente :)
mas pelo que conversamos, ate a staff parece estar perdida, entao meu intuito aqui e tentar juntar informacao e nao pegar gerencia.
(por isso, eu me deixei como apenas revisor, e revisor nesse caso seria so alguem que fica olhando o que a staff querer opiniao)
Se quiser alterar as coisas ali :) be my guest.
 
Primeiramente é muito bom ver que não estou sozinho nesse pensamento :LOL:

Meu intuito aqui foi justamente notificar/cobrar algum posicionamento da Redação, e caso não tenhamos nada de sólido, a melhor saída é a gente fazer algo totalmente à parte justamente por falta de opção melhor.

Eu sou uma das pessoas que tem apego e vontade pra que o projeto continue, pois a revista é algo que tenho muito apreço. Com a situação dela amarrada à staff da Condado (e visto que aparentemente houveram algumas cisões nesta) eu fico completamente de mão amarradas.

Vou ser bem honesto, já pensei de puxar eu mesmo o projeto adiante sem nenhum tipo de aprovação "oficial". Mas como mesmo eu querendo que a revista fosse independente da Condado desde o dia zero, ainda assim reconheço que aqui é o lugar dela, e por isso mesmo que levantei esse tópico pra que qualquer coisa que a gente possa fazer tenha validação da comunidade mais do que tudo. Eu enquanto comunidade (e não mais como staff), só posso defender o interessa da comunidade e verbalizar essa demanda, esse interesse de termos uma revista. Staff da Condado favor não me crucifique ainda...

Me doeria muito abandonar a Make, por que como já falei, tenho o maior apego do mundo com ela, mas ela se tornou grande demais e talvez complicada demais de se gerenciar para seu próprio bem, e falta de algumas figuras-chave que levem o projeto nas costas tornaram ela inviável.

Por isso que estou convocando vocês mas com muito pesar no coração: Será que não está na hora de reformular tudo? Ou talvez de abandonar o nome e alguns dos pilares da revista? De começar tudo (quase) do zero?

Eu já tenho rascunhos de outros projetos de revistas e algumas cartas na manga, mas não quero adiantar nada sem ter o respaldo de vocês. Vamos que vamos, pessoal.

OBS.: Bom ver sua organização dos artigos do Gui, @codingkitsune. Igualmente bom também sempre ver um veterano desde os tempos de Santuário como o @Paradiddle.
 
@Paradiddle para deixar mais claro coloquei alguns disclaimers no meio do spreadsheet.
Quem controla eh a staff, o spreadsheet eh apenas uma area de colaboracao e divulgacao de progresso para o pessoal do condado.
A questão é que acredito que já existam revisores, editores, autores, designers, organizadores e afins. Só que isso sempre foi interno, então nós, o público, não ficamos sabendo. Pode ser até que já exista uma planilha parecida com essa.

Claro, ninguém é impedido de fazer nada. Quem quiser pode até montar uma equipe completamente independente da staff e fazer uma outra revista ou o que quer que seja. Minha única ressalva quanto a essa possibilidade seria que, na medida do possível, devíamos tentar agregar esforços novos ao que já existe, e não dividir, porque antigamente já haviam dúzias de revistas assim, quando tinham montes de comunidades de RPG Maker. Delas, só a Make The RPG, que virou Make The Game, sobrevive até hoje. Acho que esse é o diferencial dela, inclusive, porque nenhuma outra revista do tipo tem ou teve uma história tão longa.

Talvez a staff esteja mesmo "perdida", é aguardar pra ver o posicionamento da equipe oficial. É possível que a equipe da MTG seja reestruturada, é possível que vire mais de uma revista como o @Rafael_Sol_MAKER chegou a comentar, e que os novos colaboradores usem essa planilha aí. Na verdade, é possível um monte de coisa. Pessoalmente, eu aguardo pra ver o que a staff acha.

E no fim das contas, enquanto a questão estrutural não se define, eu diria pro pessoal seguir produzindo seus textos e afins. Porque com revista ou sem revista, não vai faltar lugar pra postar, seja como um tópico de discussão aqui no fórum, seja no blog particular de cada um, seja um vídeo no YT como o Gui fez, seja o que for.


EDIT:

Só pra confirmar, não sou contra fazer por conta. Acho ótimo o @codingkitsune ter tido a iniciativa. Idealmente o que eu gostaria é que a revista continue com todo esse sangue novo, e que os organizadores estejam todos de acordo.
 
Última edição:
Gostaria so de dizer, eu gosto muito do trabalho antigo da revista :)
por mim se a staff velha continuar eh otimo.

E se eu puder ajudar com qualquer coisa que seja, eu vou tentar. Mesmo que seja apenas doando coxinhas a um certo dinossauro verde.

meu objetivo eh ser um agregador aqui, eu quero juntar toda a informacao que puder e recomunicar de volta a comunidade. Ai o caminho quem trilha e quem escolhe, continua sendo a staff.
Atualmente o que vejo como problema eh:

- A staff existe e tem pessoas que não estão mais disponiveis ou que nao querem mais trabalhar no projeto. E isso eh OK, mas antes de qualquer coisa, precisamos saber QUEM esta disponivel e quem saiu, principalmente DENTRO da staff. Dado isso, dai a staff pode decidir se muda de planos e troca o pessoal ou nao. Disso vem um pedido meu (sendo meio egoista), sera que poderiamos perguntar para os membros da staff antiga um a um, se eles tem interesse e em qual aspecto eles gostariam de trabalhar em uma nova edicao?
 
Voltar
Topo