🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando." - FL

R-Beta - Um Metroidvania inspirado em Mega Man

R-Beta - Um Metroidvania inspirado em Mega Man
Oi pessoal!

Recentemente eu descobri algo bem interessante. Saiu uma nova aplicação, o YoYo Loader, que é basicamente um emulador para o PS Vita que te permite rodar jogos feitos no Game Maker Studio, a engine que estou usando para desenvolver o R-BETA.

Pelo que eu vi, o que esse programa faz, é substituir às bibliotecas do Runner do Game Maker para Android pelas versões equivalentes às do PS Vita, permitindo que esses jogos rodem "nativamente" no console.

Bom, atualmente estou desenvolvendo o R-BETA apenas para PC, mas pelo que entendi, também seria possível converter o meu executável de Windows para uma aplicação do PS Vita, mas talvez sejam necessárias algumas modificações no meu código fonte para que o jogo rode corretamente.

Compatibility.png


Isso me fez considerar se futuramente será viável criar um port para o portátil da Sony, mesmo que de uma forma não oficial. Eu ainda não sei todos os pormenores de como fazer isso, eu teria que estudar melhor como o YoYo Loader funciona. Outro problema, é que Infelizmente não possuo um PS Vita para fazer testes, mas gostaria de saber se alguém aqui que possui este console (desbloqueado, eu assumo) estaria interessado em me ajudar, após eu concluir o port original do jogo para PC, é claro.

Farei questão de dar os devidos créditos aos colaboradores, caso isso se concretize.

E então, o que acham da ideia? Eu soube que a Sony meio que "abandonou" o PS Vita, não sei até que ponto isso é verdade, mas será que ainda vale à pena dedicar meus esforços para criar um port do R-BETA para ele?
 
Última edição:
Oi pessoal!

Recentemente eu descobri algo bem interessante. Saiu uma nova aplicação, o YoYo Loader, que é basicamente um emulador para o PS Vita que te permite rodar jogos feitos no Game Maker Studio, a engine que estou usando para desenvolver o R-BETA.

Pelo que eu vi, o que esse programa faz, é substituir às bibliotecas do Runner do Game Maker para Android pelas versões equivalentes às do PS Vita, permitindo que esses jogos rodem "nativamente" no console.

Bom, atualmente estou desenvolvendo o R-BETA apenas para PC, mas pelo que entendi, também seria possível converter o meu executável de Windows para uma aplicação do PS Vita, mas talvez sejam necessárias algumas modificações no meu código fonte para que o jogo rode corretamente.

Visualizar anexo 5666

Isso me fez considerar se futuramente será viável criar um port para o portátil da Sony, mesmo que de uma forma não oficial. Eu ainda não faço ideia de como será possível fazer isso, eu teria que estudar melhor como o YoYo Loader funciona. Outro problema, é que Infelizmente não possuo um PS Vita para fazer testes, mas gostaria de saber se alguém aqui que possui este console (desbloqueado, eu assumo) estaria interessado em me ajudar, após eu concluir o port original do jogo para PC, é claro.

Farei questão de dar os devidos créditos aos colaboradores, caso isso se concretize.

E então, o que acham da ideia? Eu soube que a Sony meio que "abandonou" o PS Vita, não sei até que ponto isso é verdade, mas será que ainda vale à pena dedicar meus esforços para criar um port do R-BETA para ele?
Vou ser honesto, acredito que não vale a pena por ser um console descontinuado e também não ser de forma oficial. Se fosse para portar para algo acho que iria valer a pena ser para mobile, mas provavelmente ficaria estranho jogar o jogo com controles na tela ou algo do tipo. Port pro vita ao meu ver é algo que pode ser interessante de testar mas não valeria o possivel esforço.
 
Vou ser honesto, acredito que não vale a pena por ser um console descontinuado e também não ser de forma oficial. Se fosse para portar para algo acho que iria valer a pena ser para mobile, mas provavelmente ficaria estranho jogar o jogo com controles na tela ou algo do tipo. Port pro vita ao meu ver é algo que pode ser interessante de testar mas não valeria o possivel esforço.
É, eu temia isso com o PS Vita. Talvez ainda seja algo legal de se explorar num futuro projetinho homebrew, quem sabe? Possivelmente algo mais simples e sem fins lucrativos.
 
Ótimo jogo de plataforma meu bom, as artes estão bem detalhadas, ainda não joguei mas pelas lives dos nossos amigos o game ficou insano e eu ri muito desse boss que atira abrindo as pernas rsrsrs, ta na lista pra jogar meu bom!
 
Ótimo jogo de plataforma meu bom, as artes estão bem detalhadas, ainda não joguei mas pelas lives dos nossos amigos o game ficou insano e eu ri muito desse boss que atira abrindo as pernas rsrsrs, ta na lista pra jogar meu bom!
Obrigado @Canal_JPÃO ! Peço perdão pela demora em te responder, esse ano tem sido um tanto corrido pra mim 😅
Fico muito feliz que tenha gostado da arte, tenho trabalhado duro nesse projeto, em breve pretendo trazer mais atualizações 🙌
 
Fala pessoal! Peço perdão pelo sumiço, admito que estou tendo um pouco de dificuldade em administrar meu tempo, envolvendo meu trabalho, vida pessoal e um tanto de bloqueio criativo. Algumas atualizações breves aqui do Projeto:

1 - Eu me lembrei de uma aula de laboratório que tive no ensino médio. Dissecamos uma galinha, e lembro que meu professor demonstrou como os tendões funcionavam, puxando um deles e fazendo um dos dedos da pata flexionar. Pode ser um tanto gráfico de se imaginar essa cena, mas isso me inspirou a criar um obstáculo na área mais recente em R-BETA, já que ela é focada num tema mais orgânico:

01.gif


02.gif


A ideia é criar uma espécie de "porta" que fica aberta por um tempo limitado. Ou seja, ao se pendurar no gancho ligado ao "tendão", você estende o mesmo, comprimindo o "dedo" e assim abrindo uma passagem temporariamente. Os gifs acima demonstram alguns dos obstáculos que consegui criar envolvendo esta mecânica.

2 - Pensando em criar mais mobs que se encaixem com o tema da área em questão, pensei em adicionar uma espécie de "larva parasita". Ela se alimenta de "tecido morto", e você pode manipular a rota dela através dos blocos verdes e vermelhos, abrindo novos caminhos e revelando possíveis itens escondidos por detrás deles.

04.gif


Bom, isso é tudo que eu tenho, por hora. Conceber essas mecânicas, em si, foi apenas metade do esforço... Implementá-las na engine e fazê-las funcionar exatamente como imaginei foi o que me fez levar tanto tempo.

Espero que tenham gostado, tudo isso exigiu bastante esforço.

Um lembrete, as áreas exibidas aqui não são acessíveis na DEMO de R-BETA, mas caso alguém tenha interesse em gravar um gameplay com o intuito de jogá-las, basta me enviar uma mensagem privada que disponibilizarei um build do jogo em que elas são acessíveis.

Por enquanto é só, forte abraço!
 
Última edição:
Voltar
Topo