🤔 Para Refletir : "Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas" - AbsoluteXandy

Você se sente representado pelo Blanka do Street Fighter

Só passando aqui para dizer uma coisa, sou totalmente a favor de DEBATES, mas não confundam DEBATES com DISCUSSÕES, se ambos os lados estiverem cientes disso, vão saber fazer um debate saudável sem um ofender o outro partindo a conversa para xingamentos e motivos pessoais, só passei para avisar mesmo porque eu vivo participando de debates mas muitos não sabem fazer distinção entre essas duas coisas então espero que o [member=1916]RaonyFM[/member] e o [member=1211]Joseph Poe[/member] entre outros possam nos enriquecer trazendo ótimos argumentos e diversidades de ideias sem conflitos pessoais :)
 
Prezados, boa noite!


Achei muito interessante a questão. Pessoalmente eu não vejo qualquer ofensa no Blanka, acho até curioso que a CAPCOM tenha colocado o Brasil, isso em meados de 1987, no mapa-mundo do Street Fighter. Confesso que sempre que vejo o Brasil em algum jogo eu me sinto um pouco mais atraído para saber como ele é representado. A única aparição do nosso país em RPGs, que eu me lembre, foi no Shadow Heart 3. Aparição leve, de fato, mas bacana.

Cabe destacar que a CAPCOM é a empresa que mais utilizou de referências brasileiras em seus jogos, e digo isso em uma época que o mais próximo de um jogo brasileiro eram as traduções disponibilizadas pela Sega Tec-Toy. Hoje, certamente o mercado mudou, vemos grandes jogos como League of Legends, World of Warcraft, Call of Duty, e inúmeros tantos com tradução de legendas e dublagens brasileiras. Por essas questões, acredito que o Blanka deve ser analisado em seu lançamento. As posteriores aparições dele certamente não foram como uma nova homenagem, mas sim como uma mera reprodução de um personagem marcante.

Ademais, proponho estender o tema para além de uma discussão metafísica, sugiro que criemos um personagem brasileiro, liberem a sua criatividade! Acredito que isso seja importante em uma comunidade de design de jogos como esta. A crítica é algo importante, porém acredito que a melhor forma de desenvolver a crítica seja por meios construtivos.


Está lançado o desafio!
Abraços.​
 
Sempre achei o personagem meio estranho, mas não vejo ele como um representante do povo brasileiro, nem como uma ofensa ou algo do tipo, essas questões variam muito de pessoa para pessoa. Se for olhar por questões de representatividade eu acho que a Laura cumpre esse papel e não o Blanka.


Laura (Difícil achar fotos menos chamativas de personagens femininas do game)
D6Bj2yc.jpg
aSRgbTz.jpg
utKD0uE.jpg
 
Muito obrigado pelos comentários pessoal!


Ademais, proponho estender o tema para além de uma discussão metafísica, sugiro que criemos um personagem brasileiro, liberem a sua criatividade! Acredito que isso seja importante em uma comunidade de design de jogos como esta. A crítica é algo importante, porém acredito que a melhor forma de desenvolver a crítica seja por meios construtivos.

Gostei da iniciativa [member=1349]Dobberman[/member]

O Blanka também se manifestou:
FhKgLKj.gif

“Estou chocado com a nação que represento…”
 
Esses dias eu estava refletindo sobre esse tópico e cheguei a conclusão quem mais chega perto de me representar como brasileiro são os criadores de jogos BR, não só eles como os desenhistas (pra mim claro).

É como se todos estivessem lutando por um sonho e dando a cara a tapa nas linhas de frente. E eu sinto essa vontade de participar, ajudar de alguma forma. Como se fosse minha batalha tb e eu estou só assistindo. Comecei a me dar conta disso principalmente quando voltei a participar dessas comunidades makers, especialmente aqui nesse fórum.

Kkkk, malz a viagem mas queria complementar minha resposta. Abraços. o/

Ps. Pensando bem criadores de conteúdo em geral.
 
Se fosse pra representar o huebrasil, com certeza um cara de terno, maleta com dinheiro e bom de samba, representaria bem.

Se tem uma coisa que representa o brasileiro pra mim, é a adaptabilidade, os cara faz ganbiarra funcionais pra qualquer coisa, cara eu já vi cada coisa que não tem como explicar, dá até orgulho!
 
Salve! O boa pinta/rico e mulherengo do Ken não me representa. Portanto, tirando a aparência do Blanka ele é muito gente fina. Acho que é muito melhor um "monstro feio" do que um bonitão e rico, mas corrupto, criminoso etc. Em nossa nação há muitas pessoas que estão como o Blanka no STV. Meu tio. por exemplo, ele está trabalhando informalmente, mas honesto e o Blanka é um artesão (seu boneco) eu acredito que meu tio irá concordar com esse enunciado  :^^':. Gostei e mesmo gerando controversas foi um ótimo tópico. :Okay_fix:   
 
Olá.  ;) Eu entrei no fórum exatamente por conta deste post.

Sou fã do Blanka desde 1991\2 quando saiu o jogo ''Street Fighter 2''. E posso dizer, sem sombra de dúvidas: Ele me representa, sim. E NUNCA me senti ofendido com isso. NUNCA achei que ele ser verde e dar choque é uma ofensa aos brasileiros. Da mesma forma que retratar japoneses como gente que anda de kimono ou sunga de sumô (e solta bolas de fogo pelas mãos) fosse uma ofensa aos mesmos ou uma forma de retratar a ''verdade'' a respeito desse povo.

E, tirando alguns brasileiros frescos, mal intencionados ou apenas ignorantes, a maioria dos fãs de video game e cultura pop em geral NÃO se sente ofendido com o personagem e nem o odeia.

Se sentir ''representado'' ou ''gostar'' do Blanka é relativo ou pessoal. Não vou discutir a respeito: cada um com sua opinião. Eu respeito a opinião de todos vocês aqui.  Opinião não se discute. ;) Mas... ARGUMENTOS já é outra coisa. E tem muito argumento estapafúrdio rolando pela internet que é de lascar. Por conta disso, vivo repetindo tanto certas verdades que decidi fazer 4 vídeos com o Dossiê completo sobre o Blanka: Quem ele é... COMO foi criado... POR QUAL MOTIVO ele nos representa... QUAl SUA história... QUAIS são seus poderes e habilidades de fato... etc.

Parte 1: A História completa, até ''Street Fighter 4''.

https://www.youtube.com/watch?v=9at0pB1zfq8

Parte 2: Poderes e Habilidades completos.

https://www.youtube.com/watch?v=p1E_VIURHdc

Parte 3: Conceito de Criação do Personagem. COMO ele foi criado, desde a prancheta. E provo, por A+B como os caras da Capcom ENTENDEM BEM como criar um personagem brasileiro de um jeito que nem os brasileiros sabem.

https://www.youtube.com/watch?v=uqxg6cmmlLs

Parte 4: Aliados e Inimigos.

https://www.youtube.com/watch?v=VMn61DhDdd4

Adiantando, já vou logo tirando certas dúvidas e acertando certos equívocos.

CleanWater comentou:
Se não me engano, o Blanka nem mesmo é brasileiro, segundo o plot do Street Fighter. Ele era um gringo que se perdeu numa viagem na Selva Amazônica quando criança e cresceu como um selvagem. Não sei se mudaram o plot dele, mas era + ou - isso.

Bem... Blanka SEMPRE foi brasileiro. Desde sua estréia em ''Street Fighter 2'' ele é OFICIALMENTE brasileiro. Isso está no perfil do personagem na tela do próprio game... está no manual do jogo... está em TODAS as revistas sobre ''Street Fighter 2'' lançadas na época... e está no guia oficial atualizado de ''Street Fighter'' da Capcom. Nunca foi dito o contrário.

Quem inventou essa onda de que o Blanka ''não é brasileiro'' foram os próprios brasileiros, que nem sabem pesquisar direito e inventam teorias sem sentido. Essa zoação se expande sem controle e o povo fica compartilhando essa desinformação eternamente.

Blanka era uma criança entre 9 e 10 anos, brasileira, filho de uma brasileira (Samantha) e um agente a serviço da Interpol. O nome desse homem nunca foi revelado oficialmente, mas, talvez, seja de origem estrangeira. Blanka se chamava ''Jaime'' ou ''James'' e seu apelido era ''Jimmy''. Pois é o apelido dado, por estrangeiros de língua anglo-saxônica, as pessoas que tem um destes dois nomes.

Pai e filho voavam sobre a selva Amazônica como parte da missão do agente: Tentar descobrir a localização da base secreta da Shadaloo no local. De onde todo o crime envolvendo tráfico de armas, drogas e pessoas na América do Sul era controlado.

Mas, ao passar sobre a base secreta, a Shadaloo percebeu o avião e o derrubou usando uma rajada do canhão psycho drive Cannon.

Blanka sobreviveu a queda e perdeu a memória. Foi adotado pela fauna local, no mesmo estilo de Tarzan, Mowgli, Rômulo e Remo. Mas, diferente destes, o garoto foi contaminado com um dos muitos vírus que causam mutações no universo Capcom: O B-Virus.

Esse vírus contamina um ser vivo e copia parte de seu DNA. Ao contaminar OUTRO hospedeiro, repete o processo, mas também deposita parte dos genes do anterior em sua vítima atual. Mesclando AMBOS os DNAs. O hospedeiro sofre uma mutação prolongada e dolorosa, mas, caso sobreviva, se torna uma quimera mutante.

Blanka foi contaminado por uma amostra do vírus que combinou vários seres da fauna amazônica. Incluindo onças, lobos guará, macacos, tatu-bola, tamanduá, anacondas, enguias elétricas e camaleões. Absorvendo características de cada um desses animais.

Esse negócio de dizer que ele era um ''estrangeiro que caiu na selva'' é um papo furado que vários sites e youtubers ficam repetindo por ai. O sujeito não pode cair de avião na selva brasileira e ser brasileiro: só estrangeiro viaja de avião. Na cabeça desse povo o argumento é esse. Não caia nessa. ;)



A respeito da história do Blanka em ''Street Fighter 5'': Em momento NENHUM o Blanka é retratado como ''muambeiro'' ou ''desempregado''. Nada disso. E nem foi  uma ofensa ao povo brasileiro ou uma crítica ao momento sócio-político-econômico em que vivemos.

No jogo e em publicações oficiais é dito que Blanka foi PROCURADO por um empresário trambiqueiro que ofertou a ele a possibilidade de criar uma marca de brinquedos baseada NELE. Nisso, o Blanka AJUDOU a investir uma grande soma de dinheiro que ele tinha (Blanka ganhou fortuna em campeonatos e já trabalhou como guia de sobrevivência na selva, além de trabalhar no resgate de pessoas ou animais. Além de, por hobbie, consertar aparelhos eletrônicos dos seus vizinhos) na fabricação desses produtos.

O problema é que o tal empresário NÃO fez o que combinou com ele: NÃO ocorreu o marketing necessário e foram produzidos mais brinquedos do que a demanda pedia. O empresário desapareceu, deixando todos os brinquedos com o Blanka. A mãe dele não curtiu o resultado e disse que precisava vender todo o estoque que, ainda por cima, estava ocupando espaço em sua casa.

Blanka ficou desconcertado por ver que não era mais tão conhecido como na época em que era o World Warrior representante do Brasil no torneio. O que não o ajudou a vender os brinquedos. Nisso, ele aceita o conselho dos irmãos Matsuda e leva todo o estoque para o Japão... onde, com a ajuda de Sakura e Karin, consegue trazer de volta o investimento, ao relacionar o brinquedo com as máquinas de garra.

Em momento algum o Blanka estava desempregado ou na pindaíba. Ele estava aposentado da vida de lutas em campeonatos. É diferente. E em momento algum ele estava vendando produtos ilegalmente: Os brinquedos são DELE, baseados NELE, com copyright e tudo mais. ;)
 
Olha, vou meio no contrassenso, nem li muitas opiniões e tampouco conheço muito do personagem, mas acho que qualquer homenagem, por menor que seja de um país tão longe e cultura tão diferente quanto o Japão, já é mais que bem vinda. Tem vários japoneses que amam o Brasil ou parte da cultura dele, e isso é muito bacana.

Só para citar um exemplo mais positivo, o próprio Luffy de One Piece é meio que uma representação do Brasil (cada personagem meio que encarna um país). O Luffy pode ser meio ingênuo e simplão, mas é um personagem muito bacana, num elenco de outros personagens cheios de defeitos também, mas igualmente legais.

É óbvio que há e sempre haverá estereótipos. Estereótipos não são ruins por si só, na verdade não tem nada de ruim a não ser se mal usados. Assim como clichês e tropos comuns, elas são uma espécie de ajuda que guia a pessoa a reconhecer e trabalhar as coisas mais fáceis, e depois de estabelecidos, podem ser facilmente ser subvertidos de maneira interessante e realística.

A gente mesmo cria estereótipos de outras culturas, (como em piadas do português da padaria, japonês do piupiu pequeno, etc), a gente chama os outros de xenófobos, mas minha experiência de intercâmbio é que na verdade nós somos muito mais do que eles. Isso é muita hipocrisia barata, a gente vive falando mal dos outros países, mas não suporta que falem mal do Brasil.

Outra coisa é que não podemos confundir causa e efeito. Se o Brasil é reconhecido por Samba, Carnaval e Futebol, é em primeiro lugar por que a gente vende essa imagem lá fora, não é coisa que eles criaram, é coisa que nós exportamos, então infelizmente a culpa é nossa, a gente tem que mudar a nossa imagem e lutar para que isso de positivo se espalhe e não esperar que magicamente o resto do mundo descubra como somos tão bons em X ou Y.

É aquela coisa, quer ser respeitado, tem que saber como se portar e comportar, respeitar os demais, e ir conquistando o respeito, que essas coisas não são automáticas.

No mais, vale a pena colecionar as referências, eu não acho que jogos estão aí para "representar" a gente e sim talvez para fazer homenagens que deixem o apelo do jogo mais globalizado. Digo isso pois esse lance de representação é um buraco sem fundo, abre espaço para que a gente crie exigências sem fim, daqui a pouco a gente tá até controlando o penteado dos personagens para nos sentirmos "representados". Se a gente quer representar a gente, para isso existem jogos com criadores de personagens.

Para cada "representação" """"ruim"""", também eu vejo uma muito boa (por exemplo, os Ikari Warriors representam o Brasil na série KoF, ou Eddy Gordo / Laura no Tekken), então pra mim no geral tá sussa demais, a gente não pode reclamar, pelo menos é mais lembrado que muito país por aí.
 
O Blanka também se manifestou:
FhKgLKj.gif

Estou chocado e honrado pelos comentarios.

Foi um "DEBATE CALOROSO". Muito obrigado pelos comentários!
 
Blank pra mim é tão BR quanto o Luffy de One Piece e o Aldebaran de Touro, fazem isso apenas pra vender assim como Hollywwod tem colocado locações e personagens chineses em seus filmes.

Pena que eu perdi essa discussão na época, mesmo assim aqui vai a minha opinião.

Blanka não me representa, mas acho que ao meu ver ele representa o povo brasileiro, tem potencial e é forte, porém também é ignorante e selvagem.
 
Blanka não me representa, mas acho que ao meu ver ele representa o povo brasileiro
O Brasil é um país grande, acho que não existe uma representação perfeita do "Brasileiro", eu particularmente gosto mais do personagem do que daquela nova Laura, que não chega à representar realmente o Brasil, assim como o Necalli nem de perto representa povos pré-colombianos.
 
O BRASIL é um país continental com diversas culturas e costumes diferentes. Eu acho um pouco de exagero acreditar que um único personagem represente TODOS os brasileiros.

Infelizmente não dá pra coloca no jogo um personagem que represente CADA Estado de nosso país. Então eu entendo que a CAPCOM escolheu tinha o conceito de Homem Fera pré estabelecido pro jogo e resolveu dar a ele como cenário a Floresta Amazônica. Poderia ser alguma outra grande floresta qualquer mas escolheram a Amazônia por ser bastante conhecida mundialmente. Mas na época que i jogo foi concebido nem havia muita preocupação com história para um jogo de LUTA.


Note que a maioria do personagens de SF são igualmente estereotipados:

O militar Americano;
O lutador de Sumô;
O boxista americano;
O Árabe com poder baseado no vento e na areia...
etc...

para quem quer ver um jogo de luta com personagens brasileiros recomendo da ruma espiada em Trajes Fatais..
838a93a436b946a783953f5cf252b46e2e24572b_00.jpg

images

tf_02.png


Mas uma das coisas que mais gosto de SF com relação ao Blanka-chan é que ele reencontra a mãe dele! Na verdade ela reconhece ele por causa da pulseira que ele usa desde nascença. Tipo: pra quem gosta do personagem é emocionante pacas.
1597150156094.jpeg





,
 
Mas uma das coisas que mais gosto de SF com relação ao Blanka-chan é que ele reencontra a mãe dele! Na verdade ela reconhece ele por causa da pulseira que ele usa desde nascença. Tipo: pra quem gosta do personagem é emocionante pacas.

O que é legal @DadoCWB é que a pulseira cresce com ele ^^'
 
Voltar
Topo